A Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Irecê, abre inscrições para alunos dos primeiros anos e/ou primeiros semestres atuarem como voluntários no projeto de extensão “Monitoramento e Orientação dos Estudantes do IFBA - Campus Irecê: uma proposta de bem-estar e qualidade de vida em tempos de isolamento social." a ser desenvolvido no âmbito do referido campus.
São ofertadas 3 (três) vagas no total.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de junho de 2020, com o preenchimento do Formulário de Inscrições específico disponível na página da seleção.
Acesse aqui a página da seleção
Critérios de avaliação:
1º - Serão avaliados apenas as 30 primeiras submissões de formulário;
2º - Cada questão terá uma pontuação mínima de 1 e máxima de 5 pontos;
3º - As questões abertas serão o primeiro critério de desempate. A diversidade do grupo a ser formado, buscando participação de estudantes com habilidades diferentes, ligados a cursos diferentes será o segundo critério de desempate.
4º - Temos inicialmente 14 (quatorze) vagas, sendo 7 (sete) para estudantes dos cursos integrados ao ensino médio e 7 (sete) para alunos dos cursos superiores.
Fonte: IFBA Irecê
Pensando sempre em proteger a população, e prestar um serviço personalizado e com todos os critérios de sigilo e ética, a Prefeitura de São Gabriel está disponibilizando o serviço de Sala de Situação Covid-19
Adicione esse número nos seus contatos:
(74) 99818-8117
Atendimento de Segunda a sexta-Feira, das 8h às 17h!
Cuidando das pessoas e trabalhando com responsabilidade, São Gabriel vai vencer essa guerra contra o Coronavírus.
Prefeitura de São Gabriel: Nós Fazemos uma São Gabriel Melhor
Fonte: Ascom - PMSG
A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manteve o bloqueio dos bens do espólio de Marisa Letícia. Unânime, a decisão foi proferida pelos desembargadores em sessão virtual nesta quarta-feira (24).
O bloqueio dos bens foi determinado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato, em julho de 2017. Na época, a Justiça Federal acatou o pedido do Ministério Público Federal e determinou o sequestro judicial de bens de até R$13,7 milhões pertencentes a Lula e Marisa. No valor estão inclusos veículos, ativos financeiros, apartamentos e terreno localizados em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo.
Segundo o MPF, o objetivo é garantir o pagamento de multa de reparação de danos pela condenação de Lula no processo do triplex do Guarujá. Os advogados de Lula e do espólio de Marisa ajuizaram ação requerendo o levantamento dos bloqueios, com pedido de antecipação de tutela para que os bens fossem liberados até que ocorresse o julgamento da ação. No entanto, o pedido foi indeferido pela 13ª pela Vara Federal de Curitiba.
A defesa de Lula, então, interpôs o agravo regimental, julgado ontem, após ter recorrido ao TRF4 em duas ocasiões do ano passado. Em setembro, foram analisados dois agravos de instrumento e, em novembro, dois embargos de declaração. Todos os recursos foram negados no Tribunal.
Os advogados de Lula argumentaram que o ex-presidente não foi indiciado em inquérito que investiga a realização de palestras e uma suposta relação com a origem dos bens. Na visão da defesa, isso provocaria a inversão da presunção de ilicitude para a presunção de licitude dos bens.
O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, relator dos processos relacionados à Lava Jato no TRF4, disse que é preciso aguardar o julgamento do inquérito sobre a origem dos bens de Lula, que tramita na primeira instância.
“Vale reprisar que o resguardo da meação carece de comprovação da licitude dos valores constritos, o que não é possível de ser aferido em juízo de cognição sumária comum das tutelas recursais, sobretudo quando pendente de julgamento ação penal em que se apura justamente a licitude de importâncias auferidas pelo réu”, disse o magistrado.
Em seu voto, Gebran também ressaltou que os argumentos trazidos pela defesa no pedido de reconsideração não têm força para reabrir a discussão sobre o bloqueio dos bens.
Fonte: Revista Fórum
Dar mais segurança aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em meio à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Esse foi o principal objetivo da Inova Arquitetura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Irecê e da empresa Mondial ao doarem 124 máscaras face shield (protetores faciais) aos profissionais do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
A ação da Inova Arquitetura, que doou 60 máscaras para a unidade, foi uma iniciativa dos arquitetos Luciana Dourado, Isabela Dourado e Giovanne Morais, sócios na empresa que passou a produzir as face shields, com o auxílio de uma impressora 3D usada na fabricação de maquetes e protótipos. “Como forma de ajudar os profissionais de saúde, trocamos a função inicial de nossas duas impressoras 3D. Com a falta de equipamentos de proteção individual, cada um deve ver a forma e os recursos disponíveis para colaborar. No nosso caso, ao invés de realizar protótipos e maquetes, nossos aparelhos estão sendo destinados para a confecção dos aros para os protetores faciais. Enquanto tivermos matéria-prima, vamos continuar fazendo”, conta Luciana.
As 26 máscaras doadas pelo IFBA/Campus Irecê ao hospital são resultado da participação do instituto no projeto intitulado “Face Shield for Life 3D”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado, que disponibilizou uma impressora 3D para realização das atividades. O grupo gestor do projeto é formado por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Calazans Cardoso, com a colaboração de outros servidores. Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do Ifba/Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus". “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.
A empresa Mondial doou 38 protetores, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os protetores faciais funcionam como uma barreira física, já que que servem como um escudo na frente do rosto do profissional da Saúde, evitando que gotículas do paciente entrem em contato com a face do profissional. “Em nome do hospital, agradeço à Inova Arquitetura, ao Ifba/Campus Irecê e a Mondial pela doação das máscaras. Principalmente no cenário contemporâneo de pandemia que estamos passando, a face shield é um EPI de grande importância para a proteção dos nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente. É um belo gesto e como dizia Irmã Dulce, ‘Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma’”, destaca Celso Rangel Júnior, líder geral da unidade.
Fonte: Ascom - HRI
Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Irecê – Foto:Reprodução
Irecê chegou aos 71 casos infectados pelo novo coronavírus, de acordo com boletim atualizado pela prefeitura nesta quarta-feira (24). Ontem foram registrados 5 novos casos.
Dos registros desta quarta, três são homens de 39, 48 e 49 anos e uma mulher de 28 anos, todos com histórico de viagem (transmissão importada), e um adolescente de 15 anos, por transmissão local.
Ainda segundo o último boletim, 41 casos estão recuperados e houve 02 óbitos até o momento.
Os bairros e povoados que já tiveram casos positivos confirmados são o Alto do Moura, Angical, Arnóbio Batista, Asa Sul, Centro, Copirecê, Fórum, Fundação Bradesco, Ginásio de Esportes, Iêda, Loteamento Costa, Itapicuru, Jardim Europa, Lagoa do Tió, Lagoa Nova, Novo Horizonte, Paraíso, Paulo Freire e Recanto das Árvores e Silva Pereira.
No Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, 21 casos estão sendo analisados.
Fonte: Central Notícia
O condutor relatou que havia adquirido o veículo através de troca em um grupo de rede social, desconhecendo qualquer irregularidade.
Policiais rodoviários federais apreenderam uma motocicleta adulterada, durante ação realizada no final da tarde de ontem (23). O flagrante foi registrado por volta das 17h30, no KM 271 da BR 242, trecho do povoado do Zuca, localizado no município baiano de Itaberaba.
Os agentes federais abordaram uma Honda/CG 150 Fan e, durante as verificações constataram que a motocicleta possuía indícios de adulteração nos seus elementos identificadores, tais como regravações no número de motor e chassi.
Questionado pela equipe, o homem de 22 anos relatou que havia adquirido o veículo através de um grupo em rede social, pelo qual negociou seu automóvel em troca da motocicleta, desconhecendo a procedência ilícita.
O condutor foi encaminhado juntamente com a motocicleta apreendida à delegacia de polícia judiciária local onde os procedimentos cabíveis serão adotados.
Fonte: Ascom - PRF/BA
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...