O cantor Amado Batista pediu desculpas ao filho do ex-presidente Lula (PT) e empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, depois de ser alvo de uma queixa-crime por injúria. Os dois entraram em acordo nesta semana perante o Tribunal de Justiça de Pernambuco. As informações são da coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Em entrevista ao programa “Frente a Frente”, transmitido pela Rede Nordeste de Rádio no ano passado, Amado Batista disse que tanto Lula quanto seus filhos praticaram roubo durante os governos petistas.
O cantor também insinuou que um dos filhos de Lula seria latifundiário. “É só ir pro Pará, lá pro Mato Grosso, para vocês verem. Ao vivo e a cores”, afirmou.
Em sua retratação, o cantor pede desculpas a Lulinha por atribuir a ele “graves ofensas” e por suas afirmações equivocadas de que o empresário “teria enriquecido de forma ilícita”.
“Apesar de ter dito que Fábio Luís Lula da Silva seria latifundiário e dono de cabeças de gado no Mato Grosso e no Pará, reconheço que essa Informação chegou ao meu conhecimento a partir de meros boatos irresponsavelmente difundidos na sociedade”, afirma Amado Batista.
Fonte: Do site Bahia.Ba
Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Arquivo Portal Central Notícia
O corpo de um rapaz foi encontrado dentro de um carro na cidade de Irecê. O caso aconteceu na manhã dessa segunda-feira (20), na Avenida Tertuliano Cambuí, região central da cidade. A vítima foi identificada como Yago Moreira Dantas, conhecido por Raul.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava no local do carona e com sinais de disparo de arma de fogo.
“Expediu-se guia de local, guia de exame cadavérico, obteve imagens de câmeras do local e o motorista do veículo já foi identificado”, diz o release da Polícia Civil.
A autoria e motivação serão investigadas pela Polícia Civil de Irecê. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Começa nesta terça-feira (21) o prazo para inscrição na primeira etapa da segunda edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira deste ano – o Revalida 2022/2. O exame é voltado para profissionais graduados em instituições estrangeiras que querem ter o diploma reconhecido no Brasil.
As inscrições terminam no dia 27 deste mês, e o exame tem previsão de ser aplicado no dia 7 de agosto em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.
Clique aqui para acessar a Página do Participante.
Para participar da primeira etapa, o candidato tem que ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. A taxa de inscrição é de R$ 410, e o pagamento deve ser feito por meio de guia de recolhimento da união (GRU Cobrança) até 30 de junho em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
“A pessoa interessada em realizar o exame deve ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do documento, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016. Qualquer outro documento não substitui o diploma solicitado”, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda segundo o Inep, no momento da inscrição, o participante deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova, bem como anexar o diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira.
É também necessário informar o número de CPF e a data de nascimento. “Os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal do Brasil, não sendo aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita”, alerta o Inep.
Exame
Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida tem o objetivo de avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame é voltado àqueles que obtiveram diploma de graduação em medicina expedido no exterior.
O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, que inclui provas objetiva e discursiva.
As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Atendimento especial
O participante que precisar de atendimento especializado deverá, no período da inscrição, informar a condição, como: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.
Também é necessário anexar, no Sistema Revalida, documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especial. Para ser considerado válido, o documento deve informar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Além disso, o participante que pedir atendimento por motivo de cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo instituto poderá ser acompanhado por cão-guia e usar material próprio: máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. Os recursos serão vistoriados pelo aplicador, exceto o cão-guia.
Já o participante que conseguir atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar, na inscrição, o uso do aparelho auditivo ou implante coclear. Nesses casos, os aparelhos não serão vistoriados pelo aplicador.
No caso de quem solicitar atendimento para autismo e tiver o pedido confirmado pelo Inep, será permitido o uso de caneta transparente com tinta colorida para proceder as marcações, exclusivamente, em seu caderno de questões. O cartão-resposta deverá, obrigatoriamente, ser preenchido com caneta transparente de tinta preta.
Nome social
O pedido de tratamento pelo nome social também deve ser feito no momento da inscrição no Sistema Revalida pelo participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente por sua identidade de gênero (participante transexual ou travesti).
Para a solicitação, são necessários os seguintes documentos que comprovem a condição: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido, conforme previsto no edital.
Fonte: Informe Baiano
O pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto esteve neste sábado (18) em São Miguel das Matas, no Território do Vale do Jiquiriçá, onde acompanhou a entrega de tratores e a perfuração de poços artesianos.
Estas conquistas foram alcançadas através de uma reivindicação do pré-candidato, juntamente com o vice-prefeito, Gilson da Saúde, e com a vereadora Ane de Gilson, que foi prontamente atendida pelo governador Rui Costa.
Cafu parabenizou Gilson pelo excelente trabalho prestado em prol do município, e agradeceu a confiança, receptividade e carinho de São Miguel das Matas. Também registrou seu agradecimento a Rui Costa, por mais este benefício destinado à cidade e pelo compromisso que tem com o estado.
Em sua primeira disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Cafu Barreto vem deixando sua marca por onde passa, e já desponta como um importante aliado do povo baiano.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
O Miss Universo Bahia, sob nova coordenação de Juliana Alves, tem a honra de anunciar a indicação de Amanda Malaquias, 26, como representante do estado na etapa nacional do Miss Universo Brasil 2022. A representante é natural do município de Ibipeba, na Região de Irecê, mais precisamente do distrito de Lagoa Grande.
Atualmente integrante do balé do programa “Faustão na Band”, Amanda é formada em administração de empresas, pós-graduada em marketing e também atua como modelo. No mundo miss, possui vasta experiência em concursos. Fã dos certames de beleza, ela acumula títulos como Miss Bahia Juvenil, Miss Model Internacional e Miss Brasil Global.
Na versão Universo, Amanda já competiu como Miss Universo São Bernardo do Campo 2018, pelo estado de São Paulo, como também Miss Universo Lapão 2016 e Miss Universo Ibipeba 2021, pelo estado da Bahia.
Amanda é formada em administração de empresas, pós-graduada em marketing e também atua como modelo - Foto: Divulgação
Para escolha final da candidata, a nova equipe estadual se concentrou em três aspectos importantes: 1. Beleza; 2. Experiência; 3. Viabilidade. Foram analisados diversos perfis de ex-participantes de edições anteriores do concurso com os quais foram discutidos estratégias com foco na competição nacional.
A final do certame, que vai acontecer em São Paulo em data ainda não definida, será a última etapa de uma série de classificatórias feitas inicialmente de forma remota com as 27 indicadas de todo o Brasil.
Amanda foi uma das oito primeiras candidatas anunciadas no perfil oficial do Miss Universo Brasil, no Instagram, na noite desta sexta-feira (17). Confira a postagem: https://www.instagram.com/p/Ce7bLvLr8Q_/.
Para mais informações sobre o concurso, acesse o perfil oficial do Miss Universo Brasil no Instagram: @missuniverso.brasil.
Fonte: As informações são de assessoria
Boxeador de 16 anos veio com a família da Bahia para SP em 2016, se tornou campeão brasileiro e promete brilhar nas Olimpíadas de 2028
Kelvy Alecrim da Trindade, atual Campeão Brasileiro pela categoria que LUTA, é uma promessa para o esporte brasileiro no Boxe. Ele é do Povoado de Canoão de Presidente Dutra, na Bahia, mas atualmente reside em São Paulo.
A ex-agricultora e ex-capoeirista, Quédina Matos Alecrim, mãe do jovem, deixou em 2016 o pequeno povoado de Canoãozinho de Presidente Dutra, na Bahia, para tentar a vida em São Paulo. Junto com Kelvy, mais três filhos, o marido, uma irmã e sobrinhos, ela divide a casa estreita de três pavimentos localizada na comunidade do Moinho.
Iniciado na capoeira, pela mãe, desde os dois anos de vida, Kelvy calçou luvas de boxe pela primeira vez pouco tempo depois que pisou em terras paulistanas. A habilidade do garoto franzino no novo esporte impressionou seus professores logo nas primeiras aulas realizadas no campinho da favela.
Morador da comunidade do Moinho, no centro de São Paulo, o atleta Kelvy Alecrim, de 16 anos, começou a lutar boxe aos 11, depois de conhecer o projeto Boxe Autônomo, que levou aulas gratuitas para o bairro.
Mesmo sem conhecer muito o esporte, ele decidiu continuar com os treinos e pediu para a mãe deixá-lo participar do projeto. Kelvy é bicampeão paulista, e o atual campeão brasileiro na categoria dos 54 quilos.
O jovem tem sido visto como uma das promessas do esporte brasileiro e pode disputar as Olimpíadas de 2028.
O Profissão Repórter mostrou histórias de jovens e adultos que tiveram a vida transformada pelo esporte.
Fonte: Líder Notícias
O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações pela passagem do aniversário de seis cidades baianas. O parlamentar cumprimentou os munícipes de Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Lagoa Real, Ourolândia, São José da Vitória, que comemoraram 33 anos de emancipação política e administrativa, no último dia 13 de junho. Na mesma data, Xique-Xique celebrou 94 anos.
Nas moções, o deputado ressalta a importância das localidades. Ele também cumprimentou os munícipes pela data especial e histórica. “Parabéns para os municípios pelas riquezas culturais, pelas suas histórias de luta e relevância que têm para o nosso estado. Meus cumprimentos e votos de muita saúde, paz e prosperidade à população e muito progresso às cidades”, afirmou.
Na moção de Cabaceiras do Paraguaçu, o parlamentar relata a grande referência do poeta Castro Alves e de sua família para a origem da cidade. “Por volta de 1840, o tenente-coronel José Antônio da Silva, avô de Castro Alves, mandou construir uma fazenda na Freguesia de Muritiba, denominada Fazenda Cabaceiras, nas terras que rodeavam a casa. Em 1843, foi morar na fazenda o casal Dr. Antônio José Alves, doutor em medicina, e D. Clélia Brasília da Silva Castro, dona de casa. Em 1847 neste local, nasceu Antônio Frederico de Castro Alves, o Cecéu, como era chamado pela família e amigos do poeta. Ele era o segundo dos seis irmãos”, relatou.
Sobre Ourolândia, o deputado também enfatizou o surgimento do município, criado em 1989 e desmembrado de Jacobina. “A sua história decorreu da chegada de bandeirantes à procura de minas de ouro na região em princípio do século XVII. Era apenas um povoado pequeno, formado por numerosas famílias que logo começaram a plantar também o algodão, abrir pedreiras para extrair o mármore das pedras e por causa deles o município foi registrado inicialmente como Ouro Branco”, contou.
O parlamentar ressaltou a contribuição de Xique-Xique com a economia do império do Brasil, principalmente com a produção de ouro e pedras preciosas dos garimpos da serra do Assuruá. Xique-Xique completou 94 anos de emancipação política. A moção de Bonito lembra também como o município surgiu, a partir do desmembramento de Utinga. O deputado também registrou a origem de São José da Vitória. Ele deu destaque ao rio Una que abastece a cidade, assim como a cidade vizinha Buerarema. “A cidade tem como fonte de renda o comércio e a agricultura. Tem a represa como cartão-postal e pode-se dizer como ponto turístico”, citou.
Fonte: Agência ALBA
Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios acataram parcialmente, na sessão desta quarta-feira (15/06), representação apresentada pelo vereador Suesdras de Carvalho Dourado contra o ex-prefeito do município de Central, Renato Pereira de Santana, em razão de irregularidades que caracterizam nepotismo na administração, no exercício de 2021. O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, multou o ex-prefeito em R$1,5 mil e determinou que o mesmo regularize a situação das nomeações ilegais.
Na representação, o vereador relacionou como irregulares inúmeras nomeações de servidores por parte do prefeito. Em seu voto, o conselheiro Mário Negromonte destacou que a Súmula Vinculante nº 13, do STF, considera não apenas o vínculo familiar com a autoridade nomeante (neste caso, o atual prefeito de Central), mas também com parentes de servidores da mesma pessoa jurídica, investidos em cargo de direção, chefia ou assessoramento. “O que torna a nomeação indevida, portanto, não é o exercício da atividade, mas o vínculo parental preexistente”, concluiu o relator.
Com relação à nomeação de Reinilson Batista de Santana (sobrinho do prefeito) para o cargo de Secretário de Infraestrutura, o gestor comprovou a qualificação técnica do profissional para o exercício da função, razão porque a nomeação foi considerada regular. Já no caso de Francisca Pereira Santana (esposa do prefeito), nomeada Secretária do Desenvolvimento Social, a ausência de formação curricular e de outras provas que demonstrem a experiência profissional necessária à nomeação, gera o entendimento de que o vínculo familiar potencialmente desenvolveu papel significativo na nomeação, em afronta à Súmula Vinculante nº 13 do STF e, consequentemente, caracterizando a prática de nepotismo.
Para os servidores Everton Felipe Miranda Machado, Domingos da Silva Miranda, Mariana Cristina Pereira da Silva, Maurício Nunes dos Santos, Sheila Alves Dias e Nat Nuça Brito de Carvalho Machado, apesar do ex-gestor afirmar serem profissionais com vasta experiência no setor público e, para alguns, que existe diploma em nível superior, não há qualquer comprovação dessa qualificação técnica, o que também torna as nomeações irregulares.
Por fim, no que se refere a José Miranda de Souza, tio de vereador em exercício, disse o relator que, “apesar de não existir, de antemão, a comprovação ou caracterização da prática de nepotismo cruzado, apenas a possibilidade de favorecimento, de vinculação indevida entre os Poderes Legislativo e Executivo já pode agredir o senso moral comum, sendo passível de reprovação social e jurídica e podendo ofender os princípios constitucionais da razoabilidade e da moralidade”.
O Ministério Público de Contas, por intermédio do procurador Guilherme Costa Macedo, se manifestou pela procedência parcial da denúncia, com aplicação de multa, bem como o afastamento dos servidores nas situações narradas no Parecer que configuraram nepotismo. Recomendou, ainda, a representação ao Ministério Público Estadual.
Cabe recurso da decisão.
Fonte: TCM-BA
Barra - O Polo Agroindustrial e Bioenergético baiano é uma realidade. Prova disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é a evolução que já pode ser vista no Médio São Francisco da Bahia. O primeiro empreendimento sucroalcooleiro em implantação, a Fazenda Serpasa, do Grupo Paranhos, já tem 12 pivôs de 110 hectares (ha) em operação, uma área de 1,3 mil ha de cana de açúcar plantada e as obras da usina estão avançadas. A previsão é que a primeira moagem tenha 400 mil toneladas de cana e ocorra no segundo semestre de 2021. Também estão aceleradas a implantação da Fazenda Escola Modelo CEEP Águas, que vai capacitar mão de obra da região, e a construção da ponte que liga Barra à Xique-Xique.
“Nós queremos produzir açúcar e álcool, pois importamos 90% e 80% respectivamente de cada produto. Precisamos produzir e gerar emprego. No início de tudo, contratamos a Ridesa e a Universidade Federal de Alagoas e fizemos as primeiras experiências, que tiveram resultados excepcionais, na Fazenda Serpasa, com uma produtividade média esperada de 300 toneladas/ha. Costumo dizer que o Grupo Paranhos é o nosso ‘quebra-gelo’, acreditou no projeto e está avançando em concretizá-lo”, afirma o vice-governador João Leão, entusiasta do projeto.
Além dos Paranhos, explica Leão, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, a Bevap Bioenergia já assinou protocolo de intenções para instalar a segunda usina sucroalcooleira no Polo. “Visitei recentemente usinas de açúcar e etanol de Pernambuco e Alagoas, na semana passada, em busca de novos investidores. Queremos montar, no mínimo, 10 usinas sucroalcooleiras”, ressalta.
A previsão da SDE é que sejam instalados 15 empreendimentos agrícolas, pecuários e agroindustriais no Polo Agroindustrial e Bioenergético do São Francisco. Já estão em implantação também os projetos de grãos Barracatu e Canto da Salina e agropecuário Euroeste e Cativa Agroindustrial, todos em Barra.
O Grupo Paranhos, que está implantando a primeira usina do projeto, tem a perspectiva de gerar 1 mil empregos diretos e 3 mil indiretos, na primeira safra. Além de 300 empregos na indústria e 700 empregos no campo. Atualmente gera cerca de 500 empregos em todo o empreendimento. A Fazenda Serpasa tem uma área total de 8.310 ha, cultiva as canas do tipo RB 92579, VAT e RB931003 e pretende instalar ainda outros 48 pivôs. A usina terá capacidade instalada para moer 2 milhões de toneladas de cana e 300 mil litros de etanol por dia, além de produzir etanol hidratado e anidro.
Construção da usina na Fazenda Serpasa (Divulgação)
“Nós temos 12 pivôs com produção estimada de 400 mil toneladas para o primeiro ano e a ideia é chegar em terra própria até 50 pivôs. Estamos em processo árduo de implantação. Não é fácil implantar uma unidade industrial em uma área nova, mas estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento da cana, a perspectiva de mercado e tenho certeza que teremos sucesso nesta empreitada”, afirma Sérgio Paranhos, CEO do Grupo.
A gerente Agrícola da Fazenda Serpasa, Cristiane Cacique, explica que o grande diferencial da região é o solo fértil e a possibilidade de irrigação. “Nossa expectativa é atingir médias acima de 250 toneladas por hectare e extrair todo potencial genético que a variedade pode nos oferecer. Temos canas adultas e maduras, só esperando a indústria ficar pronta para a gente começar a rodar”, diz.
O agrônomo Nelson Meira, que atua na implantação da Fazenda Escola Modelo, em Barra, explica que foi concluído o plantio de 150 hectares de capim e que daqui 3 meses será feita a incorporação da matéria orgânica do capim, para então iniciar o plantio das diferentes culturas. “O objetivo da gente é fazer a reestruturação do solo. Daqui três meses, aproximadamente, vamos incorporar todo o material no solo para daí entrarmos com a cultura de interesse”, afirma.
O projeto, com área de 250 hectares, vai desenvolver técnicas agropecuárias irrigadas, de sequeiro, agroindustriais e servirá como suporte de formação, capacitação profissional e de experiência para o Polo Agroindustrial e Bioenergético.
Fonte: Ascom - SDE
Após Jair Bolsonaro (PL) garantir que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/21, que limita em até 17% a alíquota do ICMS, deve reduzir o litro da gasolina em R$ 2, e o do diesel, em R$ 1, o senador Jaques Wagner (PT) rebateu o presidente. Em contato com a imprensa, na manhã desta quarta-feira (15), o petista afirmou que o projeto é uma “demagogia para enganar o povo”.
“Não vai baixar gasolina nenhuma. Não tem tabelamento de preço no Brasil. O presidente da república precisa ter compostura e, em vez de ficar fazendo a Petrobras ter um lucro seis vezes superior as outras petroleiras do mundo, ele deveria fazer uma política que interessa a sociedade brasileira”, pontuou Wagner, ao questionar, em outro momento, como o presidente vai controlar os preços. “Quem garante que o cara do posto vai tirar? Ele vai deixar a fluxo de caixa! Ele (Bolsonaro) vai impor preço a posto de gasolina? a distribuidora?”.
O ex-governador da Bahia alertou os prefeitos sobre a redução do orçamento caso o projeto entre em vigor. “(Imagine) você que é governador ou prefeito, que está no meio do ano, com orçamento anual, no meio do caminho você perde R$ 3 bilhões, R$ 4 bilhões, ou R$ 5 bilhões (do orçamento)? Isso é uma irresponsabilidade muito grande. Do dinheiro do ICMS, 25% vai para os municípios”, disse.
Sem citar nomes, Wagner evitou comentar sobre o voto favorável de outros senadores. Otto Alencar (PSD) candidato a reeleição pela chapa petista na Bahia, foi um dos que apoiaram o projeto no Senado. “Outros senadores votaram talvez por fidelidade partidária. Não quero entrar nesse mérito, mas estou tranquilo em relação ao que fiz. Não vou embarcar na demagogia de presidente mentiroso, que na pandemia receitou remédio que não cura, não comprou vacina que cura e agora vem com esse papo furado”, concluiu.
Fonte: Do site Bahia.Ba
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...