Terça-feira, 19 de Maio de 2020
Notícias

Vinte e quatro municípios do interior da Bahia com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dedicadas a pacientes suspeitos de coronavírus (Covid-19) receberão 26 ambulâncias do Governo do Estado. A ação reforça o combate à epidemia e dá mais segurança e agilidade, caso haja necessidade de transferências para unidades de maior complexidade.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirma que foram investidos cerca de R$ 4 milhões na aquisição dos veículos do tipo picape. “Já entregamos 12 unidades e nesta semana faremos as demais entregas, que foram uma determinação do Governador Rui Costa”, ressalta o secretário,

Os municípios contemplados são: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camacan, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Esplanada, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Morro de Chapéu, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Serrinha, Tucano e Itaparica.

Fonte: Ascom - Sesab



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 19 de Maio de 2020
Notícias

Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) – Foto: Divulgação

O exame para Covid-19 realizado em um menino de seis a anos que morreu há cerca de uma semana no Hospital Regional de Irecê (HRI) com suspeita da doença apresentou resultado negativo, segundo informou a Prefeitura de Mulungu do Morro, em sua página no Facebook.

Em Mulungu do Morro, de acordo com boletim desta segunda-feira (18) do Comitê de Controle e Combate ao novo coronavírus, quatro casos foram descartados por exames, 49 pessoas são monitoradas e apenas um paciente aguarda por exame realizado no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

O município da região de Irecê é mais um que segue sem casos confirmados da doença infectocontagiosa que já matou 312 pessoas na Bahia e mais de 16 mil no Brasil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Maio de 2020
Publicidade

A empresa é especializada em embalagens,  produtos descartáveis variados, artigos para festas, salgadinhos e bomboniere.

A loja vende no varejo e atacado. A Central Embalagens é ideal para atender empresas do setor alimentício, como padarias, lanchonetes e sorveterias de Central e região.

A Central Embalagens está localizada na Praça do Comércio, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9985-4101. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 07 às 18h e, aos sábados, das 07 às 15h – não fecha no horário de almoço.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 19 de Maio de 2020
MUNDO

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou nesta segunda-feira (18) resultados “positivos provisórios” na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus, em um pequeno número de voluntários.

A vacina aparentemente produziu uma resposta imune em oito pacientes que a receberam, da mesma magnitude que aqueles que foram infectados com o vírus, informou a empresa.

“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado.

Isso sugere, embora não seja a prova final, que a vacina desencadeia uma resposta imune.

A companhia afirmou que a vacina “tem potencial para prevenir o Covid-19”.

O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.

Durante os testes, um grupo de 15 pacientes recebeu três doses diferentes da vacina. A fase 3, testando mais pessoas, começará em julho, acrescentou a farmacêutica.

A vacinação contra o coronavírus é uma prioridade global para acabar com a pandemia que deixou mais de 315.270 mortes em todo o mundo e pelo menos 4,7 milhões de casos confirmados.

Na sexta-feira passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse esperar ter uma vacina contra o coronavírus até o final do ano.

Fonte: Istoé



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 18 de Maio de 2020
Notícias

A prefeitura de Irecê, no centro norte, informou nesta segunda-feira (18) que três membros da equipe de pesquisa do Ibope que estiveram no município testaram positivo para o novo coronavírus. Devido ao fato, pessoas que tiveram contato com os entrevistadores são monitorados. A prefeitura não informou quantas munícipes responderam aos questionamentos. Segundo comunicado, o fato foi determinante para a suspensão do estudo já na sexta-feira (15). A gestão disse que só foi comunicada oficialmente neste domingo (17) pela organização da pesquisa.

Na sexta, quando os participantes do estudo tiveram que ir até uma delegacia prestar esclarecimentos, a prefeitura disse que a Secretaria da Saúde do estado [Sesab] também desconhecia a amostragem. A constatação de infecção por coronavírus dos três pesquisadores ocorreu após a prefeitura exigir a testagem da equipe como forma de liberar o trabalho, que acabou suspenso. Kits apreendidos com os entrevistadores foram liberados no sábado. O último boletim divulgado pela prefeitura de Irecê apontava cinco casos confirmados de novo coronavírus. Outros 23 são monitorados e 5 são investigados.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 18 de Maio de 2020
Central

Resposta ao comentário do Vereador Suesdras na sessão da Câmara de Vereadores do dia 18/5/2020 sobre o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central 

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, vem, por meio desta, repudiar a fala do Vereador Suesdras na Câmara municipal de Central que fez críticas infelizes a essa instituição que sempre lutou pelo bem coletivo.

O vereador Suesdras que sempre tivemos um grande respeito, para nossa surpresa fez comentários infelizes contra este sindicato ao informar que estamos fazendo política buscando beneficiar somente um pré-candidato e que tem que abrir espaços para todos.

Muito nos surpreende essa fala do vereador Suesdras, pois, recentemente ele participou de reuniões conosco onde foi estabelecido os critérios de escolha do pré-candidato que seria apoiado por essa instituição sindical, inclusive muitos do grupo que ele apoia hoje, participou dessa reunião e assinou ata firmando esse compromisso e agora se faz de desentendido, será o que aconteceu com esse vereador?

Para os que ainda não sabem ou não se recordam, objetivando contribuir para que o município tenha eleito um prefeito que não seja financiado pelas grandes fortunas e objetivando ter um futuro governante municipal que tente mudar a cara deste município, pois, já cansamos de incorrer nos mesmos erros e eleger os mesmos grupos políticos que só fazem castigar nossa população é que foi posto em assembleia e aprovado pela categoria que os servidores do município de Central através desta entidade apoiariam um candidato que tivesse o compromisso de respeitar os direitos dos servidores e trouxessem melhorias para a população sem repetir os erros das gestões que já passaram até aqui.

Com a aprovação da categoria, levamos os nomes dos pré-candidatos que poderiam ter o apoio da categoria e pedimos que fossem sugeridos mais algum e após a aprovação por todos presentes em assembleia marcamos reunião com esses pré-candidatos e não só foi uma vez, foram inúmeras reuniões.

Só que após seguir os critérios que seria o escolhido o melhor da pesquisa os demais saíram do grupo, sendo que uns saíram antes da pesquisa e outro saiu após o resultado da pesquisa, entretanto, jamais criamos obstáculos para nenhum desses pré-candidatos e nem buscamos beneficiar qualquer pré-candidato que seja, apenas seguimos os critérios que foi aprovado por todos os pré-candidatos e representantes  de grupos políticos presentes nas reuniões, inclusive tais critérios foram assinados em ata por todos os presentes e pelo vereador Suesdras, porém, os que saíram  antes não esperaram a avaliação dos critérios estabelecidos até o final.

Então, até nos surpreende agora a informação que nos chega que três vereadores que acompanham o vereador Suesdras vêm criticando veementemente o sindicato por ter obedecido os critérios estabelecidos pela categoria e ter lançado apoio a pré-candidatura  do professor Renato, pois, os próprios participaram dos critérios estabelecidos para essa escolha. Vai entender a cabeça dos representantes políticos desta nação!

Vereador Suesdras, como já informamos anteriormente, temos muito respeito pelo senhor, por isso, como sempre já deixamos claro em nossas reuniões que nosso objetivo é somente buscar dias melhores para o município de Central então não é pelo fato de por razões particulares vocês não terem assumido o compromisso que foi firmado desde o início é que obrigado ficarmos com essas críticas desconstrutivas, pois, isso não vale a pena, até porque acreditamos que o seu objetivo é o mesmo que o nosso, qual seja, buscar dias melhores para o município de Central, ou já mudou de opinião?

Por isso Vereador Suesdras, caso o senhor tenha algum problema contra o Vereador Renato compete a vocês dois se resolverem, mas deixe a entidade sindical de fora dessa intriga caso haja entre vocês.

Por fim e por tudo o quanto exposto, denunciamos e repudiamos as críticas infelizes feitas pelo vereador Suesdras na Sessão do dia 18/05/2020 da Câmara Municipal de Vereadores de Central, contra a instituição sindicato que esta subscreve que apenas apoiou a pré-candidatura do Vereador Renato mediante critérios estabelecidos e aprovados pela assembleia e um desses critérios seria quem estivesse melhor nas pesquisas.

Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso de lutar pelos direitos dos servidores do nosso município e defender a sua imagem, ocupando as ruas, cobrando a responsabilidade de quem quer que seja ou denunciando a degradação dos direitos dos servidores sempre que julgarmos necessário. 

Central, 18 de maio de 2020.

Sindicato dos Servidores Públicos de Central

Fonte: Sindicato dos Servidores Públicos de Central



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 18 de Maio de 2020
Notícias

O Professor e Vereador Renato Pereira de Santana (Renato do Boi), vem, a público informar que preocupado com a situação do Município de Central, diante dos atrasos salariais do funcionalismo público e do descumprimento de ordens judiciais por parte do prefeito municipal deste município, cujas decisões determinaram o pagamento dos salários desses servidores até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, mas tais determinações não vêm sendo obedecidas, hoje protocolou requerimento de providências junto ao Poder Legislativo Municipal que não pode ficar inerte diante dessa grave situação.

O requerimento de providências protocolado hoje junto ao Poder Legislativo pelo vereador Renato do Boi, foi em decorrência do fato de que, diante dos descumprimentos de ordem judicial que determinou o pagamento dos vencimentos dos servidores públicos até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, somente em relação a três processos judiciais as multas diárias já somam o montante total executado pelos autores desses processos no valor de R$ 17.925.183,51 (dezessete milhões, novecentos e vinte e cinco mil e cento e oitenta e três reais e cinquenta e um centavos).

Dessa forma, o vereador Renato do Boi entende que o Poder Legislativo não pode ficar inerte esperando o município se afogar em dívidas trabalhistas por continuar castigando os servidores sem o pagamento pontual dos seus salários até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado conforme já determinou o Poder Judiciário.

As incidências das multas pelo descumprimento das ordens judiciais são altíssimas, inclusive existem processos que foram fixadas multas diárias de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por cada dia de atraso e mesmo assim o prefeito municipal vem descumprindo essas decisões, fato lamentável!

Assim, nesse pedido de providências foi requerido o seguinte:

a) Seja formulada representação, em nome dessa Câmara de Vereadores, para o Ilustre Promotor de Justiça desta Comarca para que instaure procedimento para investigação da ocorrência de ato de improbidade administrativa previsto no artigo 11, inciso II da Lei Nº 8.429/1992, nos termos demonstrados linhas atrás, bem como para que tome as medidas jurídicas que entender cabíveis objetivando proteger o patrimônio público;

b) Seja formulada representação, em nome dessa Câmara de Vereadores, para o Ilustre Procurador Geral de Justiça apurar a ocorrência de crime de responsabilidade previsto no artigo Art. 1º, inciso XIV, do Decreto-Lei 201/1967, em razão dos descumprimentos injustificados das ordens judiciais supracitadas.

c) Seja expedido ofício para que o prefeito municipal desta cidade disponibilize no prazo máximo de 03 (três) dias, extratos bancários de todas as contas bancárias do município desde o mês de janeiro de 2019 até a presente data.

d) Seja expedido ofício para que o prefeito municipal desta cidade disponibilize no prazo máximo de 03 (três) dias, folhas de pagamento dos servidores concursados do mês de janeiro de 2019 até a presente data.

e) Seja expedido ofício para que o prefeito municipal desta cidade disponibilize no prazo máximo de 03 (três) dias, folhas de pagamento dos funcionários contratados e cargos comissionados do mês de janeiro de 2019 até a presente data.

f) Seja advertido ao Gestor Municipal que a não entrega da documentação, ora solicitada, poderá ser instaurado Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, nos termos do artigo 5º do Decreto Lei nº 201/1967.”

Aguardaremos agora se os colegas vereadores aprovarão o pedido de providências apresentado pelo Vereador Renato do Boi objetivando que o Poder Legislativo não fique inerte diante do descaso que vem ocorrendo neste município de Central e caso fique inerte será tomada outras providencias para que o servidor não continue sendo castigado e o município arcando com ônus do desgoverno que está implantado neste município.

Ao tempo em que agradecemos a todos os munícipes de Central que vêm apoiando o professor Renato do Boi e lhe dando forças para continuar lutando pelo povo do nosso amado município.

Atenciosamente,

Professor e Vereador Renato do Boi

Fonte: Professor e Vereador Renato do Boi



Compartilhar no Whatsapp