Dois homens foram pesos por uma guarnição da Polícia Militar por posse ilegal de arma na noite desta segunda-feira (31) em Morro do Chapéu. Eles foram flagrados com um revolver e munições. A dupla estava em um Renault KWID de placa QWV-3C14, por volta das 21h30 – na Rua Santa Terezinha – bairro Pedra Grande – região periférica da cidade.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da 4ª Companhia/PM em Morro do Chapéu – pertencente ao 7º BPM/Irecê – foi acionada após relatos de que dois suspeitos em um carro branco estariam armados.
Ao perceber a chegada da polícia, a dupla tentou fugir, mas foi abordada pelos militares. Durante a revista, foi encontrado escondido embaixo do banco do veículo um revólver calibre 32, municiado.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia Territorial de Morro do Chapéu para as medidas cabíveis. O veículo e a arma foram apreendidos.
Fonte: Caraíbas FM
Pensando no desenvolvimento de negócios na área de alimentos e a nova rotulagem nutricional, que já entrou em vigor, será realizada mais uma oficina nesta quinta-feira (03).
A ação acontece no Espaço Colaborar, promovida pela Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.
O público contará com a participação da palestrante e engenheira de Alimentos, Jéssica Jenifer; e as inscrições são limitadas e gratuitas.
Fonte: Ascom - UPB
Foto: Reprodução/ redes sociais
Uma bebê identificada por Laura Nascimento Novais, de 1 ano e 4 meses morreu afogada na piscina do sítio da família no município de Cafarnaum, região de Irecê.
Segundo a ocorrência, a menina teria se afastado da família que, em poucos minutos foi procurá-la, quando já encontrou a bebê submersa na piscina. Ela foi socorrida, mas não resistiu.
O corpo foi removido para o Instituto Médico (IML) de Irecê, onde foi examinado na manhã desta terça-feira (01).
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Da Redação
Para ajudar a revitalizar as principais bacias hidrográficas brasileiras, o Projeto Agroflorestando Bacias para Conservar Águas foi escolhido pela MRV, empresa do Grupo MRV&CO, para receber R$ 1,6 milhão em investimentos. A iniciativa, idealizada pela Organização Humana Brasil, busca implementar 60 sistemas agroflorestais em duas comunidades quilombolas do município baiano de Muquém do São Francisco, localizado a 711km de Salvador.
O projeto foi pensado para promover ações de educação ambiental à população das comunidades, garantindo segurança hídrica a população mais vulnerável, ensinando o conservacionismo do solo e da água, trazendo como tema a importância do rio e do seu ecossistema para a qualidade de vida das famílias ribeirinhas.
Ao longo dos primeiros 9 meses do projeto, as 60 famílias quilombolas e ribeirinhas de agricultores foram alcançadas por 5 cursos de qualificação para uso ecologicamente correto dos recursos naturais, com metodologias participativas. Na oportunidade, a população foi incentivada a trocar as tradicionais práticas de monocultivo por uma técnica de cultivo agroecológica, por meio de sistema agroflorestal, com variedade de cultivo para a produção de alimentos orgânicos e mais nutritivos.
Como funciona
Uma das formações ensinou aos ribeirinhos técnicas de limpeza dos rios e reflorestamento de espécies nativas para a manutenção do ecossistema local. Ainda nesse primeiro momento, as famílias fizeram um intercâmbio para conhecer outras comunidades com o sistema já implantado e começaram a plantação de uma horta comunitária.
Em um segundo momento, as famílias do Muquém receberam um Sistema de Irrigação para contornar a falta de água na região; um aprisco com 5 animais para a produção de leite e queijos e aumento da renda familiar; e a plantação de florestas na região.
Segundo o Diretor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, Raphael Lafeta, os objetivos do projeto vão ao encontro do propósito da MRV de ‘construir sonhos que transformam o mundo’. “Com esse propósito, buscamos ir além dos muros dos nossos empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento positivo da população das regiões onde atuamos”, fala.
O executivo ressalta que a empresa é a única construtora brasileira que, há seis anos consecutivos, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, além disso, é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, que tem por objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG tendo como base os ODS.
Fonte: Com informações de assessoria.
É com grande tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Ivanilda Maria de Sousa, aos 78 anos no município de Irecê. Dona Vani, como era carinhosamente conhecida, é avó da servidora Alba Soene de Sousa, diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras.
Dona Vani residiu em Barreiras, mas nos últimos anos, retornou à Irecê para ficar ao lado das filhas, deixando um laço forte de amor, cuidado e proteção materna. Sua vida foi sempre dedicada à família, ajudando cuidar dos netos e bisnetos, levando a palavra de respeito, educação e laço fraterno. Ela deixa enlutados os filhos Maria, Ivaneide, Edivani, Ivanice, Joaquim, Carlos, Odaelson e Elivanir, os 19 netos, 16 bisnetos, familiares e amigos.
Neste momento de dor e consternação, rogamos a Deus conforto a todos e nos unimos aos servidores da Secretaria de Educação, colegas de Alba Soene e familiares de dona Ivanilda Maria de Souza, pedindo forças para superar essa irreparável perda.
Barreiras, 28 de outubro de 2022
Zito Barbosa
Prefeito de Barreiras
Fonte: Com informações de assessoria.
A Prefeitura de Uibaí realizou em todas Unidades de Saúde do município uma série de apresentações sobre os cuidados para prevenção do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo.
Durante todo mês, em alusão ao Outubro Rosa, foram realizadas palestras e atividades com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenir a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 66.280 novos casos para 2022 em todo País.
Fonte: Com informações de assessoria.
Com a Bahia possuindo o maior número de imóveis rurais cadastrados no sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) (veja aqui), das 10 cidades baianas com maior área registrada, sete delas estão na região oeste do estado.
Entre as cidades que estão com a maior área registrada estão: Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Jaborandi, Cocos, Barreiras e Riachão das Neves. No top 10 ainda constam os municípios de Pilão Arcado, Sento Sé e Barra. Os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgados após pedido da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas.
Entre as cidades com menor número de área dos imóveis rurais registrados estão Itaparica, Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Muritiba, Governador Mangabeira, Vera Cruz, Conceição do Jacuípe, Simões Filho e Saubara.
Especialistas afirmam que o Cadastro Ambiental Rural, CAR, criado com o Código Florestal de 2012, precisa ser melhor acompanhado já que grileiros têm aproveitado a opção de autodeclaração da posse das terras para fraudes
Em maio, em audiência na Comissão de Meio Ambiente no Senado Federal, o vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, João Paulo Capobianco, disse que são 6 milhões e 500 mil cadastros, mas poucos referendados pelo poder público.
"Quando nós olhamos quanto desses cadastros foram analisados na sua regularidade? Pelos órgãos públicos? Apenas 26.631 imóveis foram analisados. Isso representa 0,43%. Ou seja, menos de 0,5% dos cadastros incluídos no CAR em dez anos foram validados pelos órgãos públicos", indicou.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pelo Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012, e pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais.
A finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Fonte: Bahia Notícias
Perícia realizada na segunda-feira (24) pela Polícia Federal aponta indícios de que o bolsonarista Roberto Jefferson (PTB) premeditou a reação violenta contra o delegado e agentes que foram à sua casa no último domingo (23) cumprir uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
A suspeita é a de que o ex-deputado e aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) montou o cenário após sua filha ter, na sexta (21), divulgado nas redes sociais vídeo em que ele xinga Cármen Lúcia, ministra do STF, associando-a a termos como “prostitutas”, “arrombadas” e “vagabundas”.
O laudo da perícia deve ficar pronto nos próximos dias. A PF ainda tenta identificar se Jefferson fez o vídeo de propósito para provocar sua prisão ou se a premeditação ocorreu após a repercussão.
Entre os elementos encontrados está um tripé para gravação de imagens e fita adesiva utilizada nas granadas. A perícia também encontrou marcas de 60 tiros de fuzil. Em depoimento, o político citou mais de 50, além de três granadas.
Cumprindo prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, o ex-deputado voltou a ser preso na noite deste domingo (23) após disparar tiros e atirar granadas contra policiais federais que foram à sua casa, em Levy Gasparian (RJ), cumprir ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ele feriu dois policiais e foi indiciado sob suspeita de quatro tentativas de homicídio contra policiais.
A decisão de prisão foi dada porque o ex-deputado descumpriu medidas impostas pelo STF em uma ação penal em que ele é réu por sob acusação de calúnia, incitação ao crime de dano contra patrimônio público e homofobia. Ele estava proibido de dar entrevistas, receber visitar e usar redes sociais.
Em um primeiro momento, o presidente Jair Bolsonaro criticou tanto a reação de Jefferson como as decisões do STF. Horas depois, após a repercussão do caso, passou a chamar ok aliado de “bandido” e prestou solidariedade aos policiais feridos.
Fonte: Folhapress
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) realizou assembleias nessa segunda-feira (24) e no último sábado (22) com os funcionários das obras dos parques eólicos São Vítor e Assuruá, nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro. Mais de 800 operários estão envolvidos nessas construções.
Nos encontros, o presidente do sindicato, Irailson Warneaux, o Gazo, e demais dirigentes vão apresentar os resultados das negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), entre eles a reivindicação de obter a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). Durante a assembleia, também será discutida a conjuntura política e econômica do país neste final de ano, além de iniciar o debate sobre a pauta da Campanha Salarial 2023.
Irailson Gazo tem se dedicado nesta semana a realizar assembleias por todo o estado com trabalhadores da indústria pesada. Na última quarta-feira (19), ele esteve em Juazeiro, onde se reuniu com funcionários que estão construindo o complexo solar Futura I. Na quinta e sexta-feira (20 e 21), ele se reuniu com operários de parques eólicos em Umburanas e em Ourolândia. Até o final deste mês, serão 10 cidades. Após Xique-Xique, ele visitará Seabra, Boninal e Novo Horizonte.
O complexo Ventos de São Vítor, em Xique-Xique, é a primeira obra da empresa Essentia Energia na Bahia. As obras do parque eólico começaram em março do ano passado, mobilizam atualmente 150 operários ligados ao Sintepav-BA e possuem investimento de R$ 2,3 bilhões. A previsão é de que as turbinas entrem em operação total a partir do primeiro trimestre de 2023. A obra emprega pessoas dos municípios de Xique-Xique, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia.
Já o Complexo Assuruá, que se estende pelos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, está com obras de expansão, com os parques eólicos Assuruá 4 e Assuruá 5. O empreendimento pertence à empresa Ômega Energia e deve entrar em operação total no começo de 2023. Mais de 650 operários sindicalizados pelo Sintepav-BA estão envolvidos.
Segundo estudos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o índice de desenvolvimento humano de cidades que recebem projetos eólicos mostram crescimento médio 20% superior em comparação aos demais.
Conforme levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil, conforme dados, é o segundo lugar entre os países com maior número de vagas de emprego em energias renováveis. O relatório anual divulgado pela entidade mostrou que o país fica atrás apenas da China. Atualmente, no Brasil, há 1,158 milhão de empregos em energias renováveis, enquanto a China tem 4,361 milhões.
Fonte: Ascom/Sintepav-BA
Uma mulher foi presa por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, após ser encontrada com drogas e cartuchos de pistolas calibres 32 e 380. Material foi apreendido, na manhã da última quinta-feira (20), em um bar localizado no ‘Mercadão de Irecê’.
Conforme detalhou o comandante da unidade, major Matheus Alcântara, a prisão aconteceu após patrulhamento de rotina na localidade.
“Já é um local em que nós costumamos realizar o patrulhamento por conta das denúncias de tráfico de drogas e, desta vez, conseguimos encontrar essa senhora. Acreditamos que ela usava o bar para disfarçar a venda dos entorpecentes”, disse.
No local foram encontrados uma sacola de maconha, outra repleta de trouxinhas da erva, 23 papelotes de cocaína, oito cartuchos de pistola calibres 32 e 80, uma balança e R$ 330.
Todo o material foi encaminhado, junto com a suspeita, para a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Irecê para as providências de polícia Judiciária.
Fonte: SSP-BA
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...