Equipes apostos no local na tentativa de localização do homem desaparecido- Foto: Central Notícia
Prepostos do Corpo de Bombeiros, Marinha estão em Barra desde a manhã deste domingo (05), no sentido de localizar Jardel Barbosa de Lima, 32 anos, que desapareceu no Rio São Francisco, na manhã de sábado (04), depois que o caminhão caçamba em que ele estava cair de cima de uma balsa, durante a travessia entre os municípios de Barra e Xique-Xique.
Na manhã desta segunda-feira (06), Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo, conversou mais uma vez com a reportagem do Central Notícia. “ Aqui já veio bombeiros, prepostos da Marinha, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, mas até o momento não conseguiram localizar meu primo. Daqui a pouco, outra equipe do Corpo de Bombeiros está vindo de Salvador para intensificar as buscas”, disse.
O caminhão, que estava com a caçamba vazia tinha como destino a cidade de Irecê. O veículo continua submerso nas águas do rio São Francisco, segundo informou Andrews.
Matéria relacionada:
Caminhão caçamba cai de balsa e motorista desaparece no Rio São Francisco, em Barra
Fonte: Central Notícia
Foto: Reprodução/ site A1 News
Na tarde deste domingo (06), por volta das 14h, um rapaz identificado por Maycon Lima Soares, 17 anos, foi morto com golpes de faca em Xique-Xique, no Vale do São Francisco.
Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Barão do Rio Branco, área central da cidade. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê.
A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Central Notícia
Aglomeração do lado de fora do Banco do Brasil em Central
Na manhã desta segunda-feira (06), mesmo com recomendação de quarentena por parte do Ministério da Saúde para conter o avanço da pandemia de covid-19, idosos têm se aglomerado nos bancos em busca de atendimento na cidade de Central, região de Irecê.
É comum a existência de filas em todo final/início de mês, quando são realizados pagamentos de aposentados. As longas filas nos bancos, principalmente do lado de fora, quando se tem pouco controle da distância entre as pessoas, virou alvo de preocupação. “ Não adianta falar, pois o pessoal não respeita a distância”, disse Antônio Carlos da Silva, vigilante que presta serviço ao posto de atendimento do Banco do Brasil em Central.
Até este domingo, a Bahia registrava 401 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo que 1914 casos foram descartados e houve nove óbitos, sete notificados em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga.
Para evitar aglomerações, os bancos, por recomendação da Febraban, entidade que os representa nacionalmente, estão com horários especiais de atendimento: das 9h às 10h, a preferência é para os idosos, e das 10h às 14h o público em geral.
Fonte: Central Notícia
Os cuidados são fundamentais para evitar contágio - Foto: Divulgação
As feiras livres e os mercados municipais funcionam como verdadeiros supermercados dos municípios, e seguem em atividade na maior parte da Bahia, pois a produção e a comercialização de alimentos estão entre as atividades essenciais previstas para este período de pandemia do coronavírus (Covid-19).
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem apoiando os agricultores e agricultoras familiares para continuarem produzindo e comercializando os alimentos nas feiras e mercados com os cuidados necessários para evitar contaminação pelo vírus.
Dentre as ações que já vinham sendo executadas para beneficiar esse setor, estão a reestruturação de feiras livres, com entregas de barracas padronizadas e a construção, ampliação ou requalificação de mercados municipais. Agora, devem seguir funcionando, especialmente onde não há casos confirmados do novo coronavírus, observando os decretos municipais para este período de pandemia e cumprindo as recomendações de higiene e o distanciamento mínimo entre pessoas e barracas.
Para esclarecer dúvidas e orientar agricultoras e agricultores familiares e consumidores em geral, com informações que incluem o que é a pandemia, os grupos de risco, principais sintomas e formas de transmissão, além dos cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da produção e comercialização da produção, a SDR está disponibilizando um Guia Básico, voltado para a Agricultura Familiar contra o coronavírus.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que quem produz os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são os agricultores familiares, assentados e assentadas da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas: “Essa é a turma que produz o feijão, as verduras, as hortaliças, a mandioca e a farinha, entre outros alimentos. Nesse momento de enfrentamento da Covid-19, esse alimento de qualidade tem que chegar à nossa mesa e o instrumento mais utilizado por eles são as feiras livres. Só que agora, obedecendo a alguns critérios, orientações sanitárias e evitando aglomerações. A agricultura familiar precisa continuar produzindo e fazendo com que esse alimento chegue à população e as feiras são esse instrumento para isso acontecer”.
Entre os cuidados para a realização da feira livre estão o de posicionar a barraca na feira de forma a evitar aglomeração, a uma distância mínima de três metros da barraca vizinha, usar máscaras e luvas e disponibilizar álcool em gel 70% nas barracas. Não poderão participar da feira, tanto feirantes quanto consumidores, pessoas acima de 60 anos e/ou com doenças crônicas (diabetes, respiratórias e do coração), ou que estiverem com sintomas do coronavírus. As feiras livres podem ser realizadas, a depender das determinações de cada Prefeitura Municipal, por isso, é necessário buscar essas informações locais junto às prefeituras.
A Feira da Agricultura Familiar do município de Ribeira do Pombal, por exemplo, mudou o local da feira, durante o período de pandemia e passou a ser realizada na quadra de esportes do colégio municipal Evência Brito, às quintas-feiras. No entanto, de acordo com o presidente da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Ícaro Rennê, que integra a equipe responsável pela realização da feira, a partir da semana que vem, a feira volta a funcionar às quartas-feiras, na quadra do colégio, às 14h.
Ícaro informou que os agricultores que se enquadram no grupo de risco não estão trabalhando e ficam em isolamento social, e a mudança de local aconteceu para facilitar e melhorar as questões de higiene: “Estamos organizando o fluxo de pessoas e cada barraca atende uma pessoa por vez e está distante uma da outra. No local também temos onde lavar as mãos. Estamos tomando todos os cuidados para que não haja riscos nem para os clientes e nem para nossos agricultores”.
Fonte: Secom-BA
Prezados clientes,
Comunicamos que por recomendações das autoridades saúde, frente a pandemia COVID-19, as lojas Móveis Potiguar – em Central e João Dourado -, se manterão fechadas por tempo indeterminado. Tal ação visa preservar a saúde e bem-estar de todos.
Para os clientes que não querem deixar os seus boletos em atraso, podem realizar depósitos online ou entregar em mãos assim que retornamos daremos baixas no sistema.
Agência: 0548-7
C/c: 110.286-8
Nome: Eliedson Dantas
Banco do Brasil
Equipe Potigaur
Agradece a compreensão!
#fiqueemcasa
Fonte: Móveis Potiguar - Direção
Caminhão caiu de balsa dentro do Rio São Francisco em Barra- Foto: Central Notícia
Um motorista identificado por Jardel Barbosa de Lima, 32 anos, desapareceu no Rio São Francisco, na manhã deste sábado (04), por volta das 11h, depois que o caminhão caçamba em que ele estava caiu de cima de uma balsa, durante a travessia entre os municípios de Barra e Xique-Xique.
Ao Central Notícia, Andrews Barbosa, primo do condutor do veículo, disse que o caminhão já foi localizado a cerca de 15 metros de profundidade. “ A Marinha já está no local. Estamos no aguardo do Corpo de Bombeiros que deverá estar chegando daqui a 30 minutos”.
Jardel estava vindo de Ibotirama na companhia de outra pessoa, que conseguiu sobreviver. O motorista é natural de Jussara, mas reside em Irecê. Ainda segundo Andrews, não dá para saber se Jardel ainda está dentro da cabine do caminhão ou foi arremessado para dentro do rio.
As buscas pelo homem desaparecido devem ser retomadas ainda na manhã deste domingo (05), assim que o Corpo de Bombeiros chegar ao local.
Fonte: Central Notícia
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: Reprodução / CN O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura d...
Foto: reprodução/CML Uma aposta da cidade de Lapão faturou R$ 61.922,77 ...
Foto: reprodução A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segur...
Foto: Central Notícia O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Xi...