A Embasa concluiu, na noite de ontem (25), os serviços de substituição de bomba e dispositivo de acionamento automático em duas das estações que compõem o Sistema Adutor do São Francisco. Desde a madrugada, o abastecimento de água na microrregião de Irecê está sendo regularizado.
A intervenção faz parte de um projeto de melhoria do sistema, que vai resultar em maior segurança operacional. Mais sete interrupções semelhantes estão previstas para acontecer em maio e meados de junho, sempre às terças-feiras.
Cidades com o abastecimento sendo regularizado: Irecê, João Dourado, América Dourada, Central, Jussara, São Gabriel, Itaguaçu da Bahia, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Para realizar os serviços de substituição das bombas que fazem parte do Sistema Adutor do São Francisco, o fornecimento de água na região de Irecê vai passar por uma série de interrupções escalonadas. A primeira interrupção acontece hoje (25), das 08h às 18h. O objetivo das intervenções é melhorar a segurança operacional do sistema de abastecimento.
Para garantir o abastecimento neste período, a Embasa recomenda o armazenamento e uso racional da água.
Para mais informações, acesse as redes sociais ou os canais de atendimento da Embasa: 0800 0555 195 e Agência Virtual da Embasa no site e no Aplicativo para celular.
Cidades afetadas: Irecê, Itaguaçu da Bahia, América Dourada, João Dourado, Central, Jussara, São Gabriel, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
O deputado Cafu Barreto (PSD) apresentou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues pedindo investimentos para a criação de 178km de malha viária na Região de Irecê e Oeste Baiano. Ele lista uma série de fatores que justificam a intervenção, começando pelo fato de que sua iniciativa visa a beneficiar 20 municípios da região de Irecê. Tratam-se de 26,7 mil km2 no semiárido e uma população estimada de mais de 450 mil habitantes.
“Sabe-se que a Bahia vem se destacando nacionalmente na produção agrícola de inúmeros, sendo o setor de agronegócios um dos principais dependentes da malha rodoviária no Brasil”, diz o deputado. Ele lembra que “boa parte dos produtos utilizados na alimentação dos brasileiros viaja longas horas nas estradas para chegar até as centrais de abastecimento”.
Cafu aponta ainda que o "crescimento de 8,5% no setor de grãos da Bahia para a safra 2022/23, amplamente noticiado na imprensa, representa um novo recorde, que traz consigo inúmeros benefícios para nossa Bahia”.
Por conta de todos esses fatores, o deputado apontou seis trechos da região de Irecê, beneficiando diretamente as cidades de Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibititá, Ipupiara e Uibaí e vários povoados. “O setor de grãos é responsável por gerar empregos, renda e arrecadação para o nosso estado”, defende, considerando “gratificante ver que outras regiões, como a de Irecê, também estão voltando ao cenário de alta produção de grãos, demonstrando a força do nosso Estado”.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que o celeiro de grãos na Bahia deve crescer 8,5% na safra 2022/23, atingindo 13,1 milhões de toneladas. Se confirmada essa previsão, o ramo registrará novo recorde. A novidade neste ano é o cultivo da mamona em larga escala, com expansão de 18,2% após revitalização de áreas na região de Irecê e Chapada Diamantina.
“O setor de grãos, puxado pelo que se colhe no Oeste, é o nosso carro-chefe, gerando emprego, renda, arrecadação. Também vemos outras regiões, como de Irecê, que retornam ao cenário de alta produção de grãos e isso demonstra a capacidade e a diversidade produtiva de nossa Bahia”, comenta o secretário Wallison Tum.
O plantio de soja foi facilitado pelas chuvas, que favoreceram as áreas mais tardias que ainda estavam em enchimento de grãos no início do mês. Os dias de sol foram adequados para o avanço da colheita da soja, que atingiu cerca de 60% da área plantada. Na cultura do feijão, o crescimento, ainda segundo dados da Conab, será equivalente a 11,1%, resultado bastante animador para essa primeira safra de feijão no estado.
Fonte: Do site Bahia.ba
Dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos em Lapão, na região de Irecê, por suspeita de matar um casal com golpes de barras de ferro e tijoladas. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na segunda-feira (10) e a dupla foi apreendida na quinta-feira (13).
Ainda segundo a polícia, os corpos do homem e da mulher foram encontrados na terça-feira (11), com as cabeças esmagadas. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
Os adolescentes confessaram que mataram o casal, mas não contaram a motivação à polícia.
Com eles, foram apreendidas os materiais usados para espancar o casal e as roupas que eles vestiam no momento do crime, que ainda estavam sujas de sangue.
Eles estão à disposição da Justiça e responderão pelo delito análogo ao crime de homicídio qualificado.
Fonte: G1 Bahia
Todas as estações de bombeamento do Sistema Adutor do São Francisco, que abastece a microrregião de Irecê, terão seus conjuntos motor-bomba substituídos. A Embasa está investindo cerca de R$ 10 milhões na aquisição e instalação dos novos equipamentos que vão melhorar a eficiência e segurança operacional desse sistema, que está em operação há 10 anos.
A primeira substituição está com serviços programados para o dia 25 de abril e será seguida de outras intervenções visando a substituição de bombas e de dispositivos eletroeletrônicos de acionamento automático ao longo dos próximos meses. O objetivo da empresa é renovar os equipamentos de bombeio das 11 estações elevatórias do sistema.
Para realizar as intervenções previstas, a Embasa planejou um escalonamento de interrupções de operação do sistema. “Serão realizadas oito paradas, uma a cada semana. Ao final dos serviços, todas as estações estarão devidamente atualizadas, contando com equipamentos novos”, detalha o gerente da Unidade da Embasa em Irecê, Odirlei Rocha.
Desde quando começou a abastecer a microrregião de Irecê, em 2013, a Adutora do São Francisco passou por intervenções de melhoria operacional, como a automação do sistema; a instalação de novas bombas na captação; o uso de novas tecnologias visando agilizar a manutenção das adutoras, entre outras.
Considerado um dos maiores sistemas integrados da Bahia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê abastece 16 cidades da região, atendendo a uma população estimada de 360 mil pessoas.
Programação das intervenções
Todas as intervenções programadas terão início previsto às 8h e conclusão prevista às 18h. A partir da conclusão dos serviços, é iniciada a retomada gradativa do abastecimento de água com expectativa de regularização completa nas 48h seguintes. Confira os dias previstos para a realização dos serviços de melhoria no sistema.
Abril
Dia 25
Maio
Dias 2, 9, 16, 23 e 30
Junho
Dias 6 e 13
Cidades que terão abastecimento de água afetado: Irecê, Itaguaçu da Bahia, América Dourada, João Dourado, Central, Jussara, São Gabriel, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados. As demais cidades da microrregião serão abastecidas emergencialmente pela Adutora do Feijão.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
“Construção de Rede Solidária na Preservação das Sementes Crioulas na Agricultura Familiar do Território de Identidade de Irecê -TII”, iniciativa da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, fez-se presente no projeto Resiliências Climáticas e alcançou comunidades tradicionais em Morro do Chapéu. Em entrevista, a Professora Maria Dorath Sodré relata a importância da construção de redes para trocas de sementes crioulas para “qualidade do alimento a ser produzido, do reconhecimento dos saberes dos agricultores, das condições biogenéticas da fauna e flora adaptada ao ambiente específico, a biodiversidade e, especialmente, por permitir ações que possam assegurar soberania e segurança alimentar”. As sementes crioulas são, normalmente, fornecidas por agricultores familiares e, em seguida, é aplicado teste de transgenia pela UNEB campus Irecê.
Durante a Formação em Análise e Gestão de Dados Socioambientais do Projeto Resiliências Climáticas, as comunidades participantes do projeto, entre elas Ouricuri II, Passagem Velha, Veredinha, receberam sementes crioulas da Rede Solidária. Como resposta, alguns dos participantes forneceram novas sementes,perpetuando a troca para novos testes. A professora ressalta que uma das características comuns da origem destas sementes é a ancestralidade, pois, normalmente, os agricultores identificam seus pais e avós como responsáveis pelos primeiros cultivos.
A troca de sementes crioulas é identificada pelo Resiliências Climáticas como uma boa prática, respeitando o saber ancestral e a soberania alimentar. Para o projeto, “boas práticas trazem a soma de aprendizados das memórias que formam o agora. Ou seja, elas conectam o que estou vivendo agora com o que mudou”, comenta Rafael Freire, coordenador do projeto. É ainda produto do projeto Resiliências Climáticas, o fortalecimento da capacidade de implementação de boas práticas de adaptação às mudanças climáticas contextualizadas aos desafios socioambientais dos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e área costeira, por parte dos grupos vulneráveis.
Neste momento, as pessoas das comunidades estão colhendo o resultado das sementes plantadas em outubro de 2022. Amostras das novas sementes serão novamente testadas para continuidade do projeto.
Resiliências Climáticas é um projeto realizado em parceria por Cospe e Gambá, co-financiado pela União Européia, com o objetivo de valorizar as boas práticas de adaptação à mudança do clima em áreas costeiras e nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga baianos. Atualmente, o projeto está no seu segundo ano e finalizou recentemente a primeira fase de formação. Para realização das atividades e operacionalização do projeto, as universidades UNEB – Universidade do Estado da Bahia, UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia são parceiros locais, atuantes em cada território. Nos próximos passos do projeto, estão previstos desenvolvimento de Planos Locais de Adaptação às Mudanças Climáticas; formação para desenvolvimento e submissão de projetos; publicação com mapeamento de boas práticas, entre outros.
Fonte: Com informações de assessoria.
Cento e onze quilos de entorpecentes foram apreendidos na manhã da última quarta-feira (5), no município de João Dourado, na região de Irecê. Na Operação Medrado, realizada pela 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), pela Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Chapada) e pela Delegacia Territorial do município, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
O local na zona rural de João Dourado, que era conhecido como quartel general do tráfico de drogas, foram encontrados 100 quilos de maconha divididos em 41 tabletes prensados e 51 sacos a granel e 11 tabletes de cocaína, com alto grau de pureza. "É uma organização liderada por uma família. Após meses de trabalho investigativo e em continuidade à operação que já realizou mais de 30 prisões de integrantes do grupo, o local onde eles armazenavam as drogas foi localizado", explicou o coordenador da 14ª Coorpin, delegado Ernandes Reis.
Um homem que era responsável pela droga localizada foi preso em flagrante por tráfico de drogas. "Estimamos que o prejuízo para o tráfico de drogas é de R$ 700 mil. O preso está sendo interrogado e posteriormente será encaminhado para o Sistema Prisional", finalizou o delegado.
Fonte: Polícia Civil
Na tarde dessa quarta-feira (05),por volta das 13h30, a Polícia militar prendeu um homem que invadiu o Hospital Municipal Dr. Benedito Ney, em João Dourado, na região de Irecê. Ele estava armado com uma faca.
À polícia, funcionários da unidade disseram que o homem entrou pela porta principal, armado, e, que estava a procura da esposa.
Detido por policiais militares, o homem foi levado para a Delegacia de Flagrantes, em Irecê.
Fonte: Da Redação
Um agricultor de Cafarnaum oferece recompensa de R$ 5 mil por informações sobre furto de placas solares em sua propriedade. De acordo com informações da polícia, o produtor, da comunidade de Lagoa de Inocêncio – interior do município – teve um prejuízo avaliado cerca de R$ 60 mil com furto dos equipamentos. A ação ocorreu na noite desta quinta-feira (30).
Ainda de acordo com a polícia, criminosos vêm agindo com ações de roubos e furtos de equipamentos, itens e painéis solares, em toda a região. Eles aproveitam da popularização desses sistemas, que vem ganhando notoriedade na área de consumo de energia, e tem levado o produtor a optar por esses projetos de energia limpa e renovável em uma parte significativa da região.
Para quem passar alguma informação segura que leve ao paradeiro dos equipamentos, uma recompensa no valor de R$ 5 mil. Ao todo, foram levados da propriedade, 28 painéis solares.
Fonte: Caraíbas FM
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...