O pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) voltou a afirmar que não irá partir em busca de partidos para aumentar seu tempo de TV no horário eleitoral.
Segundo o jornal Estado de S.Paulo, o deputado comparou a busca por alianças com “acordos com o diabo” em São Luís do Maranhão nesta quinta-feira (15). “Não farei acordo com o diabo para ter tempo de TV. Propaganda hoje é feita com isso aqui”, disse o deputado ao mostrar um celular. “Tivemos o exemplo nos Estados Unidos, ninguém acreditava no Trump, mas ele ganhou”, completou Bolsonaro.
Fonte: Estado de S. Paulo
O ex-deputado federal Jorge Viana será o candidato ao Senado na chapa majoritária de João Santana (MDB).
A informação foi confirmada pelo próprio pré-candidato ao governo da Bahia nesta terça-feira (12), depois que a notícia começou a circular informalmente nos bastidores da política. Além de Viana, que atua na região sul do estado, Roberto Carlos de Souza, o Robertão, ex-prefeito de Presidente Dutra será suplente de senador na chapa. "Queremos distribuir a nossa chapa, por isso confirmamos representantes da região sul e da região de Irecê", afirmou Santana, em entrevista.
As outras vagas na chapa majoritária do MDB, no entanto, ainda estão em aberto, sob a expectativa da formação de alianças partidárias. "As outras candidaturas estão abertas para receber alianças. Nós estamos discutindo", indicou o pré-candidato. Entre as legendas que podem formalizar um acordo está o PRTB, que tem como pré-candidato ao governo o ex-prefeito de Salvador, João Henrique.
Fonte: Bahia Notícias
O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode significar um ganho expressivo para os postulantes à Presidência da República deste ano.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (10), 30% dos eleitores votariam em um candidato indicado pelo petista, enquanto 17% dizem que talvez o fariam. Por outro lado, outros 51% disseram que o apoio de Lula os levaria a rejeitar o candidato.
No entanto, a pesquisa Datafolha deste domingo também mostra que Jaques Wagner e Fernando Haddad teriam 1% das intenções de voto em um cenário com o ex-governador da Bahia ou o ex-prefeito de São Paulo como candidato à Presidência da República.
Fonte: Bahia Notícias
Pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (10) pela Folha de São Paulo aponta Lula (PT) na liderança nas intenções de voto, com 30%, caso o ex-presidente consiga se candidatar. Cerca de 21% dos entrevistados consideram não ter ainda candidato. Em segundo, aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) com 17%, em terceiro Marina Silva (Rede) com 10%.
Caso Lula siga para o segundo turno, o ex-presidente ganharia com 49%, deixando Bolsonaro com 32%. Brancos e nulos são 17% , e não souberam opinar 1%. Ainda sobre a pesquisa do 1° turno, em quarto aparece Geraldo Alckmin (PSDB) com 6%, em quinto Ciro Gomes (PDT) também com 6%, em sexto Álvaro Dias (Podemos) com 4%. Manoela D’Ávila (PCdoB), Rodrigo Maia (DEM) oscilam entre 1% e 2%, Aldo Rebelo Rodrigo (SDD), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Josué Alencar (PR) e Levy Fidelix (PRTB) oscilam entre 0% e 1%. Paulo Rabello de Castro (PSC) não alcançou 1% em nenhum cenário.
Conforme o jornal, o levantamento foi feito com 2.824 pessoas entre (SDD) e Fernando Collor pontuam entre 0% e 1%. Paulo Rabello de Castro (PSC) não alcança 1% em nenhum cenário. A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 7 de junho passado e ouviu 2.824 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Bahia Notícias
As contas do ex-prefeito de Barra do Mendes, na região de Irecê, Manoel Gabriel dos Santos, o Dr. Néu, exercício 2010, foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores, em votação realizada na sessão da última quarta-feira (06).
Segundo informações do radialista Mário Almir, a Câmara de Barra do Mendes que é formada por nove vereadores, sendo que dois deles são da bancada de oposição, onde apenas um votou a favor do ex-prefeito, que é um dos líderes da oposição. As contas foram reprovadas por 8 votos a 1.
O Tribunal de Contas dos Municípios havia emitido parecer pela rejeição das contas de Dr. Néu. Em 2012, o atual prefeito do município, Armênio Sodré Nunes, conhecido por Galego (MDB) foi apoiado por Néu, mas desde o seu primeiro mandato, eles estão rompidos.
Galego (esq) e Dr. Néu (ambos do MDB), respectivamente atual e ex-prefeito de Barra do Mendes ( Foto: Reprodução / Facebook)
Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, para ficar inelegível, um prefeito precisa ter suas contas de governo rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Se não houver mudança, com base no novo entendimento, o ex-prefeito de Barra do Mendes ficará inelegível nas eleições municipais de outubro de 2020, se por acaso for disputar algum cargo público.
Fonte: Central Notícia
O ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (5) em depoimento à Justiça Federal que o país vive um momento de "denuncismo" e que está "cansado de mentiras". Esta foi a primeira declaração pública do petista desde que foi preso há quase dois meses.
Ele depôs como testemunha de defesa do ex-governador Sérgio Cabral (MDB) na ação penal que apura suposto pagamento de propina a membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a escolha do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016.
"Lamento que venha uma denúncia de corrupção de delegado [do COI] oito anos depois. Não sei quem fez a denúncia, nem quero saber. Estamos vivendo no momento de denuncismo, em que muita gente", disse, antes de ser interrompido pelo juiz Marcelo Bretas.
Ao longo do depoimento, o magistrado evitou permitir que Lula fizesse discursos de ataque à Justiça. Logo no início do depoimento, Bretas fez o comunicado de praxe em que avisa testemunhas de que ela está obrigada a falar a verdade.
"Não acredito que haja um brasileiro mais em busca da verdade do que eu. Estou cansado de mentiras. Quero a verdade", disse ele, sendo interrompido pela primeira vez por Bretas.
O magistrado também prestou reverência ao ex-presidente ao fim do depoimento. Declarou que o petista era "uma pessoa importante para o Brasil" e comentou que esteve num comício de Lula na avenida presidente Vargas.
"Tinha 18, 19 anos e estava num comício na avenida Presidente Vargas com 1 milhão de pessoas. Estava lá, usando boné com o seu nome", disse Bretas.
"Quando fizer um novo comício, vou te chamar", respondeu Lula, para riso dos presentes à audiência.
Lula falou de dentro da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde abril. O petista vestia o mesmo terno e gravata que utilizou no dia da vitória da cidade brasileira em Copenhague.
Minutos antes do depoimento, Lula procurou demonstrar bom humor. "Estou bonito hein. Essa gravata é da conquista das Olimpíadas", disse ele, ao se ver no vídeo.
"Carrego ela até ficar desmontada", disse o ex-presidente sobre a gravata verde, amarela e azul-marinho.
Antes do depoimento gravado, Lula pôde falar com Bretas. O juiz arriscou um chiste neste momento.
"Não fala mal de mim que eu estou ouvindo, hein."
"Eu sei. Estou com microfone aqui na frente", disse Lula.
O ex-governador Sérgio Cabral (MDB) assistiu pessoalmente ao depoimento. Antes do início da audiência, o emedebista pôde conversar rapidamente com o ex-presidente para prestar condolências pela morte de dona Marisa Letícia.
"Estava preso quando dona Marisa faleceu. Presidente, meu abraço ao senhor e meus sentimentos pelo falecimento de dona Marisa. Um abraço meu, da Adriana e dos meus filhos", disse.
"Obrigado Sérgio", respondeu o petista.
Fonte: Folhapress
Por sete votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na manhã desta segunda-feira (04), decidiu pela absolvição do prefeito de Barra do Mendes, na região de Irecê, Armênio Sodré Nunes, conhecido como Galego e o vice, Erick Gilliard Bastos de Souza no processo de cassação do mandato. O gestor e o vice recorreram da sentença da 176ª Zona Eleitoral, publicada em setembro de 2017, que julgou e o condenou os dois por abuso de poder econômico e abuso de poder político, nas eleições de 2016.
O gestor afirmou que as denúncias apresentadas pelo candidato derrotado Rildo Viera, contra ele e o vice, não continham provas e o recurso contra a decisão da Justiça do (TRE) foi feito de forma transparente, “Foi com essa mesma serenidade e transparência que presenciei a justiça sendo feita. A decisão do Tribunal Eleitoral foi uma vitória dos meus eleitores. O que prevaleceu e o que sempre prevalecerá na minha vida pessoal é a verdade, a transparência e a honestidade”, disse o prefeito. Galego foi reeleito em 2016 com 5.946 dos votos válidos.
Fonte: Tribuna
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a prerrogativa de foro para congressistas ampliou as opções de “plano B” no PT caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja impedido de disputar a eleição. De acordo com a Coluna do Estadão, a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, entrou na lista de cotados.
A senadora tem sinalizado que irá disputar vaga de deputada federal, mas, sem a garantia de que manterá seus casos no STF, pode acabar assumindo a vaga de candidata ao Planalto. o ex-governador da Bahia Jaques Wagner planeja disputar o Senado e diz que não aceitará outra missão. Ainda segundo a coluna, Gleisi e Wagner seriam os únicos que, na avaliação de Lula, teriam coragem de assinar o indulto para livrá-lo da prisão e de rever a lei da delação premiada. Fernando Haddad não cumpriria tarefas como essas.
Fonte: Bahia Notícias
Com os trabalhos voltados para a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores vai tentar gravar um vídeo inédito de dentro da prisão.
O objetivo é exibir o material no lançamento da candidatura do petista, na cidade de Contagem, em Minas Gerais, na próxima sexta-feira (8). A informação é do blog Painel, da Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, o advogado do partido, o ex-ministro Eugênio Aragão vai participar de uma audiência com a juíza Carolina Moura Lebbos, responsável pela pena de Lula, nesta segunda-feira (4). A efetivação da candidatura do ex-presidente ainda é incerta, já que como foi condenado em segunda instância, ele se enquadra na Lei da Ficha Limpa, que o impediria de registrar sua participação no pleito.
Fonte: Folha de S. Paulo
O Partido dos Trabalhadores pretende ingressar com um pedido na Justiça para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja autorizado a gravar vídeos com mensagens políticas enquanto estiver na cadeia. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a sigla quer divulgar as gravações para reforçar o plano de sua candidatura à Presidência da República e tentar recuperar a força da imagem do ex-presidente, que está preso há 52 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Se a autorização for obtida, os petistas querem usar as mensagens no apoio a seus candidatos na campanha eleitoral deste ano, incluindo a disputa pelo Palácio do Planalto. "Ele está na prerrogativa dele. Ele é um cidadão e pode se manifestar politicamente", afirmou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, à publicação.
O pedido deve ser feito nos próximos dias à juíza Carolina Moura Lebbos, responsável pela execução penal de Lula. Além da gravação de vídeos, a solicitação deve incluir também pedidos para que o ex-presidente seja entrevistado. A avaliação entre os petistas é que a exposição reduzida de Lula desde sua prisão pode fragilizar seu peso político.
Os petistas afirmam que a cobertura jornalística sobre o ex-presidente, principalmente nas emissoras de TV, foi reduzida ao longo das últimas semanas.
Fonte: Folha de S. Paulo
Instituição oferta bolsas integrais para candidatos que tenham realizado o Enem a partir de 2018; inscrições ocorrem até o...
Aliado de Cardoso, Romeu quebra ciclo de décadas sob liderança de Artur, conquistando mais de 57% dos votos ...
Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Robertão amplia recursos e oportunidades para produtores locais
Equipe da Academia Kibônan leva o troféu de 1º lugar com vitória de todos os oito competidores Em destaque n...
Quebrando a rotina de Irecê, o cantor e compositor Asley está transformando o ruído de ruas e praças com uma surpreendente cena...