Um homem ficou ferido após o caminhão que conduzia colidir na traseira de outro, na manhã deste domingo (2), na região de Seabra, município da Chapada Diamantina. O acidente aconteceu na BR-242, próximo de uma pousada, e foi registrado por equipe dos brigadistas voluntários ‘Anjos da Chapada Diamantina’.
“A equipe de plantão deslocou de pronto emprego e, ao chegar no local, se deparou com uma colisão traseira entre um caminhão carregado de bebidas e uma carreta nove eixos. No interior do caminhão havia um masculino maior consciente e orientado com as duas pernas presas às ferragens. Uma delas com fratura exposta na tíbia e fíbula”, salienta a coordenação da brigada via rede social.
O trabalho de resgate da vítima do acidente aconteceu de imediato para estabilizar o homem ferido. Os brigadistas utilizaram ferramentas com hi-lift e descarcerador hamster para retirar o caminhoneiro preso às ferragens. Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar se juntou aos brigadistas para a retirada da vítima de dentro do caminhão.
Conforme dados dos ‘Anjos da Chapada Diamantina’, o motorista foi levado para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, pela ambulância do Corpo de Bombeiros. O estado de saúde do condutor não foi divulgado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e deu segurança às equipes que atuaram no resgate da vítima.
Fonte: Com informações do Jornal da Chapada
Atividades incluem rodas de capoeira, treinos, samba de roda, shows e oficinas de música, dança e bioconstrução
Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, o Vale do Capão, em Palmeiras, terá mais uma edição do maior festival de Capoeira Angola da Chapada Diamantina. O evento, que está na sua 21ª edição, é promovido desde 1999 pelo grupo de capoeira Angoleiros da Serra, liderado pelo Mestre Barteló, responsável pela tradicional roda de capoeira aos domingos na feira do Capão.
O evento será sediado na Casa de Pedra e promoverá, além dos treinos e rodas de capoeira, debates sobre a tradição, oficinas de música, confecção de instrumentos, dança afro, samba de roda e bioconstrução. Entre essas atividades, ao som dos berimbaus, os angoleiros, como os capoeiristas se autodefinem, desfrutarão das trilhas, banhos de rio e cachoeira do Capão e vila de Conceição dos Gatos. Em anos anteriores, o festival incluía a trilha do Vale do Pati, porém na edição 2020 as atividades vão se concentrar no Capão e na vila de Conceição dos Gatos para reforçar os laços com a comunidade local.
A programação cultural (rodas e shows) é gratuita e a vivência completa custa R$ 300, incluindo a estrutura para hospedagem em camping, alimentação étnica-gastronômica, além da participação em aulas e oficinas ministradas por mestres angoleiros e pelo professor de dança Toni Silva.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Aberto ao público, o evento contará com rodas de capoeira diariamente em diversos locais, como o coreto da vila, praça de Conceição dos Gatos e Casa de Pedra. O objetivo é reunir capoeiristas e simpatizantes, despertando atenção para a prática, as origens, ensinamentos e técnicas, além de agregar mais pessoas à cultura da capoeira.
Em 2014 a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, que juntamente com o samba de roda do Recôncavo Baiano, é uma das cinco manifestações culturais brasileiras reconhecidas pelo órgão da ONU. Com berimbaus, pandeiros e atabaques, somados à ginga e força, esse símbolo de resistência original do Brasil é, hoje, praticado em todo o mundo.
O festival tem a expectativa de receber dezenas de praticantes da região, da capital e de outros estados. Estão confirmadas as presenças de grandes mestres da capoeira:
A programação musical tem entrada franca e contará com a presença de Yayá Massemba (samba), Gil Novaes (axé das antigas) e Em Transe (reggae roots
Informações
Contato Mestre Barteló: (75) 98113-4964 (whatsapp)
E-mail: barteloangoleirosdaserra@gmail.com
Fonte: Central Notícia com dados de assessoria
O muro do cemitério do Velame, povoado de Seabra, na região da Chapada Diamantina, está em estado de calamidade, inclusive com desabamento de parte da estrutura. Indignados com a situação, moradores do local procuraram o Poder Legislativo municipal para que fossem tomadas as devidas providências quanto ao descaso do Poder Executivo para com o referido local.
De acordo com informações encaminhadas ao Central Notícia, a situação do cemitério é assunto recorrente nas sessões da Câmara. Em 14 de novembro de 2017 a vereadora Gilmária Rosa de Oliveira apresentou um pedido de providências n° 010/2017 solicitando por parte da Prefeitura de Seabra, por mediação da Secretaria Municipal de Obras, a construção do muro em torno do cemitério do povoado.
Como o pedido não foi atendido, a mesma vereadora solicitou novamente em 09 de abril de 2019 através do pedido de providências de número 008/2019.
Atendendo a convocação de moradores e parentes de entes ali sepultados, o vereador/presidente da Câmara Municipal de Seabra, Marcos Pires, foi até o local nesta quinta-feira (16) e conversou com os mesmos. Ao se deparar com a situação do local, o presidente da casa legislativa ficou indignado pelo desrespeito para com as famílias dos mortos.
Na mesma oportunidade e ainda no local, Marcos foi informado de que o terreno ao lado do cemitério está à venda, um fato pertinente já que, além do muro que precisa ser construído/reformado, o espaço precisa ser ampliado. “Na condição de vereador e representante do povo o que eu posso e vou fazer de imediato é elaborar e protocolar junto ao poder executivo, que neste ano tem um orçamento anual em torno de R$ 104 milhões de reais, um projeto de reforma do muro do cemitério como também um projeto para aquisição desta nova área, para construção ou ampliação deste cemitério aqui na comunidade do Velame. ” Disse o presidente legislativo.
Fonte: Central Notícia com dados de assessoria
Não há a menor dúvida de que o Nordeste brasileiro é um dos principais destinos turísticos do mundo. Só que a região é bem mais que suas belíssimas praias de águas quentes e sol que parece que é verão o ano inteiro. Quem nos diz isso é o resultado da pesquisa realizada pelo ‘Melhores Destinos’ que, numa consulta com internautas, colocou Lençóis, na Chapada Diamantina, no topo da lista de melhores do Nordeste.
Principal base para quem deseja conhecer a Chapada, Lençóis é uma cidadezinha pequena, histórica, colorida, cheia de restaurantes e onde vive um povo muito carismático e hospitaleiro. O clima aconchegante do município, associado aos diversos passeios pela região chapadeira que partem dele para atrações em cidades próximas, certamente foram os motivos que levaram Lençóis ao primeiro lugar entre os melhores destinos brasileiros no Prêmio Melhores Destinos 2019.
A Chapada Diamantina é um dos principais destinos brasileiros para quem curte o ecoturismo. É impossível ficar indiferente diante das cachoeiras enormes, de cores e formatos diversos, grutas de água cristalina, trilhas, paredões rochosos perfeitos para escaladas e diversos mirantes naturais que nos entregam a imensidão das paisagens.
Além de Lençóis, Barra Grande (península de Maraú), Itacaré, Arraial D’Ajuda, Morro de São Paulo, Praia do Forte (Mata de São João) e Caraíva, completam o time baiano nos principais destinos entre os nove estados da região.
Fonte: Jornal da Chapada
Ele foi preso durante fiscalização da PRF na BR 242, na Chapada Diamantina.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde de sexta-feira (17), um homem que possuía mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia.
Equipe fiscalizava no Km 408 da BR-242, em Seabra (BA), quando abordou um conjunto carreta Scania/R 500, com placas de Belo Horizonte. Em consulta ao banco de dados e sistemas policiais utilizados pela PRF, foi constatado que o motorista, um homem de 32 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo não pagamento de pensão alimentícia, expedido pela Vara da Criminal da Comarca de Rubiata (GO).
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor, sendo este encaminhado à autoridade competente para a Delegacia de Polícia Civil de Seabra (BA), para as providências cabíveis.
Fonte: PRF/BA
Justiça Eleitoral da Bahia convoca os eleitores do município de Utinga, na Chapada Diamantina, para a última etapa do cadastramento biométrico. O agendamento para o atendimento pode ser realizado no site agendamento.tre-ba.jus.br ou pelo telefone 0800 071 6505.
Em Utinga, havendo a dificuldade de fazer o agendamento pela internet, o eleitor pode solicitar auxílio nos Pontos de Apoio ao Cidadão na cidade situados na Câmara de Vereadores, em Escolas Municipais, no local onde funciona o Bolsa Família e na Casa da Cultura.
Quem não realizar o cadastramento biométrico, além de não poder votar nas eleições em outubro deste ano, acabará sofrendo com algumas restrições porque não vai obter a certidão de quitação eleitoral.
Essa pessoa não poderá obter passaporte ou nova carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, inscrever-se para concurso público, tomar posse em cargo público, receber vencimentos de função pública, participar de concorrência pública e obter empréstimo de órgão público.
Fonte: Jornal da Chapada
Quando observamos os muitos problemas que envolvem a saúde pública nos deparamos com a falta de transporte adequado para conduzir pacientes para atendimento médico fora do domicílio. Problema esse que não é diferente na cidade de Seabra, na região da chapada diamantina, onde micro-ônibus inadequados transportam cidadãos para atendimento ou tratamento médico em Salvador.
A situação dos veículos que transportam os enfermos era assunto recorrente nas sessões da Câmara Municipal de Seabra, onde vereadores demostravam se indignados pela falta de oferta de qualidade e conforto do Poder Executivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam buscar atendimento médico em outra cidade.
Atenta aos problemas do município, a vereadora Janete Brandão de Souza (Janete da Saúde), apresentou um pedido de providência n°002/2019 aprovado em Sessão Ordinária em 26 de março de 2019, que solicitou por parte da Prefeitura de Seabra, a substituição do micro-ônibus que conduz pacientes em busca de atendimento ou/e tratamento médico especializado na cidade de Salvador, por um veículo mais novo e moderno.
No mesmo ano, em dezembro foi acrescentada uma Emenda Modificativa ao projeto de Lei Orçamentária Anual de número 14/2019 de 30 de outubro de 2019 referente a aquisição de Ônibus de 48 assentos para o transporte de pacientes.
Nesse domingo (12), os antigos micro-ônibus foram substituídos por dois ônibus modernos, conforme solicitado pela vereadora Janete e acrescentado na Emenda Anual. Diante isso, o transporte dos usuários do Tratamento Fora do Domicílio-TFD será realizado com mais conforto e segurança.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
O produto ilegal não tinha documentação fiscal e nem o selo de controle do Ministério da Agricultura – Foto: Divulgação/PRF
No início da noite desta quarta-feira (08), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 408 da BR-242, em Seabra (BA), região da chapada diamantina, quando abordou uma caminhonete Renault/Oroch, conduzido por um homem de 31 anos.
No compartimento de carga, foram encontrados aproximadamente 13 quilos de agrotóxicos de procedência internacional.
Questionado, o condutor informou que carregou o material em Luís Eduardo Magalhães (BA) e que pretendia comercializar na cidade baiana de Jacobina. Disse ainda que se trata de um inseticida comumente utilizado na lavoura.
Dada às circunstâncias o motorista, o veículo e a carga ilegal foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais.
Por não serem registrados no Brasil, os defensivos agrícolas ilegais não seguem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária. Alguns desses produtos possuem uma concentração de substâncias nocivas acima do permitido. Por isso, representam prejuízos ao agricultor, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor.
Fonte: PRF/BA
Veículos classificados como sucatas, que foram apreendidos na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizada na delegacia do município de Seabra, na Chapada Diamantina, vão para leilão no dia 24 de janeiro. São aproximadamente 70 veículos que serão leiloados pela PRF na ocasião.
O evento presencial ocorrerá a partir das 9h do dia 24 de janeiro, no auditório da delegacia da PRF, situado no Km 386 da BR-242, em Seabra. Poderão ser ofertados lances também na modalidade on-line (internet), veja sites no final da publicação ou entre em contato pelo e-mail gestao.patios.ba@prf.gov.br.
O edital 1/2020 do tipo maior lance ofertado, visa arrematação de veículos retidos, abandonados, removidos ou recolhidos a qualquer título, que se encontram há mais de 60 dias nos pátios administrados pela Regional da Bahia.
Os interessados poderão examinar os lotes nos dias 22 e 23 de janeiro, das 8h às 12h e de 13h às 17h no pátio da PRF de Seabra, no endereço mencionado da PRF em Seabra.
Fonte: PRF/BA
Um homem foi morto a tiros de arma de fogo na madrugada deste domingo (5), no município de Utinga, na região da Chapada Diamantina. Rodrigo Pinto dos Santos foi alvejado na Praça Antônio Muniz, centro da cidade chapadeira, por volta das 2h da manhã.
De acordo com dados divulgados pelo Blog do Léo Barbosa, Rodrigo foi socorrido por policiais militares, mas morreu no Hospital de Utinga. As informações apontam que o autor dos disparos não foi identificado ainda. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remover o corpo e expedir guia para necrópsia.
Fonte: Jornal da Chapada
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...