Sábado, 20 de Janeiro de 2024
BRASIL

Foto: Matheus Pereira/GOBA

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quinta-feira (18) de um evento de reunião para a assinatura de um acordo para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador, junto ao Governo Federal, estadual e o CIMATEC. Na solenidade, Lula demonstrou apoio ao Vitória, em meio aos espectadores, dizendo ser torcedor do clube.

“Eu trouxe o meu apelo ao Vitória (…) Voltamos para a Série A com o objetivo de sermos campeões esse ano. Vocês acham que vai ser o dinheiro árabe que vai salvar o Bahia? Nós vamos fazer um pix com o torcedor e cada um dá um pouquinho para disputarmos com os milhões do Bahia”, brincou o presidente na apresentação do evento.

A brincadeira do presidente Lula se dá ao momento vivido pelo esquadrão, que abriu os cofres nesta temporada e acertou com reforços de peso para a temporada, que são eles: Everton Ribeiro, Iago, Caio Alexandre e Jean Lucas. O tricolor também negocia com Victor Cuesta para reforçar a defesa.

Já o Leão, embalado pela conquista do seu primeiro título nacional, também acertou com reforços para brigar por vagas maiores na temporada, o presidente Fábio Mota citou briga pela classificação à Copa Sul-Americana e já tem dez reforços contratados: os goleiros Muriel e Alexandre Fintelman, os laterais esquerdos Patric Calmon e Lucas Esteves, o lateral direito Raúl Cáceres, os volantes Caio Vinícus e Willian Oliveira e os atacantes Caio Dantas e Erick Castillo.

O Vitória fez sua estréia vencendo com o placar de 1 a 0 contra a equipe do Juazeirense, fora de casa, com gol do novo reforço, Erick Castillo. Já o Bahia levou a pior com o time misto que que levou para a disputa na Arena Fonte Nova e saiu perdendo de 1 a 0 para o Jequié.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 20 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Divulgação

A classificação de risco de pacientes em unidades hospitalares é uma prática essencial para garantir uma abordagem eficiente e priorizada no atendimento. No Hospital Regional da Chapada (HRC), localizado em Seabra, que somente nos últimos 30 dias realizou mais de 1.200 atendimentos na emergência, essa prática é fundamental, pois avalia o estado de saúde do paciente e identifica aqueles que necessitam de atendimento imediato e os que podem aguardar um período maior.

O elevado número de atendimentos na emergência hospitalar tem como causa a baixa cobertura da Atenção Primária do município de Seabra. Infelizmente a prefeitura não conseguiu ampliar as equipes de saúde da família e as Unidades Básicas de Saúde para alcançar o mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde, que é 70% de cobertura. Como consequência, a população recorre ao serviço hospitalar mantido pelo Governo do Estado como única forma de solucionar os problemas de saúde.

Um relatório do Hospital Regional da Chapada aponta que 80% dos pacientes avaliados na emergência poderiam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde, pois os quadros clínicos estavam relacionados a resfriados, viroses, dores crônicas já diagnosticadas, curativos e até unha encravada.

Fluxo e tempo de atendimento
Ao chegar no HRC, o paciente é avaliado e direcionado seguindo um protocolo de acolhimento que classifica o nível de complexidade e risco do seu estado de saúde. O protocolo de Manchester, referência no mundo, é o utilizado no hospital. No método, cada problema de saúde se enquadra nas cores que são estabelecidas, entre vermelho, onde o atendimento deve ser imediato; laranja, o qual o paciente deve ter uma espera de até dez minutos; e amarelo, para os que necessitam de atendimento rápido.

Para as cores verde e azul, os pacientes podem ser encaminhados para outras unidades de saúde ou até mesmo aguardar entre 120 e 240 minutos para serem atendidos, respectivamente. Mesmo com um volume elevado de pacientes, todos os atendimentos no HRC ocorrem dentro dos parâmetros estabelecidos no protocolo.

Referência
Inaugurado em 2017, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para 11 municípios da região. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, oferta assistência nas áreas de clínica médica, ortopedia, traumato-ortopedia, cirurgia geral, pediatria e psiquiatria. O hospital ainda conta com um centro cirúrgico moderno, ambulatório e centro de bioimagem.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 20 de Janeiro de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução/Google

A região Nordeste foi a região que concentrou o maior número de redações nota 1 mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Ao todo, 25 dos 60 estudantes que tiraram a nota máxima em todo o país são de estados nordestinos. Somando a região com o Norte do país, com cinco estudantes, ambas têm metade dos estudantes nota 1 mil na prova aplicada no final do ano passado.

No Piauí, estão seis estudantes. O estado, junto com Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – cada um também com seis estudantes nota 1 mil –, só é superado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, cada um com sete estudantes. Para o diretor do colégio Equação Certa, em Teresina, Fernando Gomes, o resultado é fantástico. Na escola, estão três estudantes que obtiveram nota máxima. Mas, segundo ele, trata-se do fruto de um trabalho que já vinha sendo realizado com os alunos.

“Para a gente é algo fantástico, nos deixa muito felizes. Mas não é algo novo, é algo que a gente já vem produzindo”, diz, Gomes. A escola já teve outros três alunos nota 1 mil, mas um por ano. Agora foram três juntos. “A gente vinha batendo na trave, muitos alunos tiravam nota 980”. Além disso, ele ressalta a conquista do estado. Com menos estudantes que Rio de Janeiro ou São Paulo, o Piauí teve quase a mesma quantidade de alunos nota 1 mil.

“Se fosse para comparar proporcionalmente, eles teriam que ter 60 notas 1 mil”, calcula o diretor. “Então, proporcionalmente, é um resultado avassalador”, comemora.

Uma das estudantes que obteve a pontuação máxima foi Millena Martins, 19 anos. “A sensação com o resultado do Enem é de muita felicidade e realização por ter alcançado a nota máxima. Tanto minha quanto dos meus amigos e familiares que sempre me apoiaram no processo”, diz a estudante que pretende cursar medicina.

“O meu preparo foi, basicamente, treinar semanalmente, fazendo em média duas redações por semana e corrigindo já na semana seguinte, focando nos erros para que eu pudesse melhorar o mais rápido possível a minha redação e chegar a um texto de excelência”, diz Martins.

Aumento nas notas 1 mil
O número de estudantes nota 1 mil mais que triplicou entre o Enem 2022 e a última edição. Na primeira, foram 18 candidatos com a nota máxima, no Enem 2023, 60. A professora e pesquisadora em linguística aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcia Mendonça, pesquisa o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Para ela, os números mostram uma possível retomada do Enem, que, ao longo dos últimos anos, contou com menos candidatos inscritos.

“Eu acho que o aumento das notas reflete um investimento maior por parte das escolas na preparação dos alunos, o que pode ser compreendido, talvez, como um indicador de maior confiança no exame e de uma certa retomada na normalidade do crescimento, na abrangência desse exame, na importância dele”.

O tema da redação, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, também pode ter ajudado no desempenho dos estudantes, de acordo com a pesquisadora.

“Eu acho que o tema tinha uma relevância social grande, é uma pauta que está presente no debate social, ou seja, não é um tema longe dos estudantes. Isso certamente ajudou o candidato a se aproximar da coletânea, a se aproximar da organização do texto solicitado. Então, a escolha do tema, sim, imagino que tenha sido positiva nesse sentido”.

Escolas públicas
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nessa terça-feira (16) mostram também que do total de 60, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.

Esse resultado pode ter diversas causas, de acordo com o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Paulo Carrano. Segundo ele, essas causas vão desde a infraestrutura das escolas até a situação socioeconômica das famílias e dos territórios. E passam também pelo fato de, muitas vezes, estudantes precisarem conciliar os estudos com o trabalho. “A gente está ainda correndo atrás de uma dívida social acumulada que o Brasil tem com as suas juventudes”, diz.

Muitos estudantes que concluíram o ensino médio em 2023 deixaram de fazer o Enem. Dados do Ministério da Educação mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo a etapa ano passado não participaram da última edição do Enem. Diante dessa situação o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do exame.

Também na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria uma espécie de poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

“Ter também esse suporte que permite que os jovens saquem mensalmente um recurso para se manter é muito importante. Então, eu acredito que nos próximos anos essa política de suporte, de bolsa mensal e poupança ao final, vai ter resultado. Porque vai incidir exatamente nesse fator de evasão, de desengajamento, que é essa força centrífuga que afasta o jovem do ambiente escolar, que é o mundo do trabalho, que é a precarização da vida”, analisa Carrano

Fonte: As informações são do site IstoÉ



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 20 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Montagem/JC

jovem de 28 anos, identificado como Joanderson Alves Pereira, morreu após ser alvo de disparo de arma de fogo durante uma discussão no município de Irecê, na Chapada Velha, na última quinta-feira (18). O suspeito do assassinato conseguiu fugir do local antes da chegada dos policiais.

Segundo informações do portal G1, o crime ocorreu na porta da residência onde o suspeito mora, no bairro Boa Vista. Durante uma acirrada briga, Joanderson foi atingido por um tiro na região do tórax e veio a óbito imediatamente.

Até o momento, a identidade do suspeito do assassinato não foi revelada, nem a motivação do crime. A Delegacia de Irecê conduz as investigações, e a polícia realiza diligências para localizar o suspeito.

Fonte: G1 Bahia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024
Notícias

Jovens de Presidente Dutra poderão brilhar no Campo Aeroespacial com a Criação do Parque Tecnológico

Na última quarta-feira (18), o prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão), realizou uma visita marcante à capital baiana. O prefeito participou da cerimônia de assinatura do acordo que viabilizará a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.

O evento, conduzido pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aconteceu na Base Aérea de Salvador. O Parque Tecnológico Aeroespacial será um espaço dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

O prefeito Robertão expressou sua alegria e esperança de ver os jovens da cidade de Presidente Dutra desenvolvendo suas habilidades científicas e tecnológicas neste novo parque. O município conta com talentos destacados, como os estudantes que se sobressaem nas Olimpíadas de Matemática, na construção de foguetes e em competições internacionais de robótica, como o exemplar Riei Joaquim.

Além do evento pela manhã, Presidente Dutra alcançou outro marco histórico no final da tarde, quando o Governador Jerônimo Rodrigues concedeu a autorização para a tão aguardada pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede municipal à comunidade quilombola de Ramos (lembre aqui).

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024
Bahia

Foto: Reprodução

Quer começar o ano com notícia boa? O Detran-Ba (Departamento Estadual de Trânsito) oferece 444 novos lotes em dois leilões já abertos para quem deseja adquirir veículos conservados e sucatas aproveitáveis. Os lotes estão custodiados em nove cidades: Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso e Simões Filho.

As regras para os certames e informações adicionais estão disponíveis no site do órgão: https://www.detran.ba.gov.br/ na aba “Leilões” – edital. Ou através do telefone (71) 3116-2300. Os endereços eletrônicos dos leiloeiros são: https://www.danielgarcialeiloes.com.br/ e http://www.nordesteleiloes.com.br/

egundo a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, quem adquire os bens não leva as dívidas do veículo que são do antigo dono. “O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do ano em exercício e o valor do IPVA. Aos interessados, vale lembrar que é indispensável ler atentamente os editais e apenas baixar os documentos através do nosso portal. A partir dessas informações, torna-se seguro pesquisar os sites dos leiloeiros oficiais”.

Na cidade de Simões Filho, lote 005, um dos destaques é a Nova Saveiro VW 2017/18 com lance inicial de R$ R$ 5 mil. Em Eunápolis, a L200 MMC ano 2005, também com lance a partir de R$ 5 mil. Em Feira de Santana, o Fiat Palio Fire ano 2012, tem lance inicial de R$ 2.200.

Só podem participar do leilão de sucatas aproveitáveis pessoas jurídicas credenciadas no ramo de desmonte de veículos.

Visitação
Os interessados devem estar atentos aos requisitos exigidos para participar dos certames. Além disso, é essencial conferir o horário de fechamentos dos editais. As datas para visitação nos pátios são: edital 001/2024 de 19/01 a 25/01 e no edital 002/2024 de 23/01 a 29/01. Os endereços constam nos respectivos editais.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024
Publicidade