Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido após patrulhamento rural entre as cidades de Irecê e Presidente Dutra, na noite desta sexta-feira (29), abordaram uma motocicleta com duas pessoas em atitude suspeita.
Segundo a corporação, a polícia encontrou com o casal, substâncias ilícitas e materiais que indicam a prática de tráfico de drogas.
Conforme nota enviada à imprensa, os suspeitos e o material foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.
Material Apreendido:
Fonte: Central Notícia
Câmara Muncipal de Seabra - Foto: Assessoria de Comunicação
O presidente da Câmara Municipal de Seabra, na Chapada Diamantina, o vereador Marcos Pangola (PSD), esteve presente no programa de notícias "Resumo da Manhã" da rádio Nova FM e negou notícia falsa que diz que ele foi obrigado pela justiça a votar projetos de leis de n° 01 e 02/2020 da Cessão Onerosa.
Os projetos foram votados nesta terça-feira (26), conforme Edital de Convocação de Sessão Extraordinária de número: 006 / 2020 datado de 22/05/2020. Durante a sessão foi votada e aprovada também uma emenda aditiva de n°001 de 26 de maio de 2020 que altera o projeto de lei 01/2020 e destina que 50% do recurso seja investido na área da saúde.
Marcos Pangola, ressaltou a importância da emenda ao projeto de n° 001 e disse que o momento é de investir na área da saúde. Sugeriu ao prefeito, Fábio Miranda, equipar uma das Unidade Básica de Saúde do município para receber apenas pessoas com o caso suspeito ou confirmado de coronavírus. " No momento em que nós equiparmos um posto de saúde exclusivo para receber pessoas com suspeita ou caso confirmado da Covd-19, nós vamos evitar que outras unidades recebam essas pessoas, evitando assim a contaminação pelo vírus."
Na oportunidade, o representante legislativo abordou sobre os serviços que a Companhia de Energia Elétrica da Bahia- Coelba tem prestado ao município, pois as interrupções dos serviços têm causado prejuízos à população. Marcos informou que a Coelba será notificada para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi tema do último dia do seminário virtual “Parceria mais forte, juntos para alimentar”, nesta sexta-feira (29), com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento contou, no seu debate de encerramento, com a participação do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, além do chefe de Gabinete, Cezar Lisboa, e o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, ambos da SEC, que falaram sobre a Chamada Pública da Agricultura Familiar – edital da alimentação escolar da rede estadual de ensino –, que está sendo elaborada com o objetivo de atender a demanda da utilização de 30%, no mínimo, dos recursos do PNAE com gêneros da Agricultura Familiar.
O secretário Jerônimo Rodrigues falou da expectativa sobre o edital. “A nossa maior animação é que, ainda este ano, a gente consiga realizar o edital da alimentação escolar, em parceria com a SDR, para podermos intensificar a participação dos pequenos agricultores no fornecimento às escolas”.
Sob a mediação do chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o chefe de Gabinete da SEC, Cezar Lisboa, falou sobre a importância de discutir a alimentação escolar para o período pós-pandemia do Coronavírus, responsável pela suspensão das aulas. “Estamos discutindo como se dará o retorno das aulas e sabemos que teremos que ter uma série de ações complementares para poder corresponder ao número de horas que a gente tem a obrigação de oferecer aos alunos e isto significa que vamos usar mais dias da semana, esticar mais os horários e, portanto, teremos que reforçar ainda mais na questão da merenda escolar”.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Manoel Calazans, reforçou que o edital – que está em seus ajustes finais – é uma política de fortalecimento da Agricultura Familiar, resultado de uma parceria da SEC com a SDR e de movimentos cooperativos e de agricultores familiares, que foram voz ativa na elaboração dos termos e das condições do mesmo. “A garantia da segurança alimentar através do programa vale-estudantil teve uma importância ainda maior neste período de pandemia no contexto do estudante e de suas famílias, principalmente aqueles de maior vulnerabilidade, que têm na escola alimentação escolar como um suporte nutricional essencial para ele e seus familiares. O edital entra, agora, também como uma possibilidade real de aquisição por parte das escolas da rede estadual, potencializando, assim, não apenas a chegada de alimentos de qualidade na escola, mas também mexendo na economia local, na economia familiar e isso dá a dimensão da função social que a alimentação escolar tem”.
Sobre o seminário – O seminário virtual “Parceria mais forte, juntos para alimentar” teve início na segunda-feira (25), Dia do Produtor Rural, reafirmando o apoio do governo estadual ao fortalecimento da Agricultura Familiar baiana a partir de ações anunciadas no evento para garantir a produção de alimentos por agricultores familiares. Na estreia do evento foi lançado o Edital 15 - Segurança Alimentar e Nutricional, do projeto Bahia Produtiva, cujo investimento é de R$15 milhões para apoiar 10 mil famílias de agricultores familiares em todos os 27 Territórios de Identidade. O ciclo de debates com painéis envolveu temas como a operacionalização do Pareceria Mais Forte; assistência técnica por consórcios e prefeitura (Mais Ater); Programa de Aquisição de Alimento (PAA); e crédito rural, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que encerrou a programação nesta sexta.
Fonte: Ascom - SDR
Hoje conversamos com o pré-candidato pelo (PSC) à Prefeitura de Central, o empresário Ilmario Caetano.
O pré-candidato às eleições deste ano falou com exclusividade à redação do CN e respondeu algumas perguntas. Leia abaixo a entrevista completa.
CN - Vamos iniciar com uma breve apresentação pessoal, e resumo dos motivos que levam o senhor a se lançar pré-candidato.
Resposta: Sou Ilmário Caetano, natural de Central, iniciei as minhas experiências profissionais no serviço público, a partir daí passei a trabalhar assessorando prefeitura e Câmaras de vereadores, estes trabalhos me deram a experiência para que hoje postule ser prefeito de Central.
CN - Quais as suas principais sugestões para a cidade, como pré-candidato a prefeito?
Resposta: As minhas sugestões são “gerar empregos” através do turismo arqueológico (para isso pretendo asfaltar as estradas que dão acesso aos povoados que tem sitio arquelogico, entre estes povoados estão: Maxixe, Pau D´arco, Riacho Largo, Capoeira da Serra e Gameleira beneficiando os povoados circunvizinhos . No mais, vamos potencializar as compras da prefeitura no comércio local, vamos pagar os salários em dia para fortalecer a economia. Vamos também abrir barragens nas roças para incentivar o plantio irrigado para gerar emprego e renda no campo. Há também o mármore que poderá gerar muito emprego com a vinda de empresas para explorar e melhorar o mármore no nosso município.
CN- Quais áreas da Administração o senhor vê como prioridade na gestão pública? Por quê? Resposta: Todas serão prioridades na minha gestão. Mas, além de focar na economia, vamos melhorar o atendimento médico no nosso município, melhorar a qualidade do ensino e investir muito em infraestrutura para gerar empregos.
CN - O senhor se considera preparado para assumir uma possível candidatura?
Resposta: Sim, estou preparado para enfrentar qualquer um dos meus possíveis adversários e estou preparado para fazer uma excelente gestão.
CN – Como o senhor avalia o segundo mandato do prefeito Monteiro?
Resposta: Deixou muito a desejar, principalmente na questão dos salários.
CN – O senhor acredita em uma união da oposição em Central? Hoje são quatro nomes que se colocaram como pré-candidatos a prefeito.
Resposta: Da minha parte é possível uma união para tirarmos o grupo do atual prefeito do poder. Porém, há candidatos aí muito envaidecidos e isso dificulta um pouco a comunicação.
CN – Aliás, o senhor se reuniu recentemente com o grupo do ex-prefeito Osmar Torres, que tem como pré-candidato Hermenito Amaral. Existe possibilidade de junção?
Resposta: Sim, nos reunimos e a reunião foi bastante proveitosa. Há possibilidade de sim da gente se unir.
CN – Na sua visão como empreendedor, como será o país após a pandemia do novo coronavírus?
Resposta: Esta retomada pós pandemia não será fácil, pois muitas empresas estão fechadas outras fechando. Mas, o nosso país é forte e vamos superar.
CN – O Central Notícia agradece sua participação e deixa o espaço para suas considerações finais.
Resposta: Quero te parabenizar pelo excelente serviço prestado com o jornalismo ético e eficiente. Em tempo agradeço a todos que estão chegando para somar no nosso grupo e agradecer a cada um dos nossos pré-candidatos a vereador que estão vestindo a camisa para juntos Endireitar Central.
Fonte: Central Notícia
Um estudo realizado pelo governo estadual demonstrou que o município de Jussara é o segundo com melhores índices de distanciamento social na região de Irecê.
De 22 cidades do centro norte baiano que foram avaliadas em relação às medidas de distanciamento social para o combate ao novo coronavírus, Jussara ficou com a medalha de prata.
Vale ressaltar, que de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde Municipal, Jussara não possui nenhum caso confirmado ou suspeito da Covid-19.
Após a divulgação dos dados, o prefeito Hailton Dias e a Secretária de Saúde, Miriam Barreto, destacaram a importância das ações que vêm sendo realizadas no munícipio, dentre elas, as orientações sobre distanciamento social. Hailton e Miriam agradeceram o entendimento da população, que acatou a orientação de ficar em casa.
E aí, vamos em busca da medalha de ouro na luta contra o COVID-19?
Fonte: Ascom - PMJ
Na madrugada desta quinta-feira (28), uma equipe da Polícia Militar apreendeu 100 quilos de maconha na cidade de Barra do Mendes, região de Irecê.
Segundo a PM, a apreensão ocorreu por volta da 0h30, no momento em que um veículo em atitude suspeita circula pela cidade. Após a abordagem, os militares encontro dentro do carro nove sacos com a droga.
À polícia, o condutor do veículo disse ser dono da maconha, e que adquiriu a droga em Ibotirama, no oeste do estado.
O suspeito e a droga foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
O Ministério Público (MP-BA) denunciou nesta quinta-feira, 28, o prefeito do município de Morro do Chapéu (distante a 450 km de Salvador), Leonardo Dourado (PR-BA), por crimes de peculato, apropriação indébita e desvios de recursos e bens do município.
De acordo com a denúncia assinada pela procuradora-geral adjunta para assuntos jurídicos, Wanda Figueiredo, e pelo promotor convocado José Emannuel Lemos, o MP pede o afastamento temporário do prefeito até que o processo seja julgado e proferida a sentença. O documento foi enviado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
As infrações cometidas por Leonardo são referentes ao período a partir de fevereiro de 2017. logo depois de assumir o cargo e realizou uma licitação para aquisição de combustível para abastecer a frota municipal. Os desvios com combustível vão desde o abastecimento de veículos particulares, assim como "quilometragens que equivalem a percorrer uma vez e meia a circunferência da terra", que é de 39 mil 840 quilômetros".
"Há o caso de um Volkswagen Gol que, em fevereiro de 2018, consumiu 6 mil, 320 litros de combustível o que, pela média de consumo do modelo (10km por litro), equivaleria a rodar 63.320 km ou realizar 79 viagens de ida e volta a Salvador no período de 30 dias", diz o documento.
Nas planilhas de gastos de combustíveis da Prefeitura também consta um caminhão que consumiu cerca de R$ 100 mil em combustível. No entanto, nos registros da Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a placa do veículo consta como de uma motocicleta com restrições de roubo/furto.
O documento do MP ainda cita um contrato emergencial de 60 dias realizado pela Prefeitura de Morro do Chapéu com uma outra empresa fornecedora de combustíveis, com valor superior a R$ 600 mil e, logo em seguida, a realização de dois pregões com valores em torno de R$ 4,4 milhões.
Leonardo Dourado foi denunciado pela entidade estadual com base no artigo 1º, inciso I, 1ª Parte do Decreto-lei 201/67. Ele tem o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa.
Por fim, o MP ratificou que que é necessário o afastamento do cargo e afirmou que a sua permanência à frente da Administração Municipal é uma "aposta na impunidade".
Fonte: A Tarde
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...
Foto: Reprodução Um novo estudo publicado na última terça-feira (18) por...
Foto: reprodução Uma jovem de 16 anos morreu e um homem ficou ferido em ...