Quarta-feira, 31 de Março de 2021
Chapada Diamantina

Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, municípios famosos da Chapada Diamantina, atraem milhares de turistas todos os anos pelas suas exuberantes paisagens e rios naturais.

Os quatro municípios podem integrar o seleto grupo dos 161 geoparques globais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), espalhados em 44 países ao redor do mundo.

Com o objetivo de incluir essa área denominada Serra do Sincorá no grupo de parques globais, um dos empresários a frente do projeto Geoparque Terra do Sincorá, Deoclides Lopes Araújo, espera fortalecer as comunidades destes municípios e potencializar o geoturismo, além de dar proteção ao patrimônio natural da região, a partir da chancelaria da Unesco.

Os empresários Deoclides Lopes e Renato Azevedo, estão à frente da iniciativa do projeto, o qual já está em andamento e só não foi ainda encaminhado à UNESCO para a sua avaliação devido a pandemia do coronavirus.

Até o momento, o Brasil tem apenas o parque do Araripe, no Ceará, no Programa Mundial de Geoparques da Unesco.

“Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais”, Georparque seridó.

Fonte: Correio24h



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Março de 2021
Chapada Diamantina

O Governo do Estado finalizou a execução do Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara, na Chapada Diamantina, com o plantio de 60.340 mudas de espécies de uso frutífero, medicinal, melífero e ecológico, em uma Área de Preservação Permamente (APP) de 110 hectares, que poderá ser utilizada como campo experimental para futuras pesquisas em recuperação de áreas degradadas. A restauração foi feita pelo modelo de sistemas agroflorestais (SAF), utilizando espécies nativas e espécies que permitem o aproveitamento econômico. Para marcar o encerramento do projeto, foi realizada uma reunião on-line na manhã dessa quinta-feira (25).

Com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, foram beneficiadas 19 comunidades nos municípios de Bonito, Wagner, Utinga, Lajedinho, Rui Barbosa, Lençóis, Iraquara, Andaraí e Nova Redenção, formadas por pequenas propriedades da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. Ao todo, além do plantio das mudas, o projeto abarcou ainda quatro nascentes protegidas e reflorestadas, implantou dois viveiros de produção de mudas florestais com capacidade de 50 mil mudas por ano, mais de 100 pessoas capacitadas; e cercamento de 11 km para proteção da área recuperada.

Participaram da reunião o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira; o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, representando a diretora Geral do órgão, Márcia Teles; os deputados estaduais Ângelo Almeida e Jacó Lula da Silva; o engenheiro agrônomo, Murilo Figueiredo, da Agrotopo Engenharia – empresa licenciada para execução do projeto; Gileno Menezes, diretor do Colégio Estadual de Educação Profissional – CETEP; e lideranças locais representantes das comunidades beneficiadas.

Para o secretário do Meio Ambiente, ao executar este projeto, o Governo cumpre o compromisso assumido com lideranças locais em um dos momentos mais críticos da crise hídrica na região. “Este projeto foi resultado das reivindicações de assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento Associativista Indígena Payaya (MAIP), prefeituras, sindicatos e instituições ligadas ao meio ambiente da Chapada Diamantina. Fica um legado para as 19 comunidades rurais beneficiadas ao longo da microbacia do rio Utinga e da APA Marimbus-Iraquara. E não podemos falar em encerramento, pois esse é o primeiro passo para a recuperação dessa área degradada”, destacou João Carlos, acrescentando que a partir deste projeto, amplia-se a possibilidade de apoio e parceria para continuidade e multiplicação da ação.

O chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, ressaltou a importância desse projeto como um piloto, que possa ser ampliado para outras áreas. “Sabemos que para a real necessidade que se apresenta, essa área é relativamente pequena, entretanto, o sucesso do modelo implementado pelo Inema serve como referência para que possa ser aplicado em outras áreas e regiões. O Inema continuará à disposição de toda comunidade e lideranças que participaram, dando continuidade a esse projeto com o manejo das mudas”, afirmou Welton.

O engenheiro agrônomo da empresa Agrotopo, Murilo Figueiredo, ressaltou a riqueza e desafio da implantação desse projeto tendo em vista a relação com as comunidades, de maneira que elas incorporassem um papel protagonista para sua execução. “Conseguimos alcançar as metas do projeto, e seu legado ficará para as comunidades que já cuidam dessas áreas. Hoje, essas famílias agrícolas já começam a se organizar no sentido de formarem cooperativas de beneficiamentos de frutas, a partir da produção dessas mudas. E essa é a intencionalidade, preservar as matas ciliares e nascentes, e ter a possibilidade de geração de renda extra para essas famílias que enfrentam muitas dificuldades de vivência nessa região”, afirmou Murilo.

“O resultado desse projeto nós veremos a médio e longo prazos. O primeiro passo foi dado e cabe agora às organizações e associações cuidar dessas áreas e ampliá-las a partir da experiência já implantada. Sou testemunha que o trabalho gerou resultados, e é de fundamental importância não só para a comunidade como também para a capital, pois a Chapada é a caixa d´água da Bahia. Somos muito gratos por esse presente e esse trabalho aqui na região”, avaliou o diretor do Cetep, Gileno Menezes.

O projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara foi executado pelo INEMA, com apoio da SEMA, e recursos de conversão de multas ambientais.

Fonte: Ascom - SEMA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 24 de Março de 2021
Chapada Diamantina

Uma alerta de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina foi recebido na noite desta terça-feira (23). Imagens feitas por moradores mostram o fogo que se propaga por uma área de vegetação de Lençóis. Segundo o ICMBio, via G1, a extensão é vizinha à Vila Histórica do Barro Branco, que fica dentro da Apa Estadual Marimbús Iraquara.

As chamas podiam ser vistas de longe. Uma brigada do ICMBio e outras duas de voluntários já se dirigiram ao local. Até o momento não se sabe a extensão de área atingida pelas chamas nem como ocorre o combate ao fogo.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 18 de Março de 2021
Chapada Diamantina

Delegacia de Polícia Civil de Iraquara - Foto: Reprodução/ Google

Investigações realizadas por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Iraquara, na região da Chapada Diamantina, resultaram, na manhã de terça-feira (16), na prisão de um suspeito de tentar estuprar e matar uma mulher.

O crime ocorreu em fevereiro deste ano e o homem estava escondido no Povoado de Escôncio, na zona rural. Após o cumprimento do mandado de prisão temporária, ele permanece custodiado na unidade policial, à disposição da Vara Criminal.

Fonte: Polícia Civil da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 11 de Março de 2021
Chapada Diamantina

Uma nova qualidade de vida começa a ser vislumbrada pelas comunidades atendidas pelas Centrais de Associações, por meio do projeto Bahia Produtiva. A comunidade de Jitirana, município de Bonito, na região da Chapada Diamantina onde moram Neilton Santos, de 63 anos, sua esposa, Adelaide Rosa Santos e dois filhos, é exemplo disso.

“Até pouco tempo atrás a gente tinha banheiro improvisado e pegava água com o balde e não tinha fossa. Eu ficava constrangido em receber visitas e triste por não ter esse banheiro”, relata Neilton.

A família de Adelaide e Neilton faz parte das cerca de 2 mil famílias que já foram beneficiadas com as ações de construção dos Módulos Sanitários Domiciliares (MSD), que inclui banheiro completo, composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água e sistema de tratamento de esgoto sanitário, o que se reflete em melhor saúde para a população e perspectiva de sustentabilidade do meio ambiente.                                                                        

O mesmo sentimento se visualiza no olhar dos moradores da comunidade de Alto do Ouro, no município de Iraquara, também na chapada. Para Glaudene Oliveira, o módulo sanitário representa a realização de um sonho antigo: “Era meu sonho, eu comecei a fazer um banheiro, ganhei até a porta, mas vieram os problemas e não deu pra terminar, agora estou muito feliz.

As ações relacionadas à água e ao saneamento são realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e as Centrais de Associações. Estão sendo implementados sistemas de água potável e obras de saneamento domiciliar, que resultam na prevenção de doenças, beneficiando em torno de nove mil pessoas.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 08 de Março de 2021
Chapada Diamantina

No final da tarde dessa domingo (07), um motorista profissional de 37 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com ele à equipe encontrou um revólver e mais 41 munições, além de comprimidos de anfetamina, medicamento que tem comercialização proibida no Brasil.

A ação foi registrada por volta das 17h, quando os PRFs fiscalizam o KM 408 da BR-242, trecho de Seabra (BA), na região da Chapada Diamantina e, abordaram uma combinação de veículos para fiscalização. Durante o procedimento, os policiais desconfiaram das atitudes do condutor e aprofundaram as investigações encontrando no interior do veículo uma arma calibre .38 e as munições. Além disso, o homem transportava 72 unidades de arrebite, medicação amplamente utilizada por profissionais do volante para inibir o sono causando diversas alterações no sistema nervoso central e até danos irreversíveis.

Acrescenta-se ainda que o condutor não possuía nota fiscal da carga que transportava. Diante dos fatos, ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Chapada Diamantina

A construção de um terminal rodoviário e de um Centro de Convenções são iniciativas que podem ajudar a impulsionar a atividade turística em Lençóis (Chapada Diamantina), principalmente na baixa estação. O assunto foi discutido durante visita da prefeita deste município, Vanessa Senna, e da deputada Ivana Bastos ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, no início da tarde de quarta-feira (24).

“Um terminal rodoviário no distrito de Tanquinho reduzirá a limitação de transportes públicos que interligam outros destinos turísticos da Chapada, enquanto um Centro de Convenções é importante para ajudar a solucionar o problema da sazonalidade”, explicou a prefeita.

Os projetos foram encaminhados para análise em autarquias estaduais. Vanessa Senna busca também estreitar parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac para promover capacitação profissional, proporcionando maior qualidade no comércio de bens, serviços e no turismo. Segundo ela, uma das prioridades também é criar uma marca de Lençóis.

 O secretário Fausto Franco destacou a importância de se investir na qualificação não só dos profissionais, mas também dos empresários do turismo, para oferecer bons serviços aos visitantes. “Todos precisam entender que se reciclar é fundamental para que não haja déficit de mão-de-obra”, afirmou.

Com o novo agravamento da pandemia, a prefeita baixou um decreto para limitar em 50% a ocupação dos hotéis e restaurantes da cidade, que chegou a 70% em janeiro.

Patrimônio – Situada a cerca de 480 quilômetros de Salvador, Lençóis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é conhecida como portal da Chapada Diamantina. Turistas do mundo inteiro circulam pelas suas ruas estreitas, calçadas de paralelepípedos, e pelo casario do século 19, que remete à cultura do garimpo. O patrimônio natural é outro forte da região, com cachoeiras, poços e rios muito frequentados.

Fonte: Ascom - Setur



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021
Chapada Diamantina

No combate ao narcotráfico, a PRF segue firme na sua missão de promover a prosperidade da nação garantindo a segurança pública e a mobilidade no Brasil. Nesse viés, na manhã dessa segunda-feira (22), 10 quilos de cocaína foram apreendidos durante ação de fiscalização em Seabra, na região da Chapada Diamantina.

O flagrante foi registrado por volta das 11h30, quando os PRFs abordaram no KM 408 da BR-242, um Chevrolet/Prisma ocupado por um casal. Durante os procedimentos fiscalizatórios, o condutor afirmou inicialmente que estava se deslocando de Luís Eduardo Magalhães, com destino a Salobra, povoado de Canarana. No entanto, entrou em contradição ao afirmar que teria viajado à São Paulo/SP para levar um primo.

Diante das suspeitas, a equipe aprofundou as buscas e, encontrou embaixo do painel do veículo, 4,8 kg de pasta base e 5,2 kg de cocaína já processada, distribuídos em 10 tabletes. O homem confessou que adquiriu o entorpecente em São Paulo para transportá-lo até Salvador, com passagem por Feira de Santana.

Ele foi preso e encaminhado juntamente com a passageira à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 21 de Fevereiro de 2021
Chapada Diamantina

O Secretário de Agricultura Alex Alves, esteve reunido na sexta-feira (19) com profissionais do SENAR para coordenar a implantação e execução do Agronordeste no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina.

O Agronordeste é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR com o Ministério da Agricultura e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município.

O objetivo do Programa é prestar Assessoria Técnica aos produtores rurais acerca do manejo, auxiliar na condução da atividade desenvolvida, visando o aumento da produtividade e o desenvolvimento rural do município. A assessoria é prestada presencialmente pelos técnicos ofertados e habilitados pelo SENAR.

Em Utinga já foram formados três grupos, cada grupo com 30 produtores, para assessoria técnica de horticultura/fruticultura, ovinocultura/caprinocultura e mandiocultura.

Na ocasião, também foi firmado compromisso para abertura de novos cursos e grupos para prestação da Assessoria Técnica, bem como, palestras e seminários com o objetivo de orientar os produtores locais.

“A Prefeitura de Utinga segue investindo na melhoria de vida da nossa gente do campo fomentando a capacitação e o aumento da renda do trabalhador. É mais desenvolvimento econômico do município”, destaca a assessoria.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021
Chapada Diamantina

“Colorindo o artesanato da Chapada” ajuda a preservar e fomentar cultura local

Contribuir na valorização dos artesãos e ajudar na capacitação de mulheres para usar a arte como uma fonte de renda local, esse é o propósito do projeto “Colorindo o artesanato da Chapada”. A iniciativa, coordenada pela artista plástica Urânia Viana, realiza oficinas gratuitas de pintura em objetos de cerâmica e de barro, produzidos artesanalmente e típicos da cultura popular do interior da Bahia.

Serão formadas quatro turmas voltadas para mulheres residentes nos municípios de Lençóis e de Utinga, na região da Chapada Diamantina. A primeira acontece no dia 13  fevereiro, às 13h, no Centro Catequético (Casa das Madres) e a segunda será  no dia 14 de fevereiro, às 9h, no Centro Paroquial do distrito de Volta do Américo, ambas na região de Lençóis. As inscrições podem ser realizadas através do instagram @arteemtracos. Estão disponíveis 15 vagas para cada turma e as aulas acontecem seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

Utinguense e agitadora cultural, Urânia Viana, que também ministra as oficinas, diz que a ideia é valorizar a história e cultura da região através da pintura artística em objetos tradicionais do artesanato local, como panela de barro, moringa, pilão, telha e colher de pau. “A intenção é também incentivar essas mulheres a usarem a produção artística como fonte de renda”, afirma Urânia. Todo o material necessário para realização da oficina, incluindo peças, tinta e pincéis, será oferecido pelo projeto. As oficinas em Utinga acontecem em março.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp