Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Notícias

 O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA) abre inscrições para seleção para Delegado no município de Barreiras e Representantes nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Candeias, Capim Grosso, Santo Antônio de Jesus, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Irecê, Serrinha, Ribeira do Pombal, Paripiranga, Jacobina, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Brumado. O objetivo é oferecer ao Administrador e instituições sob sua jurisdição o apoio necessário ao desenvolvimento do exercício ou atividade profissional.

É necessário que os candidatos sejam Administradores com diploma há pelo menos três anos, entre outros pré-requisitos. O edital com os detalhes requeridos para preenchimento ao cargo foi publicado no site do CRA-BA (http://www.cra-ba.org.br/) e será feito mediante análise documental e currículo. Os interessados poderão enviar a sua documentação até o dia 11 de dezembro de 2018, para o e-mail: gerencia@cra-ba.org.br.

Fonte: CRA-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Chapada Diamantina

A semana Preta, o maior evento de celebração no Novembro Negro  acontece no IFBA Seabra, na Chapada Diamantina, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro.Possui inscrição gratuita e destina-se à todos os públicos.  Dança, música, filmes, culinária,teatro, arte e história, são algumas ações dessa nova edição do evento.

A Semana Preta visa valorização do negro, por meio de oficinas como: Acarajé e Abará - com as mãos na massa e na história –Iara Lima.Turbante e Tranças com Murilo e Lilian. Graffiti: negritude e ativismo- Annie Ganzala. Dança de matriz africana na diáspora- Toni Silva. Teatro negro- Luciana Souza. Mulheres e Percussão- Banda Didá, Legado Afro: Danças Tradicionais- Gabriel Santos, Angola e Samba Rural- Gilmar Rios, Juventude, Racismo e Criminalização: Como se defender? (Diogo Sousa) ou de intervenções artísticas como como a do  Mr. John e Adailson "Black Wolf".

O evento prossegue com a programação. E para o dia 05/12 (Quarta-feira) teremos a exibição do Documentário: Jarê das Lavras Diamantinas e palestras sobre as Relações África – Brasil: um legado a reconhecer na mesa 1. Com Palestrantes como: Fabrício Mota - IFBA Simões Filho, Vânia Cristina – Departamento de Reparação Racial, Renata Nascimento – Diretora da UNEB/ Seabra, mediada por Maria Medrado, discente do IFBA/Seabra. E pra finalizar o Jarê de Andaraí vai realizar uma Intervenção artística.

No dia 06/12(Quinta-feira) Juciara Santos  formada em Psicologia e Relações Raciais e a Prof. Carmélia Miranda – UNEB/Jacobina irão realizar uma palestra na mesa 2 mediada por Jussiane (aluna do 4º Ano do Curso técnico em Informática)  com o tema Legados Afro: Reconhecer e Criar. Na sequência Toni Silva vai realizar uma Intervenção artística - Solo/Dança. Em seguida, começa as oficinas.

07/12 (Sexta-feira) vai haver uma roda de Conversa sobre o Documentário “O Caso do Homem Errado” na qual Samara aluna do 4º Ano do curso técnico de Meio Ambiente vai mediar o evento e apresentar a mesa 3 com  a temática Legados Afro: Criar e Resistir composta por: Camila de Morais – Diretora do documentário.Prof. Diogo Sousa – Psicologia e Relações Raciais e Advogada Gabriela Ramos – Direito e Relações Raciais. Para finalizar a programação da manhã o Trio Capão apresenta uma Dança Afro.

A tarde (07/12) palestrantes como: Vivian Caroline - Artes Negras- Banda Feminina Didá e Carol Barreto - NEIM UFBA - Moda e Legado Afro vão dar início à mesa 4 sobre os  Legados Afro: Criar e Resistir. O Encerramento fica por conta da: Banda Feminina Didá BATUKCES, Banda Em Transe e do Sarau IFBA.

A artista Luciana conta sobre a importância de um evento como este para a população negra “a Semana Preta é mais um portal que além de favorecer a inclusão dos afrodescendentes em atividades educativas e culturais, também possibilita a socialização de idéias e a prática do diálogo, fortalecendo com isso as questões étnico-raciais”, afirma a artista Luciana Souza.

O IFBA em parceria com a Uneb campus XXIII teve a iniciativa de realizar esse evento que visa combater o racismo a partir da inclusão do povo negro em diferentes espaços trazendo como referência representantes negro(a)s de vários setores do mercado de trabalho, para a  valorização da pessoa negra que segundo IBGE (2016) representa maioria da população brasileira.

Todas as informações estão no site do evento disponível aqui

Fonte: Ascom/ IFBA Seabra



Compartilhar no Whatsapp









Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Bahia

Na Bahia, a gestão da educação em 398 municípios – 97% do total – é classificada como ineficiente no ensino fundamental. Por outro lado, apenas 14 (3%) são eficientes em termos de gestão educacional nessa mesma etapa da educação básica. Essas constatações estão no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação, lançado na semana passada em Brasília (DF). Do total de 417 municípios baianos, 412 estão no atlas – apenas 5 não dispõem de informações na publicação.

Dos 398 municípios considerados ineficientes, 186 (45%) têm ineficiência moderada; 188 (46%) apresentam ineficiência crítica; e 24 (6%), ineficiência extrema.

O Atlas, que conta com o apoio institucional da Universidade de Brasília (UnB), compara a gestão pública entre municípios de um mesmo estado, traduzindo-a em números e permitindo verificar quais são mais ou menos eficientes em diferentes setores. No caso da Educação, são observados critérios como valor investido por aluno, retenção escolar, aprovação e proficiência.

A publicação foi desenvolvida por uma startup de inovação e pesquisa sem fins lucrativos do Distrito Federal, com a coordenação técnica de um professor da UnB e de um consultor internacional. Trata-se de uma ferramenta com a intenção de melhorar a gestão do dinheiro público, reduzindo o desperdício e otimizando os serviços do Estado brasileiro.

As duas primeiras edições do Atlas, apresentadas no dia 27 de novembro, têm como temas a Educação e os tribunais de Justiça estaduais. Saúde, água e saneamento são outros assuntos a serem apresentados nos próximos meses. Além disso, em breve, serão lançadas publicações sobre os Tribunais Regionais do Trabalho e os Tribunais Regionais Eleitorais.

Gestão por Eficiência

Com o lançamento dos primeiros atlas, também estará disponível, online, a plataforma Gestão por Eficiência, uma base de dados robusta que disponibiliza diversas opcões de pesquisa. Desta forma, gestores e a população podem fazer suas próprias buscas em um ambiente que processa as informações e devolve o cálculo individualizado de eficiência.

Por um Brasil mais Eficiente

Para viabilizar a pesquisa que resultou na plataforma e no atlas, o professor Alexandre Maduro-Abreu, da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE) da UnB, e o consultor Kayton Fernandes de Ávila, fundaram o Instituto de Inteligência em Gestão e Sustentabilidade (I3GS), sem fins lucrativos. Assim, nasceu o movimento apartidário Por um Brasil mais Eficiente.

"O termo eficiência, principalmente em função da crise político-econômica pela qual passa o País, tornou-se protagonista para a gestão pública. Há uma exigência social para que o Estado seja mais eficiente quanto à utilização dos seus recursos. Esse fenômeno está permitindo desmistificar a carga ideológica que o termo carrega", explica Alexandre Maduro-Abreu.

Selo Efi 10.001

Segundo o I3GS, a eficiência é estimada comparando-se os municípios - e os tribunais - a partir dos recursos utilizados e os resultados alcançados. Isso permite identificar as unidades mais eficientes, que se tornam "benchmarks", indicando os ajustes necessários para que as outras alcancem os valores de referência.

Os municípios e tribunais que obtiverem os melhores resultados dentro de um mesmo estado serão chancelados com o selo Selo Efi 10.001, a ser concedido anualmente.

"O reconhecimento pelo Selo deve consolidar-se como um importante referencial a ser almejado pelos gestores públicos, destacando-os dos demais em relação à eficiência na gestão. Assim, os Atlas da Eficiência serão excelentes instrumentais para que os gestores priorizem as melhores práticas de gestão", acredita Alexandre Maduro-Abreu.

Fonte: Eixos Comunicação Integrada



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Notícias

No final da tarde desta terça-feira (04),  por volta das 17h40, uma Guarnição da  Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, patrulhava na Rua 08, bairro BNH, em Xique-Xique, no Vale do São Francisco, quando visualizou um veículo em atitude suspeita.

Em nota, a polícia informou que ao proceder com abordagem no veículo Fiat Strada, cor branca,  placa AEV-5433, licenciado no Paraná, constatou-se, após consulta  do chassi, que o veículo possuía restrição de roubo/furto, cuja a placa original OKX-5870.

O condutor, identificado por Evangelística Alves dos Santos, foi apresentado juntamente com o veículo na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Educação

A Escola Batista de Central teve a honra de apresentar o “Projeto Crianças Transformadas em Autores”, desenvolvido no decorrer do III bimestre/2018, o qual culminou na produção da primeira obra-prima escrita, devidamente autografada pelos seus alunos/escritores em uma tarde de autógrafos.

Esse projeto envolveu os alunos das turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, cuja publicação foi feita pela Editora Estante Mágica. Nosso objetivo é incentivar os alunos à prática da leitura e produção textual, proporcionando-lhes momentos diferentes de aprendizagens, com aulas mais dinâmicas, significativas e contextualizadas, oportunizando-os e incentivando-os na prática, a empregar os diferentes gêneros textuais, bem como estabelecer relações entre seus componentes e os elementos estruturais que dão forma e função ao texto.

A ideia do Projeto nasceu da seguinte pergunta: como as crianças sentem o mundo ao seu redor e o que elas têm a dizer sobre as diversas aprendizagens cotidianas? A partir de temas norteadores, nosso sonho é dar voz e vez aos nossos alunos, lançando uma série de livros ilustrados para crianças escritos pelas próprias crianças como uma maneira de inspirar e incentivar outras crianças a lerem e escreverem.

Vem com a gente e faça parte também deste projeto! Vamos descobrir juntos como as crianças sentem e pensam o mundo ao seu redor e incentivar mais e mais crianças a se tornarem leitores e escritores do futuro.

Fonte: Vândia Mendes Miranda/ Coordenadora Pedagógica



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (5), no estado do Rio de Janeiro, 11 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão na 57ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Sem Limites. Dez mandados de prisão preventiva são na capital e um em Niterói.

Entre os 26 mandados de prisão também há dois em Petrópolis, na região serrana do Rio, e um em Curitiba.

Os presos serão levados para Curitiba, onde responderão por crimes como o de corrupção, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo a polícia, as investigações indicam a existência de uma organização criminosa que lesou a Petrobras na área de compra e venda de petróleo e derivados por ou para empresas estrangeiras. O esquema teria operado até meados de 2014, com o envolvimento de funcionários da estatal.

O grupo agia para garantir vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados pelo mercado às empresas envolvidas, que também teriam realizado negócios irregulares de locação de tanques de armazenagens.

A Polícia Federal detalhou que as operações de compra e venda de petróleo e derivados eram de responsabilidade da Diretoria de Abastecimento, mas não necessitavam de aprovação prévia da diretoria para ocorrer.

"Circunstância que facilitava sobremaneira a pulverização dos esquemas ilícitos nas mãos de diversos funcionários de menor escalão, vinculados à Diretoria de Abastecimento, e que exerciam suas funções tanto no Brasil quanto nos escritórios da Petrobras no exterior", diz a nota da PF, acrescentando que esses funcionários usavam variações ínfimas nas operações para produzir um montante de recursos ao longo do tempo.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018
Publicidade

Renove a casa, presenteie todo mundo e não fique no vermelho. Vem para o Natal Tudo Azul da Center Móveis e Eletros, aqui seu décimo terceiro vale muito mais.

Compre com os melhores preços, em 12 vezes sem aperto. Compre tudo com entrega e armação grátis em toda região. Natal tudo azul Center Móveis e Eletros.

Center Móveis e Eletros

A loja que vende mais barato na Bahia!

Rua Augusto Pereira Nunes, Centro, Irecê/BA

Telefone: (74) 3641 2024

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp