Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019
Notícias

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) encontraram vestígios do óleo que atinge o litoral do Nordeste do país nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos recolhidos em locais atingidos pela substância. Os animais estavam nas localidades de Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba, no litoral baiano.

Os dados foram divulgados na última quinta (24) pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio) da Ufba, que está à frente do estudo. Ao portal G1, o professor contou que 38 animais, incluindo moluscos e crustáceos, foram recolhidos para a pesquisa, no último final de semana. Todos eles apresentaram óleo no corpo.

Embora ainda não seja possível dizer se a carga de óleo é contaminada, os pesquisadores orientam a população a não se alimentar com animais de áreas afetadas pela substância, por precaução. Outros 12 animais capturados na mesma região ainda estão sob análise

“A gente recomenda à população que evite o consumo de peixes e mariscos vindos, especialmente, das praias que sofreram o impacto pelo óleo. Siri, caranguejo, camarão, polvo, mexilhões, ostras, todos esses animais analisados aqui no instituto e nós detectamos a presença de óleo no interior do corpo desses animais. Nós encontramos peixes também, peixes que continham resíduos de óleo no seu sistema respiratório”, disse Kelmo.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019
Região

Foto: Reprodução

Um jovem de 17 anos foi morto a facadas na comunidade de Besouro, zona rural da cidade de São Gabriel, na região de Irecê, na madrugada desse domingo (27).

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima que foi identificada por Ícaro Luan da Silva Gama, estava na companhia de amigos quando foi atingida com os golpes de faca por um homem não identificado.

A motivação e a autoria do crime são desconhecidas, até o momento desta publicação. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil do município.

O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Irecê.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019
Notícias

Aconteceu nos últimos dias 25, 26 e 27, no Colégio CEII – Centro Educação Integrado de Irecê o curso de atualização e qualificação profissional para radialistas do território de Irecê, promovido pelo Sindicato dos Radialistas da Bahia, com abordagens sobre temas: Mídias Sociais, legislação e alterações na lei dos radialistas.

Durante o evento, considerado um espaço de integração e aperfeiçoamento profissional dos comunicadores, pode se discutir o momento de transformação do rádio com as novas mídias sociais, com dicas altamente relevantes para aqueles que não querem ficar para trás diante do novo cenário com as tecnologias, numa abordagem clara e sintetizada pala jornalista, Dominique Azevedo.

O Diretor de Formação e Jurídico do SinterpBA, Everaldo Monteiro, fez uma abordagem contextualizada sobre a legislação e alterações no Decreto 9.329/2018, que alterou o Decreto 84.134/79, diminuindo em 73,4% as funções relacionadas à profissão. “Os radialistas precisam conhecer o mínimo da profissão que exercem e quais são os seus direitos”, disse.

Para o coordenador do SinterpBA, Dimas Araújo, estes encontros tratam-se de uma importante pauta do sindicato dos radialistas, demonstrando o compromisso da entidade com a categoria”, destacou.

O Diretor Regional, Ray Cruz, destacou que os participantes do evento estavam realizando um sonho, pois com a documentação exigida, e todo know-how adquirido iriam conquistar o Registro Profissional de Radialista e atuar de maneira legal.

Fonte: Com informações de Ray Cruz



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 28 de Outubro de 2019
BAHIA

O computador mais potente do país voltado integralmente para pesquisa industrial foi inaugurado na última quinta-feira (24), no Senai Cimatec, em Salvador. O supercomputador AIRIS (Artificial Intelligence RSB Integrated System) é fruto de uma parceria entre a instituição e a Repsol Sinopec Brasil. Voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, o AIRIS recebeu investimentos da ordem de R$ 27 milhões e possui capacidade de processamento de 800 teraflops. O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou a importância de o Cimatec recepcionar este novo equipamento, fundamental na atração de novos empreendimentos industriais para a Bahia.

“A indústria se instalará nesse novo cenário na medida em que também tiver a certeza que possa ampliar sua capacidade de produção e usar todo esse padrão tecnológico para mudar e melhorar a vida das pessoas. É o uso da inteligência artificial que vai contribuir, inclusive, na exploração do pré-sal, de uma forma bem mais eficaz, fazendo a leitura de águas profundas, podendo antecipar-se as adversidades. Com essa leitura de imagem, com a capacidade de usar softweres cada vez mais avançados do ponto de vista dessa inteligência artificial, vamos poder identificar os caminhos e, claro, poder subtrair muito mais riquezas para a Bahia”, disse.

Já o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, destacou que “ter o supercomputador mais potente do Brasil, voltado para pesquisa de petróleo e gás, é um importante marco para a inovação industrial na Bahia”. Com a construção e operação do AIRIS, “o Cimatec traz uma tecnologia transformadora e multidisciplinar para os processamentos de dados de alto desempenho, elevando a Bahia para um novo patamar nos quesitos de exploração e produção desses bens”, afirmou Dauster.

O novo supercomputador irá aprimorar o tratamento de big data, o uso de algoritmos complexos para machine learning, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade. Mesmo sendo voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, o AIRIS também pode beneficiar outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial.

Também participaram da inauguração o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, João Batista, o Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Alfredo Renault e a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Repsol Sinopec Brasil, Tâmara Garcia.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 27 de Outubro de 2019
Notícias

Na última terça-feira (22), um homem de identidade não revelada foi sequestrado entre as cidades de Morro do Chapéu e Cafarnaum e foi levado, junto com seu carro, uma Hilux de placa PLO-7G81, por sequestradores armados que estavam embarcados num Palio, de placa JPY 0255. Segundo a corporação, o carro no qual os sequestradores estavam havia sido roubado mais cedo, naquele mesmo dia, em Ibititá, região de Irecê.

Já na manhã de quarta (23), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE- Semiárido, foi acionada e em uma operação com o uso de drones, encontrou, no povoado do Piratini, município de Bonito, o cativeiro onde estava o sequestrado, bem como os veículos utilizados na ação.

De imediato, a equipe da CIPE não encontrou o homem sequestrado desde a terça. Ele só foi liberado durante à noite pelos sequestradores.

Todo material encontrado no cativeiro e os dois veículos roubados, foram encaminhados pelas equipes da Polícia Civil para a delegacia de Irecê.

Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 27 de Outubro de 2019
Publicidade

O maior show de conforto e preço baixo está na Center Móveis e Eletros. Você paga em até dez vezes sem juros!

Vem para Center Moveis e Eletros, a loja que vende mais barato na Bahia, fazendo entregas e montagens grátis em toda região!

A Center Moveis e Eletros fica localizada na rua Augusto Pereira Nunes, número 173, ao lado do Shopping Festa, no coração de Irecê!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 27 de Outubro de 2019
BAHIA

Para selar uma semana de elevação do protagonismo baiano no setor de energias renováveis, o grupo Engie anunciou nesta quinta-feira (24) financiamento de R$ 1,26 bilhão, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para instalação de dezoito parques eólicos nos municípios de Sento Sé e Umburanas. Essa semana, o Governo do Estado comemorou também a liderança no leilão A6 da ANEEL, com 65% de toda energia comercializada para a Bahia.

“A instalação destes parques no estado reafirma o protagonismo nacional que temos no segmento das energias renováveis. É importante destacar que os frutos que colhemos agora é resultado de uma audaciosa política de estimulo ao setor por parte do Governo do Estado. Para se ter uma ideia, Caetité e Tanque novo receberão dois novos parques eólicos que devem gerar mil postos de trabalho”, ressaltou o secretário Estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, o setor energético baiano passa por efervescência: "Estamos em primeiro lugar em geração de energia, em número de parques e na comercialização nos leilões, na energia proveniente da fonte eólica. Isso reflete positivamente não apenas no mercado, mas no desenvolvimento econômico, social e humano do povo baiano. Pois, a implantação dos parques eólicos geram emprego e renda, fortalece a distribuição de eletricidade para todo o país e deixa legado para as comunidades beneficiadas".

De acordo com dados da SDE dezembro, o Brasil completa 10 anos do primeiro leilão competitivo exclusivo para energia proveniente de fontes eólicas, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em uma década, a Bahia assumiu o protagonismo, tanto em número de usinas quanto na capacidade de geração de energia. Já foram investidos cerca de R$ 16 bilhões nos 160 empreendimentos em operação no estado, que tem um potencial instalado de 3,99 GW e a geração de mais de 29 mil empregos diretos, na construção dos parques. Há 73 outros parques eólicos em construção.

Fonte: Ascom - Seplan



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 26 de Outubro de 2019
Notícias

O nome dele é Romário dos Santos, o ‘Hulk’ brasileiro, que é natural de da cidade de Iraquara, na região de Irecê.

Romário foi para o estado de Goiás há exatamente 12 anos e nunca mais voltou. Ele mora no município de Caldas Novas.

Conheça a rotina do Hulk brasileiro contada pelo repórter Rogério Guimarães da Record TV.

Vídeo: Crédito/Record TV

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp