Os servidores municipais de João Dourado, na região de Irecê, fizeram um protesto nesta terça-feira (08), por reajuste salarial.
O ato foi em frente à Câmara de Vereadores e nas principais ruas da cidade. Por conta do ato, durante o dia alguns serviços municipais não funcionaram.
Participaram da manifestação, servidores da saúde, educação e serviços gerais. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Servidores do município.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
Reunidas em Salvador, as 12 instituições que compõem o Sistema Bahia Viva participam nesta terça-feira (8) de uma capacitação promovida pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O secretário Cezar Lisboa fez a abertura do encontro ao lado da superintendente Denise Tourinho e do diretor-geral Sérgio Carvalho.
As capacitações têm o objetivo de promover atualizações técnicas e teóricas da clínica de Álcool e outras Drogas e temáticas voltadas para a garantia dos Direitos Humanos. Os encontros acontecem uma vez por mês e contam com a presença de todas as comunidades terapêuticas.
Valores da Sociedade Atual
Em seu discurso de abertura, o secretário Cezar Lisboa aproveitou o momento para fazer uma reflexão sobre os valores da sociedade atualmente, ressaltando a necessidade de retomada do conceito de comunidade, do significado de viver em grupo, principalmente a partir da solidariedade.
"Se a pessoa não tem a cabeça um pouco estruturada, ela vai se perder numa vida que é bastante dura. Nós precisamos lembrar também que a situação em que o indivíduo se encontra não é apenas por questões pessoais, mas porque nós vivemos num contexto social extremamente cruel", pontuou Lisboa, que aproveitou ainda para parabenizar o trabalho humanizado prestado pelas comunidades terapêuticas do sistema.
Integração: Estado e comunidades
Para a superintendente Denise Tourinho, as reuniões permitem uma troca maior entre Estado e comunidades terapêuticas com um único objetivo de oferecer um trabalho cada vez mais qualificado. "Essa parceria é muito rica, tem gerado bons frutos e o nosso objetivo é esse: continuar ofertando vagas em condições adequadas para quem precisa", explicou.
Maanaim Irecê
Representando as comunidades, Maria de Fátima Rocha, da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim, falou sobre a importância do trabalho a partir da integração Estado-comunidades. "Crescemos muito com a capacitação e hoje temos comunidades terapêuticas com equipe multidisciplinar e atendimento adequado. Nós chegamos com a prática e a SJDHDS com o conhecimento técnico, o que possibilitou essa parceria de sucesso", afirmou.
Prestação de Contas
Ainda na manhã, os participantes acompanharam uma palestra sobre execução e prestação de contas feita pela coordenadora de Contratos e Convênios da SJDHDS, Edite Hipólito. À tarde, a diretora de Prevenção e Redução de Riscos e Danos da Suprad/SJDHDS, Emanuelle Silva, fará uma palestra sobre elaboração de relatório e monitoramento dos termos de fomento do Sistema Bahia Viva.
Fonte: Ascom/ Maanaim de Irecê
Tijolos, areia, cimento, cerâmicas, pisos e azulejos em geral; cobertura, tintas, material elétrico, hidráulico e tudo o que você vai utilizar, do piso ao teto.
Venha conhecer as opções de pagamento. O Cimentão. Praça do Mercado, 23. Telefone (74) 99913 – 8444 ou 99970 – 4306, aqui, em Central-BA.
Fonte: Informe Publicitário
Aconteceu neste último final de semana na Arena Central, na cidade de Central, região de Irecê, a sexta edição do Jogo “amigos do Diogo”.
O evento tem como intuito arrecadar alimentos e brinquedos para pessoas fragilizadas socialmente, nesta sexta edição, grandes nomes do futebol local e regional marcaram presença.
Fonte: Central Notícia
Uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (DTE) prendeu Bruno Tavares de Andrade, o Bruninho, suspeito de tráfico de drogas.
Em nota, a polícia informou que a prisão ocorreu na última sexta-feira (04), após denúncia anônima, na Primeira Travessa da Rua Otaviano Dourado, área central da cidade de Irecê.
Os agentes da DTE apreenderam duas balanças de precisão, um pé de maconha sendo cultivado e aproximadamente 150g de maconha.
Fonte: Central Notícia
Fonte: BN
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2018.2 da FAI (Faculdade Irecê). Ao todo serão disponibilizadas 600 vagas para o ingresso no segundo semestre nos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Irrigação e Drenagem, Geografia, Matemática, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Biologia e Psicologia da Faculdade.
Os candidatos interessados devem se inscrever no próprio site FAI até a meia noite do dia 07 de junho. A inscrição no vestibular custará R$ 50 e estará aberta até o dia 07 de junho. As provas serão realizadas em uma etapa única, que ocorrerá no dia 10 de junho de 2018 (domingo), com início às 8 (oito) horas e com a duração de quatro horas. Serão aplicadas quatro provas de múltipla escolha, abrangendo Língua Portuguesa, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Matemática e Atualidades e Redação.
O gabarito oficial das provas será divulgado no dia 11 de junho e a primeira chamada do Vestibular será publicada em 14 de junho, no site oficial da Faculdade.
Inscrição com a nota do ENEM
Alunos que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) entre 2013 e 2017 e que tenham obtido média igual ou superior a 450 pontos (quatrocentos e cinquenta pontos) sem zerar a Redação, poderão pleitear uma vaga na FAI sem a necessidade da realização do Vestibular. Nesse caso, o candidato deverá realizar a inscrição no site da FAI e apresentar o boletim oficial do exame junto aos demais documentos comprobatórios exigidos no edital (leia o edital aqui).
As vagas com a nota do ENEM se limitarão ao máximo de 30% das vagas ofertadas e serão preenchidas por ordem de inscrição e comprovação dos dados informados. O candidato que, dentro do prazo fixado, não apresentar a documentação exigida não poderá se matricular.
Mais informações
www.faifaculdade.com.br/vestibular
(74) 3641-8000
(74) 99904-3106 (Whatsapp)
Fonte: Ascom/PMI
Depois de um mês da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT traça mais uma estratégia para tentar soltá-lo. Desta vez, apelou a pré-candidatos de centro-esquerda, para que defendam um indulto ao petista.
Apesar de o benefício ser uma prerrogativa do presidente da República, especialistas acreditam ser muito pouco provável a chance de sucesso já que, geralmente, os indultos exigem o cumprimento de pelo menos um quarto da pena.
Entre os nomes que poderiam abraçar a proposta, apenas o pré-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos, comprometeu-se com a ideia. Ciro Gomes (PDT), por sua vez, considerou a proposta "uma burrice", segundo destaca o jornal Gazeta do Povo. Há ainda a presidenciável Manuela D’Ávila (PCdoB), que ainda não se manifestou sobre o assunto.
O movimento sobre a estratégia, no entanto, não é unânime dentro do partido. Lula começou a cumprir pena, no dia 7 de abril, por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a 12 anos e um mês de prisão, no caso do triplex no Guarujá (SP).
O indulto é uma forma de extinção da punibilidade, cuja competência cabe ao presidente da República, embora possa ser excepcionalmente delegada aos ministros de Estados, ao procurador-geral da República e ao advogado-geral da União. O indulto só pode ser concedido após condenação transitada em julgado, mas, na prática, tem sido concedido mesmo antes de a condenação tornar-se irrecorrível.
O indulto apenas extingue a punibilidade, persistindo os efeitos do crime, de modo que o condenado que o recebe não retorna à condição de primário.
A princípio, o presidente não pode editar um indulto para beneficiar apenas uma pessoa. “O indulto é coletivo, não particularizado, na legislação brasileira”, explica o coordenador da pós em direito constitucional e democracia da Universidade Positivo, Eduardo Faria.
Caso o presidente da República resolva dar um indulto que acabe beneficiando Lula, porém, não há impeditivos, segundo Faria. “Se eu tivesse um indulto coletivo e observasse o conteúdo da legislação e o ex-presidente estivesse incluído nesse rol não caberia ao Poder Judiciário intervir no documento”, aponta Faria.
Fonte: Notícias ao Minuto
O Ciclo de Palestra “Pedal Seguro” será retomado na noite desta quarta-feira (09), às 19h30, na Câmara de Vereadores de Irecê. Depois de quatro etapas, as palestras chegam a quinta e última fases.
Grupos de ciclistas das cidades de Morro do Chapéu, Ibititá, João Dourado, Jussara e São Gabriel vêm prestigiando o evento. A atividade é uma realização do projeto “Pedal Beneficente”, idealizado pela ciclista Taíse Torres.
PALESTRANTES:
Sacha Kiss
Nutricionista
Tema: Riscos da Suplementação sem Orientação
Francisco Borges Neto
Secretário de Meio ambiente do município de Irecê
Tema: O ciclista e meio ambiente
Jamima Queiroz
Dermatologista
Tema: Fotoproteção na prática de atividades físicas
Lucas Deotti
Psicólogo
Tema: todos por um
Fátima Rocha
Tema: Ações de impacto social e ciclistas
A apresentação fica por conta da jornalista Gabi Monteiro. Vão ser sorteados um BikeFit, dois testes Cardiopulmonar de Esforço e muitos outros brindes.
Compareça, prestigie a última etapa e saiba o que virá nas próximas etapas da campanha “Pedal Seguro”.
Fonte: Central Notícia
Com a palestra "Das volantes a caatinga, uma viagem pela evolução do policiamento", do tenente-coronel PM Valter Araújo, comandante da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da Chapada, foi dado início, nesta terça-feira (8), o IX Curso de Operações Rurais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido). A capacitação acontece no município de Xique-Xique segue, região do Vale do São Francisco, até o dia 23 de maio e conta com a participação de 46 Policiais Militares.
Presente a aula inaugural, o coronel PM Humberto Sturaro, responsável pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), destacou que a iniciativa tem a importância de melhorar o trabalho dos policiais. “Desejo boa sorte a todos os inscritos, que já são vencedores por terem a coragem de se submeterem a prova”, afirmou Sturaro.
De acordo com o comandante da Cipe Semiárido, major PM Carlos Maltez, até o dia 23, serão muitos dias de testes físicos e aprendizados. “Até lá, estaremos juntos aprimorando os serviços preventivo e repressivo da Polícia Militar em áreas rurais”, disse o oficial, destacando ainda que as atividades da capacitação serão realizadas no campo de instrução da Fazenda Algaroba, zona rural de Xique-Xique.
Fonte: SSP/BA
Uma das oportunidades em Irecê é para Eletricista de Rede de Distribuição — Foto: Banco de imagens A Sirtec,...
Foto: Reprodução / CN O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura d...
Foto: HRI Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia d...
Foto: Lay Amorim / Achei Sudoeste Um homem, de 33 anos, morreu após cair de uma cachoeira, entre...
Morro do Chapéu se consolida como importante polo de vitivinicultura na Chapada Diamantina — Fotos/Instagram