A Medida Provisória (MP) editada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro para regulamentar o modelo de trabalho Verde e Amarelo, criado para incentivar o ingresso de jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho, extingue a necessidade de registro profissional para todas as profissões, exceto as que possuem conselhos. Entre as atividades atingidas estão a de jornalista, radialista, artista, publicitário, sociólogo, entre outras. A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para não perder a validade.
Na prática, quem quiser exercer essas profissões, não precisará mais solicitar registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho. A mudança dificulta a fiscalização do exercício regular dessas atividades e pode abrir o mercado para pessoas não qualificadas. A MP funciona como uma espécie de extensão da reforma trabalhista. O maior impacto é sobre trabalhadores da indústria, que podem, a partir da publicação da MP, trabalhar por até seis domingos seguidos, com folga em outro dia da semana.
Na hipótese da concessão de folga na segunda, por exemplo, em razão de trabalho aos domingos, a empresa não precisará pagar hora extra pelo dia trabalhado no fim de semana. “Fica autorizado o trabalho aos domingos e aos feriados. O repouso semanal remunerado deverá coincidir com o domingo, no mínimo, uma vez no período máximo de quatro semanas para os setores de comércio e serviços e, no mínimo, uma vez no período máximo de sete semanas para o setor industrial”, determine um dos trechos da medida.
O artigo 70 desobriga o pagamento de horas extras em algumas situações. ‘O trabalho aos domingos e aos feriados será remunerado em dobro, exceto se o empregador determinar outro dia de folga compensatória”. Outra possibilidade é a de que bancários trabalhem oito horas por dia e que as agências passem a abrir aos sábados. As empresas que investirem na contratação de jovens por meio de Contrato Verde e Amarelo, ganham uma série de benefícios fiscais. Essa modalidade de contratação deve ser limitada em até dois anos, e reduz o pagamento da multa do FGTS em caso de dispensa.
Fonte: Correio Braziliense
Um homem conhecido por Ivan está desparecido desde a última terça-feira (12) da cidade de Central, na região de Irecê. A família pede ajuda para encontrá-lo.
A irmã dele, Nilzete, informou ao Central Notícia que Ivan saiu para ir em um salão cortar o cabelo e não voltou mais.
Ele está trajando bermuda verde, camisa azul e estava em uma bicicleta. Quem tiver alguma informação, pode contatar o número (74) 9.8126-9972.
Fonte: Central Notícia
A principal associação médica do Chile anunciou na última quinta-feira (14), que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de segurança do Estado durante protestos no país sul-americano.
Dessas 230, pelo menos 50 pessoas precisarão de olhos protéticos, segundo o oftalmologista Patricio Meza, vice-presidente do Colégio Médico do Chile, de acordo com o G1. "Isso significa que o paciente não apenas perdeu a visão, mas também o olho", afirmou.
Estatísticas adicionais da instituição mostraram que a idade média das vítimas é de 30 anos. Na grande maioria dos casos, o ferimento foi causado pelo impacto de um projétil de chumbo ou borracha nos olhos, de acordo com a instituição universitária.
"Estamos enfrentando uma verdadeira crise de saúde, uma emergência de saúde, já que em poucos dias, em três semanas, tivemos o maior número de casos envolvendo complicações oculares graves devido a tiros no olho", acrescentou Meza.
Segundo o especialista, a polícia "está atirando a 90 graus, ou seja, diretamente no rosto". Ele afirma que a maioria dos feridos acusa agentes da força policial nacional, chamada de Carabineros.
O Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) chileno afirmou que condena a violência de protestantes, mas que isso não justifica o uso "indiscriminado" de espingardas de pressão pela tropa de choque.
O INDH, a ONG Anistia Internacional e o Colégio Médico do Chile têm apelado sem sucesso para que o governo proíba o uso de espingardas de pressão pela polícia desde o começo dos protestos no país.
Meza frisa que enquanto outros países respeitam protocolos sobre o uso dessas armas, "isso claramente não ocorre no Chile".
O ministro chileno da Saúde, Jaime Manalich, anunciou um programa de "reparação ocular" para "vítimas de violência política", que deve cobrir custos de tratamento e atendimento psicológico.
Procuradores abriram 1.089 investigações criminais sobre acusações de "violência institucional" durante as duas primeiras semanas do conflito. Dessas, 70% são direcionadas à polícia.
Mais de 20 pessoas foram mortas e 2.500 ficaram feridas desde o início dos protestos, em 18 de outubro, no que começou como uma manifestação estudantil contra o aumento das tarifas de metrô.
Fonte: G1
Um homem identificado por Ediclecio Lima de Souza, o Chininha foi preso por uma equipe da Polícia Civil na tarde da última terça-feira (12) no município de Cafarnaum, região de Irecê. As informações são da Polícia Civil.
Em nota, a Polícia Civil informou que deslocou até a comunidade de Recife, zona rural da cidade, após descobrir em uma roça um local de ponto de venda de entorpecentes. A operação teve o apoio de guardas municipais.
Ainda segundo a polícia, o suspeito foi flagrado com uma sacola de maconha e no meio de um canavial, foi localizada outra sacola com 33 trouxas de maconha prontas para a venda. “Este material pertence ao responsável pelo ponto de comercialização de droga que conseguiu evadir do local em direção a caatinga” – diz a nota enviada à imprensa.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local onde está preso à disposição da Justiça.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
Infelizmente vimos por meio desta publicação informar a toda comunidade seabrense e cidades circunvizinhas que a equipe de Voluntários Anjos da Chapada Diamantina, a partir de hoje estamos parando parcialmente os serviços de atendimentos gratuitos a comunidade seabrense.
Como funciona esse "parcialmente"? Estamos parando a parte de atendimentos clínicos, transferência, dentre outras situações.
Estaremos atendendo apenas situação extremas, por exemplo acidentes, vítimas inconscientes, dentre outras situações graves.
O motivo de nossa paralisação: como todos sabem, somos 100% voluntários, onde temos que nos dedicar entre família, emprego (nosso sustento), e esse projeto que é de grande valia em prol de vidas, porém somos uma associação e dependemos de doações para manter o projeto, e não estamos tendo apoio suficiente para manter os atendimentos gratuitos à comunidade, e infelizmente com muita tristeza iremos parar parcialmente nossos serviços.
Se não conseguirmos reverter nossa situação o mais rápido possível, infelizmente teremos que parar também toda a parte de atendimentos a vítimas de acidentes.
Não queremos isso. Queremos ajudar a comunidade com fazemos de forma gratuita, porém por parte de algumas ‘pessoas’ só somos vistos quando precisam de nossos serviços.
Pedimos a Deus que as pessoas não precisem, por que se precisarem não temos condições para atender no momento.
Voluntários Anjos da Chapada Diamantina sempre voando ao seu lado. Disk emergência 24 horas: (75) 9.9945-5225.
Faça sua doação!
Caixa Econômica Federal
Agência: 3204
Operação: 013
Conta Poupança: 00024934-2
Associação Comunitária e Beneficente de Serviços Sociais e Voluntários Anjos da Chapada Diamantina.
Ou em nossa sede na avenida Direita 9996, nº 390, bairro União, às margens da BR – 242, em frente ao radar de 60km, ao lado dos guinchos, em Seabra.
Fonte: Voluntários Anjos da Chapada Diamantina
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) está dividindo cela com os três suspeitos de terem invadido as mensagens de Sérgio Moro e dos procuradores do Ministério Público. Na ala em que Geddel está preso estão somente, além dele, o hacker Walter Delgatti, Danilo Cristiano Marques e Gustavo Elias Santos.
O defensor geral Igor Roque contou ao jornal Estado de São Paulo que Walter está sentindo “um profundo sentimento de resignados com a prisão”. “Os três consideram que a polícia já colheu o que tinha colhido de prova. A prisão está sendo usada como meio de tortura para eles falarem o que não têm para falar. Sentem um misto de tristeza com tortura”, disse Roque.
Fonte: Estado de São Paulo
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Foto: Google Street View Os moradores de Irecê terão a oportunidade de ...
Veículo da Câmara de Lapão caiu em ribanceira, mas o vereador teve apenas escoriações leves - Foto: Reprodução / WhatsApp
Rodovia BA-148 em Ibipeba — Foto: Reprodução Na manhã desta quinta-feira...