O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Codevasf lançaram neste mês um polo da Rota do Mel na região do Médio São Francisco baiano. A partir da iniciativa, o Governo Federal desenvolverá ações para estruturar a cadeia produtiva da apicultura em 50 municípios da região. Os eventos de lançamento ocorreram em Bom Jesus da Lapa (BA) e em Irecê (BA), com transmissão on-line.
“Acredito que a implantação da Rota é de fundamental importância. Ela contribui, sem dúvida nenhuma, para a geração de emprego e renda e para a diminuição das desigualdades regionais e sociais”, destaca o assessor especial do MDR Aldo Dantas. “Para se ter uma ideia, nós esperamos que, das quase 700 toneladas produzidas artesanalmente na região, seja possível duplicá-las para cerca de 1,4 mil toneladas”, completa.
No âmbito do projeto, representantes do MDR e da Codevasf reuniram-se com membros de associações e produtores. “A região de Irecê e de Bom Jesus da Lapa foi escolhida para iniciar a implantação da rota a partir de diversos critérios. Em visitas à região, identificamos uma área de 12 mil hectares de produção de frutas e 3 mil hectares de reserva ambiental, o que traz um potencial enorme para a apicultura. Outro critério foi a representatividade e afinidade com a identidade regional, pois a região já possui uma produção de mel”, explica o coordenador nacional da Rota do Mel no MDR, Samuel Castro.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Territorial da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Kênia Marcelino, a Rota do Mel tem desdobramentos em diferentes segmentos da economia. “Quando falamos sobre rota, estamos nos referindo não somente à produção. Estamos falando também sobre comercialização, sobre uma fábrica de embalagens, sobre a produção dos fruticultores aqui presentes, que precisam auxiliar na polinização. O potencial apícola da Bahia é muito extenso”, afirma.
Para o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a produção de mel promove resultados positivos para as comunidades, para a economia regional e para o meio ambiente. “Para explorar todo esse potencial, entendo que devemos nos organizar e profissionalizar a atividade para que esse retorno social, ambiental e econômico esteja mais próximo de nós”, diz.
As atividades de implantação da Rota do Mel no Médio São Francisco baiano incluíram a entrega de equipamentos e materiais de apicultura para associações e cooperativas que atuam no setor nos municípios de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama (BA). Representantes do MDR e da Codevasf também visitaram o entreposto de mel de Ibotirama.
Rota do Mel na Bahia
As oficinas realizadas para implantação do polo baiano do projeto reuniram representantes de instituições do meio acadêmico, como o Instituto Federal da Bahia (Ifba); de apoio e orientação empresarial, como o Sebrae; do poder público, como prefeituras da região; e de organizações de apicultores, como a Associação União dos Produtores Rurais da Agrovila 11 e a Associação União dos Produtores Rurais da Agrovila 13, ambas de Serra do Ramalho (BA), e a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), de Ibotirama. “A apicultura traz renda para a população de nosso município de Serra do Ramalho e, ao mesmo tempo, incentiva e acolhe os jovens para não sair da cidade em busca de trabalho”, afirma a apicultora Andreia Souza, que participou das atividades.
Dados de 2019 da Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a Bahia ocupa a sétima colocação entre os estados brasileiro que mais produzem mel de abelha no país.
Fonte: Ascom - Codevasf
No ano de 2013, no Estado de Goiás, P.V.S.S contratou uma pessoa para ceifar a vida de um homem por conta de uma dívida.
Após a consumação do crime, o suspeito fugiu para o Estado da Bahia.
A Polícia Civil de João Dourado recebeu informações de que o foragido poderia estar na cidade.
Iniciou-se as investigações no intuito de dar cumprimento ao referido mandado de prisão, tendo na quarta-feira (07), logrado êxito na prisão do autor do delito.
Fonte: Polícia Civil
Na última segunda-feira (05) o paciente Rangel da Silva Freitas, 29 anos, comemorou o primeiro mês do nascimento do seu filho Otávio, um verdadeiro presente que ganhou, após vencer a Covid-19, com a ajuda dos profissionais do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Otávio também nasceu na unidade hospitalar, fruto do seu casamento com a enfermeira Tatiana Franca.
Ao todo foram 21 dias de internamento, com início no Pronto Atendimento (PA) Covid, em Lapão, sendo transferido para o Hospital Regional de Irecê, onde ficou entre os dias 09 e 18 de abril na UTI Covid, sob os cuidados da equipe multidisciplinar.
“Agradeço primeiramente a Deus e a Nossa Senhora Aparecida pelo milagre em minha vida, por minha família, amigos e conhecidos, pelas orações. E a toda equipe do Hospital Regional de Irecê, cada técnico, enfermeiro, médico e fisioterapeuta, que além de profissionais de mãos cheias são humanos e não trabalham apenas pelo salário, eles realmente se preocupam com o paciente e com a sua saúde. Muito obrigado por tudo”, agradece Rangel.
Fonte: Ascom - HRI
Secretário da Educação do Estado da Bahia, Gerônimo Rodrigues e a professora Fabrízia – Foto: Divulgação
O governador Rui Costa (PT) nomeou, na edição da última quinta-feira (08), do Diário Oficial do Estado (DOE), a professora e Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Irecê, Fabrízia Pires de Oliveira, para ocupar o cargo de diretora do Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE-01), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Sobre essa nomeação, a nova diretora do Núcleo Territorial de Educação de Irecê (NTE-01) revelou como deve ser sua gestão: "É com muito entusiasmo e também com muito compromisso que assumo o cargo do Núcleo Territorial de Educação com o objetivo de fortalecer a educação da nossa região. Vamos assumir o compromisso com todos os municípios do território, fortalecendo e entrelaçando as redes municipal e estadual e também dialogando com as universidades do território", destacou.
Em sua trajetória profissional, Fabrízia tem um histórico profissional para o cargo. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2010), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2005). Fez especialização em psicopedagogia (2009).
Além disso, tem experiência com formação de Professores - Cursos de pedagogia da Universidade Federal da Bahia/Programa de Formação de Professores em Exercício nos municípios de Irecê e Tapiramutá, programa de formação de professores da Universidade do Estado da Bahia/Plataforma Freire.
Atuou como Professora do Curso de Enfermagem na FAI- Faculdade Irecê e curso de pedagogia na UESBA - Faculdade do Sertão. Exerceu o cargo de Secretária de Educação, Esporte, Juventude e Turismo no município de Ibititá (2013 - 2016). Atualmente é Coordenadora na Secretaria Municipal de Educação de Irecê, onde coordenou a implantação da Educação Integral e Integrada e implantação da proposta curricular Ciclo de Formação Humana no município de Irecê. Professora de pós-graduação em diversos cursos do Território de Identidade de Irecê. Coordenadora pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.
Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em (Auto)biografias e Histórias de vida e formação e do grupo de pesquisa da faculdade de educação da Universidade Federal da Bahia, cadastrado no CNPq, Formação de Professores em Exercício/FEP da linha de Currículo e Informação. É membro do Conselho Municipal de Educação de Irecê e dos Fóruns Municipais de Educação de Irecê e Ibititá. Ministrou ainda cursos de extensão e de curta duração em Currículo pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Experiência profissional na formação de professores, proposta curricular, Rede UNEB 2000 e consultoria nos programas do Ministério da Educação (PAR, PME, PDDE). Atualmente é Coordenadora na Secretaria Municipal de Educação de Irecê.
Mantendo seu compromisso em fortalecer a educação em todo estado da Bahia, em recente visita ao município de Irecê, o Governador Rui Costa inaugurou o novo Complexo Poliesportivo Educacional, que contou com investimento de R $2,4 milhões.
Na oportunidade, o governador também entregou as obras de ampliação do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê. O empreendimento conta com dez salas, módulo de três laboratórios e auditório para 150 pessoas. O governo do Estado investiu mais de R $1,1 milhão nesta obra.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Central Notícia
Uma mulher que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto foi presa na manhã dessa quarta-feira (07) na cidade de Irecê por uma equipe da Polícia Civil. Segundo a Polícia Civil, a mulher cometeu um homicídio no município de Presidente Dutra. O crime ocorreu há cerca de quatro anos.
“Na data de 02.04.2017, a pessoa de Edilaine Mendes de Souza, foi morta vítima de golpes de arma branca (faca) na Vila de Campo Formoso, cidade de Presidente Dutra, tendo como autora a pessoa de B.B.S, que após o persecução penal a mesma fora condenada de forma definitiva, como incurso nas sanções previstas no art. 121, §1°, 2° parte, do Código Penal”, diz a nota da Polícia Civil.
A Polícia Civil iniciou as investigações no intuito de dar cumprimento ao referido mandado de prisão, tendo no dia de hoje, logrado êxito na prisão da autora do delito.
Fonte: Polícia Civil
Morre sanfoneiro Zé Molhado aos 74 anos - Foto: Reprodução
O sanfoneiro conhecido por Zé Molhado morreu nesta quinta-feira (08), aos 74 anos. Recentemente o forrozeiro foi internado no Hospital Regional de Irecê (HRI) em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sofreu um infarto e não resistiu. As informações são do blog Xiquesampa.
Carreira
Zé Molhado nasceu em 02 de junho de 1947 no então povoado de Tiririca, que pertencia ao município de Xique-Xique. Nas décadas de 1980 e 1990 comandou o conjunto "Forró do Jeito Que A gente Gosta”, que se apresentava nas cidades da região de Irecê. O grupo musical chegou ao fim nos início dos anos 2000.
Zé Molhado e Patrícia Molhado diurante uma live que ocorreu há cerca de um mês
Com o fim da banda, Zé Molhado foi morar na comunidade de Rio Verde 1, em Itaguaçu da Bahia, onde residia até hoje. Ele é pai de Patrícia Molhado, que também seguiu carreira musical. Ainda não há informações sobre o sepultamento.
A Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia emitiu uma nota de pesar em virtude do falecimento do forrozeiro. Leia abaixo.
Nota de pesar
É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do nosso amigo, Zé Molhado. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Que Deus conforte a todos para que possam enfrentar esta imensurável perda com serenidade.
Zé Molhado faleceu nessa quinta-feira (08/07) aos 74 anos de idade.
Era pai de Patrícia Molhado, Zé Carlos, Talita e Cláudia.
Nasceu no dia 02 de junho de 1947, no então povoado de Tiririca, hoje, Itaguaçu da Bahia.
Nos anos 80 e 90, Zé Molhado e seu Conjunto, o "Forró do Jeito Que a Gente Gosta" era famoso na micro região. Obtendo sucesso em vários povoados e cidades, como um dos melhores conjuntos de forró do interior da Bahia.
Certamente marcou a vida de toda uma geração e permanecerá eterno em nossa memória.
Fonte: Central Notícia
Iniciativa faz parte do Programa AgroNordeste e vai beneficiar agricultores de vários municípios da região
Com o objetivo de oferecer inovação e tecnologia para melhoria da produção, gestão e acesso a mercado de produtos do agronegócio, a Regional do Sebrae Irecê realiza uma série de capacitações voltadas para produtores rurais do município de Mulungu do Morro. São palestras, cursos, oficinas e consultorias que abordam temas como boas práticas agrícolas, legalização de empreendimentos coletivos, associativismo, e comercialização para órgãos públicos.
As capacitações contam com a participação de cerca de 100 produtores rurais do município e serão realizadas até o mês de novembro, com o acompanhamento dos técnicos do Sebrae Irecê e atendimento contínuo. A Iniciativa, que faz parte do Programa AgroNordeste, do Governo Federal, e do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, vai oferecer consultoria para otimização da gestão das propriedades rurais e comercialização da produção.
O prefeito de Mulungu do Morro, Edimário Boaventura, destacou a importância desse suporte técnico oferecido pelo Sebrae. “Com as propriedades organizadas e os nossos agricultores capacitados, a produção e a gestão do negócio será muito mais rentável. O Sebrae é um parceiro importante nessa estrutura, onde o agricultor vai comercializar o seu produto de forma otimizada, com acompanhamento de consultorias e técnicos especializados. Vai melhorar com certeza a renda dos nossos produtores, e isso reflete diretamente na nossa economia local”, avalia o gestor.
Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, o fomento à agricultura é uma porta para novas oportunidades de negócio. “Estamos celebrando parcerias em vários municípios da região com o objetivo de favorecer o desenvolvimento social e econômico sustentável nas propriedades rurais. Essa profissionalização do produtor rural vai gerar um impacto direto nas atividades comerciais, gerando empregos nas pequenas comunidades, e favorecendo a distribuição de renda”, ressaltou.
Fonte: Sebrae Irecê
Entrega do novo Terminal Rodoviário e da reforma do antigo paço municipal marcam primeiro semestre da atual gestão em Presidente Dutra
A inauguração do novo Terminal Rodoviário de Presidente Dutra e do edifício Francisco Ferreira dos Santos, que abrigava a antiga prefeitura e hoje recebe as Secretarias de Assistência social e de Agricultura, marcaram a conclusão dos primeiros seis meses da administração do prefeito Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, eleito em 2020. Com obras sendo iniciadas e outras em fase de conclusão, o chefe do Executivo comemora as melhorias feitas na cidade mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Estamos tocando a administração apesar das dificuldades que o Brasil todo enfrenta. Presidente Dutra tem ganhado muitas obras, algumas delas sendo iniciadas no meu mandato e outras na antiga gestão, como a do Terminal Rodoviário, que já tem viagens sendo feitas para São Paulo e que vamos ampliar esse serviço para vários estados brasileiros. Nosso objetivo é facilitar a vida do nosso povo para que, se Deus quiser, ele não precise sair daqui e viajar para trabalhar e sim por outras razões”, pontuou o prefeito.
Robertão destacou que o Orçamento Municipal ainda não é o suficiente para atender todas as demandas da população, mas afirma que grande parte de suas promessas de campanha estão sendo cumpridas. ”Vamos continuar fazendo o que foi proposto em nosso plano de governo e estamos trabalhando muito para conseguir novos recursos com o governo estadual e federal”.
O novo Terminal Rodoviário está localizado na praça próxima ao Hospital Municipal, na região central da cidade. Já o edifício Francisco Ferreira dos Santos, que leva o nome do ex-prefeito da cidade, passa a receber as pastas de Agricultura e Assistência social a fim de ampliar as políticas públicas e ações para o desenvolvimento socioeconômico do município.
Balanço
Além das entregas realizadas no início da semana, a atual gestão também iniciou a recuperação das estradas vicinais do município, com melhorias no asfalto, entre outros serviços que garantem mais segurança para os motoristas e melhor trafegabilidade.
A travessa Félix Mendonça recebeu pavimentação, enquanto vias da zona rural estão em obras para garantir mais acessibilidade para pedestres e ciclistas com a instalação de calçadas e ciclovias.
O prefeito também está dando andamento na construção de uma sede do CREAS, de uma creche na comunidade do Curralinho, de um espaço educativo para ensino integral, de uma praça na rua Jatobá, além da reforma da Praça Manoel Novaes e da pavimentação de ruas na comunidade de Ramos.
Cultura
Robertão destaca que também está trabalhando para a retomada de eventos culturais e artísticos na cidade. “Passamos por momentos difíceis, mas nesta semana não temos ninguém internado por Covid em nosso município. Se nós ‘zerarmos’ realmente esses casos vamos pensar em retomar as festas que a população tanto gosta. Pedimos um pouco mais de paciência por parte dos artistas, porque queremos ter a certeza de que todos estarão em segurança”, finalizou.
Fonte: Central Notícia
Material apreendido durante ação da Polícia Civil - Foto: Divulgação
Autoridade Policial da cidade de Seabra em contato com a 14ª coordenadoria (Irecê) relatou acerca de uma possível fraude, onde um grupo criminoso de posse de CNPJ fraudados realizava compras em diversas distribuidoras e após o recebimento do material não realizava o devido pagamento.
O gerente de vendas compareceu nesta unidade policial onde foram apresentadas notas frias utilizadas pelo grupo criminoso que atuava nas cidades de Irecê, Barreiras, Jacobina e Capim Grosso.
O grupo agia encaminhando notas fiscais falsas dando a entender se tratar de uma empresa com respaldo.
O representante comercial após realizar a venda no valor de aproximadamente R$70.000,00 desconfiou porque ao checar um dos endereços notou que não existia e a partir disso checou os demais, onde constatou a possível fraude.
Com esses dados, policiais civis foram até o local da possível entrega e lá estava um mototáxi à espera, que após a abordagem relatou que os produtos seriam levados para um depósito.
Ao chegar no depósito foram encontrados diversas encomendas de material escolar, que ao checar os dados das etiquetas conseguimos identificar o fornecedor, que em contato telefônico foi dito que foram vítimas de um golpe pelo grupo.
O material foi apreendido e encaminhado para esta Coordenadoria e foi instaurou Inquérito Policial sendo identificado uma das responsáveis por comandar o grupo.
As investigações continuam para identificação dos demais integrantes.
Foram recuperados os seguintes materiais da empresa Credeal e Cadersil: Diversas caixas contém lápis, hidrocor, cadernos, entre outros itens valor estimado em aproximadamente R$10.000,00
Foram recuperados também diversas vasilhas plásticas que foram adquiridas de outra empresa com mesmo modus operandi.
A união da 13ª e 14ª Coorpin mais uma vez consegue desbaratar e identificar um grupo criminoso que vem agindo e causando prejuízo de altas cifras em diversas empresas.
Fonte: Polícia Civil
Dois carros bateram de frente na BA-432, entre Lapão e Irecê — Foto: WhatsApp/Divulgação
Dois carros de passeio baterem de frente, nessa segunda-feira (05), na rodovia BA-432, entre os municípios de Lapão e Irecê. Pelo menos três pessoas se envolveram no acidente.
Apesar dos estragos dos veículos, os envolvidos tiveram apenas ferimentos leves. “ Esse acidente, Zé Bastos, que Quinzinho falou nesse instante, de Valério e Teodoro, foi eu e meu irmão. Um carro desgovernado nos pegou no meio da pista, quase morro ontem", falou durante à programação jornalística da rádio Caraíbas, uma das vítimas.
Fonte: Da Redação
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...