O Ministério Público do Estado da Bahia participa, no próximo dia 22, do simulado de emergência da barragem de rejeitos da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), que acontece no município de Jacobina, localizado no norte do estado. A atividade será acompanhada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. Segundo ele, “o MP irá avaliar, juntamente com a empresa e os demais órgãos públicos, as oportunidades de melhorias para atendimento de eventuais emergências”. Este será o primeiro simulado de barragens no estado. No dia anterior ao simulado (21), o promotor de Justiça participa de um treinamento realizado pela JMC com instituições e representantes da comunidade.
O simulado estava agendado para ocorrer em dezembro, mas foi suspenso em razão das chuvas e da decretação de situação de emergência pelo Município. O MP e a empresa já avaliavam uma nova data para a atividade mesmo antes do rompimento da barragem de Brumadinho. A JMC possui duas barragens, uma em processo de fechamento e a outra em atividade. Em setembro de 2018, equipe técnica da Central de Apoio Técnico (Ceat), do MP, realizou inspeção no local. No último dia 22 de janeiro, o promotor de Justiça esteve novamente no complexo para participar de reunião e inspecionou as duas barragens de rejeitos da empresa. Em razão das discussões da reunião, foram adquiridas sirenes de emergência para implantação no local, em continuidade ao trabalho de sinalização das áreas de risco e pontos de encontro.
Pablo Almeida também lembra que a retomada das negociações para a realocação das famílias que se encontram em zonas de maior risco é algo necessário. Além disso, ele destaca que a empresa precisa dar maior transparência ao Plano de Emergências, divulgar amplamente os dados de monitoramento das barragens para população em geral, explicando onde estão as áreas de maior risco e rotas de fuga. O promotor de Justiça solicitou ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a adoção de algumas medidas, dentre elas que realize fiscalizações ambientais no interior e nos arredores da empresa para identificação de danos ambientais, bem como estabeleça cronograma de fiscalização, pelo menos mensal no local.
Fonte: MP-BA
Nesta sexta-feira (08), às 9h, o governador Rui Costa visita o município de América Dourada, na região de Irecê .
Na oportunidade, ele inaugura a pavimentação da BA-799, no trecho do entroncamento da BA-052, no Distrito de Soares.
Ainda na cidade, Rui autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar dois convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva no segmento de Quilombolas.
Fonte: Secom/BA
Na noite desta terça-feira (05), por volta das 19h30, as guarnições de Ibipeba, na região de Irecê e da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, realizavam Intensificação do Policiamento, quando foram informadas que no povoado de Iguitu, zona rural da cidade, um indivíduo de nome Rangel de Sousa e um outro conhecido por Zezé eram autores de diversos roubos de veículos na região e comercializavam peças através do desmanche dos veículos(receptação qualificada).
De imediato as guarnições deslocaram-se e ao chegarem ao local indicado. Um indivíduo evadiu pelos fundos de uma residência, momento em que foi feita a abordagem à edificação e posterior busca onde foram encontradas 06 armas de fogo de fabricação artesanal e diversas peças de veículos sem nota fiscal em diferentes cômodos da casa.
As guarnições realizaram buscas no intuito de identificar o indivíduo porém não obtiveram êxito. Todo o material será apresentado na delegacia de Ibipeba para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Fonte: Polícia Militar
As roupas da estação com os preços que você nem imagina estão esperando por você na loja Atacadão da Roupa. Seja para homens ou mulheres, jovens ou crianças, o melhor está aqui.
Atenção sacoleiras! Compre e revenda nossos produtos com excelente margem de lucro.
Atacadão da Roupa
Para comprar, acesse: www.atacadaodaroupa.com.
Fonte: Informe Publicitário
O deputado estadual Jacó Lula da Silva (PT) encaminhou ao governador Rui Costa, nesta terça (05), Indicação para criação do Observatório da Cidadania durante o Carnaval. Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e Secretaria de Políticas Para Mulheres (SPM), o Observatório terá como objetivo combater as violações aos direitos humanos, crimes de racismo, lgbtfobia, sexuais contra as mulheres, crianças e adolescentes.
A principal justificativa para a instalação do Observatório, diz Jacó, é que no Carnaval as violações às mulheres, negros e negras aumentam em proporção demasiada aos olhos de todos, inclusive diante das câmeras de TV.
Some-se a isto as atitudes de importunação sexual, crime tipificado pela legislação penal, o abuso de crianças e adolescentes, e o trabalho em condições que desrespeitam a dignidade humana - todas essas práticas corriqueiras no período de festividades.
A criação do Observatório, reitera o deputado, "surge como um instrumento fundamental para o mapeamento da violência contra estes segmentos e uma medida para preveni-la".
Fonte: Ascom/ Deputado Estadual Jacó
Material foi apreendido e levado para a delegacia local — Foto: Polícia Civil
Um jovem suspeito de tráfico de drogas foi preso na madrugada desta quarta-feira (06), em Central, região de Irecê, com 04 poções de substância semelhante à cocaína e 39 trouxinhas da mesma droga.
Segundo a Polícia Civil, Leandro de Carvalho, de 21 anos, foi encontrado durante uma ronda da Polícia Militar na Rua da Paz, região Central da cidade.
O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Central. À autoridade policial, Leandro confessou e disse que vendia o material naquelas imediações pela quantia de R$ 20,00 reais.
Leandro foi autuado por tráfico de drogas pelo delegado Michael Alves e permanece preso à disposição da Justiça.
Veja mais notícias da região no Central Notícia
Fonte: Central Notícia
As demandas da saúde dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu foram apresentadas pelo Consórcio Chapada Forte ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (5). O encontro reuniu, no prédio da SESAB em Salvador, prefeitos de 12 municípios com o intuito de buscar melhorias para o atendimento no Hospital Regional da Chapada, em Seabra, e criação do Consórcio de Saúde da região.
O presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio, avaliou a reunião como resolutiva. “Esclarecemos alguns pontos, encaminhamos outros. Acredito que foi muito importante para consolidar o desejo de criação do consórcio de Saúde e viabilizar a construção da policlínica”, ressaltou. Os municípios foram orientados a agendar a assembleia de criação do consórcio para formalizar parceria com o governo do estado.
O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, informou ao secretário que 11 municípios já manifestaram interesse na formação do consórcio e que Itaberaba dispõe de um terreno às margens da BR 152 para abrigar a construção da policlínica. “A região tem 40 mil pessoas para serem atendidas. A policlínica é um projeto de sucesso do governo do estado que está dando certo e esperamos materializar na Chapada”, reforçou ao entregar ao secretário o ofício com os municípios interessados em implantar o consórcio de saúde.
O Hospital Regional da Chapada foi outra pauta da conversa com Fábio Vilas-Boas. Problemas com a entrega de laudos de exames, agendamento de cirurgias e regulação foram apresentados. Os gestores também se queixaram da interferência política no atendimento aos pacientes regulados pelo município. Os prefeitos de Abaíra, Edval Luz, e de Mugugê, Manoel Luz, afirmaram que apesar de seguir todos os procedimentos legais da regulação não conseguem atendimento para os doentes.
Em resposta, Fábio Vilas-Boas foi enfático: “a saúde não tem partido”. O gestor solicitou que os prefeitos indicassem os nomes de funcionários que por algum motivo estariam prejudicando o atendimento na unidade. “A gente não permite que nenhum hospital receba esse tipo de influência”, reforçou. O fato havia sido alvo de uma moção de repúdio aprovado em assembleia pelo Consórcio Chapada Forte e agora será tratado pela Sesab.
A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos Adenilton Meira de Marcionílio Souza, Edimário de Novais de Iraquara, Elter Bastos de Wagner, Marcos Mota de Lajedinho, Marcos Airton Araújo de Lençóis, Helder Lopes Campos de Boa Vista do Tupim, Guilma Soares de Nova Redenção e Aurélio Fagundes de Boninal.
Fonte: UPB
O reitor das Faculdades Integradas AGES, José Wilson Santos esteve visitando as instalações do Hospital Regional de Irecê. A visita faz parte do processo de implantação do curso de Medicina que ocorrerá na cidade.
Durante a ocasião, o reitor surpreendeu-se com o atendimento da unidade hospitalar e teceu elogios.
“Fomos muito bem recebidos pelo gestor da unidade, quando observei qualidades na unidade que me deixaram otimista e seguro de que podemos, no serviço público, oferecermos serviços e atendimento de elevada qualidade.
Ainda surpreso ao sair da visita, na frente do hospital, um grupo falava naturalmente da unidade. Fiquei próximo ao ouvir o reconhecimento da população, por unanimidade. Todos, de forma bem natural, discutiam o nível de qualidade do atendimento humanizado, do comprometimento dos servidores e o quanto a casa era importante para eles e para a região”.
O reitor afirma que no Brasil é díficil encontrar usuários do SUS satisfeitos e que a gestão do hospital aplica os princípios da Fundação da Irmã Dulce. “Aplica o rigor da gestão em favor dos menos favorecidos. Irmã Dulce faz jus a santificação, pois deixou um legado para a prosperidade”, conclui.
Fonte: Líder Notícias
No mês de novembro do ano passado, placas solares foram instaladas na área do telhado da cantina do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) do município de Jacobina, na Chapada Norte, com o intuito de promover energia de modo sustentável. Em funcionamento desde janeiro deste ano, o sistema fotovoltaico é composto por 20 módulos, prevendo uma redução de até 20% no gasto mensal com energia.
As placas instaladas à rede elétrica somam mais de 6 kWp, ao considerar as condições-padrão (radiação 1kW/m² e temperatura de 25ºC). Montada em suportes de alumínio e aço inox, a unidade dispõe de 356 kW. kWp: é o “quilo-watt pico”, quantidade máxima de energia elétrica que pode ser produzida, em determinado instante, através da captação e transformação da energia solar.
Para o diretor geral pro tempore, Beliato Campos, a aquisição revela a responsabilidade social e preocupação ambiental, inerentes aos institutos federais, dialogando com demandas cada vez mais necessárias na atualidade. “A próxima etapa abrange a realização de estudos, juntamente com os alunos, sobre eficiência energética e emissão de radiação, relacionando os conhecimentos com aulas de física, elétrica e áreas relacionadas. Também pretendemos implantar sistema de armazenamento de água da chuva”, explica.
Saiba mais
Proveniente da premiação no Desafio da Sustentabilidade, programa de inovação do Ministério da Educação (MEC) em prol da eficiência do gasto público com água e energia, as placas solares instaladas no Campus Jacobina compõem a série de estratégias sustentáveis desenvolvidas desde 2015 pelo Ifba, sobretudo através da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do Campus Salvador, responsável pela articulação das propostas que culminou na primeira colocação do Instituto entre 41 inscritos (IFs e universidades) de todo o Brasil. Além da energia solar, implantação de energia eólica, captação e aproveitamento da água da chuva integram o rol de ações realizadas, sobretudo, na capital baiana.
Fonte: IFBA Jacobina
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado...
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/...