Fachada da agência do Banco do Brasil de Central – Foto: Reprodução
Anunciado em janeiro deste ano pelo Banco do Brasil, o plano de fechamento de agências e postos de atendimento foi executado.
Na Bahia, 29 agências foram fechadas ou transformadas em postos sem movimentação de dinheiro.
Somente na capital baiana, três agências foram desativadas. No interior do estado, foram 26. Além do município de Central, na região de Irecê, completam a lista as cidades de Aratu, Abaíra, Aporá, Aramari, Feira de Santana (agência da Av. Getúlio Vargas), Barrocas, Biritinga, Brejões, Canápolis, Costa do Sauipe, Encruzilhada, Ibirapitanga, Itagi, Itaquara, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Pau Brasil, Piatã, Retirolândia, Barreiras (Rio de Ondas), Sebastião Laranjeiras, Teodoro Sampaio, Tremedal, Tanquinho e Uruçuca.
Em Central, os correntistas afetados pela mudança foram transferidos para nova agência, em Irecê. Os cartões e senhas, continuam válidos.
Fonte: Da Redação
Delegado Ernandes Junior é o novo coordenador da 14ª Coorpin – Foto: Reprodução
O delegado Ernandes Reis Santos Junior, ex-titular da DEPOL de Irecê, foi nomeado chefe da 14ª Coordenação de Polícia do Interior – Coorpin, que abrange 23 municípios (América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Barra, Buritirama, Cafarnau, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Munlugu do Morro, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique).
A nomeação do novo coordenador foi publicada nessa sexta-feira (21). Ele substitui o então coordenador Almir Fernandes dos Santos.
Fonte: Central Notícia
A previsão é de gerar 8 mil empregos no município de Barra e região
Com um aporte inicial de R$ 400 milhões em investimentos privados e a estimativa de promover mais de 8 mil empregos diretos e indiretos, a Usina São Francisco vai instalar a terceira usina sucroalcooleira do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, destinada a produção de etanol anidro e hidratado, ração animal e energia elétrica, no município de Barra. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira (21), via protocolo de intenções, assinado com o Governo do Estado, por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento e entusiasta do projeto, comemora o crescimento do Polo: “O nosso objetivo é criar 11 usinas, com capacidade produtiva para suprir toda a Bahia. As pessoas que sempre abastecem seus carros com álcool carburante, irão abastecê-los a partir de agora com álcool produzido aqui no Estado. O plano é deixar de importar etanol de outros estados e sermos competitivos no mercado, além de desenvolver a região onde estão os municípios sede deste projeto: Barra, Muquém do São Francisco e Xique-Xique”.
O grupo investidor, que pretende montar a usina sucroenergética, esteve na comitiva da missão institucional do governo baiano que visitou a região essa semana. A nova usina prevê um capacidade de produção de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, 80 mil litros de etanol anidro/ano e 85 mil litros de etanol hidratado/ano.
“A Bahia tem um potencial de desenvolvimento agroindustrial incrível. Assinamos mais um protocolo de intenções que fortalece a implantação do Polo Agroindustrial. Ontem, eu estava no município baiano de Barra conhecendo as obras de implantação da primeira usina do Polo, a Serpasa, e fiquei encantado com a qualidade da cana plantada na região para produção de açúcar e álcool. Vamos gerar empregos, renda e receita para os municípios e assim avançamos e superamos a crise”, destaca Nelson Leal, titular da SDE.
”Ficamos felizes em participar dessa iniciativa do governo do Estado, do Polo Bioenergético no médio São Francisco, que é uma região com um potencial maravilhoso, do ponto de vista da bioenergia, da agenda do carbono zero, da equalização da emissão de gás do efeito estufa, que tem um papel preponderante na matriz energética do Estado. Também estamos muito confiantes em começar imediatamente as operações e poder contribuir para o desenvolvimento do Estado”, explica Pedro Leite, diretor da empresa.
Segundo o investidor, serão promovidos 1 mil novos postos de trabalho diretos e mais 7 mil indiretos, quando o empreendimento estiver totalmente pronto. Na primeira etapa de implantação, serão 400 empregos diretos, priorizando a qualificação e a contratação da mão de obra local. A ideia, segundo ele, é contribuir com o crescimento do PIB per capita da região e, com isso, promover um desenvolvimento socioeconômico.
Fonte: Ascom - SDE
A previsão é de gerar mais de 200 empregos
A Petrobahia pretende implantar uma base central de armazenamento e distribuição de etanol, no município de Barra, e unidades de logística de armazenagem e distribuição junto às usinas de etanol, em Barra e no Muquém do São Francisco, integrando o Polo Agroindustrial e Bioenergético em desenvolvimento na região. A assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Estado, para estudo e viabilidade, ocorreu nessa quinta-feira (20), durante a viagem institucional chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico, composta por empresários dos grupos Petrobahia, Cooproeste, E-machine e AGC Frutas.
“Estamos hoje na Serpasa, uma usina de açúcar e álcool que está em construção. A primeira de uma série de 11 que serão instaladas na região. Acabamos de assinar um compromisso com a Petrobahia, que vem adquirir todo esse álcool, financiar os tanques e fazer um trabalho com todas as usinas. É a Bahia caminhando para novos rumos. Nós vamos deixar de ser vagão para sermos locomotiva”, declara Leão.
Segundo o gestor da SDE, Nelson Leal, com a assinatura deste protocolo, um importantíssimo ciclo é fechado. “A Petrobahia veio garantir não só a tancagem para as usinas, mas sobretudo a compra de toda a produção. Então, o que nós estamos vendo aqui hoje é uma realidade. Tenho certeza que muito em breve as 11 usinas funcionarão na sua plenitude, gerando emprego e renda e transformando essa região em uma das mais produtivas do país”.
Petrobahia
“Mais do que a relevância para o mercado local, a produção de álcool é relevante para todo território estadual. A Petrobahia tem visão de futuro, de negócio e acredita no potencial do polo e do estado. Além do fornecimento de diesel para usinas da região, a Petrobahia vai trabalhar para ser o principal comprador dessas usinas, garantindo que o tripé de plantio, indústria e de ter um comprador, de ter acesso ao cliente seja o elo para manter esse tripé em pé. O potencial é grande de crescimento para esse produto que é sustentavelmente importante para o futuro do nosso estado e país”, afirma o diretor presidente da Petrobahia, Thiago Andrade.
A previsão é que sejam criados 70 empregos diretos e 150 indiretos. A Petrobahia estima uma capacidade de armazenamento e transporte de até 100 mil m³/ano.
Na oportunidade, a Petrobahia assinou contrato com o grupo Paranhos para fornecer diesel durante 5 anos. “É o que nós sempre falamos ao Governo do Estado, esse cluster dependia primeiramente de um grande plano de negócio bem feito, que foi realizado, um financiamento, uma estrutura de capital bem arranjada, mas sobretudo um offtake e a Petrobahia vem unir esses elos e solidificar esse grande projeto do cluster sucroalcooleiro do São Francisco”, diz Sérgio Paranhos, proprietário da Serpasa Agroindustrial.
Fonte: Ascom - Seplan
O Sebrae e a prefeitura de Irecê assinaram o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, em solenidade virtual, na última segunda-feira (10). Na ocasião, estiveram presentes a diretoria do Sebrae: o superintendente Jorge Khoury e os diretores Franklin Santana (Técnico) e José Cabral (Administrativo-financeiro), o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a secretária e o subsecretário de Indústria e Comércio do município, Meire Joyce e José das virgens, respectivamente, além da Agente de Desenvolvimento Carla Daniela.
Pelo Sebrae, participaram, ainda, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Cecilia Miranda e, representando a unidade do Sebrae em Irecê, estiveram o gerente Edirlan Souza, a gerente adjunta, Edileia Cerqueira e o gestor de Políticas Públicas, Mauro Viana.
Irecê já possui uma trajetória de incentivo ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócio local. Além de ser a segunda vez que o município participa do programa Cidade Empreendedora, em 2017, Irecê também aderiu às ações do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Como resultado dos esforços, o município recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Empreendedorismo na Escola.
A gestora de Ambiente de negócio do Sebrae, Cecília Miranda destaca que a nova participação de Irecê vai reforçar alguns eixos e metodologias que passaram por mudanças ou aperfeiçoamento. Ela diz que as ações do programa terão foco em fortalecer o município com metodologias diferentes como o pregão eletrônico, capacitação para gestores públicos 4.0, que tem foco no prefeito e secretários e aborda os temas de accountability, compliance, resiliência econômica e uma série de questões que são necessárias para que os gestores consigam impulsionar o empreendedorismo no município.
O Cidade Empreendedora é um programa que oferece mais de 400 horas de consultoria especializada e tem o intuito de engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
“O nosso povo é batalhador, valente, criativo, e tem um grande potencial empreendedor. Tenho certeza de que o programa Cidade Empreendedora vai nos orientar e fomentar mais ainda o empreendedorismo em Irecê, abrindo um leque de oportunidades para todos. A nossa história com o Sebrae, na verdade, vem lá de 2017, quando participamos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que foi um sucesso. Portanto, estou muito confiante de que, com este programa, estamos plantando novas sementes para colhermos num futuro próximo”, enfatiza o Prefeito Elmo Vaz.
Dentro os objetivos do programa estão a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal, desenvolvimento de lideranças empreendedoras locais, colocar a educação empreendedora nas escolas, simplificar os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas. Além de qualificar a atuação das Salas do Empreendedor, ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras do governo, apoiar o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros.
“Esse novo ciclo do Cidade Empreendedora vai ser importante para consolidar todo o processo de organização da prefeitura e fomentar o desenvolvimento econômico de toda a região. Irecê é uma cidade vetor de desenvolvimento que atrai muitas empresas e novos investimentos. O programa vai dinamizar e simplificar ainda mais o processo de abertura dessas empresas, dando celeridade de abertura e trazendo maior performance na gestão pública municipal”, garante Edirlan Souza.
Além do município de Irecê, o programa Cidade Empreendedora também atenderá, através da unidade do Sebrae em Irecê, os municípios de Cafarnaum, Macaúbas, Lençóis, Iraquara e Morro do Chapéu.
Fonte: Sebrae
Radialista Carlos Luís, morre de Covid-19 — Foto: Reprodução
O radialista Carlos Luís morreu na tarde dessa quarta-feira (19), em Irecê, por complicações da covid-19. Ele estava internado no Hospital Regional (HRI).
Carlos Luís tinha 44 anos e deixa 4 filhos. Ele atuou nas emissoras de rádio de Xique-Xique – a Cactus e a Xique-Xique FM. Ouvintes, amigos e a população de Xique-Xique estão consternados com a morte precoce do comunicador.
Fonte: Da Redação
Governador anuncia novos secretários da Setur, Seagri e Serin
Durante o programa Papo Correria dessa terça-feira (18), o governador Rui Costa anunciou, três mudanças no secretariado. O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano assume a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) no lugar de Jonival Lucas. As informações são da Secom.
Segundo a Secom, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) passará a ser comandada por João Carlos Oliveira, que até então estava na Secretaria da Meio Ambiente (Sema). A diretora-geral do Inema, Márcia Teles, vai responder cumulativamente pelo cargo de secretária do Meio Ambiente.
Ainda conforme a publicação, a Secretaria do Turismo (Setur) quem assume no lugar de Fausto Franco será Maurício Bacelar, que estava na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Segundo o governador, outras alterações devem ocorrer nos próximos dias.
Fonte: Da Redação
Embaixadora da Cultura ireceense, Clarinha Beatriz reforçou a campanha nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Pra quem não conhece, ela é a idealizadora do Projeto de Incentivo à Leitura Casinha de Livros, responsável por espalhar conhecimento, amor e esperança pelas ruas da cidade. Neste 18 de maio, dia de luta contra abusos sofridos por menores, Clarinha se aliou à gestão municipal e gravou um vídeo emocionante. Com coragem e altivez, a jovem idealista alerta que pode partir de onde menos se espera. “Pai, mãe, tio, irmão, vizinhos, amigos ou até um idoso... Pessoas dignas de confiança muitas vezes são as mesas que destroem a nossa infância. E de quem é a culpa?”.
O questionamento é um chamado cívico sobre a responsabilidade de cada indivíduo na garantia da segurança e bem-estar de crianças e adolescentes. “Nós, enquanto sociedade, não podemos fechar nossos olhos, não podemos permitir a impunidade do abusador... Se você está ou conhece alguém que esteja em perigo, procure o Conselho Tutelar ou DISQUE 100. Sua denúncia será recebida e sua identidade não será revelada”, completa Clarinha. A campanha também tem a chancela da Secretaria de Assistência Social, CREAS, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Estado e Governo Federal. Agora só falta você! Não se omita! Faça a sua parte: denuncie. Vigilantes, protegemos o futuro!
Veja o depoimento:
Fonte: Ascom - PMI
Ação une publicidade com geração de renda, permitindo que moradores de áreas carentes sejam remunerados pelo uso de seus muros como espaços publicitários
A TIM tem utilizado uma nova forma de comunicar suas campanhas publicitárias em parceria com a empresa Outdoor Social, especializada em mídias em comunidades. A iniciativa que tem proporcionado geração de renda em algumas comunidades de Salvador, com o uso remunerado dos muros das residências de famílias de áreas carentes, que acabaram sofrendo grandes impactos econômicos por causa da pandemia do coronavírus, agora se estende para o interior baiano.
Alinhada às práticas ESG, sigla em inglês para se referir às melhores iniciativas ambientais, sociais e de governança de um negócio, a ação teve início no dia 12 maio, na comunidade do município baiano de João Dourado, na região de Irecê, que recebe os anúncios publicitários referentes a chegada do 4G na região. Serão utilizados cerca de 15 espaços e a ação segue até 11 de junho.
Na prática, é como se o morador alugasse o muro mensalmente para exibir a publicidade, mas a comunidade ainda ganha por distribuir, transportar e reciclar as placas. As peças têm como função, informar à comunidade que a rede de quarta geração da TIM já está presente na região.
“O nosso compromisso está em agregar valor às iniciativas da TIM, ultrapassando as fronteiras do marketing para gerar empatia e desenvolvimento, ajudando também as famílias em um momento de crise econômica provocada pela Covid-19. Além disso, nessa ação em especial, vamos aproveitar para anunciar na cidade a chegada da nossa rede 4G, que vai garantir maior conectividade e inclusão social aos clientes da operadora”, comenta Fábio Reis, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
Na TIM, o tema ESG é prioridade desde o início das operações no Brasil. A empresa é listada no Novo Mercado, segmento da B3 destinado a organizações que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira. Também é a companhia do setor de telecomunicações listada por mais edições consecutivas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – há 13 anos.
Fonte: Ascom - TIM
A Unidade Regional de Irecê substituiu os conjuntos de bombeamento da captação do Rio São Francisco, em Xique-Xique, com o objetivo de dar maior confiabilidade e disponibilidade operacional ao sistema. A operação plena da captação estava comprometida, podendo prejudicar o abastecimento dos municípios diretamente atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.
A plataforma flutuante da captação passou por intervenções para adequar a sua estrutura, o que possibilitou a instalação de três bombas chamadas ‘anfíbias’, que podem funcionar de forma submersa. A nova concepção operacional consiste em dois conjuntos motor bomba em operação, um conjunto reserva instalado na balsa, e mais um conjunto, conhecido como de reserva fria, minimizando os riscos de interrupções no abastecimento provocadas por falhas eletromecânicas da captação do SIAA São Francisco. Com a intervenção, a Embasa investiu recursos da ordem de R$ 1,1 milhão.
Segundo o gerente de Manutenção da Unidade de Irecê, Ângelo Vaz, a substituição das bombas já demonstra bons resultados: “aumentou o volume bombeado em aproximadamente 10% do volume antes captado”, disse. O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê atende 16 municípios da região, uma população estimada em 390 mil pessoas.
Fonte: Ascom - Embasa Irecê
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...