Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Notícias

A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência de Saúde da Mulher, realizou uma ação preventiva contra o câncer de colo de útero na Associação Beneficente ao Ancião de Irecê e Região (Abai). Na ocasião, 15 idosas que moram na instituição foram atendidas pela médica voluntária Zilmara Soares, responsável pela coleta do material.

Segundo a secretária de Saúde, Dulce Nunes, quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura do câncer de colo de útero chegam a até 95%. “Quero destacar a atuação do Centro de Referência de Saúde da Mulher, serviço que foi aprimorado pela atual gestão, realizando procedimentos de prevenção, obstetrícia de alto risco e ginecologia”, destacou.

A coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Salete Gomes, destaca os bons resultados alcançados. “Em apenas dois anos realizamos mais de oito mil atendimentos, entre consultas e procedimentos, como exames preventivos e biópsia”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Notícias

Xique-Xique - Atendendo a uma solicitação do Coordenador Regional de Polícia Técnica de Irecê (DPT), a CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido realizou na última sexta-feira (08) um treinamento, através do Núcleo de Ensino Especializado, para 14 peritos policiais, onde foi abordado os seguintes temas:

Noções de Patrulha em eventos especiais;

Conduta Policial embarcado em viaturas no meio urbano e rural;

Fundamentos do tiro de defesa.

A socialização do conhecimento tem importância para o fortalecimento do elo entre as forças de segurança pública, otimizando desta forma os expressivos resultados na região da Chapada.

Fonte: Cipe Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Notícias

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (09), em rede social que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar medidas de 'desburocratização e economia' para o trânsito.

Bolsonaro mencionou algumas medidas como a ampliação da validade da carteira nacional de habilitação (CNH) e fim da obrigatoriedade de aulas em auto-escolas com simuladores. Sem dar detalhes das mudanças, o presidente também afirmou que "medidas que afetam caminhoneiros serão extintas ou revistas" e falou em simplificação do emplacamento.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornou obrigatório o uso de simuladores pelas auto-escolas é de 2015.

Na mesma publicação, o presidente afirmou que o Contran atrapalha a vida de quem transporta no Brasil.

"O Contran emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil", disse Bolsonaro.

No fim do ano passado, o presidente já havia falado em estender a validade da CNH. Atualmente, a CNH tem validade de cinco anos.

Com a reforma ministerial feita em janeiro, o Contran passou a ser subordinado ao Ministério da Infraestrutura, comandado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Até então, o conselho estava ligado ao extinto Ministério das Cidades.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Notícias

Um homem identificado por José Carlos Furtunato da Silva morreu em confronto com uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe- Semiárido).

O caso ocorreu na última sexta-feira (08) na cidade de João Dourado, região de Irecê. A polícia informou, em nota, que recebeu uma denúncia sobre a existência de um homem suspeito de ser foragido da justiça e, quando a guarnição foi averiguar, foi recebida à bala.

José Carlos foi socorrido para uma unidade hospitalar local onde se constatou o óbito. Com ele, a polícia encontrou um revólver calibre 38, quantidades de maconha e cocaína, munições e um aparelho de celular.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Irecê

Na última terça-feira (05), a Faculdade Irecê (FAI), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Estado da Bahia, realizou a palestra "Interações medicamentosas: análise e resolutividade". O evento marcou a passagem do dia do farmacêutico (ocorrido no último dia 20 de janeiro) e teve como ponto central a promoção de um debate acadêmico aberto, crítico e construtivo sobre essa área tão importante para a atuação do farmacêutico.

De acordo com a Coordenação do Curso de Farmácia, o evento, direcionado a estudantes, profissionais e professores da área teve como objetivo principal promover uma discussão acerca do uso simultâneo de medicamentos e sobre as muitas possibilidades de interação entre as substâncias. De acordo com a Coordenadora do Curso, Joseneide Alves, o tema é de grande importância, uma vez que as Interações medicamentosas são muito comuns entre usuários de medicamentos em diferentes estágios e tipos de tratamento. "Pensando nisso, a FAI em parceria com o CRF/BA trouxe aos profissionais farmacêuticos e estudantes da nossa região este tema tão importante. Afinal, somos e seremos sempre o profissional do medicamento e precisamos estar atentos a que postura tomar diante de um problema tão sério", afirmou a professora.

O Evento contou com a presença do professor de farmacologia e farmácia hospitalar da Unime Itabuna, Glesley Lemos, além do representante do Conselho Regional de Farmácia, Allan Brito, e do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Altamiro Santos, que demonstraram ferramentas práticas e suas diferentes aplicações no trabalho com as interações medicamentosas. De acordo, com a professora Mabel Sodré, as discussões, em parceria com com os Conselhos Federal e Estadual de Farmácia são sempre de grande relevância porque "estreitam os laços entre os futuros profissionais com os orgãos que regulamentam a nossa profissão", concluiu a professora.

Fonte: Ascom/FAI



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Foto: Divulgação/SSP-BA

Guarnições da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (Jacobina), com a ajuda de um drone, destruíram uma plantação com 18 mil pés de maconha na zona rural de Várzea da Roça, município da Chapada Diamantina. A ação, que aconteceu na última quarta-feira (6) e na qual foram apreendidos ainda 35 quilos da droga, sementes e munições, teve origem logo após os policiais receberem uma denúncia anônima de que havia um trânsito atípico de veículos, diversas vezes na semana e em horários suspeitos, no povoado Pau de Colher.

Ao chegar ao local, a PM identificou, através das imagens do drone, quatro homens cultivando cannabis sativa (maconha). Houve confronto e os criminosos conseguiram fugir pelo matagal, abandonando um carregador SR-40 calibre ponto 40, com capacidade para 15 disparos, 65 cartuchos de ponto 40 acondicionados num estojo, um aparelho celular, 35 quilos de maconha dentro de cinco sacolas de nylon, 3,5 quilos de sementes de maconha num vaso de água mineral e 18 mil pés de maconha.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados, para prosseguimento das investigações e perícia do local, além de ajudarem na incineração da roça. Já o material apreendido foi encaminhado para a sede da 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Jacobina. 

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 10 de Fevereiro de 2019
Irecê

Obras de urbanização da avenida Adolfo Moitinho, em Irecê, vão beneficiar milhares de pessoas (Foto: Divulgação/Facebook)

Uma publicação do governador da Bahia, Rui Costa (PT), neste sábado (09) chamou a atenção para as obras de duplicação da BA-052, a conhecida “Estrada do Feijão”, em Irecê.

 “A gente tem trabalho pra mostrar em todos os cantos da Bahia. Recebi pelo ‘zap’ essas imagens aéreas das obras de duplicação da BA-052, a ‘Estrada do Feijão’, na cidade de Irecê. Por lá, já fizemos grandes entregas, como a Policlínica e o Mercado do Produtor, mas ainda tem mais pela frente. Porque aqui é trabalho!”, escreveu Rui Costa em sua publicação na página do Facebook.

A obra em questão é a avenida Adolfo Moitinho, uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Irecê, tendo contribuição da deputada Fabíola Mansur. Os trabalhos no local tiveram início em junho de 2018. A avenida Adolfo Moitinho vai funcionar como uma nova entrada da cidade, ligando a Uneb até a rodoviária.

O prefeito Elmo Vaz já havia explicado em outra ocasião, que além da pavimentação asfáltica em CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras,  será também executado meio fio, passeio e ciclofaixa ao longo do trecho de pista dupla. “Será uma pista dupla, com drenagem, ciclovia e calçadas, que vai trazer mais desenvolvimento e expansão urbana para Irecê”.

Confira as imagens em publicação do Facebook do governador Rui Costa

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 10 de Fevereiro de 2019
Bahia

Cinco estados nordestinos, entre eles a Bahia, iniciou o ano de 2019 com redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - homicídio, latrocínio e lesão corporal dolosa seguida de morte. No território baiano, janeiro de 2019 terminou com diminuição de 21,7% crimes contra a vida – na comparação com o mesmo período do ano passado. Rio Grande do Norte (-38,5%), Paraíba (-40%), Sergipe (-30,4%) e Alagoas (-32,7%) completam a lista.

Na capital baiana, a queda foi de 23%. Em números absolutos foram 107 casos, no ano de 2018, contra 82 registrados este ano. A Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, teve recuo de 15,5%, com 49 crimes em 2019, enquanto no ano passado ocorreram 58. Por último, a macrorregião que engloba o interior do estado contabilizou decréscimo de 22,2%. Em números totais 388 mortes aconteceram em 2018 e neste ano a polícia investiga 302. No geral a Bahia teve 433 casos em 2019, contra 553 do mesmo período do ano anterior.

“Conseguimos um grande resultado no ano passado com uma redução histórica de 11,5%, menor número dos últimos seis anos. Continuaremos, este ano, perseguindo a meta de 6% determinada pelo programa Pacto Pela Vida (PPV)”, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, ressaltando também o bom desempenho no Nordeste. “Estaremos mais unidos em 2019, ajudando quando for preciso e também solicitando apoio nas grandes operações contra quadrilhas interestaduais”, completou.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp