Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Notícias

Na manhã desta segunda-feira (19), por volta das 11h45min, ocorreu na Área Cívica da CIPE SEMIÁRIDO, a solenidade de culto ao maior símbolo do nosso país: A Bandeira do Brasil.

Os destaques de suas cores representam o conjunto de riquezas naturais de nosso país, sob a égide do lema "Ordem e Progresso".

O evento cívico ainda reafirmou o compromisso daqueles que, por dever de ofício, tem em servir e proteger o Brasil, sendo ratificado ante o pavilhão nacional.

Presidida pelo Maj PM CARLOS JOSÉ MALTEZ DE SANTANA FILHO, Comandante da Unidade, a Solenidade contou com a participação do 2° e 3° Pelotões, além dos Alunos do Curso de Formação de Soldados, Núcleo de Ensino da UOE.

Destacamos a especial participação dos Alunos da rede pública, do Colégio Estadual Polivalente, bem como  representantes religiosos do município e Militares da Reserva residentes na cidade, que prestigiaram o evento com suas presenças. Após o hasteamento do Pavilhão Nacional, foi procedido a incineração das bandeiras inservíveis, entoando, em seguida, o Hino ao Pavilhão Nacional.

Ao final, foi oferecido um almoço a todos os presentes, consolidando os laços de sã camaradagem, tão presente em nosso Quartel.

Fonte: Cipe Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Acostumado a transitar entre políticos no Brasil, o presidente do Conselho de Administração da Organização Odebrecht, Emílio Odebrecht, não enxerga futuro em Jair Bolsonaro (PSL) como presidente. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o empresário que auxiliou o Ministério Público Federal (MPF) na delação da construtora baiana tem dito que o general Hamilton Mourão (PRTB) se tornará o presidente da República em menos de dois anos.

Para isso, o então presidente eleito precisa ser deposto ou renunciar o cargo. Em entrevista a Globo News durante as eleições, Mourão declarou que existe possibilidade dos militares arquitetarem o que ele chamou de “autogolpe” no Brasil, caso o lugar de Bolsonaro fosse ameaçado.

Fonte: O Globo



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Esporte

Neste domingo (18), ocorreu a final da IX Copa de Futebol Society da Roça Poço Grande, em Vereda de Central. O torneio contou com várias equipes.

Na grade final e após um empate em 1 a 1, no tempo normal, a equipe dos Cobras sagrou-se campeã da IX Copa de Futebol Society Roça Poço Grande, edição 2018.

“Agradecemos a todas equipes que participaram da Copa, torcedores, arbitragens e, principalmente, nossos apoiadores”, ressaltou Ariston Carlos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Bahia

Os agricultores familiares do Projeto Público de Irrigação Ceraíma, em Guanambi (BA), comemoram a chegada da água aos lotes por meio da nova rede de distribuição implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O investimento na modernização do sistema de irrigação foi de R$ 16 milhões. Parte dos recursos é proveniente do Orçamento Geral da União, destinada à empresa por emenda parlamentar.

“Somos os primeiros a receber água do açude de Ceraíma novamente e vamos voltar a produzir. A nossa área era toda de plantação de banana, até 2008, quando a barragem secou. Abrimos poço, mas não deu água. Então, perdemos toda a área de banana e também uma área de manga. Mas graças a Deus a água chegou agora no primeiro lote e o restante já está bem adiantado. Gostaria de agradecer à Codevasf e à equipe que está fazendo o serviço”, diz o produtor Lindevaldo Santos.

O gerente regional de Irrigação da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Hudson Faria, explica que toda a antiga rede de condução de água foi substituída por um sistema de irrigação mais eficiente. “Era um sistema arcaico, que estava com canais e acéquias danificadas e com perdas na condução estimadas em 80% da água. O novo sistema vai distribuir água em condutos fechados por cerca de 32 quilômetros de tubulação até os lotes dos irrigantes. Outra grande vantagem é que a condução da água vai ocorrer por gravidade, dispensando o uso de energia elétrica na captação principal, gerando uma grande economia”, explica.

“Os agricultores também já foram contemplados com um sistema moderno por microaspersão, constituído de reservatório, com ponto de energia elétrica e sistema de adução próprios do irrigante, individualizado, que leva a água até os cultivos”, completa Hudson Faria.

Localizado no Médio São Francisco baiano, o projeto Ceraíma possui 112 famílias de agricultores familiares e mais 16 usuários externos. A área irrigada alcançará no máximo 750 hectares. “A fruticultura era muito forte aqui, vendíamos para vários lugares, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Não tenho dúvidas que vamos voltar a gerar empregos porque já mostramos no passado, quando tínhamos um sistema de irrigação ultrapassado. Imagine agora com um sistema moderno. Espero que daqui a um, dois anos, possamos mostrar que os R$ 16 milhões foram bem aplicados. E Ceraíma será também exemplo para os outros perímetros irrigados da Codevasf”, afirma o produtor Vanderlei dos Santos.

A modernização do sistema de irrigação do projeto foi realizada pela Codevasf após a solicitação dos agricultores familiares. Segundo o gerente regional de Irrigação da Companhia, a partir da década de 1990, com o crescimento da cidade de Guanambi, houve a necessidade de usar água da barragem de Ceraíma para o abastecimento humano na zona urbana do município e de outras cidades circunvizinhas. Além disso, com a seca que assolou a região Nordeste, o barramento teve sérios problemas, chegando ao completo esgotamento.

“Em agosto de 2008, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério Público Federal suspenderam o fornecimento de água para irrigação, priorizando, como manda a lei, o abastecimento humano. A partir daí, o projeto deixou de ser produtivo. À exceção de alguns produtores que conseguiram perfurar poços e outros que utilizaram cacimbas. O sistema de condução construído há mais de 30 anos, sem o uso e a devida manutenção, foi sendo danificado, até que não permitiu mais que fosse feita a adução de água”, conta Hudson Faria.

“Quando acabou a água, ficou todo mundo de pés e mãos quebrados. A gente não sabia fazer outra coisa. Foi um prejuízo muito grande para Ceraíma, Guanambi e toda a região. Porque a produção de Ceraíma abastecia cerca de 50% do mercado de Guanambi. E mandava banana, manga, feijão, algodão, tudo que já foi produzido aqui, para tudo quanto é lugar. Eram muitos caminhões. Ninguém ficava sem serviço. Muita gente não acreditava que essa condição pudesse voltar. Para quem não acreditava, está na hora de vir aqui e ver”, comemora o produtor Lindevaldo Santos.

Fonte: Codevasf



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Publicidade

Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.

Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Chapada Diamantina

As constantes operações realizadas pelo Comando de Policiamento da Região da Chapada visam a manutenção da ordem pública, tendo como um dos focos a redução do tráfico de drogas na região da Chapada. Na noite de 18/11/2018, mais uma operação conjunta foi realizada em Itaberaba, envolvendo a Rondesp Chapada e a CETO do 11º BPM.

Durante as ações desenvolvidas, um adolescente foi apreendido no Bairro Barro Vermelho, após ser flagrado comercializando drogas. Ao perceber a presença das guarnições, o menor infrator tentou dispensar a droga, mas acabou sendo detido e apresentado na delegacia local, conforme ocorrência No 4290/2018.

Com ele foram encontradas 14 (quatorze) trouxinhas de maconha e 02 (duas) trouxinhas de cocaína, além de dinheiro provavelmente oriundo do tráfico.

Fonte: RONDESP Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Educação

Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr

Começa na próxima segunda-feira (26) e segue até o dia 17 de dezembro, o período de renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino do estudante que frequentaram regularmente o ano letivo 2018. A renovação poderá ser feita presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online da Secretaria da Educação do Estado, que estará disponível no Portal da Educação.

Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.

Educação Inclusiva - A pré-matrícula do estudante com necessidade educacional especial, ou seja, aquele aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado, será realizada apenas via internet, nos dias 29 e 30 de novembro.  Para a inscrição na pré-matrícula, todos os campos de cadastro devem ser preenchidos. O estudante inscrito na pré-matrícula terá sua matrícula efetivada, somente, após a entrega da documentação na unidade escolar indicada no cadastro, no dia 31 de janeiro de 2019.

Já o calendário de matrícula para o ano letivo de 2019 será de 22 a 29 de janeiro de 2019. Uma novidade é que a apresentação do cartão de vacina dos estudantes até 18 anos de idade se tornará obrigatório no ato da matrícula, mesmo não se tornando impedimento para que o ato aconteça. O calendário escolar do ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e termina no dia 16 de dezembro. Os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) poderão apresentar à Secretaria da Educação do Estado um calendário Escolar diferenciado e que considere as peculiaridades locais, inclusive climáticas, culturais e econômicas das regiões. O mesmo pode acontecer com as escolas indígenas, quilombolas e do campo, considerando as atividades produtivas e socioculturais das suas comunidades. Em ambos os casos, o ano letivo terá carga horária mínima anual de 800  horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado a avaliação final.

Acesse a portaria no Portal da Educação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 18 de Novembro de 2018
Notícias

Neste sábado (17), por volta das 11h, dois suspeitos foram flagrados com droga na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.

Em nota, a polícia informou que uma equipe da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido, em patrulhamento na periferia da cidade, recebeu denúncias sobre um ponto de venda de drogas no bairro do BNH.

Ainda de acordo com a polícia, ao abordar o local, foram encontrados duas pessoas, identificadas como Clériston e Matheus, que já haviam sido presos anteriormente, envolvidos com delitos, tendo inclusive o Clériston sido apontado como o autor de arrombamentos que ocorreram em Xique-Xique nos últimos dias.

A CAESA aprendeu uma bolsa contendo 30 (trinta) dolões de maconha, acondicionados em sacos plásticos. Além da droga, foram apreendidos também dois  celulares, três relógios e a quantia de R$ 30,00 (trinta reais).

A dupla e todo o material foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 18 de Novembro de 2018
Notícias

Dez cidades baianas, todas com menos de 40 mil habitantes, ficarão sem nenhum médico para atendimento na assistência básica com a saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, anunciada nesta semana pelo governo do país. O executivo estadual estima que a decisão vai afetar a vida de cerca de 3 milhões de pessoas, que ficarão sem assistência.

A Bahia, que abriga 10% do total de médicos cubanos hoje no país, é o segundo estado que mais vai perder profissionais do Mais Médicos — fica atrás apenas de São Paulo, que tem 16% de todos os médicos de Cuba hoje no país.

Atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia possui 1.522 médicos do Programa Mais Médicos, que estão alocados em 363 dos 417 municípios. Deste total de profissionais, 846 são cubanos, que estão distribuídos em 317 municípios — há médicos também de países como México, Espanha e Angola.

Os cubanos atendem, diariamente, 20,4 mil pessoas no estado — 326 mil mensalmente e 3 milhões anualmente. A estimativa do governo é que esses profissionais comecem a deixar o estado já a partir do dia 25 de novembro.

Os municípios baianos onde só médicos cubanos trabalham na assistência básica e que perderão 100% dos profissionais são:

Apuarema (3 médicos)

Central (6)

Correntina (8)

Itagibá (3)

Lafaiete Coutinho (2)

Lajedão (2)

Nova Itarana (3)

Nova Soure (5)

Palmeiras (4)

Pedro Alexandre (6)

Do total de municípios que contam atualmente com o programa Mais Médicos na Bahia, em 99, o número de médicos cubanos representa mais de 50% do total de profissionais da atenção básica.

Ainda conforme dados do governo local, 17 comunidades indígenas também ficarão sem assistência em todo o estado.

Fonte: Sesab



Compartilhar no Whatsapp