Mandioca colhida pela agricultora Zaedna Dias Carmo, na fazenda da família no povoado de Formosa, na zona rural de Itaberaba, na Chapada Diamantina, surpreendeu a todos por ter exatos 4 metros e 70 centímetros de comprimento. Zaedna e o marido, Manuel, sabiam que seria difícil colher a raiz sozinhos, por isso fizeram um mutirão. “A raiz cresceu tanto que rachou a terra por cima. Já dava para saber que era grande. Fizemos um digitório para arrancar o aipim. Chamamos os vizinhos para ajudar, e meu irmão, que veio passar o fim de semana, também participou. Deu muito trabalho para cavar”, conta a agricultora.
Medido com trena e pesado, o aipim alcançou 28 quilos. Ao lado dele cresceram outras quatro raízes, juntas elas pesam mais de 80 quilos. “Há cerca de três anos eles já tinham colhido uma raiz com 2 metros e 80 centímetros. Mas desta vez a gente ficou ainda mais surpreso, admirado em ver. E tem mais um pé, do mesmo tamanho, na mesma área”, conta Nilson Dias, irmão da agricultora. A mandioca virou até atração na região, e vem atraindo curiosos que querem ver a raiz de perto.
“Espalharam o vídeo da colheita nas redes sociais. O pessoal está vendo pela internet e vem medir para comprovar se é de verdade e se o tamanho é real”, completa a agricultora. A mandioca é da variedade “aipim manteiga”, do tipo mansa, e pode ser consumida diretamente pelo ser humano. A família, que também planta feijão, melancia e abacaxi ainda está decidindo o que fazer com o achado. Como a raiz já está muito dura, não dá para cozinhar e nem serve mais para o consumo humano, mas pode ser usada como ração para os animais.
Fenômeno Natural
Os especialistas acreditam que vários fatores contribuíram para o crescimento acima do comum. Um deles é o tipo de solo da região, arenoso, que favorece a expansão da raiz. “Geralmente acontece dela ficar muito grande quando é uma planta isolada, cultivada na borda da plantação, do lado de fora. Ela não tem concorrência de espaço. Há uma disponibilidade maior de solo, água e luz, e consegue reservar mais nutrientes, crescendo mais. É um fenômeno natural”, explica o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o engenheiro agrônomo Joselito Motta, especialista no cultivo da raiz.
O tempo de colheita também faz a diferença. A mandioca cultivada pela família baiana foi plantada há mais de dois anos, e foi colhida depois do tempo recomendado. O especialista destaca que as variedades de mesa, as mandiocas mansas, geralmente chamadas de aipim ou macaxeira, devem ser colhidas entre 10 a 12 meses depois do plantio. Já as mandiocas bravas, que não podem ser consumidas diretamente, devido ao alto teor de ácido cianídrico, devem ser colhidas em até 18 meses.
“Se deixar passar este período, ela pode crescer ainda mais. Se torna raro porque, geralmente, o agricultor não deixa a raiz por tanto tempo embaixo da terra. E o fenômeno não se repete se a maniva que originou a raiz for plantada. Mas há até concursos para ver a raiz mais comprida, ou aquela que tem o formato diferente”, conta Motta.
Não há registro oficial sobre os tamanhos recordes de mandiocas colhidos no Brasil. Mas a Bahia tem tradição em colheitas inusitadas. Em 2014, uma outra mandioca gigante, com cerca de 5 metros e 50 centímetros, foi colhida na zona rural de Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado. Dois anos antes, uma raiz de 2 metros e 20 centímetros havia sido encontrada na mesma região. Com informações do Correio 24h.
Confira o vídeo da colheita
Fonte: Correio 24 Horas
O ator Lúcio Mauro morreu na noite de ontem aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há dois meses na Clínica São Vicente, com problemas respiratórios. A saúde de Lúcio Mauro estava frágil desde 2016, quando ele sofreu um derrame.
Depois disso, passou por uma infecção urinária, gastroenterite e outros problemas de saúde. Ele comemorou seu aniversário no último 14 de março, junto a netos e filhos, entre eles o também ator Lúcio Mauro Filho, que registrou o momento no Instagram: CARREIRA Lucio Mauro foi contratado pela TV Globo em 1966 e trabalhou ao lado de Chico Anysio em "Chico City", "Chico Anysio Show", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Chico Total".
No final da década de 1990, fez parte do primeiro elenco de "Zorra Total". Seu papel mais conhecido foi Aldemar Vigário, na "Escolinha", onde era o aluno mais puxa-saco da turma. Ele contava histórias épicas de supostos grandes feitos do mestre com o bordão "Quem? Quem? Raimundo Nonato!".
Fonte: UOL
A Prefeitura de Irecê emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da professora Júlia Sores, que integrava o quadro de servidores da Rede Municipal de Ensino. A nota informou que as aulas serão suspensas nesta segunda-feira (13). Júlia faleceu neste domingo (12) após sofrer um infarto.
“A Prefeitura de Irecê comunica com pesar o falecimento de Júlia Soares, professora da Rede Municipal de Ensino, ao tempo em que informa que, devido ao ocorrido, não haverá aulas nesta segunda-feira, 13/05, e, ainda, que as aulas serão repostas em momento oportuno”, finaliza a nota.
Fonte: Central Notícia
Em menos de 24 horas, a Polícia Militar registrou dois homicídios na cidade de Xique-Xique, região do Vale do são Francisco.
De acordo com informações preliminares, o primeiro caso aconteceu na noite deste sábado (11) na rua 53, no bairro do BNH Novo. Um rapaz de 16 anos conhecido por Maiquim foi morto com golpes de faca.
Já na tarde deste domingo (12), a vítima foi identificada por Wilde Alves. O crime ocorreu na rua 3, no bairro Guaxinim. Alves foi morto a tiros.
Os crimes ainda não têm autoria e nem motivação definidas. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Irecê (IML).
A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar os casos.
Fonte: Central Notícia
Um falso sequestro contra Matheus Meireles Macêdo, 29 anos, que tinha como objetivo tirar meio milhão de reais de seu pai, foi desvendado em uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, na região da Chapada Diamantina. O caso aconteceu, na noite de quinta-feira (9), no município de Ruy Barbosa, na região da Chapada Diamantina.
A ocorrência começou quando o pai da suposta vítima procurou as forças de segurança estadual, pela tarde, relatando o fato. De imediato equipes da Cipe Chapada, DT de Ruy Barbosa e do 11º BPM montaram um gabinete de crise e passaram a apurar as informações e realizar diligências. Os telefonemas com os pedidos de resgate foram acompanhados pelos policiais.
“Depois de 8h do falso sequestro, marcamos um ponto da cidade para entrega do dinheiro pedido”, contou a delegada titular de Ruy Barbosa, Cláudia Bensabach. Depois de ouvirem testemunhas e desencadearem outras ações de inteligência, os policiais localizaram o suposto cativeiro, também na cidade de Ruy Barbosa, e prenderam em flagrante Iago Alcântara de Macedo, 25 anos, e Lucas Barbosa Ribeiro, o 'Lucas do Pulo do Bode', 29.
Após depoimentos do trio, com versões que não correspondiam, ficou constatado que se tratava de um falso sequestro com o objetivo de retirar dinheiro do pai de Matheus. Os criminosos foram autuados por falsa comunicação, estelionato contra idoso, organização criminosa e extorsão.
“Matheus é um conhecido da polícia, pois responde a processos por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo”, completou Bensabach.
Fonte: SSP/BA
O jovem Tiago Santana Novais, de 23 anos, foi morto na noite desta sexta-feira (10) com um tiro de espingarda do tipo socadeira. O crime aconteceu na Rua José Batista, na localidade de Meia Hora, zona rural da cidade de Irecê.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local, o rapaz já estava morto.
Segundo a Polícia Civil, o tiro atingiu a garganta da vítima. Os suspeitos do crime já foram identificados pela polícia, mas ainda não foram presos.
Uma discussão envolvendo autores e vítima motivou o crime. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). Tiago não tinha passagens pela polícia.
Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.
Fonte: Central Notícia
Ação movida por oponente político foi protocolada fora do prazo e não avançou – Foto: Montagem/Central Notícia ...
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia A Chapada Diamantina, regi...
Foto: Montagem/CN