Um estudo feito em 150 países, incluindo o Brasil, descobriu que a corrupção é menor onde mais mulheres participam do governo. De acordo com a publicação no "Journal of Economic Behavior & Organization", a análise ainda revela que a representação feminina na política local também é importante. Na Europa, por exemplo, a probabilidade de suborno é menor nas regiões com maior representação de mulheres.
"Esta pesquisa ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em cargos de liderança e sua representação no governo", disse Sarangi, professor de economia e chefe de departamento da Virginia Tech, nos EUA, ao G1. No Brasil, a lei em vigor atualmente prevê que pelo menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino. Contudo, as mulheres representaram 86% dos 18,5 mil candidatos que não receberam voto em 2016.
Existe a hipótese de que, se o status das mulheres melhorasse na política, elas poderiam obter acesso às redes de corrupção e, ao mesmo tempo, aprenderiam a se engajar em atividades corruptas. Porém, a pesquisa indica justamente o contrário. Quanto maior a igualdade de status dos países em que há mais mulheres no governo, menor é o nível de corrupção. O estudo concluiu que é na formulação de novas políticas que as mulheres podem ter um impacto sobre a corrupção. Ou seja, esses resultados não significam necessariamente que as mulheres sejam inerentemente menos corruptas que os homens.
Fonte: G1
Uilson Monteiro, prefeito da cidade de Central, região de Irecê (Foto: Central Notícia)
O Tribunal de Contas dos Municípios opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Central, na região de Irecê, de responsabilidade de Uilson monteiro da Silva, referentes ao exercício de 2016, em razão do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O relator do parecer, conselheiro Plínio Carneiro Filho, aplicou ao gestor, ainda, nos termos do art. 71, inciso II combinado com o art. 76, inciso III, alínea “d” da mencionada Lei Complementar nº 06/91, multa no valor de R$4.000,00 (quatro mil reais), notadamente em razão inobservância às regras introduzidas na contabilidade pública pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP); deficiente Relatório de Controle Interno; desconformidades apontadas na execução orçamentária consignados na Cientificação/Relatório Anual.
Além disso, com fundamento no § 1º do art. 5º da Lei Federal nº 10.028/00, executou multa no valor de R$21.600,00 (vinte e um mil e seiscentos reais), correspondente a 12% dos seus vencimentos anuais, devido a não adoção das medidas saneadoras de que trata o art. 23 da LRF e das previstas nos §§ 3º e 4º do art. 169 da Constituição da República, para recondução da despesa total com pessoal ao limite de 54% no terceiro quadrimestre do exercício em tela, tendo em vista a violação verificada no segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2015, incorrendo, portanto, na infração administrativa de que trata o inciso IV do art. 5º da mencionada Lei Federal nº 10.028/00.
Ainda sem data definida, as contas deverão ser colocadas em pauta para votação na Câmara de Vereadores de Central. Monteiro vai precisar de 7 votos para aprovação das contas.
Fonte: Central Notícia
A três meses do primeiro turno, agentes públicos terão de cumprir a partir deste sábado (7) uma série de restrições até o fim da eleição, conforme cronograma da Justiça Eleitoral.
Segundo a legislação, os candidatos ficam proibidos, por exemplo, de comparecer a inaugurações de obras públicas, bem como contratar para esses eventos artistas pagos com recursos públicos. Também fica proibida a propaganda institucional de atos ou serviços dos órgãos públicos.
Além disso, eles não poderão, por exemplo, nomear, contratar ou demitir sem justa causa servidores. Até a posse dos eleitos, também não poderão transferi-los ou exonerá-los, salvo em determinadas situações, como em relação a comissionados.
Pronunciamentos na TV fora do horário eleitoral ficam proibidos. A União só poderá transferir recursos com cronograma prefixado ou por emergência.
Fonte: Folhapress
O plano B do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição para presidente da República deve ser anunciado dez dias antes do fim da campanha na TV, de acordo com a coluna do Estadão.
O partido avalia que seus quatro minutos são suficientes para apresentar o substituto. O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), que é pré-candidato a senador, é um dos nomes ventilados para ocupar este espaço. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad também é opção.
Fonte: Estadão Conteúdo
O governador Rui Costa (PT) anunciou neste sábado (23) à senadora Lídice da Mata (PSB) que ela não irá compor sua chapa majoritária em busca à reeleição.
Confirmada à reprotagem por líderes governistas, a informação ainda não foi divulgada oficialmente por nenhum dos dois políticos. O deputado estadual Marcelo Nilo e Domingos Leonelli, correligionários de Lídice, também foram procurados pelo BN, mas afirmaram não ter conhecimento sobre o conteúdo da reunião.
A partir de agora, Lídice deve reunir seu partido para definir seu futuro nas eleições. Dentre as possibilidades elencadas nos bastidores estão a candidatura avulsa de Lídice ao Senado - que é considerada remota -, a candidatura da senadora à deputada federal e a possibilidade dela ficar com a suplência do ex-governador Jaques Wagner (PT), que está confirmado com uma das vagas ao Senado. Angelo Coronel, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deve ser confirmado como o terceiro nome a integrar a chapa de Rui Costa, que conta com Leão (PP) de vice e Wagner como pré-candidato ao Senado.
Fonte: Bahia Notícias
Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22) perguntou quem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria apoiar na eleição para presidente da República, caso seja impedido de ser candidato.
Enquanto 30% dos eleitores não informaram nenhum nome espontaneamente, 19% declarou que o petista não deveria apoiar nenhum nome. Entre os nomes citados, Marina Silva (Rede) foi a mais lembrada, com 15% de menções espontâneas. Com índices mais baixos, ficaram Ciro Gomes (PDT), com 10%, Jair Bolsonaro (PSL), com 9%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 5% e Fernando Haddad (PT), com 3%, entre outros nomes menos lembrados espontaneamente.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios entre os dias 06 e 07 de junho de 2018. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05110/2018 e apresenta nível de confiança de 95% com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Jorge Araújo
Ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (Foto: Central Notícia)
O nome do ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, voltou a ser cogitado no PT para disputar o Palácio do Planalto como plano B em substituição ao ex-presidente Lula nas urnas.
De acordo com a coluna Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o nome cogitado para ser o candidato a vice-presidente é o do empresário Josué Gomes (PR), filho do ex-vice de Lula, José de Alencar.
A movimentação interna no PT teria se intensificado depois que Ciro Gomes avançou nas conversas com o DEM.
Fonte: Bocão
Pré-candidato ao governo do estado, João Santana (MDB) também convidou a senadora Lídice da Mata (PSB) para disputar a reeleição em sua chapa, segundo a coluna de Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde.
De acordo com a publicação, Lídice agradeceu, mas deixou a porta aberta, afirmando que pensaria e daria a resposta depois.
Nesta quarta-feira (20), circulou a informação de que o deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), pré-candidato ao Senado na chapa de José Ronaldo (DEM), também chegou a convidar Lídice para ocupar a segunda vaga à Câmara Alta na coligação oposicionista.
Fonte: Bocão
Apesar de negar o fato, já definido, mas não declarado, que está fora da chapa majoritária de Rui Costa (PT), a senadora Lidice da Mata (PSB) citou uma frase que se tornou popular para criticar a decisão do governador. "Pense no absurdo, na Bahia tem precedente" - expressão dita outrora pelo ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira - foi lembrada em discurso da senadora baiana durante a Plenária do PSB, realizada no Hotel Sol Marina, nesta terça-feira (19), em Salvador.
"Como já disse o ex-governador, pense no absurdo, na Bahia tem precedente, aqui estão querendo o absurdo máximo de tirar a única mulher da chapa", disse, arrancando palmas do público presente.
Diante de um público esquerdista, a senadora sinalizou que Rui Costa já tomou sua decisão e deixou clara sua insatisfação com cenário político que se desenha. Lídice disse ainda que se candidatar ou não ao Senado, não depende dela, dando a entender que não sairia numa candidatura avulsa.
"As decisões que o governo está tomando, digamos assim, estão dentro da posição de uma política tradicional. Não é que haja ilegitimidade no caminho que está sendo escolhido, há legitimidade, o problema é que é um caminho antigo. Uma forma de fazer política antiga também", afirmou, criticando o fato de não ter uma mulher na chapa nem um negro.
O governador Rui Costa deve anunciar nos próximos dias que Angelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia será o candidato à segunda vaga ao Senado. A primeira já é do ex-governador Jaques Wagner (PT).
Fonte: Bocão
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA) foi o escolhido pelo ex-presidente Lula para ler a carta que o petista escreveu para o lançamento de sua candidatura à campanha presidencial. O ex-governador da Bahia acabou recusando a missão.
Ele tinha aceitado fazer a leitura —mas, quando chegou ao comício, em Contagem (MG), no dia 8, foi surpreendido pela decisão da organização para que os governadores do PT também lessem o documento —cada um ficaria responsável por uma página.
Wagner então achou melhor ficar em silêncio. Argumentou também que, assim, a imprensa não passaria a especular com a possibilidade de ele ser o plano B para substituir Lula como candidato a presidente do PT —hipótese que voltou a circular com força na semana passada.
Com o impasse, Dilma Rousseff acabou escalada para ler a mensagem.
Fonte: Folhapress
Instituição oferta bolsas integrais para candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2018; inscrições ocorrem até o...
Aliado de Cardoso, Romeu quebra ciclo de décadas sob liderança de Artur, conquistando mais de 57% dos votos ...
Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Robertão amplia recursos e oportunidades para produtores locais
Equipe da Academia Kibônan leva o troféu de 1º lugar com vitória de todos os oito competidores Em destaque n...
Quebrando a rotina de Irecê, o cantor e compositor Asley está transformando o ruído de ruas e praças com uma surpreendente cena...