Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Na sua primeira agenda fora de Brasília deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um evento do governo para dar força a um aliado que pretende entrar na disputa eleitoral pela prefeitura de Salvador. Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador do estado, nome apoiado pelo PT na capital, subiu ao palco com Lula e foi aclamado como “meu prefeito” pela claque que acompanhava a cerimônia oficial. O favorito na disputa da cidade, o atual prefeito, Bruno Reis, do União Brasil, não foi à cerimônia.
Apesar de a sigla controlar três ministérios na gestão petista, União Brasil e PT estão em lados opostos na Bahia. Nas eleições de 2022, a disputa entre os partidos foi acirrada pelo governo do estado: de um lado, ACM Neto (União Brasil) e do outro, vitorioso, o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT). O vice-governador ainda não tem o apoio declarado de Jerônimo, que conta com o aval prévio do presidente Lula.
No palanque de Lula durante o evento, ele compartilhou fotos e vídeos com o presidente nas redes sociais. Em uma publicação, falou em “alegria de poder participar” do evento ao lado do petista e do governador do estado. Outra postagem fala em “orgulho do nosso presidente e do nosso governador”. O emedebista ainda posou ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e do senador Otto Alencar (PSD). Em outra, aparece ao lado do senador Jaques Wagner (PT).
“É a Bahia sendo, mais uma vez, palco para novos horizontes na tecnologia e educação”, escreveu em uma postagem. Logo após o evento, Geddel Vieira Lima, principal fiador da candidatura de Geraldo Júnior à prefeitura de Salvador, compartilhou foto do vice-governador e Lula como sinalização de que a relação entre os dois fortaleceria “a defesa dos interesses do Estado e de Salvador”.
Por outro lado, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), não marcou presença no palanque. Nas redes sociais, ele compartilhou uma série de fotos em agenda para reconstrução de escola municipal em bairro da capital. A assinatura da autorização contou com a participação do secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, e ocorreu no mesmo horário do evento acompanhado por Lula.
Ao GLOBO, a assessoria de Bruno Reis informou que o prefeito foi convidado ao evento, mas não pode comparecer porque já tinha agendas marcadas para o dia. O prefeito, porém, mandou o secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira, como representante da gestão municipal da cerimônia.
Agenda no Nordeste
Lula deu início, nesta quinta-feira, a uma série de viagens que fará pelo Brasil. Na Bahia, o presidente participou da cerimônia de criação do Parque Tecnológico Aeroespacial do estado.
As próximas paradas do giro pelo Brasil também são no Nordeste. Ainda hoje, o presidente visita a Refinaria Abreu e Lima, no centro metropolitano de Pernambuco e, na sexta-feira, passa pelo Ceará para lançar uma nova unidade do ITA.
A implementação do parque tecnológico em Salvador é uma parceria firmada pelo Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o Senai Cimatec. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios.
Também participaram do evento de hoje os ministros Rui Costa, da Casa Civil; José Mucio, da Defesa; e Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Fonte: O Globo
Foto: TV Globo/Reprodução
O Brasil recebeu nesse sábado (20) o primeiro lote de vacinas contra a dengue para aplicação pelo Sistema Único de Saúde. O anúncio foi feito neste domingo (21) pelo Ministério da Saúde. A remessa contém 750 mil doses doadas pelo laboratório japonês Takeda.
Segundo o governo, as primeiras doses serão destinadas para adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes. A definição do público que receberá as doses leva em conta taxas de transmissão.
O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 55,8 mil casos prováveis. Seis pessoas morreram por complicações da doença.
Inicialmente, o governo afirmou que seria priorizada a vacinação de crianças e jovens entre 6 e 14 anos, mas em comunicado divulgado neste domingo o Ministério da Saúde informou que o público-alvo da primeira remessa será de indivíduos entre 10 e 14 anos.
“A faixa etária de 10 a 14 anos se encontra dentro do que recomendou a OMS e é também aquela em que ocorre o maior número de hospitalizações”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Critérios de distribuição
As vacinas chegaram ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e vão passar por um controle de qualidade.
Em seguida, serão enviadas para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição das doses para todo o Brasil.
Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas a municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos dez anos, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.
Os critérios para distribuição foram feitos em conjunto pelo Ministério da Saúde e estados e municípios, mas a lista das cidades contempladas só será divulgada após reunião tripartite do Ministério com o conselho de secretários de saúde de estados e municípios que acontecerá em 1º de fevereiro em Brasília.
O governo brasileiro adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, limite estabelecido pela farmacêutica Takeda neste ano de acordo com sua possibilidade de entrega. O primeiro lote das vacinas compradas será de 570 mil doses e chegará ao país em fevereiro.
A estimativa do governo é de que cerca de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.
Abaixo, veja as respostas para as principais dúvidas sobre o imunizante.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Anvisa em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Quem pode se vacinar com a Qdenga?
De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.
Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Mas não podem ser imunizados com a vacina quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.
A Qdenga vai ser aplicada de graça?
Desde a aprovação pela Anvisa em março de 2023, clínicas particulares passaram a disponibilizar a vacina Qdenga para seus consumidores.
Agora, o imunizante do laboratório Takeda Pharma passa a integrar também o PNI, que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS.
A Qdenga tem efeitos colaterais?
Os estudos clínicos mostraram que pode haver reações, geralmente, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram de 1 a 3 dias.
Atenção: essas reações NÃO tornam o imunizante contraindicado se aplicado no público correto.
Foram relatadas com maior frequência:
Dor no local da injeção (50%);
Dor de cabeça (35%);
Dor muscular (31%);
Vermelhidão no local de injeção (27%);
Mal-estar (24%);
Fraqueza (20%); e
Febre (11%).
As reações são menos frequentes após a segunda dose da Qdenga.
Fonte: As informações são do g1
Foto: Banco de Imagens/Internet
O Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho, SineBahia, divulgou vagas para auxiliar administrativo, vendedora, montador, vendedor externo, além de outras oportunidades para esta segunda-feira, 22 de janeiro, em Irecê.
Para se candidatar, os interessados podem se cadastrar por meio do Portal Emprega Brasil. A plataforma oferece a conveniência de cadastro realizado e candidaturas a vagas do SineBahia diretamente pela internet sem a necessidade de sair de casa. Entretanto, a unidade do SineBahia em Irecê não está disponibilizando as vagas pela internet, como pode ser observado no print abaixo.
Nesse caso, o ideal seria ir pessoalmente ao SineBahia. A sede do órgão fica localizada no centro da cidade de Irecê, na Praça Clériston Andrade, 100, onde também funciona o SAC. O atendimento não exige agendamento; as senhas são distribuídas por ordem de chegada, dependendo da disponibilidade.
Os interessados devem apresentar toda a documentação necessária. Isso inclui Carteira de Trabalho (tanto física quanto digital), RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, bem como, se aplicável, certificados de cursos.
Para obter informações adicionais, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (74) 3641-3219.
VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 22/01/2024
VENDEDOR DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICO
Ensino Médio Incompleto ou Completo
Experiência na área
Benefícios: Salário fixo + comissão
01 VAGA
INSTALADOR DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS DE SEGURANÇA
Ensino Médio Incompleto
Experiência na área ou em instalação de rede, técnico de informática ou telefonia
02 VAGAS
VENDEDOR EXTERNO
Experiência na área
Preferível que possua veículo
Condições salariais: salário fixo e comissão
04 VAGAS
ENCARREGADO DE CRÉDITO E COBRANÇA
Experiência na área de cobrança
Ensino Médio completo ou graduação em administração/ciências contábeis
Possuir CNH AB
01 VAGA
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino Médio Completo
Noções básicas de informática
01 VAGA
VENDEDORA
Ensino Médio Completo
Experiência com atendimento ao público
03 VAGAS
MONTADOR
Não exige escolaridade
Experiência em montagem de móveis
04 VAGAS
TRABALHADOR RURAL
Ensino fundamental
Disponibilidade em morar no interior de SP
10 VAGAS
Fonte: Da Redação
Foto: Jonas Souza
Realizada na cidade de Vitória da Conquista neste sábado, 20, a reunião do Diretório Estadual deu início ao calendário eleitoral da legenda. Com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do senador Jaques Wagner, do presidente estadual Éden Valadares, do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do município, Waldenor Pereira, além de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, membros do Diretório e da militância, foram discutidos a tática eleitoral e o quadro eleitoral nos municípios baianos para que o partido vença as eleições na maior quantidade de municípios do estado. Na reunião, estiveram representantes de mais 20 Territórios de Identidade e de mais de 100 cidades.
O governador Jerônimo elogiou o PT por intensificar a interiorização da presença do partido, do diálogo e da escuta com os diretórios municipais para fortalecer a legenda e se preparar para o próximo pleito, com o desafio de eleger mais vereadores e prefeitos. "Encontros como este colocam na mesa da gente a responsabilidade deste ano, a responsabilidade eleitoral. O ano eleitoral é o ano de a gente poder fazer a disputa política", disse, ao afirmar: "Sei que de todos os 100 municípios que vieram aqui, vieram para dizer que tem expectativa, que tem projeto, que querem construir o novo ou querem dar continuidade a quem já dirige".
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que é importante o partido pensar quais cidades o PT quer transformar e ouvir o que o povo quer do partido, como Luiz Caetano vem fazendo em Camaçari. "Ir em cada local de cada cidade para conquistar corações e mentes", afirmou Rui, que acrescentou que em muitas cidades nomes já estão consolidadas, que podem não estar aparecendo nas pesquisas, mas que possuem potencial grande e ainda citou outros municípios que têm nomes consolidados e devem avaliar a “estratégia de fortalecimento de Lula e Jerônimo em vez de se isolar numa candidatura que não irá crescer".
Em seu pronunciamento, o senador Jaques Wagner agradeceu a homenagem feita pelo PT pela sua contribuição ao partido, defendeu a conquista do terceiro mandato da legenda no município e falou sobre ter o MDB na chapa como vice de Waldenor. "Ninguém constrói caminhada sozinho, ninguém constrói uma casa sozinho, é muita gente colocando tijolo, é assim na vida da Bahia, na vida de Conquista, é assim na vida do Brasil", disse. "Queria falar para vocês que esse é um ato político e queria falar dos desafios que essa família PT, não só PT, mas a família PT com todos os aliados, que é sempre bom a gente entender que precisa juntar com outras forças. “A gente sozinho, às vezes, não tem energia suficiente para ganhar uma batalha”, disse Wagner, ao enfatizar: "Se a gente se isolar a gente não vai para lugar nenhum". Na ocasião, o petista defendeu que o PT conquiste o terceiro mandato em Conquista com Waldenor e traga o MDB para a chapa, para que as duas forças se unam.
Presidente do PT, Éden Valadares afirmou que o PT apresentou uma opinião sobre os desafios do Brasil e da Bahia e defendeu manter como prioridade a governabilidade dos governos do presidente Lula e do governador. "Nós vamos para a eleição, companheirada, querendo eleger muito vereador e muita vereadora do PT, queremos eleger muito prefeito e prefeita do PT também, mas nós vamos para as eleições com a responsabilidade de quem é do partido do presidente Lula e do governador Jerônimo. Nós governamos o Brasil e a Bahia e vamos trabalhar para transformar cada vez mais a Bahia e para que o senhor tenha mais capacidade de gerar, elaborar e preservar mais políticas públicas que incluam nossa juventude, nossas mulheres, negros e negras, agricultores, que combata a desigualdade regional e gere oportunidade para o nosso povo", disse Éden ao governador.
O dirigente afirmou ainda que os candidatos da base aliada que "reunirem as melhores condições para representar esse projeto aqui, o PT estará no palanque ao lado. Nós fizemos um gesto muito importante em Salvador quando apoiamos a candidatura do nosso vice-governador Geraldo Júnior, é o 15 como se o 13 fosse. O PT estará unido com a candidatura de Geraldo. Mas onde a gente tiver uma companheira ou um companheiro do PT com capacidade de liderar o nosso projeto, com mais apoio dos nossos vereadores, com chapa competitiva, onde nós tivermos base social e história como nós temos aqui em Vitória da Conquista com o companheiro Waldenor nós teremos esse time inteiro, focado, unido, com a energia do 13, a energia do PT", afirmou Éden, ao dizer que o partido sairá vitorioso em Camaçari com Luiz Caetano, em Feira de Santana com Zé Neto, em Conquista com Waldenor e em Salvador com Geraldo: "Porque é um time só".
O deputado e pré-candidato Waldenor disse que a reunião do Diretório é uma reunião histórica em Vitória da Conquista com a presença do governador, do ministro Rui Costa, Jaques Wagner, muitos deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, a classe política da região prestigiando o partido nessa reunião do Diretório Estadual do PT. "E, claro, fortalecer também a nossa pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista. Eu estou muito alegre, muito satisfeito, muito honrado com as presenças dessas personalidades, que sem dúvida nenhuma serão fundamentais para arregimentar ainda mais a nossa pré-candidatura a prefeito da cidade de Vitória da Conquista", destacou Waldenor, que afirmou que ainda mais do que os investimentos implementados pelas gestões petistas no município foi inaugurada uma nova forma de fazer política pautada no princípio da transparência, ética e compromisso social.
Fonte: Ascom - PT Bahia
Governador e Prefeito celebram acordo que beneficiará comunidade de Ramos
O Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reafirmou seu compromisso com o progresso e desenvolvimento do município de Presidente Dutra, durante um encontro com o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão).
O destaque do encontro foi a confirmação da parceria entre o governo estadual e o municipal para a realização de obras estruturantes em Presidente Dutra. O governador expressou sua satisfação ao receber o prefeito Robertão e anunciou a liberação de recursos para atender aos pedidos do gestor municipal.
“Olá, P. Dutra! Que prazer! Estou aqui, acompanhado da minha equipe, secretário Caetano, Superintentende Saulo, da Seinfra, mas recebendo aqui, o prefeito Robertão. Muito obrigado por ter vindo! Roberto veio aqui para que a gente pudesse consolidar um compromisso, que nós fizemos juntos para chegarmos com asfaltamento, pavimentação até o povoado de Ramos”, disse o governador em vídeo.
O projeto abrangerá uma extensão de 3,6 quilômetros, representando um investimento estimado em R$ 4 milhões, provenientes de recursos do Estado e do município.
“Então, dia 19 foi publicado este documento aqui que assinei com Robertão, Saulo e Caetano. Publicado amanhã (neste caso, hoje dia 20 de janeiro). Um mês depois, nós temos o resultado da empresa vencedora, torcer para que uma empresa boa ganhe. Espero que até março a gente possa ir lá dar ordem de serviço e ver as máquinas na estrada”, ressaltou o governador.
“Não tinha presente melhor para nossa comunidade dos quilombolas de Ramos, do que a publicação dessa licitação para o asfalto daquela comunidade no dia do seu padroeiro. E estou lhe aguardando lá (governador) para a gente inaugurar o que já está pronto em Campo Formoso. E estamos finalizando Matinha de Dió, Bernardes, Sapecado, Curralinho, Queimada, Gameleira e Canoão”, além de dar ordem de serviço no povoado de Ramos, falou Robertão.
O prefeito Robertão também expressou sua gratidão pela parceria e afirmou que a cidade saberá retribuir todo o compromisso do governador por Presidente Dutra, conhecida como a “Capital da Pinha”.
– E, pode ter certeza, que Presidente Dutra saberá retribuir tudo o que o senhor (governador) tem feito pela nossa cidade, a nossa querida Capital da Pinha – concluiu o prefeito.
O anúncio da ordem de serviço para o asfaltamento está previsto para acontecer até março, com expectativas de benefícios imediatos para o povo de Presidente Dutra.
Vídeo!
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...