Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Notícias

Luiz Felipe tinha várias passagens pela polícia e era considerado uma pessoa violenta

Na tarde dessa terça-feira (14), às 15h, um homem identificado por Luiz Felipe Ramalho Jantorno, 26 anos, natural de Irecê, foi morto em decorrência de intervenção policial por efetuar vários disparos contra policiais militares, que foram obrigados a reagir à injusta agressão. Ele ainda foi socorrido para uma unidade hospitalar da região, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são do Blog Braga.

O caso ocorreu no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, na região oeste do Estado. Segundo informações apuradas pelo Central Notícia, Felipe era suspeito de ter cometido crimes na região de Irecê, Morro do Chapéu e no Oeste da Bahia, inclusive, estava sendo apontado pela polícia como sendo o autor de um homicídio que ocorreu em Roda Velha, no último domingo (12).

Felipe era ‘cadeirante’, por conta de uma tentativa de homicídio que sofreu quando ainda morava em Irecê.  O corpo passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica - DPT de Barreiras, e liberado à família na tarde de hoje.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Central

Instituto Médico Legal – IML de Irecê – Foto: Central Notícia

Um homem identificado por Guilherme José dos Santos Júnior, de 32 anos, veio a óbito após colidir a moto que conduzia em uma carreta, na noite dessa terça-feira (14).

Segundo informações do repórter policial, José Bastos, o acidente aconteceu na rodovia BA-052, imediações da comunidade de Queimada, interior do município de Central, na região de Irecê.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Guilherme morava em Central e prestava serviço à empresa Iluminar, em Irecê. Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Publicidade

Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.

Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
BAHIA

Termina nesta quinta-feira (16) o prazo de inscrições para o processo seletivo para o preenchimento das 12.395 vagas de 45 cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio, ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A divulgação do resultado está prevista para sexta-feira (17) e a matrícula dos selecionados será no período de 28 a 30 de janeiro, na unidade escolar para a qual foi classificado. O ano letivo terá no dia 10 de fevereiro.

As vagas são destinadas aos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), bem como as unidades compartilhadas na capital e em 93 municípios baianos. Podem concorrê-las estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita – seja na rede pública de ensino ou nos âmbitos federal, estadual ou municipal – ou tenham, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

Entre os cursos ofertados estão os de Técnico em Administração, Técnico em Análises Clínicas, Técnica em Edificações. Técnico em Agropecuária, Técnico em Artes Visuais, Técnico em Instrumento Musical, Técnico em Informática, Técnico em Cozinha e Técnico em Segurança do Trabalho.

Educação Profissional – A Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo consolidar e ampliar a oferta da modalidade em consonância com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios baianos, promovendo a inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho. Está presente na rede estadual por meio de 232 espaços, sendo 36 Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP), 45 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e 151 unidades compartilhadas.

A oferta chega aos 27 Territórios de Identidade e, em 2019, beneficiou mais de 90 mil estudantes em 158 municípios baianos. Atualmente, são oferecidos 69 cursos e, ao longo do percurso formativo, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos, além de protagonizarem intervenções sociais e desenvolverem projetos e tecnologias sociais de baixo custo e de relevância social.

Fonte: ASCOM/SEC



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Publicidade

O Sofá Retrátil e Reclinável Design Ferrari remete um visual fluido e sofisticado, um estilo atraente fazem desse estofado a escolha perfeita para ser o centro de qualquer ambiente.

Nossa loja fica na rua Augusto Pereira Nunes, em frente ao Boticário e ao lado do Shopping Fiesta  - bem no coração de Irecê!

Center Móveis e Eletros a loja que vende mais barato na Bahia!

Com entrega e montagem grátis em Irecê e região.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Chapada Diamantina

Justiça Eleitoral da Bahia convoca os eleitores do município de Utinga, na Chapada Diamantina, para a última etapa do cadastramento biométrico. O agendamento para o atendimento pode ser realizado no site agendamento.tre-ba.jus.br ou pelo telefone 0800 071 6505.

Em Utinga, havendo a dificuldade de fazer o agendamento pela internet, o eleitor pode solicitar auxílio nos Pontos de Apoio ao Cidadão na cidade situados na Câmara de Vereadores, em Escolas Municipais, no local onde funciona o Bolsa Família e na Casa da Cultura.

Quem não realizar o cadastramento biométrico, além de não poder votar nas eleições em outubro deste ano, acabará sofrendo com algumas restrições porque não vai obter a certidão de quitação eleitoral.

Essa pessoa não poderá obter passaporte ou nova carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, inscrever-se para concurso público, tomar posse em cargo público, receber vencimentos de função pública, participar de concorrência pública e obter empréstimo de órgão público.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020
Central

A FEDERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO ESTADO DA BAHIA – FESPUMEB, é uma entidade sindical de nível superior que representa mais de trezentos mil servidores municipais no Estado da Bahia, vem, a público informar que, em parceria com o SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE CENTRAL - BAHIA, uniram forças para combater os desrespeitos aos direitos trabalhistas praticados pelo prefeito municipal contra os servidores municipais.

Assim, informamos aos Servidores Públicos deste Município que vocês não estarão mais sozinhos nesta batalha e que juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central e todos os demais Sindicatos que fazem parte da base da nossa Federação estaremos em mobilização para acamparmos neste município em mobilização contra os desmandos do atual prefeito municipal desta cidade que insiste em não pagar corretamente os salários dos servidores deixando na grande maioria das vezes esses funcionários com mais de 60 (sessenta) dias sem sua fonte de sobrevivência.

Apesar do Município de Central ter arrecado mais de R$ 38.000.000,00 (trinta e oito milhões de reais) não honrou com o pagamento correto dos salários dos servidores, INCLUSIVE ATUALMENTE SE ENCONTRA EM ATRASO OS SALÁRIOS REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO/2019, DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DO ANO DE 2019 E TERÇO DE FÉRIAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Será para onde foi esse tanto de dinheiro que sequer foi utilizado para pagamento correto dos salários do funcionalismo municipal?

Esclarecemos a população centralense que, o prefeito municipal faz uma gestão em condição “análoga a ditadura”, pois, além de não pagar os salários dos servidores ainda quer coibir qualquer tipo de manifestação e tenta mostrar para os munícipes que honra com o pagamento correto dos salários dos servidores, mas na verdade não paga e ainda falta com a verdade quando afirma que “não deve nada a ninguém”. 

Dessa forma, já fizemos contato com o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central e caso não seja feito o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de dezembro/2019, décimo terceiro salário/2019 e terço de férias dos profissionais da educação até o dia 20/01/2020, nos deslocaremos juntamente com dezenas de sindicatos para dar apoio a greve a ser iniciada por prazo indeterminado pelos servidores deste município, pois, não admitiremos servidor ser tratado como escravos, visto que quem trabalha tem o direito de receber corretamente os seus salários.

Infelizmente sem salário, décimo terceiro e terço de férias, em 2020 não terá aula, nem prestação dos demais serviços públicos no município de Central, excetuado tão somente os serviços de caráter essencial, diante da possibilidade de um grande movimento grevista liderado por esta Federação com apoio do Sindicato Municipal, de toda a categoria dos servidores públicos municipais e demais Sindicatos do Estado da Bahia.

A Gestão municipal precisa ter consciência que é sua obrigação pagar corretamente os salários dos servidores e não pode se esquecer que prefeito é nada mais e nada menos de que um funcionário do povo que poderá ser trocado no momento oportuno.

O presidente da FESPUMEB estará encaminhando representação ao TCM-BA comunicando os fatos narrados, bem como, ao MP-BA para que se adotem as providências necessárias para que se cumpra a lei.  Lembre-se “Juntos somos e seremos mais fortes!”

Fonte: FESPUMEB



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020
Chapada Diamantina

Quando observamos os muitos problemas que envolvem a saúde pública nos deparamos com a falta de transporte adequado para conduzir pacientes para atendimento médico fora do domicílio. Problema esse que não é diferente na cidade de Seabra, na região da chapada diamantina, onde micro-ônibus inadequados transportam cidadãos para atendimento ou tratamento médico em Salvador.

A situação dos veículos que transportam os enfermos era assunto recorrente nas sessões da Câmara Municipal de Seabra, onde vereadores demostravam se indignados pela falta de oferta de qualidade e conforto do Poder Executivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam buscar atendimento médico em outra cidade.

Atenta aos problemas do município, a vereadora Janete Brandão de Souza (Janete da Saúde), apresentou um pedido de providência n°002/2019 aprovado em Sessão Ordinária em 26 de março de 2019, que solicitou por parte da Prefeitura de Seabra, a substituição do micro-ônibus que conduz pacientes em busca de atendimento ou/e tratamento médico especializado na cidade de Salvador, por um veículo mais novo e moderno.

No mesmo ano, em dezembro foi acrescentada uma Emenda Modificativa ao projeto de Lei Orçamentária Anual de número 14/2019 de 30 de outubro de 2019 referente a aquisição de Ônibus de 48 assentos para o transporte de pacientes.

Nesse domingo (12), os antigos micro-ônibus foram substituídos por dois ônibus modernos, conforme solicitado pela vereadora Janete e acrescentado na Emenda Anual. Diante isso, o transporte dos usuários do Tratamento Fora do Domicílio-TFD será realizado com mais conforto e segurança.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp