Domingo, 27 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

Pelo quinto ano consecutivo moradores do município Itaberaba foram presenteados com cestas básicas doadas na campanha 'Natal Sem Fome' promovida pelas Rondas Especiais (Rondesp) Chapada. A ação, que aconteceu na segunda-feira (21), beneficiou 80 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

Os materiais recolhidos, em sua maior parte, entre policiais da unidade foram entregues à população pela própria tropa. A campanha – que também teve apoio de parceiros - conseguiu arrecadar mais de uma tonelada de alimentos.

"Buscamos junto com os órgão da prefeitura a relação dos bairros que mais possuem pessoas carentes e, a partir disso, iniciamos a ação. Além disso, nas nossas rondas temos acesso a muitas localidades necessitadas de atenção. Então, a nossa prioridade é sempre é esse público", disse o comandante da Rondesp Chapada, capitão Eduardo Neves.

Fonte: SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

E chega a estação do ano tão esperada por quem vive no país de clima tropical e ‘abençoado por Deus’. O verão no hemisfério sul começou às 7h02 desta segunda-feira (21 de dezembro) e será caracterizado por chuvas frequentes em praticamente todo o Brasil, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, de acordo com o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação segue até às 6h38 do dia 20 de março de 2021. No entanto, o verão esse ano será atípico, devido o mundo enfrentar uma pandemia do novo coronavírus que iniciou em março 2020, mês que finda a estação das festas, das férias e do carnaval. Na Chapada Diamantina, por exemplo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) liberou alguns atrativos para quem se arrisca a enfrentar a pandemia e conhecer a tão sonhada cadeias de montanhas e maravilhosas cachoeiras, que há milhões de anos a paleontologia explica que já foi mar.

E para ajudar no controle do fluxo de visitantes e evitar aglomerações, o ICMBio está utilizando a plataforma de agendamento, que permite ao visitante identificar quais são atrativos mais procurados na data escolhida. Caso o número limite por atrativo seja atingido, a recomendação é selecionar outro atrativo, ou outra data para visitá-lo. Para conferir a lista completa, basta acessar o link.

Dentre os atrativos autorizados para visitação, a partir do município de Mucugê, estão: a Trilha da Cachoeira da Moça Loira; Trilha da Cachoeira do Bate-palmas; Trilha da Cachoeira do Córrego de Pedra; Cascalheira (planetário); Cachoeiras Andorinhas, Sete Quedas e Funis; Cachoeira do Cardoso; Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria; Rio Preto atividades náuticas; Poço Redondo (rio Paraguaçu); Trilha do rio preto até a Toca do Caboclo; Trilha da Cachoeira da Fumacinha por cima; e a Trilha da Cachoeira da Matinha.

É assim também com o mais desejado município de Lençóis, o poço encantado localizado em Itaetê e a Fazenda Pratinha conhecida por ser o oásis do sertão, em Iraquara. Já entre os atrativos que permanecem fechados, estão o Vale do Pati, Mirante do Pati e Cachoeiro e o Poço Azul em Nova Redenção.

Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir protocolos sanitários. Entre eles: uso de máscara, grupos com no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor, manter distanciamento de dois metros dos outros visitantes, higienizar as mãos com álcool em gel 70% a cada parada, ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

Após a Fundação Fabamed assumir a gestão do Hospital da Chapada, no município de Seabra, na última quinta-feira (10), insumos e medicamentos chegaram para a unidade neste final de semana, bem como os primeiros fardamentos dos funcionários. O presidente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, explica que a prioridade é a manutenção do estoque de medicamentos e materiais de higienização.

“Adquirimos um carregamento emergencial a fim de assegurar a continuidade do tratamento dos pacientes internados e progressivamente faremos os ajustes para que o hospital possa cumprir sua missão de atender a toda a região da Chapada e oferecer serviços mais qualificados”, destaca o presidente.

A expectativa da nova gestão é que em até 30 dias sejam concluídas as ações de humanização no atendimento, reavaliação de contratos, levantamento do inventário, bem como fortalecimento do ensino e pesquisa. Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o Hospital da Chapada é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, a unidade realiza cirurgias eletivas, bem como oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório.

Anteriormente, a unidade hospitalar era administrada pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA), que teve seu contrato rescindido pelo Governo do Estado em virtude da má qualidade do serviço prestado.

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 12 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

Morangos congelados ou in natura e amoras fazem parte do grupo das frutas vermelhas, querido por pessoas que buscam manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Os produtos estão fazendo sucesso na loja virtual Escoaf, da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até domingo (13), no site.

Bonitas, delicadas e saborosas, as frutas são produzidas pela Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada) de forma sustentável e agroecológica. 

O gestor da Coopchapada, Daniel Ferreira, destacou a importância da realização da Feira, que este ano acontece 100% on-line: “Diante da pandemia, a feira nesse formato e com a entrega delivery dos produtos está facilitando o acesso dos consumidores às cooperativas e associações da Bahia”. 

Além de comprar os produtos, quem acessar o site da feira pode navegar no  espaço Trilhas, onde, ao clicar no Território Chapada Diamantina, vai conhecer mais sobre a região onde são produzidos os morangos e as amoras.

No site, estão disponíveis também palestras e workshops sobre o meio rural. Neste sábado (12), às 17h, tem a Cozinha Show com o chef Fabrício Lemos, do restaurante Origem e Ori, e a live com Adelmo Casé, às 19h. 

Fonte: Com informações de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

O plenário da Câmara Municipal de Seabra, na Chapada Diamantina,  aprovou em 2º turno de votação no dia 03/12/2020 a Emenda a Lei Orgânica Municipal nº 01 que dispõe sobre a nova redação da Lei Orgânica do município de Seabra e a Resolução n° 01 que prevê o Novo Regimento Interno.

Desde Agosto de 2019 que foi criada uma Comissão Especial para discutir, junto ao Plenário, Comissões Temáticas, População e  Consultoria Jurídica Especializada a Nova Lei Orgânica e o Novo Regimento Interno, afirma, Marcos Pires Ferreira Vaz – Marcão Pangola (PSD) Presidente da Câmara Municipal de Seabra.

Matérias como criação de Subprefeituras nos Distritos, Emendas Impositivas ao Orçamento, Entrevista aos Secretários, Bolsa-Auxílio para Alunos Hipossuficiente, Incentivo ao Servidor que participar de competições ou apresentações esportivas, culturais ou científicas, Criação da Comenda Frei Justo Venture, entre outras novidades.

Segundo, o Advogado Dr. Matheus Souza, especialista responsável por assessorar à Comissão Especial, a necessidade da nova redação da Lei Orgânica foi tema amplamente debatido entre os parlamentares e em audiência pública com a sociedade civil, e a nova Lei Orgânica (que é a Constituição do Município) e novo Regimento Interno passou por uma ampla adequação jurídica às emendas constitucionais, federal e estadual, súmulas vinculantes do STF além de adequações propostas e aprovadas pelos vereadores.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

Após retirar a Organização Social (OS) Associação de Proteção à Maternidade e à Infância da gestão do Hospital Regional da Chapada (HRC), no município de Seabra, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) realizou uma reunião com funcionários da unidade e médicos plantonistas, na última sexta-feira (27), que contou com a presença da subsecretária de saúde do Estado, Tereza Paim.

O encontro resultou no pedido da Sesab em suspender demissão coletiva proposta pelos médicos da unidade, após denúncia do diretor do HRC, na qual constava atrasos dos salários, a necessidade de “renovação do contrato, com alterações, que garantisse o pagamento nas respectivas datas e direitos aos médicos”, solicitando reajuste nos valores diante justificativa de sobrecarga no trabalho, em escala de 24 horas na UTI do Hospital, com remuneração de R$2.400 brutos.

“A Sesab pediu um prazo de 10 a 15 dias para regularizar os pagamentos em atraso dos médicos, que não recebem desde agosto, e demais funcionários, que ainda não receberam os salários de outubro e pediu para continuarmos e, nós decidimos que o pedido de demissão coletivo está suspenso”, afirma médico plantonista do quadro do HRC, que integra equipe das UTIs Geral e Covid.

O vínculo dos médicos com o hospital é feito mediante contrato de prestação de serviço de pessoa jurídica à OS gestora. Já os funcionários são contratados com registro em carteira de trabalho. “Do jeito que estava não dava para continuar. Foi uma vitória não só dos médicos e dos funcionários, mas de todos os moradores da Chapada que precisam e merecem receber um atendimento digno”, desabafa um funcionário.

Segundo informações, a Sesab se dispôs a arcar com os custos da rescisão contratual, utilizando o repasse à APMI que foram retidos, após constatação de irregularidades na prestação de serviços, entre os meses de outubro e novembro. A Sesab decide que a administração do hospital ficará sob responsabilidade de três mediadores nomeados pela Secretaria, até uma nova empresa assumir o Hospital Regional da Chapada.

A Secretaria Estadual de Saúde publicou, no último sábado (28), chamamento para “contratação emergencial de organização social gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde do Hospital da Chapada Diamantina”, salienta publicação. As propostas puderam ser apresentadas na sede da Sesab, em Salvador, até esta terça-feira (1°).

Segundo o site Bahia.Ba, a Sesab apenas declarou que “estamos em processo de rescisão contratual com a empresa gestora do Hospital da Chapada”, afirma a nota da assessoria. 

Fonte: Com informações do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina iniciou a sua segunda fase de reabertura gradual no último sábado (28). E nesta nova etapa será permitida a entrada em alguns atrativos mediante o cumprimento dos protocolos sanitários exigidos. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem dialogando com as prefeituras de seis municípios do entorno do Parque Nacional para definir de que forma as trilhas e os atrativos deverão ser reabertos.

Para ajudar no controle do fluxo de visitantes e evitar aglomerações, o ICMBio está utilizando uma plataforma de agendamento para os visitantes que permite identificar quais são atrativos mais procurados na data escolhida. Caso o número limite por atrativo seja atingido, a recomendação é selecionar outro atrativo, ou outra data para visitá-lo. Para conferir a lista completa, basta acessar o link.

Dentre os atrativos autorizados para visitação, a partir do município de Mucugê, estão: a Trilha da Cachoeira da Moça Loira; Trilha da Cachoeira do Bate-palmas; Trilha da Cachoeira do Córrego de Pedra; Cascalheira (planetário); Cachoeiras Andorinhas, Sete Quedas e Funis; Cachoeira do Cardoso; Mar de Espanha e Cachoeira da Sibéria; Rio Preto atividades náuticas; Poço Redondo (rio Paraguaçu); Trilha do rio preto até a Toca do Caboclo; Trilha da Cachoeira da Fumacinha por cima; e a Trilha da Cachoeira da Matinha.

Já entre os atrativos que permanecem fechados, estão o Vale do Pati, Mirante do Pati e Cachoeiro. Para entrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir protocolos sanitários. Entre eles: uso de máscara, grupos com no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor, manter distanciamento de dois metros dos outros visitantes, higienizar as mãos com álcool em gel 70% a cada parada, ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”.

Além disso, os resíduos contaminantes devem ser embalados e descartados fora do parque nacional. Fora as normas gerais, ainda existem protocolos específicos para condutores de visitantes e para cada trilha.

Fonte: Com informações do ICMBio



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020
Chapada Diamantina

A mulher foi detida em Seabra transportando 5kg de cocaína que seriam entregues na rodoviária de Feira de Santana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde de sexta-feira 27) uma mulher de 22 anos acusada de tráfico de drogas. Com ela, a equipe encontrou 5kg de pasta base de cocaína.

O flagrante foi registrado por volta das 15h, no KM 408 da BR 242, trecho de Seabra, região da Chapada Diamantina,  quando os PRFs abordaram um ônibus que seguia de Alta Floresta (MT) para Recife (PE) e iniciaram as verificações.

Durante os procedimentos, uma das passageiras demonstrou nervosismo e contradição ao responder os questionamentos e, após verificar os seus pertences, os policiais encontraram dentro de uma mala cinco tabletes da droga.

Questionada pela equipe, a mulher informou que embarcou na rodoviária de Sobradinho (DF), onde passou a mala vazia a uma mulher, e esta a devolveu com a droga dentro. Ela acrescentou ainda que entregaria a cocaína na rodoviária de Feira de Santana, onde receberia a quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais) pelo transporte.

Diante dos fatos, ela foi presa e encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária local onde responderá por tráfico de drogas.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Chapada Diamantina

Na última terça-feira (24), foi lançada nas redes sociais das empresas participantes do projeto Reconecta Chapada Diamantina a campanha Reencontre a Chapada Diamantina, projeto que conta com apoio do Sebrae Bahia. O objetivo da campanha é comunicar a retomada do turismo nas cidades de Andaraí, Iraquara, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

Toda a estratégia de divulgação foi desenvolvida com a ampla participação dos empreendedores por meio de encontros virtuais que partiram da metodologia de cultivo do diálogo coletivo. A partir daí, foi possível extrair necessidades e atributos prioritários para comunicar, tendo em vista as principais tendências do comportamento do “novo turista” para este momento de retomada do turismo durante a pandemia.

O conceito da mobilização sugere um reencontro com o viajante que ama a Chapada e passou esse momento de isolamento social desejando se reconectar com a natureza e com a cultura encontrada na localidade. A ação é direcionada ao turista regional que viaja com a família e em pequenos grupos.

A formulação da campanha teve a contribuição de diferentes negócios que compõem a cadeia produtiva local como bares e restaurantes, agências de receptivo, atrativos e meios de hospedagem. Assim, é esperado apresentar, sobretudo, as boas práticas implementadas para os cuidados com a saúde e segurança de todos, bem como a diversidade de atrativos para o viajante.

“O Reconecta Chapada Diamantina tem sido um sucesso e vem contribuindo para conexões, trocas de experiências e orientações para uma retomada segura do destino. É esperado com o lançamento da campanha que as boas práticas desenvolvidas pelas empresas sejam difundidas, inclusive despertando nos visitantes a consciência da necessidade de adoção dos protocolos de saúde”, frisa a analista do Sebrae em Seabra e gestora do projeto, Michelle Nonato.

A Campanha será veiculada nas redes sociais das empresas participantes do projeto até o mês de dezembro. Para acompanhar e conhecer as ações, basta procurar pelas hashtags, no Instagram: #ReconectaChapadaDiamantina ou #VemParaChapadaDiamantina.

Projeto Reconecta Chapada

O Reconecta Chapada Diamantina é um projeto apoiado pelo Sebrae Bahia, realizado entre os meses de julho e dezembro, com o objetivo de preparar as empresas para retomarem suas operações com mais segurança, diante da pandemia do novo coronavirus.

As consultorias individualizadas contaram com a participação de 30 empresas do Circuito do Diamante. Já os encontros virtuais foram estendidos para empresas dos Circuitos Chapada Diamantina, Circuito do Ouro, Chapada Norte e Chapada Velha, além do Circuito do Diamante.

Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link.

Fonte: Sebrae Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 17 de Novembro de 2020
Chapada Diamantina

Turistas em viagem à Chapada Diamantina encontram serviços adaptados à realidade atual da pandemia da Covid-19. Os municípios de Lençóis e Mucugê foram os primeiros da região a retomar as atividades, com empreendimentos seguindo protocolos de biossegurança construídos pelas lideranças locais, com a colaboração das secretarias de Turismo (Setur) e da Saúde (Sesab) da Bahia.

Os protocolos contemplam os segmentos de hospedagem, alimentação, agências de receptivo, atrativos e transportes turísticos, acampamentos e guias/condutores e foram elaborados de forma a abranger os vários segmentos do turismo na Chapada Diamantina.

No coração da Bahia, a zona turística é um dos principais destinos do estado e tem se tornado ainda mais especial neste momento por proporcionar ricas experiências ao ar livre, em contato com a natureza, evitando aglomerações. Há também diversos atrativos históricos, culturais e gastronômicos.

“As pessoas voltaram a viajar após meses de isolamento social. Mais do que nunca, agora é preciso oferecer segurança. A Chapada é um dos lugares mais propícios para visitar em contato com a natureza, seguindo recomendações das entidades de saúde e turismo”, explica o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga.

Retomada

Ao todo, 34 municípios turísticos integram a região. Os primeiros a se adequar aos novos protocolos foram Lençóis e Mucugê. Os feriados prolongados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro) funcionaram como termômetro para o turismo nos municípios. No caso de Lençóis, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Turismo, os dois feriadões atraíram turistas que ocuparam 60% dos leitos disponíveis – 50% da rede hoteleira, no momento.

Já em Mucugê, o feriado de 12 de outubro teve 100% de ocupação dos leitos disponibilizados. Com a abertura total dos meios de hospedagem no município, no último feriado, as pousadas registraram índices de 40% a 100%, segundo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Outros municípios estão se adaptando para a retomada gradativa das atividades de forma a garantir a segurança de turistas e população local, fazendo ajustes e fiscalizações para a liberação do turismo. Um exemplo é Palmeiras, onde está localizado o Vale do Capão, que tem feito vistorias nos empreendimentos e prevê reabertura no próximo dia 20 de novembro.

Para Sérgio Magalhães, proprietário da pousada Café Preto, no centro de Mucugê, por exemplo, a retomada do turismo tem sido positiva. “Temos recebido famílias e no feriado de 2 de novembro tivemos 100% de ocupação”, explica o empresário que já tem reservas para o Réveillon e feriado de Carnaval. O empreendimento buscou atender aos critérios para receber as certificações Ministério do Turismo e da Prefeitura de Mucugê, além de cumprir os protocolos elaborados para a Chapada Diamantina.

O meio de hospedagem passou por adaptações desde a demarcação de espaços, disponibilização de álcool gel e cumprimento de prazo mínimo de 24 horas para ocupação dos quartos por outros hóspedes, até uma nova forma de oferecer o café da manhã: “Testamos algumas alternativas e a que o nosso público mais se adaptou foi a escolha dos itens no salão e recebimento dos alimentos em cada mesa”.

Diferenciais

Os protocolos desenvolvidos para a Chapada Diamantina contam com uma série de diferenciais, tendo em vista as especificidades de cada atividade. As práticas aquáticas, cicloturismo, observação da vida silvestre, rapel e espeleoturismo (visitação a cavernas), por exemplo, implicam em cuidados especiais como o não compartilhamento de máquinas fotográficas, uso de cajados para apoio durante caminhadas e escaladas, produtos especiais para desinfecção de objetos como binóculos e limpeza de utensílios alugados. As orientações incluem ainda cuidados para o contato com as comunidades tradicionais, a fim de evitar o aumento da disseminação do novo coronavírus.

Fonte: Ascom/ Setur



Compartilhar no Whatsapp