Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019
Notícias

Atualmente, a cidade de Irecê se encontra com índice de infestação de baixo risco para a ocorrência de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dulce Nunes, o bom resultado se deve ao empenho constante dos agentes de endemias e ao envolvimento da população que vem colaborando, mas reforça que é necessário manter os cuidados. “Sabemos que as larvas do mosquito se reproduzem todos os dias e a infestação pode aumentar em pouco tempo, favorecendo a ocorrência de casos e até mesmo de surtos”, alerta.

Ainda de acordo com Dulce, as ações preventivas devem ser feitas principalmente nos domicílios onde se encontram a maioria dos criadouros. “É importante que cada um realize uma busca em seu quintal sobre todo e qualquer recipiente que tenha ou possa acumular água. A contribuição de todos é importante para nos mantermos longe do Aedes Aegypti”.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019
Cultura

No dia 5 de janeiro de 2019, foi lançando o livro intitulado “O sem-fim da infância”, na Arena Central. A autora, Eumara Maciel, é do povoado de Nova Vista I, o Serra Queixo,  no município de Central, mas trabalho em Barra, na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Atualmente, está afastada e morando em Salvador para terminar o doutorado na Universidade Federal da Bahia.

O livro trata das experiências que ela teve enquanto criança na nossa região, enfim, sobre modos de vidas, pois é também sobre identidades culturais centralenses.

A autora assim define o livro: “Essas são crônicas das cartografias de uma infância repleta de fatos memoráveis do cotidiano de uma comunidade no interior da Bahia, que têm dimensões humanas e ultrapassam qualquer geografia ou particularidades, quando tratam de temas universais, tais como: o nascimento, a infância, a velhice, a morte, a chuva, o ato de comer, as enfermidades, a escola, entre outras abordagens que, de maneira leve, local e global ao mesmo tempo, traçam  mapas das gentes, das imagens e das emoções como um modo particular de voltar até aquele lugar. De rever as pessoas. De reviver, através desta escrita, o que não é mais tangível.”

A obra está disponível para aquisição no site da Editora Penalux.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019
Publicidade

Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis. 

Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.

 Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar,  Praça do Mercado, 210, em Central/BA

Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019
Notícias

Uma mulher de 56 anos foi morta a golpes de faca na tarde desta segunda-feira (28), em Xique-Xique, no Vale do São Francisco. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu após uma discussão. O suspeito que foi preso em flagrante, Edson Pereira de Jesus, 32 anos, disse à PM que levou dois tapas no rosto, por isso, reagiu a matou a mulher.

A vítima identificada por Maria Novais dos Santos, conhecida por Maria Preta morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia Civil onde está preso. A vítima era suspeita de praticar vários furtos na cidade de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019
Notícias

O tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, declarou ao jornal "O Globo" que, o risco de rompimento da barragem 6 é real e, embora a quantidade de água e terra seja menor do que a da primeira barragem, ela descerá “sem freio”, com velocidade a alcance maior.

"Há um risco real de rompimento da barragem da repre

sa, que chama-se B6. A água não tem freio agora. Quando romperam as barragens da mina do Córrego do Feijão, as próprias instalações da Vale serviram como freio, e o rejeito parou. Agora, não se sabe o alcance", afirmou Godinho.

O risco de rompimento da barragem 6 da represa da mina de Brumadinho passou de nível 1 para 2 às 4h da madrugada deste domingo (27).

O sonar instalado no local detectou movimentação anormal na área, e moradores acordaram em pânico. Pouco antes da alvorada, mais precisamente às 5h30, a Vale acionou as sirenes de alerta da região da Mina Córrego do Feijão ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem 6.

Os moradores que moram nas zonas mais baixas de Brumadinho foram orientados a procurar regiões altas.

Segundo o porta-voz dos Bombeiros, Pedro Aihara, as principais regiões evacuadas de Brumadinho por conta do novo risco de rompimento da barragem 6 são: Pires, Centro, Parque da Cachoeira e Progresso.

A orientação é para que os se direcionem para três pontos de encontro: Igreja Matriz, no centro; Delegacia; Morro do Querosene.

O evacuamento previsto é de 24 mil pessoas.

A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019
Notícias

Após a prisão preventiva de Leandro Ferreira da Rocha, a Polícia Civil de Central, na região de Irecê, iniciou a segunda fase da investigação do homicídio de Aroldo Pereira de Souza, morto no dia 08/11/2018.

Nesta etapa, foram empregadas algumas técnicas investigativas que puderam apontar a professora da rede pública municipal, Sandra Ferreira da Rocha, como a possível autora intelectual do crime (mandante).

As provas coletadas indicam sua estreita relação com o executor do fato, e sua participação no cometimento do homicídio. Sandra foi presa na tarde desta segunda-feira (28) em sua residência, em Hidrolândia, município de Uibaí. 

O inquérito policial será concluído nos próximos dias e entregue ao Ministério Público para oferecimento da denúncia.

Leia mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Polícia Civil e Polícia Militar de Central



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019
Região

O vice-prefeito da cidade de América Dourada, na Região de Irecê, Aleomar Francisco da Silva, 44 anos, conhecido por  Mar de Assis foi detido neste final de semana por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo informações do repórter policial José Bastos, o político trafegava em seu veículo pela rodovia quando foi parado em uma blitz da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Semiárido). Após buscas, a arma de fogo foi encontrada.

Levado para a delegacia, a autoridade policial arbitrou a fiança e o vice-prefeito foi liberado após o pagamento. À polícia, Mar de Assis alegou que usava a arma para se defender já que estava recebendo ameaças.

Em agosto de 2018, Mar de Assis seguia por uma estrada vicinal do município de América Dourada com o seu veículo Besta Est, Cor Prata, Placa CGR-3954, na função de taxista, com sete passageiros, quando foi interceptado por homens armados que anunciaram o assalto. Após saquear os ocupantes do veículo, a dupla fugiu com o automóvel. O carro do vice-prefeito foi encontrado incendiado próximo a um matagal, em João Dourado.

Matérias relacionadas:

Passageiros são saqueados e carro de vice-prefeito de América Dourada é incendiado após assalto

Acusado de assaltar e incendiar veículo de vice-prefeito de América Dourada é preso

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019
Notícias

Dois homens armados roubaram dinheiro e dois aparelhos de celular em um estabelecimento comercial, no Centro de Irecê (BA), na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 08h.  Ninguém ficou ferido.

Segundo as primeiras informações, os suspeitos armados renderam um homem que estava no caixa do comércio, minutos antes de abrir o estabelecimento. Eles pegaram todo o dinheiro e em seguida fugirram de moto. A quantidade roubada ainda não foi divulgada.

Policiais militares fazem buscas na região. Por enquanto ninguém foi preso. A Polícia Civil vai apurar o caso.

Vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp