Por meio de moção de congratulações e aplausos protocolada na Casa Legislativa, o deputado Cafu Barreto (PSD) saudou a sua cidade natal, Ibititá, que, nesta terça-feira, 17 de outubro, comemora a passagem do seu 62º aniversário de emancipação política. No documento, o social-democrata define os conterrâneos como “uma gente alegre, hospitaleira e muito dedicada ao trabalho e aos amigos”.
O parlamentar lembrou as origens do município, chamado inicialmente de Rochedo, por conta da sua topografia, e o significado do seu nome, derivado do tupi-guarani, que quer dizer ‘Montanha de Pedra’. Também destacou a miscigenação da comunidade, distribuída entre sede e zona rural, e a riqueza natural da localidade, com suas lagoas, lajedos e quilombos e a diversidade cultural.
Sobre a economia, a moção cita a agricultura e o comércio como atividades desenvolvidas desde os primórdios, com destaque para a produção de feijão e mamona. Por outro lado, o legislador lamentou a estiagem sofrida nas últimas cinco décadas, “resultando no êxodo rural e na migração de jovens para os grandes centros urbanos, em busca de qualificação acadêmica e melhores empregos”.
Prefeito de Ibititá por oito anos, entre 2013 a 2021, o deputado enumerou investimentos feitos por sua gestão para requalificação da infraestrutura, educação e fortalecimento da saúde local, como a construção do Hospital Municipal Urbano Macêdo, entregue ao lado do então governador Rui Costa. “É um privilégio parabenizar a minha terra natal e todos os ibititaenses neste dia festivo, visto que sempre recebi o apoio e a confiança de seus munícipes”, afirmou Cafu Barreto.
Fonte: Ascom - ALBA
O desembargador Luiz Fernando Lima, que mandou soltar um homem acusado de liderar facção criminosa na Bahia (Tribunal de Justiça da Bahia/Divulgação)
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, determinou a abertura de reclamação disciplinar para apurar a conduta do desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Durante plantão judiciário do domingo (1.º/10), o magistrado concedeu prisão domiciliar a Ednaldo Freire Ferreira, conhecido como Dadá, líder de facção criminosa sob investigação por homicídios, tráfico de drogas e de armas de fogo, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A reclamação disciplinar em andamento na Corregedoria servirá para a averiguação, na esfera administrativa, se a concessão de prisão domiciliar pelo magistrado do TJBA constitui conduta desrespeitosa ao previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e no regimento interno do CNJ. Lima terá 15 dias, a contar da data da intimação, para apresentar defesa prévia.
A decisão de abertura da reclamação disciplinar cita notícia veiculada no último dia 12 de outubro, em veículo de comunicação baiano. “Analisando-se a reportagem, depreende-se que, aparentemente, o magistrado requerido não observou a cautela exigida ao conceder o cumprimento de prisão domiciliar a réu de altíssima periculosidade, uma das principais lideranças de facção criminosa, Ednaldo Freire Ferreira, vulgo “Dadá”, que veio a se evadir”, argumentou o ministro corregedor na decisão que determinou o início da averiguação.
Salomão destacou, ainda, na decisão, outro trecho da reportagem publicada em portal de notícia. “Horas depois, o pedido de prisão domiciliar foi revogado pelo desembargador Julio Travessa, da 2.ª Câmara Criminal– 1.ª Turma, atendendo o recurso interposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). No entanto, era tarde demais, Dadá já havia sido liberado do presídio de segurança máxima onde estava cumprindo a pena no estado de Pernambuco e não foi mais encontrado”. Para ele, os “fatos veiculados autorizam a atuação desta Corregedoria Nacional de Justiça, de modo a apurar a conduta do magistrado”.
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Construindo Sonhos, Criando Realidades!
Na Proteges, nossa paixão é transformar ideias em estruturas sólidas e seguras. Somos especialistas em construção civil e estamos comprometidos em tornar seus projetos uma realidade.
Qualidade Superior;
Prazos Cumpridos;
Equipe Experiente.
Quer você esteja planejando uma reforma, uma construção do zero ou uma renovação, confie na Proteges para cuidar de cada detalhe. Deixe-nos construir o futuro junto com você!
Contate-nos hoje mesmo para uma consulta gratuita. Estamos ansiosos para fazer parte do seu próximo projeto.
Proteges Prestadora de Serviços, agora com atuação em Irecê e região!
(77) 99907.1761
(77) 99911.2937
(77) 99702.5830
Fonte: Informe Publicitário
O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, saiu em defesa, nesta terça-feira (17), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o tempo na escolha do nome da base governista que disputará a Prefeitura de Salvador nas eleições de 2024.
Ele afirmou ainda que o anúncio do nome escolhido deve acontecer mesmo em novembro para o governo já chegar no Carnaval “com o bloco na rua”.
“O governador está certíssimo. Nós tivemos uma reunião no último sábado, o governador convocou uma reunião bastante produtiva e todas as forças políticas concordaram e defenderam a unidade. Precisamos trabalhar essa unidade e, com a liderança do governador, que a gente possa chegar em novembro para anunciar o nome. É importante porque a gente entra o Carnaval com o bloco na rua”, pontuou em entrevista à Rádio Mix Salvador.
Sobre uma possível candidatura a prefeito de Camaçari, Caetano destacou que a decisão deve ser anunciada no começo de 2024.
“Agora é hora de ouvir o povo de Camaçari. Os anseios, as dúvidas, as queixas, e tudo que envolve a cidade. O momento é de conversa e escuta”, completou o petista.
Fonte: Do site Bahia.ba
A saída abre espaço para especulações sobre o futuro político na cidade - Foto: Divulgação
O secretário de infraestrutura de Irecê, Jazon Júnior, foi exonerado de suas funções nesta segunda-feira (16). A informação ganhou destaque devido ao fato de Jazon ser um dos pré-candidatos à prefeitura nas próximas eleições.
Conforme publicação no Diário Oficial do Município, o engenheiro civil Luiz Barreto Neto foi nomeado para exercer a função de secretário de infraestrutura, ocupando o lugar de Jazon. Ele também é professor do Curso de Engenharia Civil da FAI (Faculdade Irecê).
A administração municipal não comunicou o motivo da exoneração de Jazon Júnior, que durante os dois mandatos da gestão do prefeito Elmo Vaz, acumulou passagens pelas Secretarias de Agricultura, de Administração e Planejamento.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Na madrugada de sábado (14), por volta das 02h30min, uma equipe da Polícia rodoviária Federal (PRF) realizava ronda no km 428 da BR-242, no município de Seabra (BA), região da Chapada Diamantina, quando se deparou com uma situação preocupante. A informação é da PRF.
De acordo com a PRF, um condutor de uma motocicleta estava transitando pela contramão da direção. Ao ser abordado, os policiais notaram algumas lesões no condutor e sinais evidentes de embriaguez.
“Diante das suspeitas de embriaguez, ele foi submetido a um exame de alcoolemia, que apontou um teor de 0.93 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões), configurando crime de trânsito. Além disso, o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que o levou a incorrer no crime de dirigir um veículo em via pública sem a devida permissão, habilitação ou em caso de cassação do direito de dirigir, gerando perigo de dano” diz a nota da PRF.
Ainda conforme o comunicado, o autor foi conduzido à Polícia Civil de Seabra, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Quem bebe e dirige coloca em risco não só sua própria segurança, mas também a dos passageiros e a de terceiros. Dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis.
Fonte: Da Redação
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...