Uma recomendação foi expedida pelo Ministério Público estadual, à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Irecê, a fim de solucionar os problemas relativos à poluição sonora no município. O documento, encaminhado pela promotora de Justiça Edna Márcia Souza, foi estendido aos donos de bares, casas de shows e proprietários de som automotivo. A promotora de Justiça considerou “o número significativo de reclamações referentes à poluição sonora encaminhadas ao MP, relatando emissão abusiva de ruídos por sons automotivos, sons de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outros”.
Ao Município e à Secretaria de Meio Ambiente, foi recomendada a realização de campanhas de conscientização junto à população de Irecê sobre as consequências danosas da emissão abusiva de ruído, a ampla divulgação do número de telefone para denunciar casos de poluição sonora e a intervenção de equipes capacitadas para o efetivo combate da poluição sonora em estabelecimentos comerciais ou em propriedades privada. A promotora de Justiça recomendou aos proprietários de som automotivo a proibição de produzir som acima de 55 decibéis (Db) e a diminuição de ruído grave, visto que estes são responsáveis “por causar mal-estar nas pessoas”.
Os donos de bares e restaurantes foram orientados ainda a não produzir som acima de 55 decibéis nos seus estabelecimentos comerciais, e a impedir seus clientes de utilizarem som automotivo nas proximidades, em volume acima do tolerável. Para clubes e casas de show, a recomendação é que se abstenham de produzir eventos que propaguem, descontroladamente, o som em verdadeira perturbação de sossego e da tranquilidade social, sob pena de responsabilização. E que, caso tenham interesse fazê-los, que sejam realizados em ambientes fechados e com a devida estrutura de isolamento acústico. A recomendação também foi encaminhada ao Batalhão da Polícia Militar e à Polícia Civil.
Fonte: MP-BA
Nei reivindica melhorias para Central em conversa com Ângelo Coronel - Foto: Reprodução
Cumprindo agenda de trabalho em Brasília-DF, nessa terça-feira (31), o vereador Nei do Caroá (PSD) conversou com os Senadores da República Ângelo Coronel e Otto Alencar, ambos do PSD.
Na ocasião, o edil apresentou algumas demandas do município de Central, pontuando sobre a agência do Banco do Brasil – fechada há alguns anos e acerca da pavimentação asfáltica da BA-434, estrada que dá acesso ao povoado de Traíras.
Nei do Caroá e o senador Otto Alencar - Foto: Reprodução
O trecho da rodovia com aproximadamente 18 quilômetros de extensão, tem grande importância para os habitantes do município, uma vez que a sua requalificação vai facilitar o tráfego de veículos e o escoamento da produção agrícola, dessa forma, contribuindo para alavancar desenvolvimento econômico da região.
“ Estou recebendo aqui no Senado, o meu amigo de 'longa data', o vereador Nei do Caroá, lá de Central. Aqui, ele trouxe reivindicações justíssimas, que é a reabertura da agência do Banco do Brasil e o asfaltamento da estrada que interliga a sede do município ao povoado de Traíras”, disse o senador Ângelo Coronel. [Vídeo abaixo].
De acordo com Coronel, os pedidos serão discutidos com a diretoria do Banco do Brasil e com o Secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito, respectivamente. “Valeu Nei do Caroá! Merece a reeleição e quem sabe um dia prefeito de Central”, finalizou o senador baiano.
Fonte: Da Redação
Estarão abertas no período de 06/02/2023 a 07/02/2023, das 14h às 20h, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado ao curso Técnico em Administração na forma Integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para ingresso no semestre 2023.1 (VAGAS REMANESCENTES E CADASTRO DE RESERVA).
Para concorrer a uma das 20 vagas que estão sendo oferecidas e ao cadastro de reserva é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio.
De caráter noturno, o curso é ideal para quem deseja concluir o ensino médio e ao mesmo tempo obter uma formação profissional.
As inscrições serão realizadas presencialmente no IFBA Campus Irecê: (Rodovia BA 148, km 04, n°. 1800 – Bairro Vila Esperança. Irecê / BA-CEP:44900-000) por agendamento através dos telefones (74) 3688 6703, (74) 3688 6745, (74) 3688 6705.
Formação:
O curso técnico em administração é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de 06 (seis) semestres (três anos), essa formação proporcionará atuação como apoio na gestão administrativa, financeira e de pessoal, utilizando instrumentos e meios tecnológicos disponíveis para a gestão das organizações, sensibilizar e preparar o aluno para a continuidade dos estudos, bem como desenvolver uma visão empreendedora, baseada no cooperativismo/associativismo. Saiba mais sobre o curso no site portal.ifba.edu.br/irece.
Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Comissão Organizadora do Processo Seletivo do IFBA Campus Irecê pelo telefone (74) 3688-6703/3688-6745/3688-6705, ou enviar e-mail para o seguinte endereço eletrônico: selecaoadm.ire@ifba.edu.br.
Fonte: IFBA Irecê
Eleito com mais de 67 mil votos, Cafu Barreto quer atuar como pacificador. Conheça sua trajetória de vida e saiba quais serão as prioridades do mandato!
Caçula de família com quatro filhos, Edicley Souza Barreto nasceu em Canoão, distrito de Ibititá, no final do mês de outubro, em 1979. Como todo menino de origem humilde, desde muito cedo teve de lutar para encontrar seu espaço. Aos seis anos, foi destacado para assumir uma importante função: todos os dias, tinha de acordar antes da mãe para moer o milho do cuscuz. Quando completou oito, trabalhava na roça de mamona para ajudar no sustento da casa junto com os irmãos Edimário, Edinael e Edmagno. Apesar da origem humilde, nunca faltou feijão na mesa da professora Lindalva Barreto e do lavrador Mário Marques Souza Filho, casal estimado por toda comunidade.
Para orgulho dos pais, os filhos sempre foram trabalhadores e demonstraram grande habilidade para os negócios. Antes de completar 15, o jovem Cafu tinha acumulado uma larga experiência trabalhando em empreendimentos da família. Quando completou a maior idade, já tinha labutado com quitanda, fábrica de sandálias, metalurgia, loja e construção civil. Por volta dessa época, o irmão mais velho lhe confidenciou o sonho de, um dia, ser vereador e depois prefeito de ibititá. O episódio marcou sua vida pra sempre! Assim que acordou em 07 de outubro de 2012, a lembrança do falecido Edimário veio à tona. Ao final do dia, como prefeito eleito, Cafu chorou e rezou pelo irmão. Durante a oração, agradeceu a Deus, que há muito já tinha levado seu pai, pelo privilégio de ter Dona Lindalva ao seu lado naquele momento tão importante. Humildemente, com fé inabalável, pediu saúde e sabedoria para fazer o melhor pelo povo da sua amada terra natal.
Mesmo com todas as dificuldades, afinal a Prefeitura estava endividada e sem credibilidade, logo no primeiro ano do mandato, Cafu implementou uma nova política de gestão no município, pautada, sobretudo, na legalidade, austeridade financeira e valorização dos servidores. Em pouco tempo, conseguiu “limpar o nome” da cidade e restabeleceu convênios com o Estado e o Governo Federal. Ciente da importância do funcionalismo, Cafu Barreto foi o primeiro na Grande Região de Irecê a adotar como regra a antecipação de salários e vencimentos - medida fundamental para ajudar no planejamento das famílias e fomentar a economia local.
Destaque no interior, à frente de uma administração com mais de 90% de aprovação, o segundo mandato foi uma verdadeira exigência popular. Em 2016, Ibititá já era conhecida em toda Bahia como modelo em gestão pública. Diante do cenário, a reeleição se tornou inevitável! A partir do ano seguinte, graças aos investimentos na sede e zona rural, a cidade experimentou um desenvolvimento nunca antes visto em toda sua história. Como principal legado na Prefeitura, deixou o Hospital Municipal Urbano Macêdo, patrimônio da população ibititaense. Ao longo da trajetória, formou um grande círculo de amizades que inclui desde pessoas simples, como agricultores, feirantes e cozinheiras, até autoridades a exemplo de parlamentares, congressistas, governadores e senadores da República.
ESTADO RICO, POVO FORTE
Este ano, mais uma vez por aclamação da sua base política, disputou vaga na Assembleia Legislativa. Não foi fácil! Durante a campanha, viveu uma provação inimaginável que teria lançado ao chão até o mais forte dos homens. Resistiu bravamente com honra e dignidade! No último mês de novembro, o garoto do Canoão - que arrancava mamona com as próprias mãos para ajudar a família - foi eleito deputado estadual por mais de 67 mil baianos e baianas. De forma surpreendente, num desempenho incrível, conquistou votos em 321 municípios do Estado.
“Na Assembleia, vou atuar como pacificador, dialogando com meus pares, sempre respeitando as divergências e opiniões. Claro que garantir Segurança Alimentar, Educação e Saúde de qualidade para o povo são prioridades para todos nós. Mas, também quero ajudar o governador Jerônimo a executar projetos estruturantes para melhorar a Infraestrutura Bahia e potencializar a nossa capacidade de produção e escoamento. O nosso estado é rico e o nosso povo é forte e inteligente... Precisamos é de oportunidade! Além disso, por conta do meu bom relacionamento em Brasília, pretendo auxiliar prefeitos e prefeitas da Bahia em qualquer demanda que envolva o Congresso e o Governo Federal”, afirmou o predestinado e destemido Cafu Barreto, em entrevista ao Sertão Baiano.
Fonte: Sertão Baiano
A casa da cantora Aline Lima foi invadida e furtada no bairro Boa Vista, em Irecê, na madrugada de quinta-feira (25).
Conforme as informações da polícia, os criminosos arrebentaram a fechadura da porta da frente e entraram na residência, na Rua São Vicente, por volta das 3h30. De acordo com a artista, foram levados um televisor, uma caixa de som, roupas e calçados, além de cartões de crédito, dinheiro e outros objetos.
Aline Lima relatou à polícia que dormia com sua filha de quatro anos e o marido. A porta do quarto estava fechada, isolando a luminosidade e não permitiu ouvir nenhum barulho.
O caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.
Fonte: Caraíbas FM
Dois homens que já acumulam passagens por homicídio e porte ilegal de arma de fogo, foram presos em flagrante na quinta-feira (26), por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) com drogas e arma. Eles são apontados como receptadores de objetos furtados nos arrombamentos em estabelecimentos comerciais ocorridos no Centro da cidade, na última semana.
Com eles foram encontrados 41 pedras de crack, 30 porções de maconha, uma bicicleta furtada, sete celulares também fruto dos furtos e uma pistola semiautomática calibre .765. “Após os arrombamentos, iniciamos o trabalho de investigação. Conseguimos diversas informações dos prováveis locais onde os objetos furtados eram trocados por drogas. Ao chegarmos, identificamos os dois de posse deste material. A investigação continua para identificar os autores dos arrombamentos”, explicou o coordenador da 14ª Coorpin, delegado Ernandes Reis.
Participaram também das ações policiais da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Chapada), da Delegacia Territorial de Irecê e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). A dupla, que foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e receptação, foi encaminhada para a unidade policial onde aguarda audiência de custódia.
Fonte: Polícia Civil
Na próxima quarta-feira (1º de fevereiro), acontecerá a sessão solene de posse dos 63 deputados estaduais que irão compôr a 20ª Legislatura. O momento que se iniciará às 14h30, será comandado pelo presidente Assembleia Legislativa, Deputado Adolfo Menezes.
Na oportunidade, apenas os deputados estaduais, ex-deputados e elevadas autoridades terão acesso ao plenário, pois serão sessões de trabalho, precedidas da entrega dos diplomas para registro junto à Secretaria Geral da Mesa e da escolha dos nomes parlamentares.
Para o Deputado Estadual Cafu Barreto, a solenidade será um momento especial, após a linda campanha que terminou com uma vitória expressiva.
Em suas redes sociais, Cafu comentou sobre o desejo de ter ao seu lado, todos que lhe apoiaram nesta caminhada, mas que devido às restrições da cerimônia, não será possível. O deputado também registrou mais uma vez que seu gabinete estará aberto a todos:
"Por se tratar de uma cerimônia restrita, não poderei contar com a presença de todos. Agradecemos o carinho que as pessoas têm demonstrado em se fazer presente, e tenham certeza que cada um estará em meu pensamento e coração". "A partir da posse, o nosso gabinete estará aberto a todas e todos, também aos prefeitos, vereadores, lideranças e amigos", disse Cafu.
Próximo de iniciar seu primeiro mandato como deputado estadual, Cafu Barreto leva consigo nesta nova jornada, a confiança e o apoio de milhares de baianos, que enxergaram nele, um novo nome para representar e lutar pelo bem da Bahia.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Capacitação acontece duas vezes ao longo do ano letivo e visa, entre outros objetivos, promover melhorias contínuas na refeição fornecida aos estudantes.
As 440 profissionais que atuam na produção da alimentação escolar em unidades da Rede Municipal de Salvador e Irecê, cidade a 477 km da capital, administradas pelo Grupo LemosPassos, receberão capacitação sobre boas práticas para a manipulação dos alimentos, higiene pessoal e do ambiente, qualidade e elaboração de cardápios. O treinamento inclui, ainda, o programa Merendeira Segura, que detalha o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes e reforça as medidas de prevenção da Covid-19.
A capacitação teve início nesta quinta-feira (26/1) em Salvador, no Auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizado na Liberdade, e em Irecê, acontecerá dia 31 de janeiro. “A alimentação tem um papel importante para o rendimento do aluno no processo de aprendizagem e para o seu desenvolvimento pessoal. Os treinamentos das merendeiras visam promover melhorias contínuas na refeição que o estudante consome, para que seja sempre de qualidade, saborosa e com os nutrientes que farão a diferença na sua saúde”, ressalta Carlos Silva, engenheiro de alimentos e responsável pela coordenação dos treinamentos no Grupo LemosPassos. Conhecimentos sobre técnicas de cozinha, segurança do trabalho, ética e excelência em atendimento também fazem parte da programação.
Realizado duas vezes ao longo do ano letivo, no início de cada semestre, a ação conta com a parceria da Secretaria de Educação de cada município. Cada unidade escolar é supervisionada por uma nutricionista responsável que fica à frente do trabalho ao lado da direção e dos professores e a elaboração dos cardápios são sempre com base na faixa etária e no tempo de permanência do aluno na escola, conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Fonte: Com informações de assessoria.
Distrito Integrado de Segurança Pública – Disep, em Bonito, BA
Nessa quarta-feira(26), um jovem de 16 foi conduzido à delegacia de Polícia civil de Bonito, na Chapada Diamantina, por suspeita de praticar diversos arrombamentos a estabelecimentos comerciais, em um só dia.
A Polícia Civil chegou até o suspeito depois de averiguar imagens dele em câmeras de segurança. No último dia 21 de janeiro, o rapaz também tentou assaltar uma transeunte. Na ocasião, ele utilizou uma pedra para ameaçar a vítima, que reação. Ao perceber a presença de outras pessoas, o suspeito fugiu.
À polícia, o suspeito disse que é usuário de drogas e confessou ser o autor dos arrombamentos e tentativa de roubo na cidade. Falou ainda que é de Morro do Chapéu, mas tem um tio que reside em Bonito. Explicou que fugiu das cidades de Utinga e Morro do Chapéu, pois deve dinheiro de drogas e estava sendo ameaçado.
Fonte: Da Redação
Um homem identificado por Ivanildo Macário foi dado como desaparecido por sua família, no município chapadeiro de Seabra, no dia 26 de dezembro de 2022. O lavrador trabalhava na Fazenda Paeiro, próximo ao povoado de Queimada, e teria saído sentido a Lagoa da Boa Vista, para retornar a sua residência e desde então não foi encontrado.
O boletim de ocorrência foi aberto no dia 28 de dezembro do ano passado e as buscas nos arredores do município estão sendo realizadas pela família desde então. No povoado da Lagoa da Boa Vista, os familiares descobriram “que ele foi avistado com um amigo, que disse que Ivanildo teria ido para casa, mas nunca chegou”. Uma nova ocorrência deve ser registrada com o novo fato.
“Ele foi para Paeiro com esse amigo e, segundo esse amigo, Ivanildo saiu de lá do Paeiro em sentido a Lagoa de Boa Vista, e o mesmo até o momento não chegou em sua residência. E na verdade ele foi com o amigo, daí o amigo relata que ele saiu para vir embora, mas até o momento Ivanildo não chegou e nem foi encontrado”, apontam familiares.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Ivanildo Macári, pode entrar em contato através dos números (75) 99951-6042 ou (75) 99998-6695. Qualquer informação é de fundamental importância para que o homem seja localizado.
Fonte: Jornal da Chapada
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...