Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024
Notícias

Samu constatou o óbito da vítima no local; corpo foi encaminhado ao IML de Irecê – Foto: Reprodução/Internet

Na madrugada deste domingo (1º), um homem identificado por Joélio Martins foi morto a tiros enquanto estava sentado na Praça Ayrton Senna, em Irecê, acompanhado de sua namorada.

O atirador surpreendeu a vítima e fugiu do local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar, constatou o óbito de Joélio.

A polícia está analisando imagens de câmeras de monitoramento na área para identificar o autor dos disparos. Além disso, as investigações estão focadas em localizar a motocicleta utilizada pelo suspeito no momento do crime. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

O corpo de Joélio Martins foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê, que segue com as investigações.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024
Notícias

Série de reportagens foi produzida pelos estudantes do curso de Jornalismo, sob orientação da docente Juliana Almeida - Foto: Divulgação

Os estudantes do curso de Jornalismo do Campus XXIII da UNEB, em Seabra, estão disputando a final da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a série de reportagens intitulada “Agricultura familiar e afro- vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”.

A série foi produzida na disciplina Telejornalismo II pelos discentes Ana Novaes, Ana Paula Oliveira, Taciere Santana, Magno Novais, Taisla Cintra, com edição de Iago Aquino e orientação da professora e coordenadora do curso, Juliana Almeida. A solenidade de premiação acontece no dia 10 de setembro, na sede do Sebrae, em Salvador, durante o 1º Encontro Baiano de Comunicadores.

A produção audiovisual explora, em cinco episódios, as particularidades culturais, econômicas e os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas da região. Retrata a vida em três comunidades rurais da Chapada Diamantina: Agreste, Vazante e Mulungu e são destacadas a importância da educação, os desafios da agricultura familiar, os conflitos enfrentados e o rico patrimônio cultural dessas comunidades, promovendo o reconhecimento e valorização de suas identidades e lutas, além da cultura empreendedora. As reportagens podem ser assistidas no canal da TV UNEB Seabra, no YouTube.

A atividade de campo enriqueceu a prática profissional dos alunos. “Foi um trabalho de imersão no telejornalismo e na realidade dessas comunidades. Os estudantes se dedicaram muito em todo o processo de produção. Ser finalista deste prêmio nos enche de orgulho”, disse a docente, Juliana Almeida.

A discente, Taciere Santana, foi uma das repórteres descreveu sobre o processo de produção das pautas. “A construção da série foi a coisa mais bonita do semestre passado. Em um curso que discute como a comunicação incide na territorialidade da Chapada Diamantina, trazer a pauta quilombola é também cumprir o papel de extensão e ampliar as vozes das comunidades. As narrativas de cada pauta foram construídas à partir de conhecimentos primários que já tínhamos, mas foi extremamente enriquecido no momento dos contatos e gravações.  Ir aos quilombos e ser recebida com tanto carinho foi muito especial. Esse produto audiovisual é uma bela devolutiva diante da representatividade dos quilombos da Chapada”, destacou.

A estudante, Ana Novaes, ressalta o reconhecimento ao trabalho da turma. “Foi uma experiência intensa e enriquecedora, que foi marcada pela responsabilidade de dar voz aos quilombolas e permitir que eles mesmos narrassem suas histórias. Mostrando desde sua identidade, os desafios na educação, agricultura familiar até os conflitos territoriais e o rico patrimônio cultural dessas comunidades. Sem dúvidas, saímos dessa experiência com um profundo respeito pela resiliência, força e luta dessas comunidades, e com a certeza de que a valorização de seu patrimônio cultural é essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, relatou.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo está na 11ª edição. Este ano o tema central é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”.

Fonte: Ascom - Uneb/Campus Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 01 de Setembro de 2024
Notícias

Com alta aprovação popular, Robertão reafirma compromisso com o progresso do município

O prefeito de Presidente Dutra e candidato à reeleição, Roberto Carlos Alves de Souza, popularmente conhecido como Robertão, recepcionou o governador Jerônimo Rodrigues em visita à região de Irecê neste domingo, 1º de setembro.

A parceria da gestão do prefeito Robertão com o governador tem resultado em obras e investimentos importantes para o desenvolvimento de Presidente Dutra.

"Veja com quem tive o meu primeiro contato de hoje! Com ele mesmo, nosso grande governador Jerônimo Rodrigues", disse Robertão à reportagem.

A gestão de Robertão tem sido bem avaliada pela população, com 82% de aprovação. Recentemente, uma pesquisa registrada apontou que o prefeito tem mais de 78% de intenção de votos com vistas às eleições de outubro. 

Durante a passagem do governador pela região, Robertão enfatizou a importância de manter o diálogo e reforçar os laços políticos.

“Ele cumpre agenda na região de Irecê, neste domingo e durante a sua passagem por Irecê, fui lá prosear um pouco, botar os papos em dia”, disse.

"Estamos juntos, cada vez mais fortes, preparados e na luta por um Presidente Dutra cada vez melhor e mais forte", afirmou o prefeito, demonstrando otimismo e confiança em sua campanha para um novo mandato.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024
Notícias

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem após ser flagrado dirigindo embriagado e sem habilitação em um veículo em péssimas condições. O fato foi registrado na tarde de quarta-feira (28), na BR-242, km 415, em um trecho do município de Seabra (BA) com alto índice de acidentes.

Durante uma operação de combate à embriaguez ao volante, os policiais perceberam um Fiat/Palio em condições precárias, sem o para-choque dianteiro, com vidros trincados e pneus desgastados. Ao se aproximarem do veículo, os policiais notaram que o condutor apresentava claros sinais de embriaguez, como rosto avermelhado e olhos vermelhos e entreabertos.

Diante dos indícios, foi realizado o teste do etilômetro, que apontou um resultado de 0,91 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, confirmando a embriaguez do motorista. Além disso, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante da gravidade das infrações, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra, onde foi autuado pelo crime de embriaguez ao volante.

A PRF alerta para os perigos de dirigir sob a influência de álcool e ressalta a importância de não dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. A corporação segue intensificando as ações de fiscalização para garantir a segurança nas rodovias.

Fonte: Com informações da PRF.



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024
Notícias

Foto: Embasa

As reclamações recorrentes de falta de água na Praça Ayrton Senna, em Irecê, onde não havia ocorrências de desabastecimento, chamaram a atenção dos técnicos da Embasa.

A suspeita de vazamento não-aparente se confirmou, após o monitoramento da rede distribuidora da área, por meio da técnica de geofonamento. O geofone - equipamento que capta a fuga de água a partir do som, ajudou os técnicos da empresa a detectarem o barulho da água que estava escapando por baixo do solo e seguindo pelas galerias de águas pluviais da praça.

Somente este ano, a Embasa identificou 25 vazamentos em redes distribuidoras e ramais por meio do geofone em Irecê. Para manter uma sistemática de trabalho, a equipe do escritório local faz monitoramentos noturnos semanais, com o objetivo de identificar vazamentos.

“Com o geofonamento, estamos conseguindo resolver muitas situações de vazamentos não aparentes. Quando há baixa na pressão da rede distribuidora, a equipe já tem um trecho a percorrer, facilitando a identificação e retirada destes vazamentos”, assinala o gerente do escritório local de Irecê, Alexson Cardoso.

Fonte: Ascom - Embasa



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta terça-feira (27), durante evento no Centro Industrial de Subaé em Feira de Santana, que, após dialogar com o ministro Silvio Costa Filho, o governo federal e estadual possuem projetos para a região de Irecê.

“Nós sentamos lá com o ministro Silvio na semana passada, o projeto é um só. Inclusive recursos do orçamentário, nós inclusive pedimos ajuda a ele para equipamentos, para voos noturnos, melhorar quando tivermos aeronaves maiores. Então tá unificado isso, assim como outros, como outro projeto que nós estamos trabalhando para Irecê. Estamos fazendo isso de uma forma bastante bem alinhada agora. Minha pressa agora é que, enquanto a obra aconteça no aeroporto João Durval Carneiro, a gente possa dialogar com as empresas aéreas para poder garantir voos. Vai ser agora um desafio para a gente”, disse o governador.

A fala de Jerônimo ocorreu após a autorização do governo do estado para obras de pavimentação para a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Durval Carneiro.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024
Notícias

Imagem ilustrativa

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, às 8h45 da manhã, a cidade de Irecê receberá a Pedra Fundamental do Colégio Adventista. A programação, que será aberta ao público, marcará o início da construção da nova unidade escolar na região.

A cerimônia contará com a presença de autoridades locais, líderes religiosos e representantes da Rede Adventista de Educação.

O evento traz com uma sessão de boas-vindas, seguida de um momento de reflexão espiritual, destacando o compromisso da Rede Adventista com uma educação baseada em valores cristãos.

O novo colégio, que construído na rua Assis Chateaubriand, 323 – Bairro Asa Norte, em Irecê, promete trazer uma infraestrutura moderna, oferecendo desde a educação infantil até o ensino médio, sempre com foco na formação integral dos alunos. Autoridades municipais estarão presentes para celebrar este importante passo para a educação na cidade.

A Pedra Fundamental (ou Pedra angular, em português europeu) é o nome que se dá ao primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima de uma fundação de uma construção. Durante uma cerimônia simbólica, a colocação da pedra fundamental significa o início efetivo de uma edificação.

Fonte: Ascom - Igreja Adventista/Norte da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024
Notícias

Membros do CBHVJ e convidados presentes na plenária, em Souto Soares (BA) - Foto Nathan Rocha

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ), realizou no dia 21 de agosto a sua 69º Reunião Plenária Ordinária, no município de Souto Soares, na Chapada Diamantina, Bahia. O encontro contou com as presenças dos membros do comitê, de autoridades locais, técnicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e representantes da empresa Galvani, instalada no território.

Na abertura da reunião, o presidente do CBHVJ, Paulo Neiva, falou da importância da realização da plenária, enfatizando que aquele era um local para troca de informações sobre as atividades realizadas e um espaço aberto para debate entre as instituições ali presentes.

Convidada pelo Comitê, a Galvani, empresa líder na produção de fertilizantes e que atua há mais de 50 anos nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, enviou representantes que apresentaram a empresa e os planos para a futura instalação no município de Irecê, semiárido baiano. Gleice Barcelar, coordenadora de meio ambiente da Galvani, falou da preocupação em realizar a extração mineral de uma maneira que cause pouco impacto ambiental.

Segundo Gleice, “o projeto não vai contar com uma barragem de rejeitos, já que todo o material será transformado em produtos de fertilização e correção de solo, o que diminui o consumo de água; ocorrendo um aproveitamento econômico e um ganho ambiental nesse processo”. Ela elencou também todas as medidas que vêm sendo tomadas pela empresa para que haja uma redução dos danos ambientais.

Já na fala de Alfredo Araújo, um dos técnicos do Inema presentes, foram explicadas todas as etapas e tipos de licenciamento ambiental necessários para a implantação de empresas e realização de grandes empreendimentos. “O tipo de licença pedida depende do empreendimento, da área utilizada, de como o local será afetado”, explicou. Na oportunidade, colocou-se à disposição do comitê para futuras discussões.

A nova logomarca do Comitê também foi pauta e colocada para votação, sendo aprovada por unanimidade. Já no final da reunião, Paulo Neiva, presidente do comitê, ainda comentou sobre os próximos eventos, das vagas em aberto no CBH Rio Verde e Jacaré e mais uma vez ressaltou a importância de se estabelecer debates e da troca de informações, como ocorreu nesta plenária.

Fonte: Ascom - CBHVJ



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

O programa Incra Itinerante está levando seus serviços a 1.025 famílias assentadas na Chapada Diamantina durante uma jornada de 11 dias, que ocorre de 16 a 27 de agosto. A iniciativa abrange nove áreas de reforma agrária e busca oferecer suporte técnico e administrativo, promovendo melhorias na qualidade de vida e na organização das comunidades rurais atendidas.

Até o dia 25 de agosto, a iniciativa já beneficiou diversas localidades. Foram atendidos o assentamento Moreno, em Nova Redenção; as áreas Florestan Fernandes, Roseli Nunes, Macaco Sêco e Santa Clara, em Itaetê; o assentamento Andaraí I, em Andaraí; e a comunidade de Chapada Bonita, em Souto Soares.

O programa também prestará serviços no assentamento Santa Cruz, em Tapiramutá, nesta segunda-feira (26). A jornada será concluída na área de reforma agrária 1º de Abril Paraguaçu, em Ipirá, encerrando o itinerário de atendimento.

Serviços disponíveis

Segundo o servidor Osvaldo de Oliveira, que integra a equipe do Incra Itinerante, os serviços mais requisitados pelos assentados são o desbloqueio no sistema da autarquia e a emissão do Contrato de Concessão de Uso (CCU). “Atualizamos os dados das famílias, geramos e entregamos o contrato. A rapidez tem deixado as famílias satisfeitas”, considerou.

No Incra Itinerante, trabalhadores rurais têm a oportunidade de regularizar seus lotes, desde que atendam aos critérios do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Além disso, são oferecidos serviços como atualização cadastral, emissão de certidões e da Relação de Beneficiários (RB), bem como inclusão ou exclusão de cônjuges nos registros.

Conquistas

Roberto Oliveira, que é beneficiário do assentamento Roseli Nunes em Itaetê há 27 anos, relata que ficou bloqueado por três anos. “Apresentei os documentos necessários e consegui o desbloqueio”, ressaltou. Segundo o agricultor, “o Incra Itinerante é um avanço para os moradores do campo”.

Assim como o agricultor, Marinalva Correa, assentada no Florestan Fernandes, também em Itaetê, ressaltou a importância da iniciativa. “traz os serviços que estávamos precisando, estava ansiosa para receber o CCU e consegui”. Ela afirmou torcer para o atendimento continuar acontecendo para resolver as pendências das famílias.

Fonte: Do site GOVBA.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024
Notícias

Amor, entrega, compromisso e fé deram o tom da ação voluntária Regional Amando e Servindo, que em sua quinta edição, realizada no último dia 10, reuniu cerca de 200 colaboradores voluntários para acolher e orientar a população sobre as consultas e exames de diversas especialidades disponibilizadas durante o evento. A iniciativa do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho marcou o 12 º aniversário da gestão Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que comemora 12 anos de amor e serviço com avanços significativos, que incluem 3, 5 milhões de atendimentos prestados à população. Na ocasião, também foi homenageado o Dia Litúrgico da Santa Dulce dos Pobres, celebrado em 13 de agosto.

“Me sinto extremamente feliz em participar de um projeto como esse, que tem como base o amor ao próximo e o propósito de tentar minimizar tantas demandas de saúde da população. Não tem como não sentir gratidão por poder ser veículo de cuidado para essas famílias”, compartilha Paloma Machado, enfermeira coordenadora do serviço de Bioimagem e Ambulatório. “Valeu a pena ter vindo da cidade de Uibaí para este evento e conseguir atendimento com especialistas. Fiz exames importantes e volto para casa feliz. Parabéns e que Deus abençoe cada um de vocês”, declara a aposentada Angélica Santos Carvalho, residente na cidade de Uibaí.

A agenda festiva prosseguiu, no dia 13, com a celebração de uma missa presidida pelo padre da Diocese de Irecê, Geraldo Zoé, no estacionamento do complexo hospitalar, contando com a participação de colaboradores, pacientes, acompanhantes e devotos da vida e obra de Santa Dulce dos Pobres. Houve ainda, no dia anterior, uma comemoração para os funcionários do Hospital de Regional de Irecê, com a entrega de placas comemorativas pelos 12 anos de gestão OSID.

“Realizamos uma programação com muito carinho para todos e pudemos perceber o quão Santa Dulce é inspiradora para nossos colaboradores e a população ireceense. Nós, que fazemos parte da OSID, temos muito orgulho em dar continuidade ao legado de amar e servir de Santa Dulce dos Pobres. Aproveito para parabenizar e agradecer a equipe do Hospital Regional de Irecê pelo compromisso e dedicação diária aos pacientes aqui assistidos”, comemora Ingrid Rafaelly, líder geral do complexo hospitalar.

Avanços – Ao longo desses 12 anos de gestão OSID, o Hospital Regional vem registrando avanços significativos, a partir da ampliação e do aprimoramento dos serviços prestados à população, que totalizam 3,5 milhões atendimentos, 110 mil internações, 27 mil cirurgias e 40 mil procedimentos obstétricos. Destaque ainda para a implantação dos serviços de Neurocirurgia, Hemodinâmica e da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), pioneiros na micro e macrorregião de Irecê, e que vêm contribuindo para reduzir a necessidade de regulação (transferência do paciente para outras unidades de saúde) para casos de urgência e emergência.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp