Terça-feira, 13 de Junho de 2023
BAHIA

A Bahia é o Estado do Nordeste brasileiro com menor percentual de analfabetos e apresenta aumento na taxa de frequência escolar de estudantes de diferentes faixas de idade, como a de 15 a 17 anos. Os dados são resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada no ano de 2022 e divulgada, recentemente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mostra traz números que comprovam as conquistas da Educação na Bahia em diversos aspectos.

A pesquisa destaca que a Bahia apresentou, em 2022, a menor taxa de analfabetismo entre todos os estados do Nordeste, com 10,3%, o que representa uma redução de 12,5% no número de analfabetos no Estado, neste último período. Se comparado com a média nacional, este resultado é bastante significativo, pois enquanto a proporção de analfabetos no Brasil caiu 0,5 pontos percentuais, na Bahia essa queda foi de 1,7.

O resultado é o reflexo dos esforços que o Governo do Estado vem imprimindo ao longo dos últimos anos para mudar a realidade da Bahia, contribuindo para alterar a realidade do Nordeste, que apresenta as taxas de analfabetismo mais elevadas (11,7%). Para isso, são realizadas diversas ações, como o Programa de Alfabetização Paulo Freire, com quase 9 mil professores alfabetizadores envolvidos na ação que beneficia jovens, adultos e idosos, incluindo estudantes privados de liberdade.

Outra ação é o método de alfabetização “Sim, eu posso”, por meio do qual as atividades são desenvolvidas em parceria com a UNEB, no campo e em periferias de 16 municípios, em 11 Territórios de Identidade, através da formação de 300 turmas, totalizando 4.500 alfabetizandos. As atividades foram iniciadas em 2022 e seguem durante todo o ano de 2023. Soma-se a isso a execução do Projovem Urbano e Projovem Campo, que visam a elevação da escolaridade em nível fundamental completo e a qualificação profissional e social de jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, mas que saibam ler e escrever.

“São avanços graduais, mas muito significativos da Educação na Bahia. Este é um setor no qual o governo vem investindo fortemente, não só na modernização e ampliação das estruturas da sua rede de ensino, como qualificando e valorizando, inclusive com reajustes salariais e premiações, os profissionais do setor. Isso sem contar a grande quantidade de programas e projetos de incentivo ao ensino e à aprendizagem, além de políticas públicas voltadas a jovens e crianças”, destacou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro.

Avanço na escolarização - De acordo com a pesquisa, o percentual de pessoas estudando (27,9%) segue acima da média nacional, que é de 27,2%. Este desempenho é visto em diferentes grupos de idade, a exemplo de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Nesta faixa, a Bahia avançou e chega a 99,4% frequentando a escola, se igualando à média do Brasil e à frente em relação à média do Nordeste (99,3%). Entre as ações desenvolvidas que contribuíram para este resultado está a promoção da Busca Ativa Escolar. O trabalho é resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e os governos municipais. A iniciativa conta com a adesão de 372 municípios e já levou mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens de volta para a escola.

Entre os jovens de 15 a 17 anos, a Bahia alcançou resultados surpreendentes, pois avançou 2,7 pontos percentuais em relação a 2019 e chegou a 92,2% deste público na escola, mostrando um número superior ao do Nordeste (90,9%) e igual ao do Brasil (92,2%). Assim como vem acontecendo com os grupos mais novos, a melhoria no percurso desse público no Ensino Médio também avançou, saindo de 57%, em 2019, para 64,6%, em 2022. Houve um aumento de 7,6 pontos percentuais, com crescimento maior que o do Nordeste (6,0) e o do Brasil (3,9). Uma das iniciativas que repercutem neste resultado é o Programa Bolsa Presença, que visa estimular a permanência dos estudantes no processo de aprendizagem escolar.

Políticas para a juventude - Já entre os jovens de 18 a 24 anos frequentando os ensinos Básico ou Superior, a Bahia obteve o mesmo resultado do Brasil (30,4%) e ficou acima da média do Nordeste (28,9%).  Os números refletem a dinâmica da gestão voltada para a promoção da juventude, visto que o governo baiano tem apoiado quem está concluindo ou já cursou o Ensino Básico com diferentes ações. 

Dentre as iniciativas, se destacam o Mais Futuro, que consiste em um programa de assistência estudantil criado para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas universidades públicas estaduais (UNEB, UEFS, UESB E UESC) e, também, o Partiu Estágio, que contempla estudantes dos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior. O Estado desenvolve, ainda, o Programa Primeiro Emprego que, além de combater o desemprego dos jovens, insere egressos e estudantes da Educação Profissional no mundo do trabalho.

Mais um ponto importante destacado pela pesquisa é a média de anos de estudo. Neste quesito, a Bahia também seguiu avançando entre 2019 e 2022, passando de 8,2% para 8,6%, com o mesmo resultado alcançado pelo Nordeste e com um crescimento acima do observado no Brasil (0,3%).

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 13 de Junho de 2023
BRASIL

Ao realizar um balanço dos primeiros seis meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (13) estar “extremamente satisfeito” com o trabalho desempenhado até o momento. Nas redes sociais, ao inaugurar um bate-papo semanal que recebe o nome Conversa com o Presidente, ele avaliou que o governo atual trabalhou mais do que em qualquer outro momento da história por ter encontrado “um país destruído”.

“Fazer reforma e reconstruir é muito mais difícil do que fazer uma coisa nova. Como nós tínhamos uma quantidade enorme de políticas públicas que tinham dado certo, a gente então resolveu recriar essas políticas públicas para, a partir do dia 2 de julho, lançar um grande programa de obras, um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas.”

Durante a conversa com o jornalista Marcos Uchôa, Lula disse ter encontrado cerca de 14 mil obras paradas quando assumiu o governo em janeiro – 4 mil apenas na área da educação. “O povo brasileiro tem que ter um pouquinho de paciência porque não vai ter fake news no nosso governo”.

“Governar é como plantar uma árvore. Você plantou uma árvore frutífera, você tem que aguar, tem que ter sol e tem que esperar os frutos aparecerem. Primeiro aparece uma flor, depois, um botão. Depois esse fruto vai crescendo, vai ficando bom, vai ficando maduro e a gente come. Nós estamos nessa fase em que amadureceu. Já sabemos o que fazer daqui pra frente. Sabemos que temos que fazer muito mais do que fizemos em qualquer outro mandato que nós tivemos porque precisamos reconstruir o Brasil.”

“Sinceramente, estou extremamente satisfeito. Tenho combinado viagens aqui dentro com viagens no exterior, porque é preciso recuperar a capacidade do mercado interno brasileiro. O Brasil estava aleijado de política internacional”, disse.

“Vamos trabalhar muito porque o povo brasileiro está com muita expectativa. Ele quer emprego, quer salário, quer educação de qualidade, quer ter áreas de lazer, quer ter acesso à cultura. E tudo isso está dento do nosso planejamento para recuperar o país até 2026.”

O presidente também destacou a importância do programa Desenrola Brasil, que pretende juntar devedores e credores para renegociar dívidas e reduzir a situação de inadimplência como, por exemplo, de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com dívidas até 31 de dezembro de 2022. Elas poderão saldar seus débitos de até R$ 5 mil. 

"Estamos preocupados em encontrar uma saída para 72 milhões de brasileiros e brasileiras que devem e devem qualquer coisa. Estão com nome sujo no Serasa. Ou devem porque usaram o cartão de crédito para comprar comida ou devem porque usaram o cartão de crédito para enfrentar a pandemia e nós queremos ajudar essa gente. Por isso, estamos criando um programa chamando Desenrola", disse o presidente. "Nós vamos garantir isso para as pessoas: encontrar um jeito de ajudar para ela poder voltar à normalidade", acrescentou.

Previsibilidade

Lula ressaltou ainda a importância da previsibilidade para o crescimento da economia do país. O presidente lembrou o encontro com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em Hiroshima, no Japão. Na ocasião, os dois trataram da situação de países da América Latina.

"É por isso que encontrei com a presidente do FMI em Hiroshima e disse para ela: "vou te avisar uma coisa. A previsão do FMI sobre o crescimento do Brasil está equivocada. Quando chegar no final do ano que vem, eu vou me encontrar com a senhora no G20 e vou lhe provar que a economia brasileira cresceu muito mais do que o que o FMI está dizendo agora'", disse.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
Notícias

Para o deputado, é fundamental fortalecer mecanismos de apoio às vítimas e às políticas públicas de combate à violência doméstica.

Cumprindo seu papel de preservar a integridade e a segurança dos lares baianos, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) reivindicou a implantação de uma unidade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) em Jacobina, município com mais de 81 mil habitantes, situado no Território de Identidade da Chapada Diamantina. Na justificativa, Cafu destaca a importância de conferir tratamento diferenciado às mulheres para fortalecer os mecanismos de apoio às vítimas e às políticas públicas de combate à violência doméstica.

“Ao contrário do que diz o senso comum, esse grave problema não é de ordem privada ou individual, mas um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo”, reafirmou o deputado. Com a certeza de que a DEAM vai beneficiar diretamente toda a comunidade jacobinense, o pedido foi oficializado por meio de indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
Publicidade



Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
Notícias

 Referência no atendimento aos municípios da Chapada Diamantina, o Hospital Regional em Seabra, unidade da Secretaria de Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed, foi selecionado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, para participar do projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva por Telemedicina.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e o Ministério da Saúde, e pretende utilizar a telemedicina para otimizar a condução clínica de pacientes internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, promovendo a sistematização do atendimento, melhoria do cuidado e redução de riscos à assistência aos pacientes em estado crítico.

Estarão inclusos no projeto colaboradores da equipe multidisciplinar da UTI do Hospital Regional da Chapada, médico, enfermeiro e fisioterapeuta, iniciando o primeiro momento de interação online com a equipe ainda neste mês de junho.

Inaugurado em 2017 e referência para as cidades da região, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para os municípios da região, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros. “Contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada e equipamentos de ponta, o que garante um atendimento de excelência no Hospital Regional da Chapada”, completa o diretor médico.

Unidade

O HRC tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopédia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
Notícias

Um sequestrador foi capturado nas primeiras horas da manhã de sábado (10), ao ser alcançado por equipes do 7⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Irecê). Três pessoas ligadas a empresas de farmácia no município de Senhor do Bonfim, acabaram resgatadas em Morro do Chapéu.

Os criminosos raptaram as três vítimas, na manhã desta sexta-feira (9), em Senhor do Bonfim e as mantiveram reféns até a noite.

Equipes do 6⁰ e 7º BPMs, 24ª CIPM, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido e Batalhão de Polícia Rodoviária trocaram informações e realizaram um bloqueio nas estradas conseguindo alcançar dois suspeitos, que efetuaram disparos e acabaram feridos.

Outros criminosos furaram o bloqueio e se deslocaram para o município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, com as vítimas, que aproveitaram uma pane e fugiram para uma residência.

As três pessoas sequestradas foram resgatadas em um imóvel, na zona rural, e levadas para o hospital. Em seguida, seguiram para Senhor do Bonfim com uma equipe do 7º BPM.

Um homem de 33 anos que participou do crime foi localizado, preso e encaminhado para Delegacia Territorial de Irecê. Segundo o comandante do 7⁰ BPM, tenente-coronel Júlio César Ferreira, o homem já tinha sido capturado com grande quantidade de cocaína no ano passado.

Um veículo e jóias da vítimas foram recuperados na ação.

Fonte: Com informações da SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
BAHIA

Com a oferta de belos cenários naturais, infraestrutura e incentivo do Governo do Estado, destinos baianos têm atraído eventos que trazem visitantes e injetam recursos na economia. No último fim de semana, 500 pessoas, entre atletas e acompanhantes, do Brasil e do exterior, participaram do encerramento da 2ª Bahia Advanced Race. A corrida de aventura teve como sede o município de Camamu, na zona turística Costa do Dendê, mesclando quatro modalidades: trekking, canoagem, mountain bike e orientação com bússola e mapas. A competição recebeu o apoio das secretarias estaduais de Turismo ( Setur-BA) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( Setre).

Os atletas fizeram percursos pelas águas da Baía de Camamu e trilhas da Mata Atlântica, com circuitos também por Barra Grande e Taipu de Fora, em Maraú, já na Costa do Cacau. Muitos aproveitaram para esticar a permanência nas localidades, movimentando pousadas, empresas de transporte e restaurantes. “ Foi tudo muito bonito, principalmente, o farol e as cachoeiras. Recomendo a todos. Ficarei mais uns dias desfrutando das praias da região e tomando caipirinha", relatou o competidor paraguaio Saul Angiru, 38 anos.

“ Escolhemos um ambiente propício, tanto para aqueles que vão competir, como para quem apenas assiste. Por isso, divulgamos antes as imagens da zona turística, o que acaba atraindo muita gente. A prova envolve uma logística difícil, que teve o apoio fundamental do Estado", destacou  Arnaldo Maciel, presidente da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, organizadora da competição.

Ainda no fim de semana, foi encerrada a Bahia Farm Show, no Parque de Exposições de Luís Eduardo Magalhães, nos Caminhos do Oeste. A maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste recebeu mais de 100 mil visitantes de todas as regiões do Brasil. O evento provocou a lotação de hotéis e contratação de mão de obra extra na gastronomia, em municípios da região. Ele teve o patrocínio do Governo do Estado, com o envolvimento de diversas secretarias, incluindo a Setur-BA.

No mesmo período, em Salvador, no segmento sociocultural, a Setur-BA apoiou o “Forró da Inclusão”, promovido pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos ( Abadef), na sede da entidade, no Campo Grande. Pessoas com deficiência, da capital e do interior, se divertiram em clima de arraiá.

Em Salvador, a Setur-BA também oferece programação musical junina, de sexta-feira a domingo, no Mercado do Rio Vermelho, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado ( SDE), para atrair turistas. Nesta terça-feira (13), a pasta do turismo lança o projeto “ Viva o São João da Bahia “, às 16h, no Shopping Paralela, para promover a festa entre os clientes.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp