Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Notícias

O adolescente Rick Rodrigues, de 17 anos, natural de Xique-Xique, mas que mora com os pais desde os 7 anos de idade em Governador Valadares, em Minais Gerais, estudou em média 12 horas por dia e abriu mão de todas as atividades de lazer durante a semana para se dedicar aos estudos. O esforço rendeu a ele a aprovação em medicina em três universidades federais do país.

“A ficha nem caiu ainda, sabe? Aí você olha pra trás e vê que tudo valeu a pena, é uma emoção muito grande”, conta Rick.

Rick fez o terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e ajudava aos outros alunos com mais dificuldades. Com foco e determinação, o estudante também conseguiu uma bolsa de estudos em um cursinho particular, o qual lhe ajudou muito.

“Procure pessoas, professores que te apoiam, porque eu tive professores que foram muito importantes pra minha formação; e nunca desistir, pois se você lutar vai conseguir”.

O xiquexiquense está animado e vai seguir carreira na medicina. Ele vai estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Bahia

O regime de colaboração com os municípios foi a pauta de encontro do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do subsecretário da pasta, Danilo Souza, com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), na quinta-feira (14), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A proposta é estreitar ainda mais o diálogo com os municípios baianos seja por meio da formação de professores ou do assessoramento técnico, visando a união de esforços para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, de modo a garantir ao estudante o sucesso no seu percurso escolar, da Educação Infantil até o Ensino Médio.

O secretário Jerônimo destacou a importância da parceria com os dirigentes municipais de Educação. "Essa é uma relação necessária para a Educação estadual, porque todos os estudantes da nossa rede são oriundos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Então, se a UNDIME faz um bom trabalho neste momento, nós vamos receber o estudante com uma qualidade diferenciada. Entendemos que essa aproximação foi para estreitar a parceria e o regime de cooperação, para, justamente, analisarmos o que podemos fazer de forma conjunta, de capacitação, material e articulação. E sempre, claro, respeitando a autonomia das Secretarias Municipais de Educação", afirmou.

O presidente da UNDIME-BA e secretário de Educação do município de Elíso Medrado, Williams Panfile, falou sobre os desdobramentos da reunião. "Estamos muito felizes com este primeiro contato com o secretário Jerônimo, no sentindo de dialogar e se aproximar dos municípios, fortalecendo esse regime de colaboração, principalmente com os locais que precisam melhorar o ensino e a aprendizagem. Então, a reunião foi muito importante, porque demonstrou o interesse do Estado em fortalecer, ainda mais, esse regime de colaboração", ressaltou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Notícias

Moradores da comunidade quilombola ‘Riacho do Mel’, no município de Iraquara, na Chapada Diamantina, estão preocupados com a possibilidade de ficarem sem água, após ter sido aprovado, um projeto do Governo do Estado da Bahia, para perfuração de poços artesianos, em área de preservação ambiental. Segundo eles, o projeto deve ser executado pela Embasa e já possui R$19 milhões para que seja feita a perfuração de cinco poços artesianos em cima de um possível aquífero da região. A alegação passada para os moradores é que eles irão abastecer outros municípios.

“Mas tal projeto traz consigo alto índice de destruição, ambiental, pois poderá secar o rio nativo, matando tudo que estiver às suas margens, desde animais, a plantas, e os próprios quilombolas, pois dependem da pesca e plantio, para sua sobrevivência”, diz uma nota da comunidade. “Estamos fazendo um movimento nas redes sociais e manifestações no município de Iraquara para tentar barrar o projeto que tem parceria com as prefeituras de Seabra e Iraquara”, disse a moradora Janete Ramos Pereira. Ela é diretora de Cultura da Associação na comunidade quilombola.

Segundo Ramos, foi feita uma reunião com o prefeito e depois foi marcada uma reunião com a Embasa para explicar a ação, “porém não aconteceu. Fizemos no dia 9 deste mês, uma reunião com os vereadores e todos disseram nunca ter visto tal projeto. Porém, já vieram funcionários da Embasa e a comunidade impediu que eles continuassem com qualquer trabalho”, informou Janete ao Jornal da Chapada.

A diretora da associação afirmou também que foi marcada uma segunda audiência pública, que foi cancelada posteriormente. “Dez vereadores foram convidados, três não compareceram, mas justificaram. Ficamos aguardando a reunião com a Embasa no gabinete do prefeito, como não aconteceu, acionamos o Inema, o Ministério Público e vamos seguir com os protestos”, afirmou Ramos. Os moradores fizeram um abaixo assinado online contra o projeto onde 390 pessoas já assinaram.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Esporte

O esporte segue em alta em Irecê. Equipes formadas por atletas do município foram o grande destaque da Copa Palmeiras, evento apoiado pela Prefeitura de Irecê que aconteceu entre os dias 07 e 10/02, no estádio Joviniano Dourado Lopes e no Espaço Atlântico.

Formada em Irecê, a equipe CFA Dedimar Lima, treinada pelo professor Eráclito, sagrou-se campeã nas categorias sub-11, sub-15 e sub-17, além do vice-campeonato na sub-13. Prestigiando o evento, o prefeito Elmo Vaz destacou o bom momento do esporte local. “Irecê voltou a ser um grande polo de atletas. Esses meninos merecem todo o apoio recebido”, afirmou. “Alguns olheiros de jogadores, especialmente de equipes de São Paulo, já estão com o foco nos nossos craques”.

As disputas foram divididas nas categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, com oito equipes em cada categoria e 37 em toda a competição. O observador do Palmeiras, Dedimar Lima, enfatiza a importância da copa. “É um evento que, além de elevar o nome de Irecê nacionalmente, reúne inúmeros atletas que atuam em grandes equipes, além da oportunidade de apresentar nossos talentos da cidade e região”.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Notícias

O suspeito estava com mandado de prisão em aberto (Foto: Divulgação/ PC)

Um homem de 35 anos foi preso por uma equipe da Polícia Civil, em Central, na região de Irecê, suspeito de ter cometido estupro de vulnerável. A vítima tem 13 anos.

O suspeito identificado por Carleone Antônio do Nascimento, o Carlos, está com um mandado de prisão preventiva em aberto. Carlos foi preso na manhã desta quinta-feira (14), às 9h30, na Rua XV de Novembro.

Segundo a Polícia Civil, além de ser acusado da prática de crime sexual, Carleone também teria entregado uma arma de fogo à vitima.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil onde está preso à disposição da Justiça.

Matéria relacionada:

Região de Irecê: Polícia divulga foto de suspeito de estupro de vulnerável, em Central

Denúncia

Todos contra o crime. Denuncie. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

WhatsApp (74) 9. 9999-9192

14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê).

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Publicidade

Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.

Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Meteorologia

Imagem: Pascoal Ferreira

Nos últimos dias a cidade de Irecê e outros municípios da região registraram altas temperaturas.

Os termômetros chegaram a marcar a casa dos 37 graus em algumas localidades.

Para aliviar o calorão, a tão esperada chuva atingiu a capital dos serviços, tanto na zona urbana como na zona rural. A chuva também chegou para outras cidades da região, a exemplo de Central.

Nas redes sociais, a população comemora a chegada da chuva e espera que ela continue nos próximos dias, como mostra a previsão do tempo (clique aqui).

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019
Irecê

Evento foi realizado pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas

Irecê - Cerca de 70 pessoas participaram da palestra “Inovações no setor de Saúde e Projeções Saudáveis para 2019”, realizada pelo Sebrae, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do hotel Quatro Rodas em Irecê.

Jeângela Alves Matos, gerente do laboratório Irlab em Irecê, ressaltou a importância do tema abordado pelo palestrante “Já estou pensando em outras formas de inovar. Realizamos muitas ações, mas sempre é bom reciclar”, aponta.

O médico Augusto Césare, delegado regional do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), parceiro do evento, falou sobre a importância de qualificar os serviços em saúde. “Qualquer projeto que envolva o crescimento da medicina e dos serviços de saúde, nós estaremos em parceria. É preciso que tudo seja feito com qualidade e ética, e o crescimento seja voltado não apenas para a economia, mas principalmente no sentido de preservar uma medicina ética e qualificada”, diz.

Michele Nonato, gestora de projetos do Sebrae em Seabra, apresentou alguns serviços que serão disponibilizados pela instituição para as empresas de Irecê e região por meio do programa Sebrae Conecta.

“Estamos chegando com um projeto de relevância e que teve uma aceitação muito boa da parte dos empresários de saúde da região. Em breve, vamos divulgar as consultorias, as visitas nas empresas para o diagnóstico, e a missão que faremos para a Feira de Saúde em São Paulo”, diz.

O gerente regional da instituição Edirlan Souza, ressaltou o dinamismo e o mercado de saúde de Irecê e região. “Nossa região concentra um número muito grande de empresas que atendem no setor de saúde, recebendo pacientes de grandes distâncias. Cada vez mais o público está exigente, e os empresários precisam acompanhar essa tendência, de inovação e qualidade nos sérvios. O Sebrae chega com mais essa ferramenta de gestão e inovação, que é o Sebrae Conecta”, explica.

Elmo Vaz, prefeito de Irecê, também participou do evento, e destacou a ousadia dos empresários que investem no mercado de saúde. “Irecê recebe diariamente mais de 10 mil pessoas por dia, que utilizam os serviços de saúde e compram no comércio da nossa cidade. Hoje, teremos também a faculdade de medicina, que vai atrair outro público da área, trazendo mais desenvolvimento para o território”, avalia.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp