É comum e tem sido crescente no Brasil, o uso de veneno na agricultura, não somente no nosso país, como no mundo todo. Geralmente usados para evitar algum tipo de praga em uma plantação, esses produtos acabam sendo utilizados inadequadamente, gerando riscos à saúde das pessoas. As mortes e intoxicações pelo uso desses produtos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública.
Os riscos são grandes e podem ocasionar problemas a curto, médio e longo prazo, a depender da substância utilizada e do tempo de exposição ao produto. Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos, sendo que a maioria ocorre em países em desenvolvimento.
A intoxicação por agrotóxicos pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias, tremores, irritações na pele, nariz, garganta e olhos; convulsões, desmaios, coma e até mesmo a morte. As intoxicações crônicas — aquelas causadas pela exposição prolongada ao produto — podem gerar problemas graves, como paralisias, lesões cerebrais e hepáticas, tumores, alterações comportamentais, entre outros. Em mulheres grávidas, podem levar ao aborto e à malformação congênita.
Na Bahia, foram diagnosticados 14.350 novos casos de câncer só em 2017. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estão previstos mais de 20.000 (vinte mil) novos casos para 2019. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a partir do DataSus, a neoplasia maligna ocupa o topo do ranking de mortalidade na Bahia, tendo vitimado 11.697 pessoas em 2016 – média de 32 por dia. Ainda segundo a pasta, deste total 6.261 foram homens e 5.436 mulheres. Já quanto à faixa etária da população, cerca de 50% das vítimas eram idosos entre 60 e 79 anos.
A região de Irecê se configura uma das regiões do estado com números consideráveis de casos de câncer, atrás apenas das maiores regiões do estado, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Vitoria da Conquista na sexta posição apenas, com uma população de cerca de 460 mil habitantes e 1,8 mil casos de câncer 0,39%. Os dados da Secretaria de Saúde do estado apontam que, quando analisados os óbitos em toda a Bahia, os casos de câncer ficam em terceiro lugar.
Toda a população em alguma fase da vida será exposta a venenos nos alimentos, seja através do consumo ou durante o trabalho. Entre os grupos que mais sofrem com os efeitos dessa substância, podemos destacar os trabalhadores rurais que manuseiam frequentemente esse tipo de produto.
Fonte: As informações são de Pedro Honorato, profissional de saúde pública
População da localidade Porto Novo, no município de Barra, recebe obra importante de revitalização do Rio São Francisco fruto de parceria entre o Exército e a Codevasf.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Exército Brasileiro, está realizando serviços para a contenção de processos erosivos em um trecho de 2,8 quilômetros às margens do rio São Francisco, na localidade de Porto Novo, no município baiano de Barra.
A contenção de processos erosivos está sendo realizada no local graças a uma parceria firmada entre a Codevasf e o Exército Brasileiro, por meio de seu 4º Batalhão de Engenharia de Construção. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, viabilizados em um termo de execução descentralizada firmado entre as instituições.
“O local é um dos diversos pontos críticos ao longo do São Francisco com relação à erosão, e a ação é fundamental para diminuir os processos erosivos e revitalizar, de modo que a população venha a usufruir melhor do rio. As enchentes durante o ano, geralmente de novembro a fevereiro, vão provocando os processos erosivos. Então, a gente faz o talude que promove uma espécie de suavização desse barranco formado, de modo a diminuir essa erosão”, explica o 2º Tenente Carlos, engenheiro civil do 4º BEC.
“Já executamos cerca de 66% da obra. Logo abaixo do talude, fizemos a trincheira, que serve como suporte para esse talude. Também faremos o plantio de mudas nativas da região em toda a área, o que diminuirá bastante o processo de erosão. Ela irá se tornar uma área de preservação permanente e será cercada. Faremos, ainda, 10 bebedouros, para acesso de animais, espalhados por todos os 2.800 metros da obra. A população também terá acesso a essas áreas. Além disso, na parte urbana do local, na Vila Porto Novo, serão feitos três cais para que os moradores possam usufruir do rio e realizar pesca”, informa o engenheiro civil e fiscal da Codevasf, Luiz Geraldo Bastos. Segundo Luiz Geraldo, as obras devem ser finalizadas no final do mês de novembro de 2019.
Uma das principais finalidades dessas intervenções de recuperação ambiental e de controle de processos erosivos ao longo do rio São Francisco é captar e acumular águas pluviais, aumentando, assim, a infiltração no solo e promovendo o abastecimento dos lençóis freáticos. Os serviços também ajudam a reduzir o escoamento superficial de água, o que evita o arraste de sedimentos, o empobrecimento do solo e o assoreamento dos cursos d’água.
“A qualidade e a seriedade na execução de serviços são marcas registradas do Exército, e essa é uma parceria extremamente importante para a população da região e para a própria Codevasf, que segue cumprindo o papel de fomentar o desenvolvimento regional. Reforça o nosso intuito de ampliar a parceria com o Exército para futuros trabalhos com essa natureza", diz o superintendente regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento.
“A revitalização é muito importante porque estão sendo criadas as condições necessárias para que o rio volte à sua condição do passado. Nós temos uma experiência muito boa com relação aos serviços do Exército Brasileiro. O trabalho vai mudar a vida do barranqueiro e de todo o povo dessa região porque vão voltar as condições do rio, vai voltar a pesca. O rio é o sustentáculo do povo que vive em suas margens ribeirinhas. O povo do nosso município está muito satisfeito com essa ação. Esse é um trabalho importante para toda a margem do rio São Francisco”, afirma o prefeito de Barra, Deonísio Ferreira.
A população da comunidade também está animada com a ação. “Tem 33 anos que moro no local. Com o tempo, a gente observou muitas mudanças. A maioria das grandes árvores do local já caiu. Agora, com a presença da Codevasf e do Exército, a gente espera que haja um progresso na condição do rio. A expectativa é que dê tudo certo, como já está dando. A gente observa o trabalho do Exército, está bacana, contribuindo muito com a comunidade. A gente está contente e se dispõe a contribuir da maneira que puder, porque sempre via essa situação e nada podia fazer”, ressalta Adaílton de Araújo Silva, morador do local.
Novas ações de contenção de processos erosivos no rio São Francisco devem ter início no ano de 2019, através de um convênio de R$ 18 milhões firmado entre a Codevasf e a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb). Outras localidades à margem do rio também foram contempladas com as ações, como Gameleira (Sítio do Mato-BA), Malhada (sede do município), Fazenda Grande (Muquém do São Francisco-BA) e Tapera (Xique Xique). “Temos todo o levantamento das áreas mais degradadas às margens do rio São Francisco e estamos envidando esforços para que mais comunidades sejam atendidas” complementa o superintendente regional da Codevasf, Harley Nascimento.
Fonte: ASCOM/Codevasf
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) pede doação de sangue para atender à demanda transfusionais de Irecê e região. Os estoques estão críticos e necessitam de reposição de forma urgente.
A Hemoba aponta como motivo o verão e o Carnaval, período em que, segundo a fundação, as pessoas perdem noites de sono ou ingerem bebida alcoólica, o que as torna fora do perfil de doador.
Pra doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e não beber nas 12 horas que antecedem à doação. Não é necessário estar em jejum, mas ter dormido pelo menos seis horas antes de fazer a coleta do sangue.
Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro. Conforme a Hemoba, todos os pré-requisitos são verificados antes da doação, com entrevista e exame clínico, e a coleta de sangue não oferece riscos à saúde, pois é feita com material descartável.
Os doadores podem ir ao banco de sangue (anexo ao Hospital Regional de Irecê) à Rua Noel Nutels, em frente ao TFD, em Irecê de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 17h30; e sexta-feira das 8h às 12h.
Para mais informações, o telefone é (74) 3641 0379.
Fonte: Central Notícia
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Pascoal Ferreira
Os estabelecimentos comerciais de Irecê e região não abrirão na próxima segunda-feira (04), o feriado será em comemoração ao Dia dos Comerciários. Geralmente o feriado consta na CCT – Convenção Coletiva de Trabalho, no entanto como o acordo trabalhista entre as classes ainda não foi fechado para 2019. As entidades representativas, se reuniram e homologaram um acordo entre o Sincom – Sindicato do Comércio de Irecê e Região e o Secir – Sindicato dos Comerciários de Irecê e região, para que o dia do comerciário pudesse se manter em sua data de comemoração orginal, que é a semana de carnaval.
As duas entidades firmaram um acordo sindical, publicado nesta quarta-feira (13), decidindo pela não abertura do comércio. “Não haverá trabalho para a categoria comerciária, sem prejuízo da remuneração e/ou repouso remunerado”, diz um trecho da nota. O documento também estipula multa igual ao piso salarial da categoria para comerciantes que infringirem o acordo sindical, revertendo a multa para a parte prejudicada.
Ainda não obtivemos informações sobre o funcionamento da prefeitura Municipal de Irecê e se haverá alguma mudança na feira livre de nossa cidade. Assim que houver a publicação do decreto, faremos a publicação para os lojistas e leitores de nossa página.
Fonte: CDL-Irecê
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.
Fonte: Informe Publicitário
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de Irecê, o acidente que deixou oito mortos na BA-052, em América Dourada, na região de Irecê, ocorreu durante uma ultrapassagem irregular,
Ainda conforme a Polícia Civil, o motorista do veículo em que as vítimas estavam teria tentado ultrapassar outro veículo, quando colidiu frontalmente com o caminhão.
O caminhão que carregava verduras virou após o impacto. O motorista que não teve o nome revelado teve ferimentos leves. O carro em que as oito vítimas estavam ficou destruído.
As vítimas que moravam na localidade de Lagoa dos Bordes, zona rural da cidade América Dourada, foram identificadas como Danilo de Jesus dos Santos, que conduzia o veículo, Alisson de Jesus Dultra, Junior dos Santos Silva, de 22 anos, Leonardo Santana, de 17 anos, Marcelo Borges, Cleriston Nascimento, Diogo Sampaio Borges e Marcelo Góes de Oliveira.
Fonte: Central Notícia
O governador Rui Costa participa, nesta quarta-feira (26), em Lençóis, região da Chapada Diamantina, de um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 39 unidades escolares ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Seabra (NTE 3). Este é o terceiro encontro com os educadores, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, com a participação do governador e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
O objetivo é levantar demandas das mais diversas, desde as pedagógicas às estruturais, que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (21), com educadores do núcleo de Alagoinhas (NTE 18) e o segundo aconteceu em Jacobina (NTE 16), na sexta-feira (22). A atividade também conta com a participação da equipe técnica da Secretaria.
O secretário Jerônimo Rodrigues fala sobre a importância deste processo de escuta. “A nossa vontade é aceleramos, ao máximo, o crescimento na qualidade da Educação na Bahia, porém queremos desenvolver uma proposta que tenha consistência. Por isso, estes encontros servem para alinharmos as propostas com os educadores, ouvindo aquilo que, de fato, acontece na escola. Não há dúvidas de que melhorar o ensino e aprendizado na rede estadual é prioridade e contamos com a competência e dedicação dos nossos educadores", enfatizou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou a decisão em que a juíza federal Gabriela Hardt condenou o petista no caso do sítio de Atibaia, em São Paulo, para exame pericial. Resultado: o laudo sustenta que a juíza aproveitou “o mesmo arquivo de texto” usado pelo colega Sergio Moro no caso do tríplex, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.
O parecer foi feito pelo Instituto Del Picchia. Ele aponta similaridade na formatação dos dois textos e o que chama de lapsos de Hardt, que chegou a copiar trecho do caso do Guarujá na penúltima página de sua sentença, reproduzindo referência a um “apartamento”.
O material será anexado a recursos que os advogados vão apresentar ao TRF-4 e a tribunais superiores. Procurada, a assessoria da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná disse que Gabriela Hardt não iria se manifestar.
Fonte: Bahia Notícias
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...