Sábado, 27 de Julho de 2019
Educação

Imagem Ilustrativa

O planejamento coletivo está mobilizando professores, coordenadores pedagógicos, gestores, estudantes e familiares, neste sábado (27), nas escolas da rede estadual de ensino. Em todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), a comunidade escolar participa da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, e se debruça nesta agenda que visa fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, a partir das discussões em torno do tema "Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação". Na área do NTE de Irecê (NTE 01), o Colégio  Modelo Luís Eduardo Magalhães é uma das unidades escolares envolvidas na atividade.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que participa do planejamento durante todo o dia, integra, nesta manhã, a equipe do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe. Ele destacou o significado deste momento para a Educação na Bahia. “Todos os dirigentes e suas equipes da Secretaria da Educação, assim como dos Núcleos Territoriais de Educação no interior, estão bastante empenhados em fortalecer o encontro na Bahia. Este é um gesto que estamos fazendo porque acreditamos em momentos como estes para a educação. A data faz parte do calendário acadêmico da rede estadual e foi aprovada por gestores, professores e sindicato. Para esta segunda etapa, temos duas expectativas: a primeira é a avaliação do que aconteceu no primeiro semestre, com enfoque maior no pedagógico, e a outra é fazermos uma avaliação do planejamento que foi esboçado para o segundo semestre, com a expectativa de solidificar o nosso planejamento, melhorando aquilo que consideramos fundamental para o avanço da qualificação de nossa pedagogia”, afirmou o secretário.

O planejamento alcança todas as modalidades de ensino, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Inclusiva; Educação do Campo; Educação Quilombola; e Educação Profissional e Tecnológica. Nas unidades escolares, estão sendo discutidas questões estratégias como o desempenho dos estudantes no primeiro semestre do ano letivo e os resultados obtidos nas atividades avaliativas propostas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A análise desses indicadores é base para que seja elaborada a proposta de um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

A professora de Geografia do Nadir Araújo Copque, Leila Assis, falou sobre a união de todos em torno do planejamento. “A Semana Pedagógica é muito importante, porque podemos pensar as necessidades dos alunos, aliadas à realidade da escola e, a partir disso, planejar práticas que possam ajudar no avanço do ensino e da aprendizagem destes jovens. Neste segundo momento também estamos analisando o que foi feito no primeiro semestre para tentarmos melhorar alguma dificuldade que tivemos anteriormente”, destacou.

Fonte: Ascom - Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 27 de Julho de 2019
Notícias

O programa ‘Mosaico Baiano’, da Rede Bahia, afiliada da Globo, vai trazer matéria especial com mais belezas naturais da Chapada Diamantina, durante sua exibição neste sábado (27), por volta das 14h30. Dessa vez, o foco é a Gruta dos Brejões, que fica em Morro do Chapéu, um dos locais mais notáveis da região. E tem a segunda maior boca de caverna do Brasil. O repórter Pablo Vasconcelos se aventura na gruta que carrega história através de suas formações rochosas e da contribuição religiosa do povo da região.

A Gruta dos Brejões fica no vale do rio Jacaré, na área denominada Vereda do Romão Gramacho, e é um dos principais atrativos da Chapada. O pórtico principal tem 106 metros de altura. A extensão da gruta chega a sete quilômetros e as formações minerais em seu interior, onde a luz penetra por claraboias, são numerosas e variadas. Pinturas rupestres podem ser vistas nas entradas dos salões. O local é objeto de estudos paleontológicos desde que em seu interior foram encontrados fósseis de mamíferos extintos, como mamutes, preguiças-gigantes e mastodontes.

Dentro da gruta são promovidos cultos religiosos pela população local. Essa não é a primeira vez que a Rede Bahia realiza matéria sobre a gruta em Morro do Chapéu, o programa ‘Conexão Bahia’, por exemplo, já esteve lá para uma matéria radical com rapel na boca da formação rochosa.

Fonte: Com informações do Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 27 de Julho de 2019
Publicidade

Quer abastecer sua loja ou até mesmo abrir sua loja de roupas e não sabe como?

Nós, do Atacadão da Roupa temos uma dica muito boa. Veja as ofertas do atacadão da roupa, roupas com preço de fábrica. Temos moda feminina,masculina,   bebê, inverno, evangélica, praia, fitness,plus size e muito mais!

O envio é super rápido por correios, transportadoras, aéreo e excursões. Aqui para região de Irecê são enviadas por Marcelo Turismo, todas segundas e na terça-feira -as roupas já estão aqui para ser retiradas. Ah! O pagamento é super facilitado via depósito ou boleto com 5% de desconto ou em até 6x sem juros no cartão de crédito pelo mercado pago.

Veja mais informações e whatsapp no link roupas no atacado.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 27 de Julho de 2019
Notícias

Nascido em Salvador, mas criado em Seabra, na Chapada Diamantina, o biólogo Henrique Jesus de Souza é hoje umas das referências mundiais do estudo dos murundus, unidades de relevo formadas por cupins com cerca de 9m de diâmetro e 2,5 m de altura, muito comuns no semiárido brasileiro, especialmente na Bahia e em Minas Gerais. A origem desses montículos divide os estudiosos do solo em todo o mundo, mas sua dedicação ao assunto, refletida no doutorado em Ecologia e no mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), têm tudo para ajudar a desvendar os mistérios por trás deste grande enigma.

O site Correio 24h entrevistou o pesquisador, que também é especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais pela Unijorge, para saber mais detalhes sobre os estudos que vêm sendo desenvolvidos em torno das formações que aparecem em quase todo o território baiano. “Estamos diante de um dos maiores exemplos de ‘engenharia de ecossistemas’ do planeta! Essa informação já havia sido apresentada à comunidade científica no artigo que publicamos no periódico Annales de la Société Entomologique de France em 2016, onde mapeamos uma distribuição geográfica real de 230.000 km², e estimamos uma distribuição geográfica potencial de 270.000 km² de murundus no semiárido”.

“É surreal pensar que nós, habitantes desta região, passamos a vida inteira rodeados, e no caso de algumas localidades, literalmente dentro de metrópoles construídas por organismos tão pequenos quanto os cupins engenheiros. “Engenheiros de ecossistemas”, na ecologia, são organismos que diretamente ou indiretamente influenciam a disponibilidade e o fluxo de recursos para outras espécies, além deles próprios, por causar alterações físicas em materiais bióticos e abióticos”, diz Henrique.

De acordo com o biólogo, “os cupins são considerados ‘engenheiros de ecossistemas’ principalmente por causa da sua capacidade de modificar fisicamente o ambiente em que vivem a partir da produção de estruturas biogênicas [montículos, ninhos, câmaras, galerias, túneis, etc]. No caso dos murundus, são milhares de estruturas distribuídas em uma área correspondente a 27% do bioma Caatinga e equivalente a pouco mais de duas vezes o território de Portugal, ou ao espaço que poderia ser ocupado por mais de 1.200 estádios do Maracanã [um dos maiores estádios de futebol do mundo!]”.

Ainda segundo Henrique, “os modelos fornecem evidências consistentes de que as distribuições geográficas de murundus e de quatro espécies de cupins construtores de montículos no semiárido brasileiro estão em equilíbrio com o regime climático atual [o qual já estava estabelecido pelo menos há 6.000 anos, conforme dados climáticos da base WorldClim] e a disponibilidade de nutrientes no solo, sendo os murundus, possivelmente, uma resposta adaptativa de cupins construtores de montículos às condições ambientais regionais”.

Fonte: Correio 24 Horas



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 27 de Julho de 2019
Notícias

A unidade da Embrapa e a prefeitura de Irecê realizaram um seminário e dia de campo sobre o desenvolvimento da citricultura na região da Chapada Diamantina na última quinta-feira (25). O auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus de Irecê, recebeu produtores, viveiristas, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes, ao menos 200 pessoas participaram da ação.

“O objetivo foi abordar o potencial da citricultura na região da Chapada Diamantina com apresentação de novas variedades copa e porta-enxerto e técnicas de manejo e produção”, informa o pesquisador da Embrapa João Roberto Oliveira, coordenador dos eventos, junto com o pesquisador Orlando Passos e o secretário de Agricultura de Irecê, José Marcelino da Silva.

Pesquisadores da Embrapa formam o corpo de instrutores, junto com o proprietário do Viveiro Tamafe, Fernando Herrera, e o prefeito de Tapiramutá, Djalma Santos Junior, que fez a palestra de abertura sobre a situação atual da citricultura na região da Chapada Diamantina Setentrional. Orlando Passos e Walter Soares falaram, respectivamente, sobre variedades copa e variedades porta-enxerto.

‘O viveiro e a muda como promotores de pomares rentáveis’ foi o tema da apresentação de Herrera. Já Oliveira abordou informações sobre a implantação do pomar cítrico e, por fim, o tema ‘Risco de introdução de doenças por meio de mudas cítricas’ ficou a cargo de Hermes Peixoto.

O dia de campo aconteceu na parte da tarde no Sítio Vilka Castro. Passos e Soares apresentaram os resultados da adoção de novas variedades copa e porta-enxerto em pomares citrícolas. As atividades integraram o escopo de ações do projeto Gestfrut (Estabelecimento de uma rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia, com base na articulação, gestão e comunicação), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Por meio do Gestfrut, a Embrapa vem promovendo junto com parceiros seminários e dias de campo em municípios que têm potencial para a exploração da citricultura como atividade de destacada importância social e econômica no estado da Bahia.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Julho de 2019
Notícias

Na noite da última quarta-feira (24), por volta das 22h30, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializada CIPE-Semiárido, durante patrulhamento na BA-161, em Xique-Xique, visualizou um carro e uma motocicleta em atitude suspeita.

Após abordar os veículos, os militares encontraram nove invólucros de maconha, pesando 58 gramas, no interior de um VW/Polo, cor branca, placa OZU-4597, conduzido por Carol Soares Lacerda. A polícia também apreendeu R$ 150 reais em dinheiro e um aparelho celular. As informações são da CIPE-Semiárido

Em nota, a corporação informou que após ser questionada, Carol disse que comprou a droga a Anderson Leite da Silva, o "Lucas, que estava pilotando uma motocicleta, Honda/Bros, cor vermelha, placa PJE-8721. Com ele, a polícia encontrou 68 invólucros de maconha, pesando 364 gramas, uma espingarda, marca Boito, calibre 32 e R$ 110 reais em dinheiro.

A dupla e todo o material foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Julho de 2019
Classificados

Veículo seminovo e impecável!! Único dono, completo, muito bem zelado e conservado. Licença da cidade de Central – todos os impostos pagos. Ótimo preço!

Dados sobre o veículo:

  • 84 mil Km rodados
  • Bancos de Couro
  • 4 pneus novos
  • Estepe novo
  • Rodas aro 16
  • Único dono

Para mais informações falar ligar para telefones : (74) 99968-2436 ou (74) 99997-6196. 

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 26 de Julho de 2019
Notícias

Coordenado pelo Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, foi iniciado, nessa terça-feira (23), mais um grupo antitabagista. O projeto, realizado pela Prefeitura de Irecê por meio da Secretaria de Saúde, está sendo realizado no PSF do bairro Lagoa de Tió com o apoio da equipe desta unidade, e conta com a participação de diferentes profissionais de Saúde, como psicólogo, farmacêutico e médico, entre outros.

“Os encontros são realizados duas vezes ao mês, e são voltados às pessoas daquele bairro que desejam parar de fumar e que já foram selecionadas previamente no PSF”, explica o coordenador do Nasf, Gibran Durães, destacando a importância de uma equipe multidisciplinar para que o projeto tenha êxito.

A campanha Antitabagista, Programa Nacional de Combate ao Tabagismo – PNCT, conta com intervenções medicamentosas, atividades educativas, dinâmicas de grupo, além de reavaliação com os diversos profissionais da equipe.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp