A poupança da Caixa Econômica Federal fechou o ano passado com captação líquida de R$ 8 bilhões e um total de 74 milhões de poupadores. Para o educador financeiro Rogério Braga, membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), com uma população de mais de 207 milhões de pessoas, há um amplo caminho para que a poupança cresça ainda mais no país.
Para o especialista, os brasileiros ainda não têm o hábito de poupar. Ele aponta que um dos principais problemas da população brasileira atualmente é o consumo exagerado, o acúmulo de créditos, que levam ao descontrole financeiro.
O Dia Mundial da Poupança, celebrado hoje (31), foi criado para conscientizar a população global sobre a importância de preservar recursos para o futuro.
Passos para poupar
O primeiro passo para quem quer fazer uma poupança é estabelecer um sonho ou um objetivo de vida. “O maior segredo é estabelecer esse objetivo e começar a fazer um diagnóstico financeiro de vida. Começar a pegar aquele recurso, separar a parte dele para poupar no início, porque se deixar para o final do mês, vai faltar recurso”, indicou.
Conversar com a família em relação ao sonho coletivo é um segundo passo também importante. Braga aconselha que as pessoas coloquem todos os objetivos no papel. “Tem que ser disciplinado. A disciplina de seguir todo esse processo leva ao sucesso”, apostou.
Para o educador financeiro, o brasileiro tem o mau costume de ser imediatista, o que termina colocando alguma meta de futuro adiante da sua realidade.
Ele recomenda que as pessoas estabeleçam prazos e aprendam a gastar e a economizar. Esse é um processo diário, destacou. “Tem que usar os recursos em algo efetivamente necessário, e não supérfluo. “Poupar primeiro é sempre muito importante. O hábito de poupar deve ser feito antes de receber o salário e gastar no consumo”.
Braga acredita que com essas etapas, já pode haver uma mudança geral, uma nova visão sobre o hábito de poupar. “E, aí, a poupança se beneficia disso, porque ela é muito fácil, muito acessível a toda a população brasileira”.
Faz parte ainda do diagnóstico financeiro que as pessoas comecem a observar onde há excesso, como podem gastar melhor e onde podem economizar. Braga afirmou que muitas pessoas cometem o erro de gastar além do seu padrão de vida e, por isso, a conta nunca fecha e elas terminam sempre endividadas. O ideal é identificar onde gastar. “Gastar sem excessos, dentro da sua realidade, é fundamental”.
Fonte: Agência Brasil
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Mobilie a sua casa com o seu jeito. Conforto e funcionalidade você encontra na loja de Móveis Potiguar Móveis.
Jogos de quarto, sala, e cozinha. Os melhores preços, a maior qualidade e condições de pagamento que você procura.
Na Hora de Mobiliar o seu lar, visite a loja de Móveis Potiguar, Praça do Mercado, 210, em Central/BA
Em João Dourado, na Avenida José Alves de Andrade.
Fonte: Informe Publicitário
O acidente aconteceu no contorno que dá acesso à Avenida Santos Lopes, em Irecê (Foto: Reprodução/ Cicom)
Na tarde desta terça-feira (30), um acidente foi registado por uma das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Comunicação – Cicom. O acidente ocorreu no contorno que dá acesso à Avenida Santos Lopes, a partir da BA-052, em Irecê.
Nas imagens cedidas pelo Cicom, é possível observar que um veículo chevrolet/celta não para no cruzamento para atravessar a rodovia e atinge uma moto que seguia na preferencial.
Ainda segundo o Cicom, o motociclista que não teve o nome revelado foi socorrido ao Hospital Regional de Irecê por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Irecê, onde recebeu atendimento.
Fonte: Central Notícia
Cidadãos ou empresas que possuem débitos fiscais com a administração pública, a exemplo de IPTU e TFF (Taxa de Funcionamento e Fiscalização), agora têm a oportunidade de regularizar, com benefícios, a situação com o município.
De olho no problema, o Tribunal de Justiça da Bahia e a Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda, estão oferecendo uma alternativa que permite a renegociação dos débitos com condições atrativas. A campanha 'Cidadão Legal', que vai de 05 de novembro a 07 de dezembro, vai notificar aqueles que estejam com débitos em execução para comparecerem a audiências de conciliação, no Fórum Dantas Júnior, com data e horário agendados.
A iniciativa, que conta com o apoio do Balcão de Justiça e Cidadania de Irecê (Cejusc) e também do Cejusc da Faculdade de Irecê (FAI), com a participação de alunos como negociadores, busca facilitar a situação dos inadimplentes e ao mesmo tempo melhorar a arrecadação fiscal do município para que este tenha mais capacidade de investimentos em políticas públicas.
Benefícios - A campanha Cidadão Legal oferece uma série de benefícios para facilitar a quitação dos débitos, como a dispensa de juros, multas e custas processuais, com possibilidade de parcelamento do valor negociado. A ação vai possibilitar ao cidadão a manutenção do seu nome limpo junto ao Serasa e SPC, evitando assim ações judiciais futuras que o poder público é obrigado, por lei, a mover, também dando margem para o bloqueio de contas bancárias e penhora de bens dos devedores.
Aqueles que tiverem qualquer débito fiscal com o município e não receberem a notificação para comparecerem ao Fórum Dantas Júnior, também podem ser beneficiados com a negociação. Para tanto, basta procurar o Setor de Tributos no mesmo período da campanha, no prédio da Prefeitura Atende, Rua ACM, Centro.
Fonte: Ascom/PMI
O Supermercado do Povo preparou promoções especiais para você.
Confira:
Aqui você encontra a maior variedade de produtos com o menor preço da cidade. Aceitamos cartões de crédito e débito!
Tudo que um completo supermercado precisa ter, o Supermercado do Povo tem.
Fonte: Informe Publicitário
Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando de aulões e simulados nesta reta final de preparação para as provas, nos dias 4 e 11, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Aulões e simulados estão sendo realizadas nas escolas da capital e do interior e também envolvem os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia e que estudam pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A partir desta terça até quinta-feira (30 a 1/11), mais de seis mil estudantes do EMITEC estão revisando os conteúdos em aulões preparados especialmente com este foco. A transmissão é feita, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
Os aulões acontecem nos estúdios localizados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e são transmitidas para mais de 240 turmas, nos três turnos, localizadas em áreas de zona rural ou difícil acesso em toda Bahia. A abertura e intervalo das aulas contam com a apresentação musical de estudantes do curso de Música da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). A professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, Márcia Vieira, falou sobre a dinâmica adotada. “O EMITEC já busca um Ensino Médio trabalhando as atualidades e trazendo o estudante para esse dia a dia que é cobrado no ENEM. Então, trabalhamos com questões cobradas em provas anteriores e questões que nós produzimos, buscando realizar uma integração entre a Língua Portuguesa, a Literatura contextualizada com autores contemporâneos e mais antigos, e a gramática aplicada, tudo isso relacionado à Redação”, disse.
EMITEC - O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, garante que os estudantes possam fazer e concluir esta etapa da vida escolar, com a vantagem de estudar perto de casa. Desde 2011, quando foi implantado, o EMITEC já formou 32.352 estudantes. Só em 2018, o EMITEC atende a 19.730 estudantes e está presente em 355 localidades de 135 municípios do interior da Bahia. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno e as avaliações são presencias, aplicadas sob a supervisão de um mediador.
Simulado – Ainda nesta terça-feira (30/10), os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, participaram de um simulado ENEM. “A atividade foi muito importante, pois pudemos sentir todo o clima do dia da avaliação. Passamos pelas regras que são desde os horários para iniciar e para entregar a prova, até que caneta podemos utilizar. Isso nos dá mais confiança e nos deixa preparados para enfrentar essa maratona que é fundamental no ingresso ao Ensino Superior”, ressaltou a estudante Maíra Lima, 17 anos.
As atividades de preparação para o ENEM continuam nas escolas da rede estadual durante a semana. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, os alunos participam de Aulão, nesta quinta-feira (1/11), às 14h, onde será abordado tema “Atualidades”. Também na quinta-feira, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, os alunos participam de encontro sobre Matemática, a partir das 16h30.
ENEM 100% - Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado também realiza o projeto ENEM 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Passageiros que saíram da cidade de Xique-Xique com destino a São Paulo em um ônibus da empresa Emtram, passaram por uma situação vexatória e ficaram indignados.
Segundo relatou o passageiro Waldeir D'brito, o ônibus saiu de Xique-Xique no último dia 26, às 7h30, e até chegar em São Paulo, quebrou duas vezes.
“Em Luis Eduardo Magalhães, passamos duas horas esperando o concerto. Em Uberaba-MG, esse mesmo veículo voltou a quebrar no meio da rodovia. Sentimos um cheiro de queimado logo pedimos ao motorista parar pra a gente descer. Mais duas horas de espera”, conta.
“Ônibus velho, pagamos uma passagem cara de Xique-Xique a São Paulo pra vim em um ônibus de mal estado de conservação”, reclama o passageiro.
A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Fonte: XiqueSampa
Região de Irecê responde por uma fatia expressiva da produção baiana de tomate – Foto: reprodução A região d...
Foto: reprodução A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB BA) publicou edital para um novo pro...
Investigação levou à abordagem do veículo, que possuía chassi adulterado e registro de roubo — Foto: Polícia Civil...
Foto: reprodução
Foto: Reprodução