Se você é correntista do Banco do Brasil e ainda não pagou o seu IPTU? O BB, por meio de convênio com a Prefeitura de Irecê, agora disponibiliza a guia eletrônica para pagamento nos terminais de autoatendimento BB, aplicativo do Banco do Brasil em smartphones, e também em seu site oficial www.bb.com.br.
“Esse convênio entre o Banco do Brasil e Prefeituras já existe há algum tempo, e iremos iniciar em Irecê esse ano com o objetivo de oferecer mais comodidade ao contribuinte, que pode acessar sua conta pelo celular, computador ou terminais de autoatendimento para realizar o pagamento de forma mais ágil”, explica o Gerente de Governo do Banco do Brasil em Irecê, Pedro Jerônimo, destacando a expectativa de que com essa ferramenta o município aumente ainda mais a arrecadação.
O contribuinte tem até o dia 31 de julho para efetuar o pagamento à vista (cota única), com 10% de desconto, ou após esse período, parcelar o seu IPTU em até cinco vezes, sendo a última parcela até 31 de dezembro.
Confira no banner como pagar seu IPTU por meio do aplicativo no seu smartphone, site oficial do Banco do Brasil ou terminais de autoatendimento BB.
Fonte: Ascom - PMI
Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializada CIPE-Semiárido no início da tarde de segunda-feira (22), 500g de crack e 500 pinos vazios para acondicionar cocaína.
Segundo a corporação, a apreensão do material foi realizada na Rua das Margaridas, 245-A, Loteamento Félix, em Irecê, após uma denúncia anônima.
Conforme nota divulgada, uma adolescente de 15 anos foi apreendida e apresentada, juntamente com todo o material à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Um motorista de caminhão foi rendido por assaltantes na tarde do último domingo (21), nas imediações do Desvio da Eólica (Rodanel), em Xique-Xique. Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que por volta das 15h foi interceptado por homens armados que o obrigaram a parar. José Campos Pacheco também disse à polícia que foi colocado dentro de um porta-malas de um veículo de cor preta e que só foi liberado por volta das 22h.
Os suspeitos levaram um caminhão Mercedes 1620, azul, placa JOW 3390, com dois tratores seminovos na carroceria. O caminhão estava indo com destino a Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia
Instituto Médico Legal de Irecê (Foto: Central Notícia)
Um rapaz identificado por Rafael Alves de Araújo, de 21 anos, foi morto e pedradas na cidade de Irecê. O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira por uma equipe da Polícia Civil, em um terreno baldio, aos fundos do cemitério localizado entre os bairros Nobelino e São Francisco.
O corpo até então sem identificado, foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê, onde foi examinado. Segundo a Polícia Civil, o rosto da vítima estava desfigurado por causa das pedradas. Já no IML, o corpo foi reconhecido pela família.
A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.
Veja a nota da Polícia Civil
Chegou ao conhecimento deste plantão, neste horário das 09:30, da existência de um corpo sem sinais vitais, num terreno baldio, aos fundos do cemitério localizado entre os bairros Nobelino e São Francisco. Que a equipe do plantão se dirigiu ao local, onde constatou a veracidade dos fatos, sendo encontrado um corpo do sexo masculino, de cor parda, cabelos castanhos claros, magro, trajando bermuda rosa, camisa de malha branca, sandália tipo havaiana com desenhos quadriculados nas cores branco, preto e vermelho, possuindo a tatuagem de uma carpa na panturrilha da perna direita, com o rosto desfigurado devido às pedradas, estando o mesmo irreconhecível e sem portar documentos pessoais.
Fonte: Central Notícia
O novo comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar é o tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira Dias. Ele substitui o tenente-coronel Florisvaldo Passos Ribeiro, que estava no cargo há cerca de um ano (veja aqui).
O 7º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Irecê realiza patrulhamento nas 23 cidades que integram a área de responsabilidade da unidade policial. América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentil do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê , Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia
Maydelkis Ferrer estabeleceu moradia em Jacobina, onde casou e divide a vida com um baiano; “Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor”, diz a cubana - Foto: Divulgação/Acervo Pessoal
A médica cubana Maydelkis Ferrer, que foi destaque na imprensa por vender espetinho de churrasco para conseguir se manter, depois da saída dos profissionais do país no programa ‘Mais Médicos’, voltou a ser assunto na mídia. Dessa vez, ela foi assunto de uma matéria especial publicada no site G1 deste domingo (21). O Central Notícia já tinha reproduzido um texto sobre Maydelkis (veja aqui) no início do mês de julho. Ela está no Brasil há quase três anos, e é natural da cidade de Morón, que fica na província Ciego de Ávila, em Cuba. Atualmente, a médica cubana mora em Jacobina, na Chapada Norte, e não pretende ir embora do Brasil. A médica se casou com um baiano no ano passado, com quem divide a vida e a nova ocupação.
“Prefiro fazer um trabalho honesto do que ficar parada, sem roubar ninguém e pagando minhas contas. Eu vendo espetinho com meu esposo até conseguir um emprego melhor. E também conto com a ajuda de minha sogra”, contou ela ao G1. Maydelkis Ferrer lembra que quando chegou em terras brasileiras, em agosto de 2016, passou cerca de 60 dias em Brasília, em acolhimento pelo ‘Mais Médicos’. “Eu esperei também a documentação com a Polícia Federal para ter uma estadia legal no país. Logo fui estabelecida na Bahia, no município de Jacobina. Eles [governo] nos colocaram no local em que íamos a trabalhar”. A médica conta que trabalhou junto com outras quatro cubanas, em várias unidades de saúde da cidade, inclusive substituindo médicos brasileiros quando eles saíam de férias.
Médica cubana casou com baiano durante estadia no Brasil por conta do programa Mais Médicos - Foto: Arquivo Pessoal
“Passei todo o tempo de duração do programa aqui [em Jacobina]. Trabalhei em seis postos de saúde no município, prestando ajuda quando os médicos saíam de férias, mas sem abandonar o meu posto”, disse. Adaptada na cidade chapadeira, Maydelkis diz que não foi difícil se adequar ao local. Para ela, os baianos são receptivos. “Jacobina é uma cidade muito acolhedora. Aqui eu tenho muitas amizades que me apoiam. Parece muito com Cuba esta área. Logo em um ano [de chegada na cidade], eu conheci a pessoa que hoje é meu esposo. Começamos a namorar, até que ficamos noivo e casamos”, relembra. Apesar da hospitalidade baiana, a médica fala também sobre o preconceito que os profissionais cubanos sofreram, além dos ataques de xenofobia.
“Ainda temos que escutar de muitas pessoas, nas redes sociais, que muitos de nós cubanos que estávamos no programa não éramos médicos. Inventavam que éramos enfermeiros ou veterinários em Cuba. Muitos comentários absurdos, mas eu não presto ouvidos a essas coisas. Sou uma pessoa que vou para frente sem escutar comentários que me deixem abatida”, disse Maydelkis. Depois que o governo de Cuba decidiu sair do programa em novembro de 2018, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente Jair Bolsonaro – eleito na época –, a cubana chegou a voltar para seu país.
Maydelkis e colegas durante atendimento à população de Jacobina - Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
“Eu fui à Cuba e pedi minha liberação de saúde, aí eu voltei ao Brasil para continuar minha vida como tinha programado. Só não deu certo a questão do emprego, que prometeram dar trabalho para nós, para todos os médicos cubanos que ficassem, e não aconteceu assim. Ainda não tem um projeto para a gente, não colocam data para fazer o Revalida”, pondera. O Revalida é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que tiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras, precisam fazer para terem a graduação reconhecida.
“A gente procura trabalho porque tem o diploma de médico, só que aqui tem que fazer o Revalida. Não podemos exercer [a profissão], e não encontramos trabalho porque as pessoas ficam com vergonha de contratar um médico em uma loja, uma farmácia”, lamenta. Enquanto segue trabalhando como ambulante, Maydelkis mantém a esperança de voltar a trabalhar como médica no Brasil. “O governo brasileiro diz que está aguardando uma medida provisória para regularizar os médicos cubanos pela parte jurídica. Eu acho que logo vai ter uma proposta de trabalho para nós, tenho fé que vamos voltar a trabalhar”, disse.
Fonte: G1
Entre os dias 23 e 25 de julho, cerca de 700 colaboradores do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), vão receber treinamento com base no Código de Ética da instituição. Criado como o objetivo de orientar a conduta profissional dos funcionários da OSID, o documento serve, sobretudo, como referência para as decisões a serem tomadas, desde as mais simples às mais estratégicas. Parte do Programa de Compliance e Integridade da OSID, a ferramenta traz orientações sobre o ambiente institucional, as responsabilidades (pessoal e ambiental), conflito de interesses e temas que abordam as relações com o público externo (usuários, fornecedores, parceiros, etc.).
O treinamento será ministrado pelo consultor José Guimarães, no auditório do complexo hospitalar, em diferentes horários (conforme folder divulgado para os colaboradores). O setor de Recursos Humanos da unidade disponibiliza outras informações pelo ramal 7747. Os participantes receberão um exemplar do Código de Ética que também está disponível no site da OSID (www.irmadulce.org.br), na aba Institucional / Programa de Integridade. "Estaremos juntos para falar sobre a importância e o lançamento do Código de Ética, tocando nos valores que permeiam as Obras Sociais Irmã Dulce ao longo desses 60 anos de existência. Alinhando internamente todas as diretrizes de ética, integridade e valores espirituais, vamos caminhar em equipe com uma mente aberta e um coração ensinável”, antecipa Guimarães.
Para Ivanildo Santos, líder geral do Hospital Regional de Irecê, o treinamento será importante para potencializar o compromisso da unidade com a missão das Obras Sociais, de “Amar e Servir”: “É com entusiasmo e alegria que abraçamos o conhecimento do Código de Ética em nossa unidade, onde nos comprometemos com os valores éticos da OSID, que tem como base fundamental o exemplo de vida de Irmã Dulce”.
Fonte: Ascom - HRI
Uma aposta de São Paulo (SP) levou sozinha o prêmio de R$ 21,9 milhões no concurso 2.171 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado, dia 20 de julho, em São Paulo (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 12 - 13 - 19 - 36 - 44 - 55.
A quina teve 118 acertadores; cada um receberá R$ 23.023,47. Já a quadra teve 7.127 apostas ganhadoras; cada um levará R$ 544,56.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19 horas (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.
Fonte: CEF
Camila França Vieira de Souza, 18 anos, moradora na cidade de Irecê(BA), foi presa em flagrante pela Guarda Municipal de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com mala 'recheada' de maconha.
O flagrante ocorreu na noite da última terça-feira (18), quando a equipe realizava rondas preventivas no terminal rodoviário Renato Lemes Soares e abordou a jovem em atitudes suspeitas.
Durante a conversa com a guarnição, a jovem entrou várias vezes em contradições sobre os motivos da viagem e ao realizar a verificação, os GMs encontraram dentro da bagagem 26 tabletes de maconha que pesaram 22,200 quilos.
Sobre o entorpecente, a autora relatou que foi contratada por um desconhecido para buscar a droga na cidade de Ponta Porã e levar de volta para Bahia, não revelando quanto ganharia pela prática criminosa.
Diante da situação, recebeu voz de prisão, sendo encaminhada juntamente com entorpecente apreendido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Fonte: As informações são do site Dourado News
Um grande evento vai debater o avanço da citricultura no estado da Bahia, e seu potencial de crescimento na região de Irecê. Promovido pela Embrapa, o seminário vai acontecer no dia 25 de julho, no Auditório do IFBA, e terá palestras sobre a situação atual da citricultura na região da Chapada, implantação do pomar cítrico, dentre outros temas.
Outro ponto alto do evento será o Dia de Campo, que vai ocorrer na tarde do evento, na propriedade do produtor de limão, Antônio Souza, no município de Lapão. Antônio, que tem 60 anos de idade e 30 deles como gerente bancário, afirmou que está adorando a experiência com a citricultura. “É uma coisa muito boa. Temos produtividade o ano inteiro. Além de ser uma terapia pra mim depois da aposentadoria, tenho estabilidade e produção os 12 meses do ano”, disse o produtor, empolgado com o projeto que já ocupa 2 hectares de sua fazenda e contém 1.200 mudas de limão.
O seminário conta com apoio de pessoas importantes do setor produtivo, como o empresário Rogério Dourado, diretor da Agrofito. Com muitos anos de experiência na agricultura irrigada, Rogério informou a nossa equipe que algo novo está acontecendo e acredita que a citricultura pode ser mais uma boa oportunidade para agricultores de toda região. “Será uma ótima oportunidade para discutirmos a citricultura como alternativa para agricultura regional”, afirmou.
Fonte: Assessoria
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...