Sábado, 02 de Março de 2024
Publicidade

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Março de 2024
BAHIA

Foto: Reprodução

O Governo da Bahia não foge à luta quando o assunto é o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Em um esforço para frear a crescente ameaça da Dengue, o estado da Bahia se junta ao Dia D de mobilização nacional, que acontece neste sábado (2), e vai realizar uma verdadeira força-tarefa em diversos municípios baianos.

A ação, que acontece em parceria com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), terá a entrega de 11 nebulizadores pesados veiculares para aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV), bem como a entrega de nove carros fumacês, aumentando a frota para 36 veículos disponíveis para a ação de combate ao mosquito da Dengue nos municípios que preencherem os critérios epidemiológicos para o uso da estratégia. Na ocasião, também serão realizados mutirões de limpeza, visitas a imóveis nas áreas de maior incidência e distribuição de materiais informativos para a população.

As ações do Dia D terão início na cidade de Ibipitanga, na região sudoeste, e contarão com a presença do governador, da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e de representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Na ocasião, a cidade, que se encontra com tendência de crescimento de casos de Dengue nas últimas semanas, contará com a entrega de veículos fumacês, visita aos imóveis nas comunidades ou bairros com maior incidência de Dengue e com uma força-tarefa de limpeza com o uso das bombas costais, envolvendo agentes de endemias, Agentes Comunitários de Saúde e efetivo do Corpo de Bombeiros para auxílio na intensificação das ações.

Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que o Governo do Estado não tem poupado esforços para combater o aumento do número de casos nos municípios baianos. Ao todo, o Governo da Bahia já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência e aquisição de medicamentos e insumos.

"Amanhã é o grande dia, o Dia D de mobilização contra a Dengue. Eu tenho pedido que as pessoas dediquem apenas 10 minutos do seu dia para buscar o foco de Dengue dentro das suas casas, tendo em vista que cerca de 75% dos focos encontram-se em residências. São 10 minutos para proteger sua família. Esse é um esforço conjunto da sociedade para vencer a Dengue. O momento é de união de esforços. Com cada um fazendo a sua parte, é possível conter o avanço da dengue e evitar novas mortes", ressalta Roberta Santana.

Panorama da Dengue

A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com um salto significativo. São 23.458 casos prováveis até o dia 29 de fevereiro de 2024, marcando um aumento de 179% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, ⁠64 cidades estão epidemia, com destaque para a região Sudoeste.

Até o momento oito óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito nos municípios de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barra do Choça.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Março de 2024
Publicidade



Sábado, 02 de Março de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/JC

Em reunião realizada na última quinta-feira (29), a Executiva Estadual do PT acolheu a decisão do Diretório Municipal do PT de Barra do Mendes e oficializou a filiação do atual vice-prefeito do município, Dr. Simão. A adesão do político ao PT oficializa sua pré-candidatura no município, sendo o substituto natural do prefeito Antônio Barreto de Oliveira (PDT), mais conhecido como Tonho de Napo.

De acordo com Gutierres Barbosa, coordenador de Desenvolvimento Regional do PT/BA, a filiação de Dr. Simão ao PT representa um fortalecimento significativo para o partido, que vem ampliando sua influência política no município.

Em entrevista ao Jornal da Chapada, Gutierres mencionou o avanço do Partido dos Trabalhadores em Barra do Mendes. “O PT já desfruta de uma significativa importância na cidade e tem apresentado candidaturas próprias em diversos momentos. A filiação de Simão fortalece ainda mais o partido, trazendo consigo a perspectiva de instaurar um projeto de desenvolvimento socioeconômico para o município”, destacou o coordenador de Desenvolvimento Regional do PT/BA.

A decisão da Executiva Estadual do PT contou com o apoio dos integrantes da CNB, DS, Trabalho, Avante Socialista e da deputada estadual Fátima Nunes. Agora, a pré-candidatura de Dr. Simão em Barra do Mendes está sujeita à avaliação da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e dos demais partidos da base aliada do governador Jerônimo e do Presidente Lula.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Março de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/ Vinícola Vaz

A Chapada Diamantina tem se destacado como um dos destinos de enoturismo mais promissores do estado, impulsionado pela crescente produção de vinhos finos nos municípios de Morro do Chapéu e Mucugê. Com condições climáticas ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade, a produção da vinhos na região está em ascensão, atraindo diversos investimentos, especialmente nos setores hoteleiro e de restaurantes.

O empresário Jairo Vaz, dono da Vinícola Vaz, pioneira na implantação da vitivinicultura na área, destaca a importância do crescimento do enoturismo para o desenvolvimento socioeconômico na região. “Além da geração de empregos locais, a atividade vitivinícola tem projetado alguns municípios da Chapada no seleto mundo do vinho, trazendo-lhe um crescimento turístico exponencial, com reflexos altamente positivos para o desenvolvimento econômico e social”, avalia.

Contando com o Enoturismo como sua principal fonte de receita, Jairo Vaz recebe aproximadamente 1.200 visitantes mensalmente em sua vinícola. Ele oferece visitas guiadas gratuitas, incluindo degustações de vinhos e espumantes. Além disso, introduziu na região o tradicional evento da Festa da Vindima, celebrado durante a colheita de verão, no sábado de Carnaval, e na colheita de inverno, no primeiro sábado do mês de agosto.

Na Chapada Diamantina, as condições climáticas excepcionais permitem duas safras de uvas, destacando-se como uma característica distintiva da região. “Unimos as técnicas de produção do sul do Brasil com as da região do Vale do São Francisco, em função do clima tropical, mas temperado pela altitude. Morro do Chapéu é uma das cidades mais frias do Nordeste, registrando temperaturas mínimas de até 7 graus no inverno e máximas de 30 graus no verão, com uma temperatura média anual de 19 graus, ou seja, é um paraíso no Planeta Terra”, destaca o empresário.

A Vinícola Vaz é pioneira na implantação da vitivinicultura em Morro do chapéu - Foto: Reprodução/ Vinícola Vaz 

História de sucesso
A Vinícola UVVA, situada em Mucugê, se destaca como mais uma experiência enoturística imperdível na Chapada Diamantina. “As nossas instalações estão abertas à visitação. O turista pode conhecer o processo produtivo, sempre apresentado por um enólogo. Além disso, a paisagem no entorno da UVVA é de tirar o fôlego, mesmo para as pessoas acostumadas à grandiosidade da Chapada”, ressalta o CEO da empresa, Fabiano Borré. Ele explica que os vinhos produzidos no município têm características distintas dos elaborados por outras vinícolas. “Não temos dúvida de que Mucugê está se posicionando, a partir da excelência do que produzimos na UVVA, como um terroir capaz de se traduzir em uma experiência marcante para quem experimenta nossos vinhos. Trabalhamos com afinco para continuar engarrafando o que de melhor a empresa e seu terroir oferecerem para estabelecer a cidade no cenário mundial de vinhos de alta gama”, pontua Borré

Apesar da existência de pequenas plantações de uvas de mesa no Vale do São Francisco desde o início do século 20, a produção de vinho fino (feito com uvas da variedade Vitis Vinifera) só teve início na Bahia no início dos anos 1980. Esse marco foi alcançado através dos esforços de Mamoru Yamamoto, um nissei que trocou São Paulo pelo sertão do Vale do São Francisco na década de 1970. Inspirado pela técnica de irrigação que observou em suas viagens à Califórnia e Israel, Yamamoto introduziu uma nova tecnologia para o cultivo da uva na região, contribuindo para a reputação de “Capital da Irrigação” que o Vale do São Francisco hoje ostenta. Assim, há quatro décadas, nasceu a Fazenda Ouro Verde II, que atualmente é propriedade do Grupo Miolo e abriga a Vinícola Terranova.

Assim, a produção de vinhos na Bahia se centralizou no Vale do São Francisco, mais precisamente no município de Casa Nova, onde o Grupo Miolo estabeleceu uma de suas unidades, a Vinícola Terranova. Esta vinícola possui uma produção anual de 3,5 milhões de garrafas, com cerca de 80% desse volume dedicado a espumantes e frisantes. “Isto faz com que o estado da Bahia se destaque no cenário nacional com uma produção significativa”, aponta o empresário Jairo Vaz.

Desde então, a produção vinícola na Bahia experimentou um crescimento significativo, expandindo-se para diversas regiões do estado. “A Chapada Diamantina surgiu como uma opção para produção de vinhos finos de alta qualidade e vem crescendo ano a ano, principalmente nos municípios de Morro do Chapéu e Mucugê e, dentro de pouco tempo alcançará a marca de meio milhão de garrafas produzidas, conquistando o mercado brasileiro e internacional. Prova disso é que já se encontra os nossos vinhos nas principais adegas do Sul do país, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e até no Rio Grande do Sul”, pontua o proprietário da Vinícola Vaz, frisando que a Bahia “tem avançado bastante na produção de vinhos e espumantes, seja pela aplicação de técnicas vitivinícolas mais modernas, como também pelo incremento da área plantada”, finaliza o empresário. 

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (28), a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Estado da Bahia confirmou a primeira morte por dengue, em Irecê. O caso foi registrado no dia 26 de janeiro, após o paciente passar por atendimento na UPA 24 horas. 

O Brasil registrou 991.017 casos prováveis de dengue e 207 óbitos neste início de 2024, o que liga o alerta e demonstra a importância da participação de todos no combate ao mosquito. Irecê possui hoje 265 casos notificados de dengue com 32 confirmados laboratorialmente, e 10 classificados por critério clínico-epidemiológico.

As ações de combate ao mosquito acontecem no município durante todo o ano, o que garantiu até o final de 2023 um índice de infestação inferior a 1%. No entanto, desde o início dos casos neste ano, tem-se trabalhado com bloqueio espacial (bombas motorizadas) em ruas com casos confirmados, além de vias e prédios públicos. As equipes ainda realizam ações nos povoados diariamente e neste sábado (02), acontecerá uma grande mobilização no Dia D de combate a dengue, quando serão realizadas ações em diversas partes do município simultaneamente.

Junte-se a nós no Dia D de Mobilização contra a Dengue! Chame todo mundo, para  juntos eliminarmos os criadouros do mosquito. Irecê unida Contra a Dengue!

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
Notícias

Trecho do sistema adutor do São Francisco, no município de Xique-Xique/BA - Foto: Embasa

Os dados do Censo 2022, divulgados na última sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstraram avanços significativos no acesso às redes de água tratada e de coleta de esgotamento sanitário na Bahia. A quantidade de pessoas com acesso à água tratada aumentou de 79,2% em 2010, para 86,7% em 2020, alcançando 12.224 milhões de baianos, um crescimento de 7,5%. No caso do acesso a esgotamento, o avanço foi ainda maior: o percentual de moradores com rede de esgoto subiu de 43,1% em 2010 para 52,2%, em 2020, um aumento de 9,1%.

Em Salvador, o acesso à água tratada está praticamente universalizado, com 99,56% de atendimento do serviço. Outros quatro municípios se destacam com índice superior a 99%: Madre de Deus, Camaçari, Lauro de Freitas e Irecê. Grandes cidades do interior como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, conquistaram índices superiores a 96% de pessoas atendidas com água canalizada. Em comum, todas essas cidades receberam recursos na ampliação e melhorias na oferta de água tratada por parte da Embasa, que opera sistemas de abastecimento em 367 municípios baianos. 

“Recebemos esses dados do IBGE com muita satisfação, mas sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente e estamos preparados para essa nova conjuntura”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes. Entre 2023 e 2026, a empresa deverá investir R$ 7,2 bilhões com saneamento na Bahia. “Somente no ano passado, foram aplicados R$ 958 milhões em recursos em saneamento, ampliando o acesso ou melhorando as condições dos serviços já prestados, contribuindo para melhorar a saúde e qualidade de vida de 9,7 milhões de baianos com os serviços de água e 4,4 milhões com a rede de esgoto”, reforça.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp