Imagem ilustrativa
Chamando a população para declarar o seu amor pela cidade, a Prefeitura de Irecê realiza, neste sábado, o desfile cívico de 7 de setembro com o tema ‘Eu amo Irecê’.
O ato cívico, que acontece por meio da Secretaria de Educação, conta com a participação de instituições de ensino públicas e particulares, forças armadas e organizações sociais; além de bandas marciais, filarmônicas, grupos de capoeira e grupo de carros antigos, que estarão entre os tantos outros pelotões contagiando o público ao longo do percurso.
O desfile inicia às 7h30, saindo do Largo do Colégio Dermi em direção às Praças do Feijão e Prefeitura, Avenida Tertuliano Cambuí, retornando no Largo do Mercadão e percorrendo a Avenida Caraíbas até a Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho (Praça do Banco do Brasil).
Fonte: Ascom - PMI
Uma luta que durou pelo menos três anos e terminou com êxito: na última terça-feira (03), por unanimidade, o Conselho Universitário da Uneb de Irecê aprovou a criação do curso de Agroecologia. O desafio agora, de acordo com a pedagoga Dorath Bento Sodré, é abrir as inscrições para o vestibular ainda este ano, o que vai depender do diálogo com o Governo do estado.
Conforme nota emitida pelo Campus XVI da Uneb de Irecê, “foram várias e incansáveis lutas da comunidade em ação conjunta com o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, que, sensível à demanda da sociedade, se empenhou na ação”.
“A Uneb recebeu essa demanda do Território de Identidade de Irecê, houve um conjunto de discussões, muita escuta, e o que seria inicialmente um curso de Agronomia, foi modificado para atender mais aos interesses de nossos agricultores e pesquisadores. Esse curso é fruto de construção coletiva”, explica Dorath Sodré, que trabalha com educação no campo.
A implantação do curso de Agroecologia na Uneb de Irecê foi tema de uma indicação apresentada pelo deputado Jacó (PT) ao governador Rui Costa por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia no último dia 15 de agosto.
Na indicação, Jacó justifica a proposição como uma forma de viabilizar condições técnicas e materiais para o desenvolvimento da agroecologia no território, que tem Irecê como a maior feira de produtos agroecológicos.
“Além do mais a implantação do curso possibilitará maior produção de conhecimento na universidade pública e uma forma de construir cada vez mais relações com os pequenos produtores”, complementa.
Fonte: Ascom - Deputado Jacó
Quer abastecer sua loja ou até mesmo abrir sua loja de roupas e não sabe como?
Nós, do Atacadão da Roupa temos uma dica muito boa. Veja as ofertas do atacadão da roupa, roupas com preço de fábrica. Temos moda feminina,masculina, bebê, inverno, evangélica, praia, fitness,plus size e muito mais!
O envio é super rápido por correios, transportadoras, aéreo e excursões. Aqui para região de Irecê são enviadas por Marcelo Turismo, todas segundas e na terça-feira -as roupas já estão aqui para ser retiradas. Ah! O pagamento é super facilitado via depósito ou boleto com 5% de desconto ou em até 6x sem juros no cartão de crédito pelo mercado pago.
Veja mais informações e whatsapp no link roupas no atacado
Fonte: Informe Publicitário
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) destinou R$ 423 mil para investimentos em Saúde na cidade de Irecê. Os recursos já foram liberados e estão disponíveis para a Prefeitura do Município.
A liberação ocorreu nesta quinta-feira (5), durante audiência da deputada e o secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas Boas, que também contou com a presença do prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB).
Os recursos serão destinados para a aquisição de veículos que vão auxiliar as diversas demandas de pacientes que necessitam de descolamento. "Com essa emenda certamente iremos favorecer e fortalecer as ações municipais em defesa da saúde no município de Irecê, além de ajudar a interiorização da saúde no estado da Bahia", avaliou a deputada.
O montante também vai viabilizar a aquisição de um micro-ônibus, uma van e um veículo utilitário, beneficiando uma população de 74 mil habitantes.
Fonte: Ascom - Lídice da Mata
Cisio Lima é um dos seis selecionados do interior do estado que estampa a capa da programação mensal do Teatro Gamboa Nova em Salvador
Quando entra setembro é sinal de que o Mandacaru vai ‘fulorar’ na primavera nordestina! Ao menos é assim que está circulando no catálogo do Teatro Gamboa Nova deste mês, estampado com ilustração do artista plástico wagnense Cisio Lima, través projeto “Se Mostra Interior”, parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Teatro Gamboa Nova.
Natural do município de Wagner, localizado na Chapada Diamantina a 390 quilômetros de Salvador, Tarcisio Cruz Lima encontrou uma forma carinhosa e artística de imprimir sua imagem no mundo como Cisio Lima. Ele é neto de Ranulfo Souza Lima, artista autodidata reconhecido no município: “da pintura ao teatro, meu avô trabalhava com diversas artes, o que se tornou uma verdadeira inspiração para mim”.
Pintura, fotografia e escultura sempre estiveram ao redor do artista, que acompanhava a mãe e o avô pelos caminhos das artes no interior. Ainda jovem, entre os 10 e 12 anos, Cisio usava lápis e grafite para dar forma, cor e estilo às imagens que lhe vinha à cabeça. Cursou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), onde conheceu duas grandes paixões: pintar com carvão e tinta acrílica.
Sua técnica foi se aprimorando, versando entre pintar telas a carvão, acríllica e aquarela, quando se deparou com uma questão: “você olha uma tela de Salvador Dalí, de Van Gogh ou de Leonardo Da Vinci e você reconhece o autor facilmente. Eu olhava para minhas obras e não conseguia encontrar algo que trouxesse meu diferencial”, relata Cisio.
Essência artística
Depois de dez anos em Salvador, Cisio retornou a Wagner para encontrar o que ele chama de essência artística. Foi observando as cenas do interior que o artista chegou à tela “Mandacaru quando flora lá na seca”, que retrata o desabrochar da flor da planta que é disseminada no semiárido do Nordeste.
“Pintar as belas cenas nordestinas foi uma forma que encontrei de valorizar minha arte e minha região”, descreve Cisio. O artista já realizou exposições individuais nos municípios de Utinga, Wagner e Salvador, além de participar de exposições coletivas. Suas imagens ilustraram dois livros, “A bruxa de Itapuã”, publicado pela SegLivros (Bahia) e o “Escrevendo uma tela no meu quintal”, do escritor Dan Soal.
Não precisa esperar até o dia 23 de setembro, quando oficialmente começa a primavera, para ver a flor do Mandacuru. O projeto Se Mostra Interior, que selecionou seis obras de artistas visuais do interior do estado para estampar a capa da programação do Teatro, adiantou essa beleza de Cisio.
“É com extrema alegria que recebi a notícia de participar do catálogo do Teatro Gamboa Nova. Conheci o espaço durante a graduação e queria desenvolver ações no local”.
Fonte: Ascom - Funceb
Mais de 2.600 estudantes, de 39 unidades escolares da rede estadual de ensino da capital e do interior, irão participar do tradicional desfile cívico do 7 de Setembro, neste sábado, que marca os 197 anos da Independência do Brasil. Em Salvador, participarão do desfile, organizado pelas Forças Armadas, seis unidades escolares da rede estadual. A Concentração será, a partir das 7h, no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. No trajeto, que vai até a praça Castro Alves, as bandas e fanfarras escolares deverão abrilhantar o desfile com muitas cores, sons e ritmos.
As escolas estaduais de Salvador participantes do desfile são: Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras; Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho; Colégio Estadual Dinah Gonçalves, de Valéria; Colégio Estadual Luiz Viana, situado em Brotas; Colégio Estadual Prof. Carlos Alberto Cerqueira, localizado em São Caetano; e Colégio Estadual Polivalente San Diego, do Uruguai.
No interior – No interior, as fanfarras das escolas estaduais também irão abrilhantar o desfile do 7 de Setembro. Dentre as 33 escolas participantes, estão as dos Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP), localizado em Xique-Xique; Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, localizado em Barra; Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Ilhéus; Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro; Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro e do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Rita de Cássia (CETEP), em Santa Rita de Cássia.
Sobre as fanfarras – As fanfarras escolares são consideradas como uma ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e que também cumprem o papel de promover a integração da escola com a comunidade.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Na última terça-feira (03), policiais civis de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, prenderam José Martins Dias Oliveira, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.
Segundo a polícia, Oliveira estava foragido desde fevereiro deste ano. Ele é acusado de estupro de vulnerável na cidade de São José do Jacuípe, na região de Jacobina.
O delegado da Polícia Civil Jaime José de Britto Andrade, da delegacia de São José do Jacuípe, informou que o suspeito foi preso na cidade de Morro do Chapéu e será encaminhado para São José do Jacuípe, onde deverá permanecer à disposição da Vara Criminal daquele município.
Fonte: Central Notícia
Uma máquina de Tinta Iquine que faz 1200 cores a preço de branco. As Tintas Iquine apresentam o Icores, primeiro sistema tintométrico 100% base água do mercado. Saiba mais!
Temos também uma serraria/marcenaria completa.
Comprando sua madeira, você poderá beneficiar a mesma na hora, planeando e lixando.
Fazemos também, todo serviço de carpintaria.
O menor preço da região está aqui!
O Cimentão, na Praça do Mercado, 23, em Central-BA. Telefone: (74) 9.9913 8444 ou WhatsApp: (74) 9. 9970 4306.
Fonte: Informe Publicitário
Os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Rosemberg Pinto PT), líder do governo, protocolaram na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5), requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir os impactos econômicos e sociais do encerramento das atividades da Petrobrás na Bahia. Eles também propõem a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobrás no estado. A data da realização do evento ainda será definida com o cerimonial da Casa Legislativa.
A iniciativa surge depois que o Sindicato dos Petroleiros na Bahia informou que a Petrobrás vai encerrar suas atividades no Estado e no Nordeste. A medida do governo Bolsonaro deve impactar a economia baiana, que ficaria dependente, por exemplo, do refino do petróleo e gás. Outra questão que preocupa os parlamentares e está conectada com eventual encerramento das atividades da Petrobrás no estado é a venda da Refinaria Landulpho Alves, o encerramento das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) e a venda de campos terrestres na Região Metropolitana de Salvador, que produzem 32 mil barris de petróleo por dia.
De acordo com o deputado Robinson Almeida, se a ação do governo federal se concretizar produtos como gasolina e gás de cozinha ficariam mais caros para o consumidor final. A agricultura baiana, que depende da produção de fertilizantes da Fafen, também seria impactada. Além disso, acrescenta o parlamentar, haveria impacto econômico e social nas cidades da região metropolitana de Salvador, como São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Catu, São Sebastião do Passé, Alagoinhas, com o crescimento do desemprego.
“É um desmonte sem precedentes promovido por um governo que prova não ter nenhum compromisso com a Bahia e com o desenvolvimento no nordeste. Por isso, é importante, nesse momento, aglutinarmos força política e social para evitar esse desastre à economia e aos trabalhadores do nosso estado”, afirmou Robinson. “Se Bolsonaro levar essa proposta adiante, haverá perdas irreversíveis na área de serviços, à indústria baiana, na arrecadação do Estado, tanto de royalties como vinda do ICMS, dos municípios e o crescimento do desemprego. Enfim, um cenário de terra arrasada com a desindustrialização promovida por esse desgoverno”, ressaltou.
Na Bahia a Petrobrás tem 4 mil trabalhadores concursados e 15 mil terceirizados, que, segundo o Sindicato dos Petroleiros, serão transferidos para outros estados da federação caso a estatal encerre suas atividades em solo baiano.
Fonte: Assessoria
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Foto: Google Street View O Magazine Luiza (Magalu), uma das maiores rede...
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 8h às 16h, na Casa do Comércio, o Procon vai atender moradores de Irecê e da região, que...
Foto: Google Street View Os moradores de Irecê terão a oportunidade de ...
Rodovia BA-148 em Ibipeba — Foto: Reprodução Na manhã desta quinta-feira...