Foto: reprodução
O município de Irecê conquistou o Nível Prata de Transparência, um reconhecimento nacional concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com chancela do Instituto Rui Barbosa. A avaliação analisa rigorosamente os gastos públicos, investimentos e a qualidade das informações divulgadas nos portais oficiais e compartilhadas com órgãos de controle externo. Este ano, em toda Bahia, apenas 7,6% dos municípios avaliados alcançaram essa marca de excelência.
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, destacou a importância do reconhecimento, mas enfatizou que a transparência na gestão pública é um dever fundamental. “O reconhecimento nacional é motivo de orgulho, mas não fizemos nada mais do que a nossa obrigação! Recurso público é coisa sagrada e, graças a Deus, nossa equipe tem um grande compromisso com Irecê. Esse desempenho é fruto do trabalho árduo da nossa gestão, que sempre teve como norte a ética, a moralidade e o controle de gastos”, afirmou.
Com essa conquista, Irecê se posiciona como um modelo de gestão pública transparente e eficiente na Bahia. O reconhecimento reforça a importância de uma administração comprometida com a ética e com a aplicação responsável dos recursos públicos.
Parabéns ao município e à equipe de governo por mais esse marco!
Fonte: As informações são de assessoria.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Para o confronto contra o Uruguai, a Seleção Brasileira vai ter uma mudança. O técnico do Brasil, Dorival Jr., afirmou que Vanderson dará lugar para o retorno do titular Danilo. A confirmação foi deita pelo comandante da amarelinha, em coletiva na Fonte Nova, nesta segunda-feira (18).
As equipes se enfrentam nesta terça-feira (19), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, a partir das 21h45. O Brasil vai a campo com Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Vinicius Junior e Igor Jesus.
Fonte: Bahia.ba
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador
O prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, começou a semana em Salvador, participando de uma reunião com o deputado federal João Carlos Bacelar nesta segunda-feira (18).
Durante o encontro, foram debatidas as principais demandas do município e alinhados novos projetos voltados ao desenvolvimento local.
Reeleito para um segundo mandato, que terá início em janeiro de 2025, Tacinho encerra sua primeira gestão com um balanço positivo. Diversas obras foram realziadas, incluindo melhorias na infraestrutura, avanços na saúde e investimentos na educação.
A construção e reforma de unidades de saúde e escolas, além da aquisição de novos equipamentos e ações de capacitação, fortaleceram esses setores como bases fundamentais para o progresso do município.
Com parcerias estratégicas e apoio de lideranças políticas, o prefeito segue buscando novos recursos e ampliando ações que promovam qualidade de vida à população.
Tacinho Mendes está finalizando seu primeiro mandato com o compromisso de trabalhar por um futuro ainda melhor a partir de janiero de 2025, consolidando Jussara como um município em constante desenvolvimento.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
Um acidente envolvendo dois carros deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida na noite de sábado (16), em João Dourado, na BA-052. A colisão aconteceu por volta das 19h30, na área urbana do município.
De acordo com a Polícia Militar, a força do impacto causou a morte imediata de um dos motoristas, identificado como Dedé. O outro condutor foi encaminhado em estado grave ao Hospital Regional de Irecê. Até o momento, a unidade de saúde não divulgou informações sobre seu estado de saúde.
Com a violência da batida, os veículos ficaram parcialmente destruídos. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência e organizar o tráfego na área. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
Um amigo de J. Neto relatou a cena triste após a morte do filho do cantor gospel, Miguel Azevedo, de 15 anos. Geiber Dias falou sobre a reação dos pais do adolescente ao descobrirem o falecimento.
“A cena que presenciei foi uma das mais dolorosas da minha vida. De um lado, dois pais, tomados por uma dor que só eles conhecem, se abraçavam e choravam como nunca vi antes, nem em filmes. Do outro, um menino lindo, de apenas 15 anos, que não conseguiu suportar o peso dos conflitos que enfrentava”, disse ele ao portal Assembleianos de Valor.
Ele continuou: “Meu coração se aperta só de lembrar, porque também sou pai. Tenho duas filhas, uma de 15 anos, a mesma idade, e outra de 10. É impossível não me colocar no lugar deles. Que menino lindo! Naquele momento, tudo o que eu queria era clamar, adorar com os lábios, mas decidi adorar com o coração, em silêncio, por respeito à família”, falou.
Geiber Dias, que também é cantor, ajudou os dois. “De um lado, segurando no braço dele, estava sua [J. Neto] ex-esposa, Rogéria, e do outro, eu. Um amigo, um fã que cresceu ouvindo e admirando o artista, agora ali, tentando ser um apoio em meio à dor. Não tive reação além de me calar e chorar em silêncio, respeitando aquele momento tão difícil”, contou ele.
O amigo do cantor gospel J. Neto falou sobre o momento em que a mãe do adolescente chegou ao local.
“Meu coração se parte pela mãe, Rogéria, que enfrentou a cena mais dura que alguém pode suportar. Ao entrar na cozinha, de longe, ela viu o filho, de pé, mas sem vida. Era como se o tempo tivesse parado. Sua mente queria acreditar que ele ainda estava ali, mas o coração sabia que não. Não há palavras que possam descrever essa dor. Que Deus conforte seu coração e lhe dê forças para seguir”, disparou.
Ele concluiu: “Que Ele ampare a irmã, que perdeu não só um irmão, mas também um amigo e parceiro. Que Ele traga consolo para essa família que hoje carrega um vazio imenso. Essa tragédia me fez refletir sobre o que realmente importa na vida. Não são as conquistas, nem o reconhecimento, nem os bens. A maior riqueza que temos é a família. Que nunca nos esqueçamos disso e que possamos cuidar, amar e valorizar enquanto ainda temos tempo”, afirmou o cantor.
A morte de Miguel, filho de J. Neto
O estudante Miguel Azevedo, filho do cantor gospel J. Neto, morreu aos 15 anos. A família confirmou a morte do jovem em uma postagem nas redes sociais na tarde da última quinta-feira (14/11).
“É com um profundo pesar que anunciamos o falecimento de Miguel Azevedo, filho do cantor J. Neto”, diz o comunicado postado pelo cantor nas redes sociais. “Que Deus venha confortar a família e os amigos neste momento de dor. Que a certeza da vida eterna e a promessa de reencontro com Cristo em breve tragam paz e esperança. Que a memória de Miguel seja sempre lembrada com carinho e amor”, encerra o texto.
Nos comentários, famosos se solidarizaram com o artista. “Meus sentimentos. Que o consolo do Senhor venha sobre toda a família nesse momento de dor!”, escreveu a cantora Cassiane. “Meus sentimentos! Que Deus console o coração desses pais”, lamentou a cantora Eyshila.
Busque ajuda
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar por meio do número 188. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, podem buscar ajuda por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, em ambulância, como à distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.
Na rede pública de saúde, a assistência psicológica pode ser encontrada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), hospitais e unidades básicas de Saúde.
Fonte: Metrópole
Foto: Ascom/Seagri
Com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho no campo, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinaram, na quarta-feira (13), o Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Trabalho Decente no Meio Rural. A cerimônia, realizada em Petrolina (PE), contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, além de diversos atores da cadeia produtiva, incluindo representantes de empregadores, trabalhadores e do governo.
O pacto prevê medidas para melhorar as condições de trabalho no campo, como a formalização de vínculos empregatícios, o combate à discriminação e o trabalho infantil, e a promoção de práticas sustentáveis na produção agrícola. Assinaram o termo de adesão a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetaepe), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape), à Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais da Bahia (Fetar) e os Sindicatos de Assalariados Rurais de Petrolina e de Juazeiro.
Durante o evento, o secretário Tum destacou a importância do pacto para o desenvolvimento econômico e a inclusão social, ressaltando o compromisso dos Governos da Bahia e Federal em reduzir as desigualdades. “A nossa participação nesse ato reforça a importância da Bahia nesse processo, demonstrando o empenho do estado em promover o trabalho decente e o desenvolvimento sustentável da agricultura”, analisou o titular da Seagri.
Para o ministro Luiz Marinho, é um pacto a favor do trabalho decente, contra o trabalho degradante. “Precisamos ter em todos os setores da economia boas condutas de trabalho decente, com um processo harmonioso por meio do diálogo. Nós queremos resolver os problemas com diálogo, por isso assinamos conjuntamente a portaria da Mesa de Negociação”, explicou.
“É um pacto muito esperado, uma evolução importante na relação capital-trabalho. O governo do presidente Lula tem compromisso com o desenvolvimento econômico e com a inclusão social, reduzindo cada vez mais as desigualdades”, destacou o ministro Carlos Fávaro.
O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, disse que o Pacto é um momento importante, pois, falta mão de obra no setor e a adesão faz com que a fruticultura venha a melhorar a condição do trabalhador. “Precisamos da união entre os sindicatos patronais e de trabalhadores para dar condições de segurança nas contratações”, afirmou.
Além da assinatura do pacto, foi instituída a Mesa Nacional de Diálogo da Fruticultura, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os diversos atores da cadeia produtiva e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais. Inicialmente, a mesa atuará em Pernambuco e na Bahia, com foco na valorização do diálogo social e na negociação coletiva.
Fonte: Ascom/Seagri
Foto: reprodução
A primeira parcela do 13º salário já está chegando, representando uma grande oportunidade para trabalhadores de todo o Brasil organizarem suas finanças. No ano passado, mais de R$ 290 bilhões foram injetados na economia com o pagamento do benefício como um todo.
De acordo com o Serasa, no entanto, mais de 72 milhões de pessoas estavam endividadas no país em agosto de 2024, o que representa quase um terço da população brasileira. Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob, afirma que já é possível começar a organização financeira mesmo enquanto a primeira parcela não cai na conta. “Esse é o momento para que o trabalhador possa fazer contas, observar suas dívidas e pensar em estratégias de como utilizar bem esse valor”, explica.
O primeiro passo para uma pessoa endividada, diz o educador, é colocar na ponta do lápis os seus gastos mensais e quanto é possível separar do 13º salário para quitação de dívidas. “Os juros podem fazer um compromisso pequeno se tornar um grande monstro no orçamento. Funciona como uma bola de neve e o quanto antes você conseguir amortizar, melhor”, aconselha.
Segundo Eduardo, neste caso, o indicado é sempre se planejar. “O benefício tem que ser usado de forma consciente. Não adianta receber e no outro dia fazer loucuras, comprar algo que está fora do orçamento, entrar em mais uma dívida”, orienta. Evitar gastos impulsivos é o primeiro passo para não entrar na inadimplência.
Para quem não tem dívidas, o educador indica que o ideal é calcular uma porcentagem do 13º salário para que ele se torne uma reserva financeira, seja para emergências ou para a realização de um sonho a médio e longo prazo. “Mesmo que seja uma parte pequena, pensar no futuro de forma consciente é muito interessante e uma prática que poucos brasileiros dão importância”.
Já para aqueles que se programaram com antecedência, uma dica é realizar as compras de fim de ano – seja para presentear um ente querido ou para organizar as festas de fim de ano – aproveitando datas que são comumente conhecidas pelos descontos, como Black Friday e Cyber Monday.
O 13º salário é uma oportunidade valiosa para colocar as finanças em dia, construir uma reserva para o futuro e realizar sonhos de forma planejada, mas a manutenção da organização financeira deve ser algo contínuo. Procure manter as contas em dia, e na próxima oportunidade em que receber o 13º ou outro benefício, as possibilidades de utilização desses recursos serão ainda melhores. Ao utilizar o benefício com sabedoria, pode-se evitar o ciclo de endividamento e garantir uma maior segurança financeira para você e sua família”, destaca.
Para obter dicas gratuitas de organização financeira, acesse https://clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br/ e realize uma consulta com um dos educadores financeiros do Sicoob.
Fonte: Por Tamara Leal
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...