Moraes Moreira, cantor e compositor baiano, morreu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do artista ao Portal Metro1. “Ele estava bem, ninguém sabe as causas”, informou um familiar do cantor. Conforme a assessoria do artista, ele morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.
Segundo Eduardo Moraes, irmão do cantor, o corpo de Moraes Moreira foi encontrado após a chegada da emprega doméstica no apartamento em que ele morava. O artista vivia sozinho, segundo o irmão. Ainda de acordo com a assessoria, as informações sobre o enterro não serão divulgadas para evitar aglomerações, recomendação de vários órgãos de saúde como prevenção à Covid-19.
Um dos mais importantes artistas da música brasileira, o autor de ‘Sintonia’ e ‘Pombo Correio’ morreu dormindo em sua casa na Gávea. Moraes Moreira deixa uma história de muitos sucessos e atuação importante também no Carnaval de Salvador, onde é considerado o primeiro cantor de trio-elétrico.
Nos últimos anos, Moraes Moreira se envolveu em shows de reunião dos Novos Baianos e também de trabalhos solo. O artista também se dedicou a trabalhos com o filho. No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Em março deste ano ele fez a última postagem no Instagram falando sobre a quarentena que o mundo vive por causa da Covid-19.
Perfil
Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu, no sul da Chapada Diamantina, onde nasceu. Na adolescência, ele aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, também na Bahia. Mudou-se para Salvador e lá conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’roll.
Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 a 1975. Juntamente com Luiz Galvão, foi compositor de quase todas as canções do grupo.
Fonte: Metro
Devido a forte chuva que ocorreu noite da última sexta-feira ,10, em Central, uma equipe de voluntários logo se colocou à disposição para arrecadar doações de alimentos e produtos de higiene pessoal.
Disputa a ajudar, os voluntários conseguiram mais que isso, móveis e outras doações domésticas foram surgindo. Inicialmente, o grupo foi formado por Gabriela Miranda e Andressa Queiroz. Depois disso, outros voluntários também se juntaram a equipe e ficaram à disposição para as entregas das doações que ocorreram nesse Domingo de Páscoa, 12, (Naiane Lisboa, Luiza Maciel, Raquel Cardoso, Layza Firmino e Micail Alencar).
Cerca de 25 famílias afetadas pela forte chuva foram beneficiadas pela a ação voluntária. "Agradecemos a todas as pessoas que doaram e que participaram do grupo Todos por Central”.
Fonte: Todos por Central
O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus chega a 673 no estado. Até o momento, 4.917 casos foram descartados e houve 21 mortes, sendo 11 do município de Salvador e dez no interior.
Lauro de Freitas tem dois mortos, Gongogi um, Itapetinga um, Utinga, na Chapada Diamantina, tem um e Adustina também com um. O município de Araci registrou um, Itagibá um, Uruçuca um e Ilhéus um. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12h deste Domingo de Páscoa (12). Ao todo, 146 pessoas estão recuperadas e 66 confirmados para Covid-19, encontram-se internadas, sendo 28 em UTI, o restante está em enfermaria.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Fonte: Sesab
Os corpos foram encontrados dentro do veículo – Foto: Montagem/CN
Três pessoas foram mortas a tiros na manhã deste domingo (12) no município de Cafarnaum, região de Irecê. Segundo a Polícia Civil, os três corpos estavam no interior de um veículo S10, de cor prata, estacionado no acostamento da BR-122, sentido Mulungu do Morro.
A caminhonete estava às margens da rodovia BA-122, em Cafarnaum
As vítimas, duas delas naturais de Itabuna, no sul do estado da Bahia, foram identificadas por Julierme do Carmo Coelho, 34 anos, Adiel Alves do Santos, 25 anos e a adolescente Samara Santos Souza, 16.
Ainda conforme a Polícia Civil, foi feito a preservação do local até a chegada de peritos do Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT), por volta das 09h20, que constataram que as vítimas foram alvejados na região da cabeça, exceto o motorista que foi atingido pelos disparos em várias parte do corpo.
De acordo com a perícia, dentro do veículo foram encontrados oito estojos de pistola ponto 40. A perícia apontou, ainda, que houve disparos de dentro para fora do veículo. No interior da caminhonete foram encontrados três celulares e uma carteira contendo cartões em nome de Julierme e uma quantidade não especificada em dinheiro.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Irecê – IML. A autoria e motivação para o triplo homicídio são desconhecidas.
O triplo assassinato está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP - da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Mais de 60 municípios baianos, onde o coronavírus (Covid-19) foi identificado, já receberam testes rápidos. Por determinação do Ministério da Saúde, os 31 mil testes rápidos adquiridos pelo Governo Federal serão voltados para os trabalhadores das áreas de Segurança Pública e Saúde, bem como para as pessoas que residam no mesmo domicílio dos profissionais e estejam com quadro gripal. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a Bahia solicitou a ampliação desse público-alvo, mas o acréscimo de outros grupos populacionais está subordinado à capacidade operacional de produção, aquisição e distribuição do Ministério da Saúde”, pontua o secretário.
Segundo o diretor de Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Cristiano Sóster, no caso dos trabalhadores de Segurança Pública, os testes serão utilizados apenas para se verificar se os profissionais estão curados e possam voltar ao trabalho. “A lógica que o Ministério da Saúde está utilizando é a de que o profissional da Segurança Pública vai ficar de quarentena e, 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, o teste será aplicado para sabermos se ele está curado ou não, a fim que de ele possa voltar à atividade sem contaminar ninguém”, explica o diretor.
A nota técnica nº 11/2020 disponibilizada pelo Ministério da Saúde, indica que o resultado é verificado após 15 minutos da realização do teste. Além disso, o teste deve ser realizado respeitando duas condições: em profissionais de saúde e segurança pública, eles devem ter o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal e mínimo de 72 horas assintomático; no caso das pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, ela deve possuir o mínimo de sete dias completos desde o início dos sintomas do quadro gripal.
Fonte: Secom-BA
Pesquisa do Instituto Paraná encomendada por Veja avaliou a relevância dos ex-presidentes brasileiros após eles terem ocupado mais alto posto da República. Aos 2.082 entrevistados, o órgão fez uma série de perguntas que abarca o grau de conhecimento sobre a gestão dos ex-mandatários, a avaliação do desempenho de cada um e a importância dada às opiniões que eles emitem. O resultado, é lógico, varia entre eles, mas uma constatação resume bem a situação de todos: a maioria da população não dá a menor atenção aos ex-presidentes.
O Brasil tem, hoje, seis ex-mandatários vivos. Nenhum, no entanto, consegue capitalizar uma boa avaliação ou ter uma marca muito positiva sobre seus mandatos.
Trinta anos após deixar o governo, José Sarney amarga o maior índice de desconhecimento: 82,4% disseram conhecer pouco ou nada sobre o período em que ele ocupou a Presidência – marcado, principalmente, pelo processo de redemocratização e pela construção da Constituição Federal de 1988, em vigor até hoje. O índice cai para 74,5% quando se trata do ex-presidente Fernando Collor, 70% quando avalia Fernando Henrique Cardoso, 35,3% no caso de Lula, 37,3% para Dilma Rousseff e 48,6% para Temer.
Considerando os resultados, poderia-se dizer que os ex-presidentes petistas se saíram melhor na pesquisa. Mas o fato de a população ter conhecimento sobre a gestão deles não é, necessariamente, positivo. Dos entrevistados, 36% não souberam dizer ou avaliam que não há nenhuma área de destaque da era Lula. Outros 24,1% ressaltaram a área social.
Mas, quanto ao pior desempenho do petista, a memória não se deixa falhar: quase 40% das pessoas ouvidas citam a corrupção como um retrato de sua gestão. Já para Dilma, 65,6% não souberam dizer ou avaliam que não há nenhuma área de destaque em seu período. O aumento da corrupção é lembrado por 30% dos avaliados.
O avanço da corrupção também foi lembrado na gestão de Temer, com menção entre 25,6% dos entrevistados, e de Fernando Collor, com a margem de 16,3%. Na era Sarney, a maior crítica trata-se da dificuldade do emedebista em conter o avanço da inflação.
Sobre FHC, 58% não souberam dizer ou avaliam que não há nenhuma área de destaque em seu período. Outros 10% mencionam a economia e 8,8% destacam o Plano Real entre os feitos positivos.
Na avaliação geral, 37,7% consideraram a administração de Lula ótima ou boa – o melhor índice alcançado. Na sequência estão FHC, com 30%, Dilma, com 22%, Sarney, com 14,9%, Temer, com 10,3%, e Collor, com 9,4%.
A variação nos números diminuiu quando os entrevistados foram questionados sobre a importância que eles dão quantos às entrevistas ou pronunciamentos feitos pelos ex-presidentes. A irrelevância atinge a todos: 85,1% afirmaram dar pouca ou nenhuma importância às falas de Sarney. Para Collor, o índice é de 89,2%. FHC fica com 81,2%, Lula com 71,2%, Dilma com 81,4% e Temer com 90,3%.
Fonte: Revista Veja
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: Reprodução / CN O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: reprodução A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segur...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...