O governador Rui Costa viaja para o município de Morro de Chapéu, localizado na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (25), para participar da inauguração do novo parque eólico da Enel Green Power Brasil Participações Ltda, subsidiária de energias renováveis do Grupo Enel.
A Bahia liderou a geração de energias renováveis no país, entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Na segunda colocação em geração de energia eólica ficou o Rio Grande do Norte, e o estado do Piauí, em terceiro. Em energia solar, o Piauí ocupa a segunda posição e, em terceiro, está Minas Gerais.
O início das operações do parque eólico Morro do Chapéu Sul II fortalece a posição da Enel como líder em geração eólica e solar no Brasil. O novo parque eólico possui 84 aerogeradores e 353 MW de capacidade instalada.
Fonte: Secom-BA
Estão na lista Barro Alto, Ipupiara, Feira de Santana, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Rio do Antônio e Maragogipe
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nessa quarta-feira (24) a situação de emergência em oito cidades da Bahia atingidas por desastres naturais.
Os municípios de Feira de Santana, Ipupiara, Mansidão, Ruy Barbosa, Adustina, Barro Alto e Rio do Antônio passam por estiagem, que é um período de falta de chuvas menor do que a seca. Na contramão, a cidade de Maragogipe registrou chuvas intensas.
Como solicitar recursos federais
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada pelo desastre.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
Fonte: Ascom - MDR
O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, inaugurou, nessa terça-feira (23), mais um Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), uma Vara Criminal e um Salão do Júri. As novas unidades reforçam o compromisso assumido no início da gestão, de fortalecer o 1º Grau de jurisdição.
A Comarca de Central, localizada a 512 quilômetros de Salvador, recebeu a instalação do CEJUSC e do Salão do Júri no Fórum. Já na Comarca de Irecê, situada a 478 quilômetros de Salvador, foi inaugurada a 2ª Vara dos Feitos Criminais, Júri e Execuções Penais.
O Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, esteve presente nas duas cidades para as instalações. Na Comarca de Central, frisou sobre o papel do Judiciário em relação à resolução dos conflitos humanos. Na oportunidade, apresentou alguns feitos realizados durante a sua gestão à frente do Judiciário baiano, como a economia de 150 milhões de reais, em cinco meses de administração; a nomeação de cem novos juízes; e a digitalização dos processos.
Na Comarca de Irecê, o Desembargador Presidente fez questão de falar sobre a satisfação em inaugurar mais uma Vara Criminal no município e destacou a importância de ter um Poder Judiciário modernizado, que possa realmente atender às aflições da população.
O Desembargador Presidente descerrou a placa das novas conquistas das comunidades de Central e Irecê com as autoridades presentes. Em seguida, foram realizadas visitas às novas instalações, com o devido distanciamento imposto pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
CENTRAL – Presente na cerimônia de Central, a Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Central, Crys São Bernardo Veloso, destacou a importância do Tribunal do Júri como “órgão especial do Poder Judiciário, que possibilita a participação popular na administração da justiça, sendo assim, instrumento concretizador da democracia”.
A Magistrada, que também é a Coordenadora do novo CEJUSC, acrescentou que essa unidade é um instrumento facilitador de acesso à Justiça e “fortalece a democracia conferindo espaço de destaque ao cidadão na resolução compositiva do conflito”.
Com o objetivo de resolver impasses por meios consensuais, trazendo o cidadão como titular da construção do acordo, em procedimento realizado por mediador/conciliador ou facilitador, o CEJUSC foi criado pela Resolução nº 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo gerido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).
O PJBA possui, atualmente, mais de 120 unidades do CEJUSC espalhadas na capital e interior do estado. Essas unidades já atuam nas áreas de família, consumidor, cível, fundiária, fazendária e criminal.
Estiveram presentes na cerimônia da Comarca de Central, além do Desembargador Presidente e da Juíza Diretora do Fórum, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Central, Vereador Carlos Humberto Alves de Santana; o Delegado de Polícia Civil em Central, Almir Fernandes dos Santos; a Presidente da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB – Subseção Irecê, Daniela Penciano; o Comandante do 3º Pelotão de Polícia Militar em Central, Sargento João Batista Pereira de Almeida; e o Subprocurador do Município de Central, Dhiogo Pereira da Silva, representando o Prefeito de Central, Renato Pereira de Santana.
IRECÊ – A Juíza de Direito da 1ª Vara Crime da Comarca de Irecê, Katucha Moreira Gidi, presente na cerimônia de inauguração, ressaltou o crescimento da Comarca no último ano e a necessidade de ter mais uma Vara Criminal. Ao final de sua fala, aproveitou para agradecer ao Presidente do PJBA, dizendo: “o senhor cumpriu o compromisso firmado no início da sua gestão, de valorização do primeiro grau”.
Também participaram da solenidade na Comarca de Irecê o Juiz de Direito, Diretor do Fórum da comarca, José Onofre Alves Junior; o Secretário de Governo do município, Alan Franca, representando a Prefeitura; a Coordenadora da 11ª Defensoria Pública Regional da comarca, Ana Luísa Novele Silveira; o Presidente da OAB – subseção Irecê, Jacques Douglas Garrafa; o Delegado e Coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e Irecê, Ernandes Reis Santos Junior; o Prefeito do Município de João Dourado, Diamerson Costa Cardoso; a Procuradora do Município de João Dourado, Natalie Santos Dourado; o Representante da Prefeitura de Ibitita, Everton Ferreira da Cruz, Procurador do Município; a Presidente da Câmara Municipal de Ibitita, Vereadora Maria Gilaid Gomes; e o Comandante do Sétimo Batalhão de Polícia da Bahia em Irecê, Ten. Coronel, Carlos Augusto Ferreira Dias.
Representando o PJBA, nas duas solenidades de inauguração, marcaram presença, além do Desembargador Presidente Lourival Almeida Trindade, a Chefe de Gabinete da Presidência, Clio Nobre Felix; o Secretário-Geral, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a Secretária Judiciária, Bianca Serra Araújo Henkes; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Cel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães; o Ajudante de Ordem da Presidência, Ten. Cel. PM Luide Souza; a Coordenadora dos CEJUSCS, Eliude Rosa; e o Assessor de Comunicação, Moisés Bisesti.
As solenidades foram transmitidas no canal no YouTube do PJBA.
Fonte: Ascom - PJ/BA
A professora Ana Karine Loula foi eleita nessa terça-feira, 23, a nova diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XVI/Irecê. Participaram da votação, que aconteceu de forma on-line, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos do campus XVI. Os votos são paritários, garantindo o peso de um terço para cada segmento. A professora Ana Karine Loula recebeu 275 votos.
_“Vejo representado no cargo de diretora deste departamento, para o biênio 2022 – 2024, o compromisso de construir coletivamente uma gestão a partir dos princípios da gestão pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). Entendo que a Universidade se estrutura como um espaço público, democrático, popular e inclusivo, onde suas decisões precisam considerar o interesse coletivo, reconhecendo essa postura como um compromisso com sua vocação política, científica e social, pautada na relação universidade – território – desenvolvimento. É adotando essa visão que vamos contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do DCHT – Campus XVI em nosso Território”, afirmou Loula._
Ana Karine é ireceense e possui origem familiar de trabalhadores rurais que acreditaram e priorizaram a educação. Ela é formada em Administração e em Matemática, possui Especialização em Gestão de Qualidade na Educação e em Educação a Distância e fez seu Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, tendo realizado estágio doutoral na Inglaterra.
O Conselho Universitário (CONSU) da instituição irá homologar o resultado até o dia 17 de dezembro. A nomeação deve ocorrer em 14/02/22 e a nova gestão terá início a partir do dia 16/02/22. Atualmente o Campus XVI/Irecê oferece os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras; Bacharelado em Administração, Agroecologia e Música e Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras - PPGEAFIN.
Fonte: Ascom-Uneb/Irecê
Aperte o play e veja que a Ponte de ligação entre Barra e Xique-Xique já está quase pronta.
O equipamento localizado sobre o Rio São Francisco será inaugurado no início do mês de dezembro.
A ponte, com 1 km de extensão, vai ser um importante vetor de desenvolvimento do estado, integrando o Oeste com a Região de Irecê.
O investimento é de aproximadamente R$ 133 milhões.
Vídeo: Divulgação / @concefsa
Fonte: Seinfra-BA
Fenômeno foi registrado em Irecê – Foto: Clima ao Vivo
Na noite da última quinta-feira (18), câmeras registraram a passagem de um meteoro na cidade de Irecê. Os registros foram feitos em outras cinco cidades do interior baiano, além da capital.
As imagens foram feitas pelo Clima ao Vivo e encaminhadas ao Central Notícia. O fenômeno aconteceu também nos estados de Sergipe e Pernambuco.
O que é um meteoro?
Conforme Marcelo Zurita astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.
“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explicou Zurita.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da redação
Médico foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma clínica particular na cidade de Barra do Rio Grande - Foto: Reprodução
Os cinco acusados pelo homicídio qualificado do médico Júlio César de Queiroz Teixeira, ocorrido em setembro no município de Barra, tiveram a prisão preventiva decretada nessa sexta-feira, dia 19, pela Justiça. A juíza Luciana Cavalcante Machado recebeu a denúncia e acolheu os pedidos de prisão apresentados pelo promotor de Justiça Romeu Coelho Filho contra o mandante do crime, Diego Santos Silva (conhecido como “Diego Cigano”), e os executores Jefferson Ferreira da Silva, Ranieri Magalhães Borges, Adeilton de Souza Borges e Fernanda Lima da Silva.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual na quinta, dia 18, o crime ocorreu no dia 23 de setembro de 2021, às 8h30, no interior da Clínica Mãe, localizada no centro de Barra. Naquele dia, quatro tiros de arma de fogo foram disparados por Jefferson Ferreira contra o médico Júlio César Teixeira, que estava em atendimento. As investigações apontam que o crime foi contratado por Diego Silva após ele imaginar que o médico, durante consulta pediátrica, teria olhado para os seios de sua companheira. Ele encomendou a morte do médico a Jefferson Ferreira, Ranieri Borges e Adeilton Borges mediante o pagamento de recompensa no valor de R$ 2 mil para cada, explica o promotor de Justiça, pontuando que, em relação Adeilton, o pagamento não foi em espécie e sim através de perdão de dívida anterior.
Ainda de acordo com as investigações, os criminosos foram até a clínica um dia antes do homicídio para conhecer o local onde a empreitada criminosa ocorreria. No dia do crime, enquanto Jefferson e Raniere foram ao sítio de Diego para aguardar o momento oportuno para executarem a vítima, Adeilton e Fernanda se deslocaram até a clínica, onde simularam uma consulta com o médico para que pudessem monitorar a sua chegada e repassar a informações sobre o melhor momento da ação. Assim fizeram, Jefferson e Raniere se deslocaram até a clínica e Júlio César Teixeira acabou morto.
Fonte: MP-BA
Alegria e Esperança foram sentimentos que predominaram, na última terça-feira (16), durante o lançamento do Mutirão Agrícola, no Mercado do Produtor, em Irecê. Pela primeira vez desde o início da pandemia, gestores públicos e agricultores tiveram a oportunidade de se reunir para tomar café da manhã e discutir detalhes do programa que vai arar cerca de 3000 tarefas de terra dedicadas à Agricultura Familiar com investimentos de quase meio milhão de reais.
Custeado pela Prefeitura de Irecê, com aporte de emenda da deputada estadual Fabíola Mansur, o Mutirão Agrícola vai contemplar cerca de 600 famílias e gerar aproximadamente R$ 12 milhões em receita para pequenos produtores. Na avaliação da deputada, parceira da Administração Elmo Vaz, o programa tem um grande potencial para impulsionar a safra 2021-2022 e contribuir para o desenvolvimento de toda região.
“Soma muito para quem tem seu pedaço de terra e quer aumentar a produtividade. Essa ajuda junto com a chuva, nos emociona muito porque é sinal de comida na mesa. A nossa alegria é amanhecer o dia na roça, trabalhar e vê o mantimento encher”, festejou o lavrador João José, 47 anos, morador do Umbuzeiro. A mesma animação é compartilhada pelo secretário municipal de Agricultura, Hildegar Mendes, para quem o projeto de preparação do solo deve ser modelo para toda Bahia.
Empolgado com a confraternização, o prefeito Elmo Vaz disse que hoje “é um dia histórico para Agricultura Familiar” e também fez questão de enaltecer o Mercado do Produtor - equipamento recém inaugurado e que já é orgulho do território de Irecê. De acordo com Elmo, o Mutirão Agrícola está voltado à promoção da atividade rural e tem como objetivo beneficiar especialmente o pequeno produtor sem condições de arcar com custos como aluguel de trator, óleo, diárias de tratorista e manutenção de equipamentos. O evento contou com a presença de vereadores, secretários e representantes de entidades.
Fonte: As informações são de assessoria
Os números de casos de covid-19 estão em queda, assim como as taxas de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da doença. Segundo dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), as taxas dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e dos leitos clínicos dos municípios de Jacobina, Seabra e Itaberaba estão abaixo de 30% e do município de Irecê, na Chapada Velha, está em 40%.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no município de Jacobina reduziu para 5%, contando com 19 leitos disponíveis na cidade e apenas um ocupado. Já a taxa dos leitos clínicos do Hospital Regional Vicentina Goulart obteve um pequeno aumento para 35%, com 13 leitos desocupados e sete ocupados.
Em Seabra, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Hospital Regional da Chapada, permanece em 25%, com 15 leitos desocupados. Já a taxa de leitos clínicos permanece zerada, no qual os 20 leitos permanecem disponíveis.
No Hospital da Chapada de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva diminuiu para 25% com 15 leitos disponíveis. Já a taxa de leitos clínicos ficou zerada, contando com 20 leitos disponíveis.
Já no município de Irecê, a ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional Doutor Mario Dourado Sobrinho diminuiu para 40%, com seis leitos desocupados e quatro ocupados. A unidade hospitalar não dispõe de leitos clínicos.
Fonte: Jornal da Chapada
Reinaldo Braga assume vaga até o final de 2022
Com a morte do deputado estadual João Isidório (Avante0, o veterano Reinaldo Braga (PR) irá assumir uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Com isso, o médico, ex-prefeito de Xique-Xique e deputado estadual desde 1983 retorna para seu décimo mandato na Casa Legislativa.
Reinaldo Braga, 81 anos, já foi filiado a Arena (partido da Ditadura Militar), ao PDS, MDB, PFL (na era Carlosta), PSL, PR, PS e PR. Em 2018, após nove mandatos consecutivos, ele foi derrotado nas eleições, mas agora retorna à Alba para cumprir mandato até o fim de 2022.
Fonte: A Tarde
Neste sábado (26), o prefeito de Presidente Dutra e presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê...
O município de Irecê deu início a um grande mutirão de exames, realizado na sede da Policlínica Regional, como parte de uma par...
Foto: Reprodução Na noite da última terça-feira (22), por volta das 18h1...
Foto: Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...
Foto: Reprodução O tradicional Supermercado Prakasa, fundado em 1980 pel...