A Prefeitura de Lençóis (Chapada Diamantina - Bahia) publicou nesta sexta-feira (25) as normas e a data de reabertura gradual e monitorada para o turismo de acordo com as novas normas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A partir do dia 1º de outubro de 2020, turistas poderão ingressar no município. Para isso, deverão apresentar laudo de teste para Covid-19 e comprovante de reserva em um dos meios de hospedagem vistoriados e autorizados pelo Município. Os documentos serão exigidos na Barreira Sanitária ou na chegada à rodoviária a depender do transporte utilizado.
Segundo a prefeitura, o visitante deverá obrigatoriamente entregar o laudo de teste para COVID-19 à equipe do Poder Público Municipal em uma das formas indicada pelo Ministério da Saúde: swab nasal (RT-PCR); sorologia; ou teste rápido.
O teste com resultado negativo deverá ter sido realizado até 72h antes da chegada a Lençóis. Também será aceito laudo comprovando que a pessoa já foi contaminada pelo Covid-19 até 3 (três) meses antes da entrada em Lençóis.
Hospedagem
De acordo com a assessoria, para orientar turistas e trade turístico, será lançada nos próximos dias uma campanha de comunicação com placas, selos e informativo digital aos visitantes, além do reforço das ações nas redes sociais, assessoria de imprensa e site do Município onde nos próximos dias será divulgada lista com meios de hospedagem autorizados a receber hóspedes.
Para a abertura, a cidade iniciará com até 50% da sua capacidade de atendimento nos estabelecimentos turísticos.
Atrativos
Ainda conforme a Prefeitura de Lençóis, fica permitida a visitação aos parques municipais e atrativos no âmbito do município de Lençóis (tais como Parque da Muritiba, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas, Balneário Mucugezinho), respeitando as medidas de distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e sem aglomerações, além de outras medidas preventivas orientadas pelos estabelecimentos e seus prestadores de serviços.
Seguindo determinações do órgão gestor (ICMBio) não está permitida a visitação em atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina tais como Cachoeira do Sossego, Fumaça por baixo e Gruta do Lapão.
Fonte: Com informações de assessoria
Projeto visa preparar os donos de pequenos negócios para se adequar aos protocolos de saúde e biossegurança adotados por destinos turísticos
Situada no coração do estado, a região da Chapada Diamantina tem o turismo como um dos principais motores de sua economia e, aos poucos, está retomando as atividades que foram suspensas devido a pandemia do novo coronavírus. Atento a este contexto, o Sebrae em Irecê criou o projeto Reconecta Chapada Diamantina com o objetivo de apoiar os empresários locais em relação aos protocolos de saúde e segurança que precisam ser adotados, além de contribuir para o desenvolvimento de um novo cenário do turismo na Chapada, tendo em vista as novas tendências de mercado e o perfil do consumidor.
Lançado em julho, o Reconecta Chapada prevê a realização de encontros setoriais coletivos on-line, assessoria técnica individualizada e ações para inteligência de mercado junto aos segmentos de bares, restaurante e similares, meios de hospedagem, agências de receptivo e atrativos privados. Além disso, 30 empresas receberão atendimentos individuais mensais, até o mês de dezembro, para elaboração de uma matriz de desempenho que resultará em um plano de ação empresarial individual, com orientações sobre os protocolos de biossegurança.
A analista do Sebrae em Seabra, Michelle Nonato, explica que também consta na proposta do projeto Reconecta a preparação das empresas para conquistar os selos que os destinos turísticos garantem a saúde dos viajantes, são eles: “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo, e o selo de segurança global, "Safe Travels", concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC).
“Tanto os atendimentos individuais, quanto os encontros coletivos, têm sido bastante produtivos e estão proporcionando uma reconexão entre as empresas neste momento de incertezas. Esse também é um momento para apoiar a promoção estratégica da Chapada Diamantina, frente à retomada do turismo”, avalia Michelle.
Os encontros coletivos serão a oferecido a 90 empresas com o intuito de possibilitar a integração regional. Até o momento, já foram discutidos temas relacionados aos protocolos de biossegurança e marketing. Ainda serão abordados aspectos estratégicos financeiros em tempos de pandemia, sustentabilidade, inteligência de mercado, liderança e gestão de pessoas e sistema de gestão da segurança.
Para Branca Pires, diretora do veículo jornalístico Guia Turístico Chapada Diamantina, a participação no Reconecta Chapada Diamantina remete ao que o próprio nome significa: uma reconexão. “O projeto nos possibilita acessar as informações necessárias para que a gente retome as atividades turísticas com assertividade e principalmente com integração. Reconectou tudo, como diz o próprio nome do projeto”.
Para ter acesso a mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link.
Fonte: Ascom - Sebrae Irecê
Foi adiada a visita que o governador Rui Costa faria à cidade de Utinga, na região da Chapada Diamantina, nessa quinta-feira (24). Segundo informações de sua assessoria, o governador viria ao município para inaugurar importantes obras para a população, como a entrega de um novo PSF e reforma de uma unidade hospitalar.
Ainda de acordo com a assessoria, no momento não foi definida uma nova data para a visita de Rui Costa a Utinga.
Fonte: Central Notícia
Nesta última segunda-feira (21), dia no qual é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Seabra uma assembleia geral para a constituição da Associação das Pessoas com Deficiência de Seabra e Região (APEDS).
Além da participação dos integrantes que compuseram a chapa, o encontro dirigido pelo educador Robson Luiz da Silva Menezes e pela tradutora intérprete e atual professora de Libras do IFBA, Jéssica Lacerda, contou também com a participação de pessoas com deficiência e familiares, vereadores e apoiadores da causa. Na ocasião, foi revisado e aprovado o estatuto da APEDS, realizada a composição de chapa, a eleição e posse da Diretoria.
Naira Rodrigues do Nascimento, pessoa com deficiência visual, membro da Diretoria da APEDS, falou sobre a criação da associação e como se sente em fazer parte da luta pelos direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) de Seabra e região. “A associação é a conquista de uma luta, para que as pessoas que vivem com alguma deficiência conquistem o que ainda não conseguiram, descubram os seus talentos, direitos, busquem independência e o que mais almejam para o futuro. ” Disse Naiara e complementou, “Eu me sinto muito feliz, honrada em fazer parte deste projeto que há tempos eu achava que seria impossível. A gente está buscando um novo perfil dentro de Seabra, fazer com que as pessoas não nos olhem apenas como deficientes. ”
Além de Naira, são membros da Diretoria da APEDS: Caio Aquino Queiroz, Amari Monteiro Alves, Carla Geiciane Cabral da Silva, Jeorge Silva Oliveira, Darquileia Anjos de Souza, Joílson Santiago dos Anjos, Charles Santos Mendes, Claudia Carvalho de Souza, Claudiana Teixeira de Souza, Simone Lima Rodrigues da Silva e Reijane Anjos da Silva.
Ainda durante o evento, aconteceram algumas apresentações culturais. Vale ressaltar que a integrante da Diretoria, Amari, sugeriu ao Poder Executivo formar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para garantir os direitos da PCD. Encerrando o encontro, Robson falou que a luta continua, mas agora a associação terá nome e voz, por fim, parabenizou a todos os envolvidos na causa.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
A assinatura de Ordem de Serviço para implantação de sistema de abastecimento de água (rede de distribuição e ligações domiciliares) e a entrega de um novo equipamento de saúde para a população do município de Utinga, na região da Chapada Diamantina, acontecem na próxima quinta-feira (24).
A unidade a ser inaugurada está localizada no bairro Liberdade. Rui Costa também entrega o Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres totalmente reformado.
Entrega
Assinatura de Ordem de Serviço
Fonte: Central Notícia
A agência de defesa agropecuária do núcleo territorial da Chapada Diamantina em Seabra informa sobre a reabertura do escritório da ADAB em Iraquara no dia 21 de setembro.
A ADAB em busca de aprimoramento profissional dos servidores de Iraquara desenvolve parcerias com o poder público e inova ao trazer treinamento para um melhor atendimento aos produtores do município. A ADAB convida o proprietário rural a procurar o escritório de Iraquara nos dias 21 a 25 de setembro para o cadastramento, recadastramento de propriedades rurais e emissão de GTA.
A agência lembra aos produtores a importância da regularização das propriedades rurais, que uma vez inativas impossibilita o produtor de realizar movimentação no sistema fazer projetos pelo banco do Nordeste ou expandir seu negócio.
Fonte: Ascom - Adab
O faro apurado da cadela Keity, das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, ajudou na localização de 27 porções de drogas, na quinta-feira (17), no município de Itaberaba.
As guarnições receberam uma denúncia anônima sobre entorpecentes num terreno baldio, na rua A, no bairro Caetitu e, após farejamento, a cadela indicou o local onde o material estava escondido. O caso foi registrado na 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
“Sempre que se faz necessário utilizamos Keity em nossas ações. Ela nos ajuda bastante, principalmente nessas ocorrência de tráfico de drogas”, contou o comandante da unidade, capitão Eduardo Neves.
Fonte: SSP-BA
Cento e sessenta e três quilos de maconha, distribuída em sacos e tabletes, além de cinco balanças de precisão, uma balaclava, material para embalar a droga e três máquinas de cartão foram apreendidos por investigadores da Delegacia Territorial de Seabra, na manhã de quarta-feira (16).
Um homem foi preso em flagrante, por tráfico de drogas e está à disposição da Vara Criminal. O material vai seguir para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado.
A ação foi resultado de um cumprimento de mandado de busca e apreensão, deferido a partir do trabalho realizado pelo Serviço de Investigação (SI) da unidade.
Fonte: Polícia Civil da Bahia
Barragem do Rio Utinga no povoado de Cabeceira do Rio - Foto:Jornal da Chapada
A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) autorizou o início dos trabalhos para a elaboração dos estudos de ampliação da oferta hídrica na sub-bacia hidrográfica do Rio Utinga, na Chapada Diamantina. O estudo terá um prazo de execução de oito meses com o principal objetivo de identificar a possibilidade de construção de barragens de regularização e de nível na região. Serão obras para garantir a oferta de água em quantidade e qualidade para os diversos usos, beneficiando uma população de aproximadamente 45 mil habitantes nos municípios de Utinga, Wagner, Lajedinho e Andaraí.
“A Bahia enfrentou uma crise hídrica entre os anos de 2012 – 2018 que atingiu de forma contundente a região de Utinga, na Chapada Diamantina, com reflexos significativos na economia agrícola predominantemente sustentada pela irrigação. Ao longo desse período o Governo desenvolveu através de suas secretarias setoriais e órgãos vinculados, ações emergenciais de médio e longo prazo para amenizar os impactos. O início deste estudo marca o começo de um novo ciclo de transformação na vida de centenas de famílias baianas”, pontuou Leonardo Góes, titular da Sihs.
Em maio do ano passado, a Sihs já havia realizado antecipadamente trabalhos de campo para a elaboração de mosaico de ortofotos de alta resolução, utilizando drones para levantamentos planialtimétrico da área onde serão locadas as possíveis futuras barragens de nível, localizadas na calha do Rio Utinga.
A contratação da empresa que executará o projeto acontece a partir de um investimento de R$1.019.759,82. Os principais trabalhos a serem desenvolvidos compreendem a programação e estudos preliminares, estudos básicos, estimativas da disponibilidade hídrica superficial e subterrânea e a seleção das soluções para o aumento da disponibilidade hídrica.
Fonte: Ascom - SIHS
As cargas de madeira necessitam ser acompanhadas de nota fiscal e documento de origem florestal ou guia florestal. Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.
Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo os crimes ambientais na Bahia. Policiais de pronta resposta federal da Delegacia de Seabra, na Região da Chapada Diamantina, combateram o transporte ilegal de produtos florestais e apreenderam 58,05 m³ de madeira serrada.
O flagrante ocorreu por volta das 13h desta terça-feira (01) quando, durante fiscalização na altura do quilômetro 408 da BR-242, trecho do município de Seabra, a equipe operacional abordou o veículo VOLVO/FH 540, tracionando três semirreboques carregado com perfis de caibro de várias espécies.
Por tratar-se de transporte de madeira, os agentes federais exigiram a documentação específica desse tipo de carga que são a Nota Fiscal (NF), a Guia Florestal (GF) além, do Documento de Origem Florestal (DOF).
Após as averiguações necessárias nos sistemas informatizados e cubagem da carga, foi detectado que o volume transportado era superior ao declarado nos documentos apresentados, o que tornou o DOF inválido.
O motorista também apresentou o DANFE vencido, o que provavelmente tenha reutilizado um documento antigo para transportar nova carga, na tentativa de ludibriar fiscalizações da polícia.
Em consulta ao banco de dados, os PRFs descobriram que o condutor já é reincidente na prática de crime contra o meio ambiente. Em 29/02/2020 ele foi flagrado pela PRF, no Km 352 da BR 363, no estado de Rondônia transportando carga de madeira ilegal.
Diante disso, a empresa remetente e, portanto, responsável pelas informações contidas na nota fiscal, na Guia Florestal e pela madeira embarcada além da empresa destinatária da carga e do condutor do referido veículo irão responder pelo delito tipificado no Art.46 da Lei 9.605/98 por venderem e transportarem madeira sem licença válida.
Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e este assinou, também, o Termo de Compromisso se comprometendo a comparecer na audiência do Juizado Especial Criminal (JECRIM) para responder por suas condutas.
Os veículos e a carga foram recolhidos no pátio e estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos. Foram acionados também o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Fonte: PRF-BA
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...