Um homem de identidade não revelada morreu em confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Chapada), em Ipupiara, cidade que faz parte do Território de Irecê. O caso ocorreu na terça-feira (12).
Segundo informações, quando a guarnição chegou ao local, o homem reagiu com disparos de arma de fogo.
Após troca de tiros, o suspeito foi alvejado e, depois, socorrido para Hospital Guilhermino Pereira Machado, em Ipupiara, mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte: Da Redação
Depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) chamar Jerônimo Rodrigues de o "pior secretário de Educação do Brasil", o ex-secretário e pré-candidato do PT ao governo da Bahia rebateu as críticas do adversário político.
Em entrevista nesta quinta-feira (14), na Rádio Metropole, o petista ironizou e disse que "felizmente" não foi elogiado pelo presidente da República. "O pessoal me perguntando: 'presidente falou de você ontem'. Então, o presidente já me conhece? Felizmente, ele não teceu elogios a mim. Quando ele tece elogios a mim pode ficar parecendo que a gente se confunde com as pessoas", declarou Jerônimo.
O ex-secretário de Educação ressaltou ainda que o governo da Bahia não tem recebido recursos federais, além dos que são obrigatórios por leis.
"Eu fiquei três ano na Educação, uma pasta importantíssima. Nós sabemos que muda a vida de todo mundo. Quem passa pela Educação tem a chance mudar a vida das pessoas. Nós não tivemos um centavo a mais do governo federal. Não teve um programa novo. Nós sofremos muito. Tudo que estamos fazendo na educação: R$ 3,5 bilhões em infraestrutura, R$ 4 bilhões em pagamento de salário, custeio, formação de professores, é recurso do governo do estado", disse.
Jerônimo declarou também que Bolsonaro "esqueceu" de "ler e olhar" o relatório de 2019 do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Segundo ele, os dados do instituto apontam que a Bahia "cresceu 25% nos indicadores, ele esqueceu de olhar isso. Foi o estado que mais cresceu nos indicadores".
Crítica
Em entrevista à TV Aratu, Bolsonaro disse que Jerônimo é o "pior secretário de Educação do Brasil".
"Pelo que me consta, o candidato do PT é o atual secretário de Educação. E a Educação na Bahia é a pior do Brasil. É isso que (o PT) tá apresentando para a sucessão para o governo do estado. O pior secretário de educação do Brasil", disse ele.
O presidente fez questão de elogiar o ex-ministro da Cidadania e deputado federal João Roma, que é pré-candidato a governador pelo PL.
"Tenho a convicção de que ele fará um bom trabalho, caso venha se eleger govenador. Mas ele já é um herói para mim por estar enfrentando a velha política da Bahia. Ele é uma nova esperança, sangue novo. Tem uma competência enorme".
Fonte: Metro 1
Em pesquisa realizada pelo Instituto Séculos Análises e Pesquisas divulgada hoje (13), 82,16% dos eleitores de Morro do Chapéu aprovam a gestão da prefeita Juliana Araújo. A pesquisa foi feita sob encomenda do site Bahia Notícias. Já 14,58% dos entrevistados desaprovam a gestão e 3,26% das pessoas não opinaram.
A forma como Juliana administra o município foi avaliada por 48,18% das pessoas como boa, 26,69% como ótima, 15,36% como regular, 5,21% como ruim, 3,26% como péssima e 1,30% não opinaram.
Também foi avaliada a saúde pública municipal. E 13,54% das pessoas acham ótima, 52,47% boa, 20,18% regular, 9,11% ruim, 3,91% péssima e 0,78% não opinou.
Já com relação à iluminação pública do município, a atuação da prefeita foi avaliada como ótima por 14,32% das pessoas, 61,85% avaliou como boa, 13,02% regular, 7,81% ruim, 1,69% péssimo e 1,30% não opinou.
A pesquisa também abordou a área de assistência social no município e o suporte às pessoas mais carentes. E 9,77% avaliaram como ótima, 60,55% como boa, 14,97% regular, 9,77% ruim, 3,91% como péssima e 1,04% não opinou.
O levantamento entrevistou 768 pessoas, entre os dias 6 e 7 de abril de 2022. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: Bahia Notícias
O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, o Reinaldinho (MDB), acusou nessa terça-feira (12) o governo do estado de perseguição a gestores municipais que não são aliados à administração estadual. A declaração ocorreu após o governador Rui Costa (PT) realizar evento em Salvador para entregar máquinas e equipamentos agrícolas e a assinar convênios para obras e investimentos.
“Cuida de gente como se persegue os municípios cujos prefeitos não são seus aliados políticos? Isso é um absurdo. Nunca se teve tanta perseguição na Bahia. É uma falta de respeito com o povo da Bahia. Esse governo não desce do palanque, e isso tem prejudicado as pessoas que mais precisam”, disse Reinaldinho.
O prefeito tem se queixado recorrentemente de nunca ter sido chamado para conversar pelo governo do estado. Além disso, reclama que Xique-Xique carece de investimentos do governo. Reinaldinho diz ainda que, por outro lado, a prefeitura tem dado apoio a ações que seriam de responsabilidade do governo, a exemplo de ajuda em custos das forças de segurança.
“O governo persegue aqueles que não são seus aliados. Isso é coisa de político ruim, coisa da má política, que faz mal para a população. Isso não é nem um pouco democrático nem republicano. Esse governo do PT é o maior absurdo que já aconteceu na Bahia”, criticou.
Fonte: Informe Baiano
De acordo com prefeito Elmo Vaz, cidade é celeiro de talentos e se tornou referência na prestação de serviços.
Irecê, mais uma vez, ganhou destaque na imprensa baiana pela força do seu comércio e por ser uma ótima opção para investimentos nos negócios. A cidade aparece entre os 10 principais municípios do interior com grande potencial comercial. Para a consultora técnica do Sebrae, Taiane Jambeiro, um dos aspectos que coloca a região interiorana nessa posição, é o fator da demanda e oferta. Enquanto na capital, a cartilha de serviços ofertados pelos negócios que atuam no centro urbano é vasta e consegue atender grande parte da procura, no interior, há maior possibilidade de surgirem novas demandas.
Foi no que Edesio de Souza, de 56 anos, decidiu apostar ao abrir uma loja de autopeças em Irecê, um dos municípios que faz parte da lista de cidades do interior favoráveis para investimentos. Ele escolheu o local porque, antes de abrir o negócio, era representante comercial de uma distribuidora de autopeças e já tinha conhecimento da prosperidade do setor na região. “Sou representante desse segmento desde 2000 e tenho a loja de autopeças desde 2018. Esse é um bom ramo na região. O veículo hoje, é na maioria das vezes, uma necessidade e a demanda por peças para reparos é muito grande”, conta o empresário.
O prefeito Elmo Vaz comemorou a notícia e destacou a força do povo ireceense para empreender e criar novas alternativas diante da crise provocada pela pandemia. “Irecê é um celeiro de grandes talentos e se destaca a cada dia por ser referência na prestação de serviços tanto no setor comercial, quanto nas áreas de Saúde e Educação”, pontuou o gestor.
A lista, que inclui as melhores cidades do interior para investir, foi elaborada pelo Correio* com base nos dados levantados pela ferramenta Radar do Sebrae. Confira a relação completa:
Irecê
Feira de Santana
Vitória da Conquista
Lençóis
Luís Eduardo Magalhães
Teixeira de Freitas
Ilhéus
Juazeiro
Santo Antônio de Jesus
Senhor do Bonfim
Fonte: As informações são de assessoria
Empenho, dedicação e trabalho de excelência. Essa vem sendo a fórmula de sucesso utilizada pela equipe do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, para aumentar o atendimento à população de municípios da Chapada Diamantina. Somente nos primeiros três meses de 2022, a unidade administrada pela Fundação Fabamed registrou números recordes de atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.
Ao todo, no período entre janeiro e março foram feitos mais de 8 mil exames entre ambulatoriais e de imagem, além de 758 cirurgias entre ortopédicas e gerais. Destas, 227 foram ortopédicas e 531 destinadas a pacientes que necessitavam de outros tipos de atendimentos cirúrgicos. Inaugurado em 2017 e referência para 11 cidades da região, o HRC oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.
Diretor médico da unidade, Everson Matt destaca que o hospital também realiza procedimentos eletivos e atende pacientes cadastrados no sistema Lista Única do Governo do Estado. "Nós temos um serviço de urgência e emergência onde dispomos de cirurgião-geral, anestesista e ortopedista dando suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Associado a esse serviço, temos o ambulatorial, onde realizamos a triagem e as cirurgias eletivas. Seguimos aumentando o número de cirurgias realizadas a cada dia para zerar a lista de pacientes que estavam aguardando em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19", explica.
Unidade de referência
O HRC conta com 110 leitos, sendo 30 UTIs divididas entre geral (20) e Covid-19 (10). A unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
Fonte: As informações são de assessoria
O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, sofreu ato de vandalismo na noite da última sexta-feira (1º), no canteiro próximo à entrada da rodoviária, e a gestora Juliana Araújo (PL) identificou a autoria na segunda-feira (4).
Conforme a prefeita, dois caqueiros do local foram derrubados e o local foi vandalizado. Após análise de câmeras, a gestão descobriu a autoria do ocorrido e reforçou a necessidade de conservação do patrimônio público.
Juliana, por meio do vídeo, informou que uma empresa de energia eólica, ‘Superpesa’, foi responsável pelo vandalismo. Nas redes sociais, ela explicou que um caminhão da empresa passou pelo local, ocasionando o prejuízo, visto que o município não suporta caminhão de grande porte. A gestão reforçou que todos os procedimentos cabíveis serão tomados.
Fonte: Jornal da Chapada
O pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto, esteve em Irecê na manhã desta quinta-feira (07), e foi recebido pelo prefeito Elmo Vaz e seu pai, o senhor Joel, juntamente com o vereador, Kel de Valdereis, a ex-vereadora, Valdereis, e amigos, para um bate-papo bem produtivo.
Na oportunidade, estiveram em pauta projetos e ideias que visam melhorias para a Bahia, em especial Irecê.
Cafu agradeceu ao prefeito pela recepção, e reforçou a importância de contar com o apoio de pessoas que queiram o bem da Bahia.
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Imagens de uma mulher agredindo o próprio filho com chutes viralizaram nas redes sociais. O caso aconteceu no povoado de Nova Iguira, pertencente ao município de Xique-Xique, no norte da Bahia, no último domingo (3). A vítima das agressões era um bebê de 10 meses.
Nas imagens, a mulher aparece descontrolada e pessoas que estavam no imóvel tentam frear as agressões.
O Conselho Tutelar do município informou ter tomado conhecimento do caso e informou à polícia. Equipes do órgão visitaram o imóvel da família e levaram a mulher à delegacia para prestar depoimento.
Um inquérito também foi aberto pela Polícia Civil. A mulher deve responder pelo crime de maus tratos.
O bebê foi examinado e nenhuma lesão foi constatada. Ainda assim, o menino foi levado para uma instituição, onde está abrigado até uma decisão do Conselho Tutelar.
Fonte: Metro 1
Candidato pode utilizar notas dos anos de 2016 a 2021
A Faculdade Ages de Irecê, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima, abriu seleção para ingresso no curso de Medicina por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições para concorrer às 02 vagas remanescentes acontecem até o dia 05 de abril, pelo site.
Para efetivar a inscrição, o candidato deverá indicar, no formulário, o ano e o número de inscrição do Enem. Só serão consideradas as notas dos anos de 2016 a 2021. A listagem dos candidatos com inscrição confirmada será publicada pela internet no dia 06/04.
Outras informações podem ser conferidas no Edital que está disponível no site da instituição. O campus de Irecê está localizado na Rua Dr. Ângelo Dourado, nº 27 - Prédio Anexo: Praça Góes Galmon, nº 33.
A INSPIRALI
O curso de Medicina da Ages está sob a gestão da Inspirali, vertical da saúde do Ecossistema Ânima que atua nas escolas médicas em todas as unidades do país, oferecendo educação de alta qualidade e recursos tecnológicos de ponta para a formação médica em tempos de transformação digital. É uma organização focada na educação desde a graduação até o aperfeiçoamento profissional em todos os estágios da carreira médica.
Fonte: Ascom - Faculdade AGES
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...