Quarta-feira, 05 de Março de 2025
Notícias

Foto: Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira (5), um homicídio foi registrado na cidade de Xique-Xique. O crime aconteceu por volta das 2h50 na Avenida JJ Seabra.

A vítima, um jovem de 20 anos, foi abordada enquanto estava em uma barraca próxima um restaurante.

Segundo relatos de testemunhas, um homem armado atirou contra a vítima, que não resistiu e morreu no local.

A Polícia Civil foi acionada e isolou a área para a realização da perícia. O Departamento de Polícia Técnica também foi chamado para os procedimentos legais.

A motivação do crime ainda é desconhecida, e a autoria segue sob investigação. Um inquérito foi instaurado para apurar os fatos e identificar o responsável pelo crime

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para ser examinado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Março de 2025
Notícias

Foto: PMS

Acabou a discussão: Salvador foi reconhecida nesta terça-feira (4) pelo Guinness World Records como a cidade com o Maior Carnaval de Trio Elétrico do Mundo. O certificado foi entregue ao prefeito Bruno Reis durante a pipoca de Ivete Sangalo no Campo Grande, arrastando uma multidão, e contou com a presença de uma jurada da maior autoridade de recordes do planeta.

O reconhecimento veio em meio à Super Terça, último dia do Carnaval, quando grandes atrações como Ivete Sangalo, Saulo, Léo Santana, Olodum e Daniela Mercury desfilam em trios pipoca pelo Circuito Osmar (Centro). O Guinness World Records veio a Salvador a convite da 99, uma das patrocinadoras da folia da capital baiana deste ano, para oficializar a tentativa de recorde enviada à entidade pela Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Bruno Reis afirmou que o recorde divulga a força da capital baiana. “Ajuda a projetar a cidade de Salvador, eu não tenho dúvidas que as manchetes dirão ‘Salvador vai para o Guinness Book’, e quando se está no Guinness isso desperta o interesse das pessoas em pesquisar, vir e conhecer a cidade. É mais um título importante para a nossa gestão. Eu tenho muito orgulho de ter defendido e mantido nesses quatro anos como prefeito todos os títulos que Salvador tinha. E, além disso, ganhamos novos títulos”, afirmou o prefeito.

“Somos o primeiro município em previdência do Brasil, somos a capital mais sustentável entre todas do país… Ganhamos títulos internacionais da ONU, a única cidade da América a ser reconhecida como uma cidade sustentável. Conseguimos pela primeira vez a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional, que atesta a eficiência administrativa da nossa gestão, primeira em governança. Então, foram títulos novos que nós conquistamos. E agora o Guinness é mais um título importante para a nossa cidade”, citou o prefeito de Salvador.

O desfile de Ivete parou em frente à Passarela Nelson Maleiro para que a juíza Camila Borenstain, que integra o quadro de avaliadores do Guinness World Records, entregasse o certificado. O reconhecimento de Maior Carnaval de Trio Elétrico do Mundo vem num ano especial, em que se comemora os 75 anos da invenção do trio elétrico e os 40 anos do Axé Music, movimento cultural que divulgou a folia soteropolitana para todo o planeta.

A cantora parabenizou Salvador: “Nossa cidade foi eleita a maior e melhor festa de trio elétrico do mundo. Obrigado por terem me dado a oportunidade de anunciar isso. Viva o Carnaval de Salvador! Agradecendo a Dodô & Osmar, Armandinho, Luiz Caldas, Sarajane, Olodum, Neguinho do Samba, Ilê Aiyê, todos os blocos Afro, toda essa comunidade carnavalesca da Bahia. A toda a imprensa e a esse povo baiano que faz dessa festa a mais sensacional do mundo”, disse.

Segundo a juíza da entidade, o recorde oficializa que Salvador tem a maior quantidade de atos musicais em trio elétrico no Carnaval no mundo. Ao longo da festa deste ano, a Saltur enviou a candidatura ao Guinness World Records com provas documentais que foram avaliadas para que o certificado fosse emitido. 

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Março de 2025
Chapada Diamantina

Foto: Reprodução

O café da Chapada Diamantina conquistou, no fim de 2024, o selo de Denominação de Origem (DO), certificação inédita para a cafeicultura baiana. O reconhecimento tem impulsionado pequenos produtores a investir em marcas próprias e impulsionado o turismo rural na região.

A produção de café sempre foi uma tradição na Chapada Diamantina, mas enfrentou desafios na década de 1970, quando preços desanimadores e doenças nas lavouras levaram muitos produtores a abandonar o cultivo. Esse cenário reduziu significativamente a produção na região por anos.

Atualmente, municípios como Piatã e Ibicoara simbolizam a retomada do café de alta qualidade, conquistando reconhecimento em premiações nacionais e internacionais desde 2019. O retorno do cultivo sustentável e valorizado tem impulsionado a economia local e fortalecido a identidade cafeeira da região.

Novas possibilidades
Para Sivaldo da Silva Luz, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada (Copric), a cafeicultura na região vive um momento promissor, tornando-se mais atrativa para os produtores. O reconhecimento da Denominação de Origem trouxe novas oportunidades, agregando valor ao café da Chapada Diamantina e fortalecendo a identidade do produto no mercado.

Esse avanço ocorre em um cenário favorável, impulsionado pela valorização do grão. Nos últimos 12 meses, os preços do café mais que dobraram no mercado internacional, incentivando ainda mais os pequenos produtores a investirem na qualidade e diferenciação de suas marcas.

Para Sivaldo da Silva Luz, presidente da Copric, a cafeicultura na região vive um momento promissor  - Foto: Reprodução/ O Globo 

Para Sivaldo da Silva Luz, o grande diferencial do café da Chapada Diamantina está no terroir, influenciado pela altitude elevada, temperaturas amenas e pela presença da Mata Atlântica. Além disso, o cuidado manual na colheita garante um produto de alta qualidade, fatores que foram reconhecidos com o selo de Denominação de Origem. Esse reconhecimento não apenas fortaleceu a identidade do café regional, mas também contribuiu para a geração de renda dos produtores locais.

Luz relembra as dificuldades enfrentadas pela comunidade durante a crise da cafeicultura nos anos 1970, quando muitas famílias enfrentaram empobrecimento e escassez de alimentos. “Não tínhamos como sobreviver sem o café, e só havia banana para comer”, recorda.

Conhecido como Canjerana, em referência ao sítio onde cultiva, o café de Sivaldo da Silva Luz é comercializado torrado e moído em três categorias: tradicional, gourmet e especial. Além de fornecer para torrefadoras baianas e grandes empresas como Nestlé e Três Corações, ele aposta no crescimento da própria marca, valorizando a produção local.

Os cafés certificados, premiados ou com selo de qualidade fazem parte da categoria de “cafés diferenciados” e possuem um valor de mercado entre 15% e 50% superior ao do café tradicional no varejo. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), os produtores que investem nesses grãos recebem, no mínimo, R$ 600 a mais por saca de 60 quilos em comparação ao café convencional. Na última sexta-feira, o indicador Cepea/Esalq apontou o preço do café arábica em R$ 2.482,22 por saca, mas, dependendo das características do café especial, o valor pago ao produtor pode ser até três vezes maior.

Agro é jovem: nova geração no campo amplia uso de tecnologia e torna Brasil mais competitivo

Os cafés da Chapada Diamantina são comercializados em armazéns especializados, pela internet ou diretamente pelos produtores, alcançando consumidores com preços que variam conforme a qualidade e certificação do grão. A região se destaca pela produção de cafés especiais, o que tem impulsionado investimentos em novas variedades e técnicas de cultivo.

Entre os planos para o futuro, a produtora Isabela pretende introduzir o geisha, uma variedade panamenha de alto padrão, geralmente cultivada acima de 1,4 mil metros de altitude e considerada uma das mais caras do mundo. “Definitivamente, o geisha se daria bem aqui e ficaria até melhor”, afirma, destacando o potencial da Chapada para agregar ainda mais valor ao café baiano.

Atualmente, a Bahia ocupa a quarta posição na produção nacional de café arábica, ficando atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Em 2024, o estado colheu 3,4 milhões de sacas, das quais 34% vieram da Chapada, somando 1,16 milhão de sacas. Para 2025, a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de um aumento para 3,6 milhões de sacas em todo o estado.

Fonte: O Globo



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Março de 2025
BRASIL

Foto: Leandro Paiva

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) está cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República após o Carnaval. Atualmente, a pasta é comandada por Márcio Macêdo (PT), mas enfrenta críticas devido à relação com os movimentos sociais. 

A Secretaria-Geral da Presidência é responsável pela interlocução do governo federal com os movimentos sociais, um setor que tem demonstrado insatisfação com a atuação de Macêdo, cobrando mais entregas da pasta.

Boulos, por outro lado, tem forte vínculo com movimentos sociais e uma relação consolidada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o apoiou em sua candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2024. No Palácio do Planalto, sua possível nomeação é vista como uma estratégia para fortalecer o diálogo do governo com esses grupos.

Caso a mudança se concretize, o movimento pode impactar também a política paulista, já que Boulos é um dos principais nomes da esquerda no estado e uma peça-chave para as eleições municipais.

Fonte: As informações são do Poder360.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Março de 2025
Publicidade

Fonte: Publicidade



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Março de 2025
Notícias

“Com planejamento e muito trabalho vamos chegar nos quatro cantos da cidade”, afirma prefeito de Irecê

A Rua Demétrio da Silva Dourado, um dos importantes corredores comerciais e de mobilidade urbana de Irecê, está passando por uma grande transformação. A via, que abriga a Casa do Comércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), está recebendo um amplo conjunto de melhorias, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Murilo Franca com o desenvolvimento da cidade.

A obra contempla pavimentação com asfalto quente em ambas as vias, intervenções no canteiro central, nova iluminação de última geração, sinalização horizontal e vertical e a construção de uma rotatória. Essas mudanças trarão mais segurança e mobilidade para moradores, empresários e motoristas que trafegam diariamente pela região.

De acordo com o prefeito Murilo Franca, a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico que visa modernizar a infraestrutura da cidade e melhorar a qualidade de vida da população. “Com planejamento e muito trabalho, vamos chegar nos quatro cantos da cidade. Esse é um compromisso da nossa gestão: transformar Irecê com obras que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou.

A Rua Demétrio da Silva Dourado é um polo de atividade comercial relevante para Irecê, e a requalificação do espaço vai impulsionar ainda mais o setor. A modernização da via beneficiará diretamente comerciantes, prestadores de serviço e os moradores, garantindo mais acessibilidade e valorização da região.

Mesmo com menos de dois meses de gestão, o governo Murilo Franca segue imprimindo um ritmo acelerado de trabalho e transformação. A revitalização da Rua Demétrio da Silva Dourado é mais uma das diversas intervenções que estão acontecendo simultaneamente em toda a cidade, reafirmando o compromisso da administração municipal em construir uma Irecê mais estruturada, moderna e preparada para o futuro.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Março de 2025
BRASIL

Foto: Reprodução

Aproximadamente um a cada três brasileiros, 31%, vive com obesidade e essa porcentagem tende a crescer nos próximos cinco anos. No país cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas.

Os dados são do Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), lançado nessa segunda-feira (3).

O relatório mostra que, no Brasil, 68% da população tem excesso de peso e, dessas, 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso. O Atlas traz ainda uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.

O sobrepeso e a obesidade podem trazer riscos. Segundo o Atlas, 60,9 mil mortes prematuras no Brasil podem ser atribuídas as doenças crônicas não transmissíveis devido ao sobrepeso e obesidade, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC) – a informação é baseada em dados de 2021.

Diante desse cenário, o endocrinologista Marcio Mancini, diretor do Departamento de Tratamento Farmacológico da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), diz que o Brasil precisa tratar o sobrepeso e a obesidade com uma questão de saúde pública.

“É um problema de saúde pública, não dá mais para responsabilizar um indivíduo. Não dá para falar para aquela pessoa que sai às 5h da manhã de casa e chega em casa às 21h, que passa várias horas em transporte público, para comer mais frutas e legumes e ir para academia fazer exercício”, defende. “O problema de saúde pública tem que ser enfrentado com medidas de saúde pública”, enfatiza.

Ele cita exemplos de medidas como aumentar as taxas de bebidas açucaradas como formas de conscientizar a população e colocar avisos nos rótulos dos alimentos de que aquele produto possui altas taxas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Mas reforça que ainda são necessárias outras ações, como reduzir os preços de alimentos saudáveis e campanhas permanentes nas escolas.

“Tem um dia por ano que se fala de alimentação saudável na escola. Isso não adianta absolutamente nada. Ninguém vai mudar a sua alimentação por escutar uma vez do ano alguma coisa sobre a alimentação saudável. Tem muito a ser feito”, diz o médico.

Ele acrescenta que até mesmo medidas de segurança pública e urbanismo podem incentivar e permitir que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

“Até mesmo violência urbana, iluminação urbana [têm impacto] porque as pessoas têm medo de andar na rua. As pessoas poderiam usar menos o carro e usar transporte público, se o transporte público fosse de qualidade”, diz. “Ter parques em todas as regiões da cidade, não só em regiões privilegiadas, ter calçadas adequadas para as pessoas caminharem. Vai muito além de só falar para a pessoa, olha, coma direito e vá se movimentar”.

Situação no mundo

De acordo com o Atlas, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade. Projeções indicam que esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030, caso medidas efetivas não sejam implementadas.

O relatório mostra que dois terços dos países estão despreparados para lidar com o aumento dos níveis de obesidade, com apenas 7% tendo sistemas de saúde adequadamente preparados.

A obesidade está ligada a 1,6 milhão de mortes prematuras anuais por doenças não transmissíveis, superando as fatalidades em acidentes de trânsito. A Federação Mundial da Obesidade calcula um possível aumento de 115% na obesidade entre 2010 e 2030, e pede que a questão seja tratada por “toda a sociedade", com políticas como rotulagem de alimentos, tributação e promoção da atividade física.

O relatório mostra que os índices brasileiros são melhores que os dos Estados Unidos, por exemplo, com 75% da população com excesso de peso e, dentro desse grupo, 44% das pessoas com obesidade. Mas, na outra ponta, são piores que países como a China, com 41% da população com excesso de peso e, desses, 9% com obesidade.

“Apesar de a alimentação do brasileiro estar piorando ano a ano, cada vez se come menos arroz e feijão e se come mais esses alimentos processados, o Brasil não come tanto ultraprocessado como os Estados Unidos, por exemplo. É o momento de tentar reverter esse cenário”, defende Mancini.

Mudar o Mundo Pela Saúde

Diante desses dados, a campanha Mudar o Mundo Pela Saúde busca mobilizar governos, organizações de saúde e toda a sociedade para promover mudanças. Esta terça-feira (4) é o Dia Mundial da Obesidade, que buscar conscientizar população e governos sobre a obesidade.

Como parte da campanha no Brasil, a Abeso, em parceria com a Sociedade SBEM, lança o e-book gratuito Mudar o Mundo Pela Nossa Saúde, que tem como objetivo analisar e propor mudanças em políticas públicas, iniciativas privadas e diversos setores para criar sistemas mais eficazes na prevenção e tratamento da obesidade.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Março de 2025
Notícias

Foto: Reprodução

O corpo de um homem identificado como Israel Silva de Araújo, de 50 anos, foi encontrado na tarde deste sábado (1º) em uma área de areal, às margens da BA-144, rodovia que liga Morro do Chapéu a Jacobina, na Chapada Diamantina. O local, conhecido como “Ponto dos Guardas”, foi o cenário onde o corpo foi descoberto, apresentando sinais de violência.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou a perícia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

A Polícia Civil deu início às investigações, porém, até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime. As circunstâncias em que o corpo foi encontrado levantam a suspeita de homicídio, e a investigação continua em andamento na tentativa de elucidar o caso.

De acordo com as primeiras informações recebidas, a vítima era natural de Miguel Calmon. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o velório ou o sepultamento. 

Fonte: Com informações do portal Chapada Hoje.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Março de 2025
Publicidade

Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:

✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.

✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.

 Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!

 Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .

 Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!

Fonte: Informe Publicitário



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 04 de Março de 2025
Notícias

Foto: Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se disse “orgulhoso de ser brasileiro” com a premiação do filme “Ainda estou aqui” no Oscar, na noite deste domingo (2/3), nos Estados Unidos. O longa foi reconhecido como melhor filme estrangeiro.

“Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, afirmou o presidente.

Na postagem, Lula ainda fez questão de congratular nominalmente o diretor Walter Salles e toda equipe, citando os atores Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello. O presidente ainda fez uma referência ao escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o roteiro, contando a história do desaparecimento do pai, Rubens Paiva, e a luta da mãe, Eunice Paiva, contra a negligência do Estado brasileiro diante do sumiço ocorrido durante a ditadura militar.

“O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva Ainda Estou Aqui”, afirmou Lula.

Fonte: Metrópoles



Compartilhar no Whatsapp