Um homem foi detido na região de Seabra, na Chapada Diamantina, conduzindo um caminhão roubado em São Paulo. A ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aconteceu nesta segunda-feira (2). O caminhão VW/ 9.150 Delivery, com ocorrência de roubo registrada em 2014, foi recuperado pela após abordagem dos policiais no Km 408 da BR 242. Esse veículo estava sendo conduzido por motorista de 46 anos.
“Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no caminhão. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes”, aponta nota da PRF em site oficial. Os policiais então, após consulta ao sistema de dados, constataram que se tratava na realidade de um veículo roubado há mais de cinco anos, na cidade de São Paulo (SP).
A PRF informa ainda “que para não levantar suspeitas e ‘burlar’ fiscalizações, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes”. Tanto o veículo apreendido quanto o motorista foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Seabra. De acordo com a polícia, em 2019 já foram recuperados mais de 450 veículos furtados, roubados ou adulterados nas rodovias federais da Bahia.
Fonte: PRF/BA
O fogo já queimou muita área de vegetação como pode ser visto nos vídeos publicados ( FOTO: Divulgação )
Um grande incêndio florestal descoberto nesta segunda-feira (2) está consumindo fauna e flora na Serra do Sincorá, entre os municípios de Ibicoara e Iramaia, no sul da Chapada Diamantina. As chamas tomaram proporção rapidamente e preocupam os brigadistas voluntários que atuam na região. O calor intenso desta segunda ajudou o fogo a se alastrar.
Em contato com o Jornal da Chapada, o presidente da brigada ‘Os Guerreiros’, de Barra da Estiva, Edvaldo Miranda, disse que o fogo já tomou parte da serra. “Muito fogo na Serra do Sincorá entre Ibicoara e Iramaia. Uma turma de brigadistas estão lá agora a noite e amanhã [terça, 3] cedo estou indo para o combate, mas é muito fogo. É preocupante!”, aponta Miranda.
De acordo com o brigadista, o fogo já queimou muita área de vegetação como pode ser visto nos vídeos enviados ao Jornal da Chapada e publicados no final desta matéria. Edvaldo Miranda ainda informa que ao menos 10 combatentes de Barra da Estiva e 15 de Ibicoara já estão unindo forças para tentar conter o fogo. Ele aponta que o Inema e o Corpo de Bombeiros já foram acionados para suporte.
Fonte: Jornal da Chapada
Os voluntários do grupo Anjos da Chapada Diamantina realizaram na última quarta-feira (17) a transferência de uma criança, de cerca de 10 anos, do Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, para o aeroporto em Tanquinho de Lençóis. A criança, que é moradora de Iraquara, foi picada por um escorpião, mas entrou em choque anafilático e precisou ser transferido para um hospital especializado na capital baiana.
Por conta do avanço dos sintomas foi necessária sua entubação, a traqueostomia. Ao chegarem em Lençóis, o avião já estava à espera para levar da criança para Salvador. Não há novas informações sobre o estado de saúde da vítima. A equipe Anjos da Chapada afirmou que contou com o apoio em combustível do HRC, já que são uma equipe voluntária.
Fonte: Assessoria
Aconteceu na Câmara de Vereadores de Seabra, debate sobre o novo Fundeb, com professores de Seabra
Na última quarta-feira (28) a APLB-Sindicato promoveu um encontro no Plenário da Câmara Municipal de Seabra , na região da Chapada Diamantina, por volta das 10h para debater sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Fundeb.
O evento contou com a participação de mais de trabalhadores da rede municipal e estadual. O momento foi uma convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação-CNTE e teve como principal objetivo mostrar aos trabalhadores da área e demais cidadãos a importância de garantir um Fundeb permanente e com financiamento suficiente para o funcionamento da educação pública.
Dentre os temas debatidos estão os recursos que totalizam o fundo especial e funcionamento deste, a exemplo, o Fundeb determina que no mínimo 60% do recurso seja utilizado para pagamento de salário e 40% para manutenção da educação.
De acordo com Maristônia Rosa Oliveira, Diretora da Delegacia Sindical Lavras da Diamantina da APLB-Sindicato, após questionamentos do sindicato à prefeitura, foram informados de que a folha salarial da educação municipal é alta. A prefeitura alega que apenas a verba do Fundeb é insuficiente para efetuar os pagamentos dos servidores da educação, havendo a necessidade de suplementação oriunda de outros recursos destinado a educação.
“Nós precisamos entender que prefeituras tem controle interno, precisamos saber sobre a receita, o gasto desta receita”. “Precisamos atuar no conselho do Fundeb para discutir a transparência deste processo de investimento”, afirmou Hercia Azevedo da Silva, conselheira do Fundeb e Conselho de Educação de Salvador.
Fonte: Ascom - Câmara de Seabra
O presidente da Câmara de Vereadores de Seabra, município da Chapada Diamantina, Marcos Pires Ferreira Vaz (PDT), apresentou um projeto de lei (n°032/2019), que dispõe sobre a proibição da nomeação e/ou contratação de pessoas julgadas por crime na Lei Maria da Penha. Se aprovado, a lei vai impedir que os condenados possua vínculo empregatício no âmbito da administração pública prefeitura e Câmara da cidade chapadeira.
“Alguns municípios já estão estabelecendo, para que a pessoa condenada por este tipo de crime seja efetivamente destituída de funções públicas. Eu acho que nós como representantes do povo, o que a gente puder fazer no sentido de legislar fechando o cerco, inibindo este tipo de crime ou de pessoas é válido”, diz Marcos Pires por meio de assessoria.
De acordo com dados enviados ao Central Notícia, a violência contra a mulher é um assunto cada vez mais recorrente no Brasil. Os fatores que causam este ato de violência são diversos, a exemplo do ciúme por conta da forma de vestir da mulher. Os danos causados por esse tipo de violência podem ocasionar consequências irreversíveis, dessa forma a impunidade aos agressores é inadmissível.
O projeto de Lei foi apresentado na Sessão Plenária realizada na última terça-feira (26) e seguirá para as comissões competentes.
Fonte: Assessoria
As fazendas que cultivam as frutinhas acabam de integrar um novo roteiro turístico temático da Bahia, a Rota das Frutas Vermelhas | FOTO: Georgina Maynart |
As frutas vermelhas, amoras, morangos e framboesas, estão em plena safra na Chapada Diamantina. Antes raras nos campos do Nordeste, estas frutas vermelhas passaram a ser cultivadas em vários municípios da região. Os agricultores já abastecem os principais mercados do país e devem atingir um volume recorde na colheita da safra 2019/2020. “O que a gente percebe é que estas frutas vinham historicamente de outros estados, como Minas Gerais. O agricultor percebeu a facilidade de mercado e a produção vem ganhando cada vez mais importância”, afirmou Augusto Barreto, supervisor de pesquisa agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, a produção de morangos, que praticamente nem existia na Bahia em 2006, alcançou 2.837 toneladas em 2017. Os principais produtores estão em Morro do Chapéu e Ibicoara. Já as amoras, conhecidas como blackberry em outros países, têm registrado um crescimento ainda mais espetacular no estado. Segundo estimativas preliminares do Sebrae, mais de 100 toneladas da fruta devem sair das plantações baianas até março do ano que vem. Será uma safra surpreendente, cerca de 20 vezes maior do que a primeira.
Há um ano os agricultores colheram cerca de 5 toneladas. O cultivo se espalha principalmente pela Chapada Sul, entre os municípios de Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara, Novo Horizonte, Boninal e Piatã. Em Barra da Estiva, a área plantada de amoras cresceu 1.150% nos últimos dois anos. Os pomares experimentais da frutinha contavam com cerca de 2 mil plantas em 2018. Agora mais de 25 mil pés estão sendo cultivados por pequenos agricultores familiares do município.
“Foi uma surpresa até para os produtores que aderiram ao cultivo. A rentabilidade é grande e este crescimento auxilia na nossa estratégia de diversificar a economia da região. O mercado está em expansão e a tendência é crescer ainda mais”, afirma Luis Euzébio, secretário de agricultura de Barra da Estiva. Os pomares de amoras começaram a ser expandidos depois que os agricultores perceberam que poderiam cultivá-las associada ao morango, já tradicional no região produtora também de café. Nos últimos dois anos, cerca de 30 produtores rurais do município passaram a cultivar amoras, outros 800 produzem morangos.
Pioneiro
Quem chega ao pequeno povoado de Capaozinho, na zona rural de Mucugê, não precisa andar muito para encontrar os maiores pomares de amoras e framboesas da Bahia. Basta chegar na casa de um dos moradores mais antigos, o agricultor Uvilson Santos Oliveira, para se deparar com um pomar cheio das frutinhas. O local, que tem o sugestivo nome de Sítio Frutas Vermelhas, tem vista para a Serra do Sincorá. Foi nele que o agricultor começou a cultivar amoras de forma experimental em 2017. “Eu só plantava tomate, feijão, abóbora, melancia, cultivos tradicionais. Mas em uma palestra eu ouvi falar sobre a amora e acreditei”, conta o agricultor.
Antes de começar a plantação ele pesquisou na internet, comprou mudas em outros estados, aprendeu a multiplicar os pés e frequentou vários cursos de gestão do Sebrae. O esforço deu certo. O agricultor que também já produzia morangos, passou a cultivar amoras pretas das variedades Tupi e Brazos. O tamanho do plantio triplicou em menos de dois anos, agora já são três mil pés. Incentivado pelo resultado das amoras, o agricultor também foi o pioneiro da Bahia no cultivo de framboesas. Os dois frutos já estão na segunda safra. “A safra está intensa agora. Começamos a colher e vamos seguir retirando frutos do pomar até março”, contou o produtor rural, que faz parte da terceira geração de agricultores da família.
Rota turística
As fazendas que cultivam as frutinhas acabam de integrar um novo roteiro turístico temático da Bahia, a Rota das Frutas Vermelhas. O projeto mistura lavoura com turismo para aumentar a renda de pequenos agricultores. A ação está sendo coordenada pelo Sebrae e já conta com cinco propriedades rurais da Chapada. Através do turismo de experiência quem visita os pomares pode vivenciar a produção agrícola, experimentar as frutas, conhecer de perto a rotina dos agricultores e comprar os alimentos diretamente nas mãos do produtores.
As visitas são guiadas pelos próprios agricultores, que receberam curso de atendimento ao turista. O passeio custa entre R$ 10 e R$ 20 por pessoa, a depender da propriedade. “Existe um potencial enorme. Com esta janela turística muitos agricultores estão conseguindo até escoar a produção ainda no campo, eliminando assim a figura do atravessador que intermediava a comercializarão e acabava ficando com boa parte do lucro”, afirma Heitor Marback, gestor do projeto de Horticultura do Sebrae.
Ciência e técnica
Consideradas de clima temperado, as frutas vermelhas estão sendo cultivadas na Chapada graças ao domínio e ao aprimoramento de técnicas agrícolas. Com a ajuda de engenheiros agrônomos, os produtores estão aproveitando as baixas temperaturas da região, que podem chegar a menos de sete graus, e adaptando métodos de plantio que permitem o cultivo nesta parte do Nordeste.
A estratégia envolve várias ações, entre elas a poda e a desfolha, até o processo de indução e submissão do pomar ao estresse hídrico, um sistema que beneficia a dormência da planta em determinados períodos e a maturação dos frutos em outros. “Esta junção de processos, quando realizada na hora certa, permite a floração uniforme e rentável de uma plantação comercial. Se deixar a planta produzir naturalmente, sem intervenção, ela vai até brotar, mas não na mesma época e com a mesma produtividade”, afirma o engenheiro agrônomo Tiago Sizilio.
A safra se intensifica agora porque as frutas temperadas perdem as folhas na época mais fria, começam a brotar na primavera e podem ser colhidas no verão quando acontece a florada. Os pomares de Mucugê e Barra da Estiva estão gerando até 3 quilos de amoras por planta/safra, uma produtividade considerada alta. Outra vantagem é que a plantação é adensada e não precisa de grandes áreas. Os agricultores da região estão produzindo até 15 toneladas de amoras por hectare.
Fonte: Correio 24h
Mais um Posto de Saúde da Família foi inaugurado no último fim de semana em Utinga, município da Chapada Diamantina. Agora a população do Bairro Belarmino Nery e adjacências terão o ‘Posto Narciso Nery’ para dar assistência na área de saúde. A unidade, entregue no último sábado (23) pelo prefeito Joyuson Vieira (PSL) está completamente equipada, climatizada e com uma equipe completa para atendimento de seus pacientes.
O gestor esteve junto com vereadores e sua equipe de governo no momento da entrega do equipamento. Em seu discurso, ele ressaltou as condições de total abandono e destruição que encontrou a Unidade de Saúde, além do desafio da reconstrução para que a população deixasse de ter atendimento em um espaço adaptado numa casa, como ele encontrou, para ser atendida em uma unidade dentro dos padrões exigidos pelo governo federal.
Narciso Nery foi o popular e querido Seu Nelson, que dentre os bens feitos à população utinguense, foi doador do terreno onde hoje se encontra a Creche Maria Nery. Familiares do homenageado estiveram presentes na inauguração.
O posto de saúde já está atendendo os moradores. Na oportunidade o prefeito ainda falou sobre a expectativa da população em relação ao Hospital santa Dulce dos Pobres, que em breve será entregue, após uma reforma 12 anos após sua construção.
Fonte: Assessoria
As chuvas que caíram neste domingo (24) em alguns municípios da Chapada Diamantina ajudaram a conter focos de incêndios florestais e a diminuir o calor intenso. Em Rio de Contas, por exemplo, o fogo atingia vegetação nativa na região do rio da Água Suja e chegou a afetar áreas no Poço das Andorinhas, em Arapiranga, zona rural do município chapadeiro.
Conforme relatos de moradores e de brigadistas que atuaram nos combates, as chamas estavam fora de controle e atingiram outro ponto turístico de Rio de Contas: o poço das Andorinhas, que possui ainda extensa área de vegetação e nascentes. Esse incêndio foi identificado na última sexta-feira (23).
Mais cedo, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou em nota que uma equipe de especialistas em incêndios florestais estava atuando na região de Rio de Contas para conter o fogo que se espalhava rapidamente.
O órgão também mobilizou dois aviões Air Tractor para auxiliar no combate às chamas. Outra equipe de militares está indo para a região. O CBMBA está mobilizando também um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer), da Polícia Militar. Bombeiros e voluntários devem permanecer no local até que o incêndio seja extinto.
Andaraí
Em contato com o Jornal da Chapada, o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais em Andaraí (CIFA), Homero Vieira, disse que as chuvas também ajudaram a extinguir chamas na região da Cachoeira Três Barras.
“O mesmo aconteceu aqui em Andaraí. Dois focos grandes na região das Três Barras, possivelmente provocados por raios, foram extintos pelas chuvas. Não chegamos nem a efetuar combate. Não foi necessário”, conta Vieira.
Fonte: Jornal da Chapada
Um homem de 40 anos foi encontrado morto, a cerca de 10 quilômetros do povoado de Catuaba, zona rural do município de Bonito, região da Chapada Diamantina, no último sábado (23).
Segundo as primeiras informações, Tony Vital dos Santos, natural de Sento Sé, tinha chegado na região há poucos dias. Ele morava em São Paulo.
De acordo com a polícia, há indícios de que Vital foi morto a tiros. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê (IML).
Fonte: Central Notícia
Entre os dias 20 e 22 de novembro, cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores se encontrarão na Semana Internacional do Café. O evento é voltado para exposição de marcas e inovações para o setor e acontece na Expo Minas, em Belo Horizonte, maior produtor de café do Brasil.
O seminário vai apresentar diversas ações voltadas para milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de mercado e consumo, conhecimento e inovação e negócios e empreendedorismo.
O Sebrae Bahia, com o apoio e parceria do Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), promove uma missão com a participação de 25 produtores de cafés especiais da Chapada Diamantina. Os participantes estarão lotados em um stand único, contemplando todas as marcas.
Café baiano
A Bahia, com a Região da Chapada Diamantina - uma região de grande potencial para o cultivo e a produção do café -, tem a oportunidade de mostrar suas marcas e potencialidade do estado em divulgar um terroir diferenciado capaz de trazer um produto de sabor marcante na carta de cafés brasileiros.
Hoje, a Chapada Diamantina tem condições de atender os mercados nacional e internacional, tanto em qualidade, quanto no volume de produção de cafés especiais, a exemplo de Latitude 13, Serra do Sincorá, Café Gourmet Piatã, Café Rigno e duas cooperativas. EssEs empreendimentos possuem setor comercial, marca, embalagem, código de barras, além de certificação orgânica.
Fonte: Sebrae Irecê
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
A 1ª Plenária Popular do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Direitos Humanos”, foi realizada pelo Conselho Municipal de...
Foto: Divulgação O Projeto Irecê, fruto de uma parceria entre a Companhi...
Foto: Bruno Ribeiro/Embasa A Embasa está investindo R$ 3,5 milhões na am...
Foto: Divulgação O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, teve as contas do exe...