Domingo, 30 de Junho de 2019
Notícias

O Mercosul e a União Europeia finalizaram na sexta-feira (28), as negociações para o acordo entre os dois blocos. O tratado, que abrange bens, serviços, investimentos e compras governamentais, vinha sendo discutido há duas décadas por europeus e sul-americanos. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. Diante do avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e, desde a quinta-feira (27), estão fechados em reuniões na Bruxelas.

O acordo entre Mercosul e União Europeia representa um marco. É segundo maior tratado assinado pelos europeus – perde apenas para o firmado com o Japão, segundo integrantes do bloco – e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a vigência do acordo, produtos agrícolas de grande interesse do Brasil terão suas tarifas eliminadas, segundo o governo, como suco de laranja, frutas (melões, melancias, laranjas, limões, entre outras), café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais.

Em coletiva de imprensa em Bruxelas após o anúncio, a ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que houve concessões em termos de volume de produtos e de taxas de ambos os lados. Mas não deu maiores detalhes. “Vocês verão o acordo que será publicado no fim de semana”, diz. Os exportadores brasileiros também terão acesso preferencial para carnes bovina, suína e de aves, açúcar, etanol, arroz, ovos e mel. Antes do acordo, apenas 24% das exportações brasileiras, em termos de linhas tarifárias, entravam livres de tributos na União Europeia.

Com o acordo, praticamente 100% das exportações do Mercosul terão preferências para melhor acesso ao mercado europeu. Após assinado, o tratado precisa passar pelo crivo do Parlamento de todos os países envolvidos, além dos parlamentares da União Europeia. Enquanto isso, pode vigorar com regras transitórias. O avanço dos “verdes” no Parlamento Europeu, porém, pode causar dificuldades nessa fase.

Vinte anos de negociação

As conversas para o acordo foram lançadas em junho de 1999. Uma troca de ofertas chegou a ser feita em 2004, mas decepcionou os dois lados e as discussões foram logo interrompidas. Em 2010, as negociações foram relançadas. Desde então, houve idas e vindas com momentos de resistências tanto do lado do Mercosul quanto do lado da União Europeia. Em 2016, os dois blocos voltaram a trocar propostas e, neste ano, havia a percepção de que faltava muito pouco para um acerto.

Para a rodada final, o governo brasileiro enviou a Bruxelas o chanceler Ernesto Araújo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o secretário especial de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Marcos Troyjo. O clima era de otimismo e o Brasil se preparava para anunciar um desfecho favorável já na noite de quinta-feira.

Mas muitos detalhes referentes ao setor agrícola ainda não tinham sido resolvidos, segundo uma fonte próxima às conversas que correm na Bélgica. O clima pesou em diversos momentos e houve tensão entre os negociadores, conta essa fonte. Ao longo desta sexta, porém, foi possível alcançar um consenso.

Fonte: Revista Exame



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Junho de 2019
Notícias

Irecê - O São Pedro da Boa Vista, iniciado neste sábado (29), foi marcado pela alegria e paz e por grandes apresentações de artistas locais durante todo o dia.

Ponto alto da festa, subiu à noite ao palco a banda de reggae Tribo de Jah, levantando o grande público que marcou presença e cantou junto, com grande entusiasmo, da primeira à última música.

A história da banda Tribo de Jah iniciou-se na Escola de Cegos do Maranhão, onde, em 1986, se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado, crescendo e sendo reconhecida em todo o Brasil.

O São Pedro da Boa Vista segue neste domingo (30) com apresentações de artistas locais e da banda Asas Livres.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Junho de 2019
Notícias

A prefeitura de Ibititá, na região de Irecê, não conseguiu suspender uma sentença em que é obrigada a realizar concurso público. É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), nesta sexta-feira (28), negou um pedido de liminar da gestão local. Segundo decisão do Tribunal Pleno do TJ-BA não ficou evidenciado a “ameaça à ordem e economia públicas” nem que o concurso poderia causar “comprometimento” do caixa da prefeitura.

Além dessas situações, a prefeitura argumentou que o concurso seria inviável devido também a limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e perdas oriundas do ajuste econômico do governo federal.  Com a decisão desta sexta permanece em vigor a decisão da Comarca de Irecê, responsável pelos processos de ibititá.

Assim, o prefeito local terá de realizar concurso em prazo de 180 dias em substituição a servidores contratados sem passar pelo processo seletivo. A multa em caso de desobediência é de R$ 10 mil diários.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 28 de Junho de 2019
Notícias

Na tarde de quarta-feira (26), uma plantação com mais de 1.200 mudas de maconha foi localizada por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, na localidade de Campeado, zona rural do município de Santo Sé, Região Norte do estado. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia.

Segundo a SSP/BA, a droga foi localizada com uso de drone utilizado para confirmar informações anônimas que relatavam a plantação. Ainda conforme o órgão, uma moto modelo CG Titan preta, placa JSB-3016, e documentos foram localizados nas proximidades da lavoura.

À assessoria de comunicação da SSP, o comandante da Cipe Caatinga, major PM Adriano Souza Dias, disse que as mudas poderiam chegar a valer R$ 480 mil. “Estas mudas levam de 2 a 3 meses para serem colhidas. O crescimento é muito rápido, o que dificulta sua descoberta”, enfatizou o oficial. T

A motocicleta e parte da droga foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Foto: Reprodução

Uma jovem identificada por Ailane Pereira do Nascimento cometeu suicídio na cidade de Irecê, no centro norte baiano.

Segundo informações checadas pelo Central Notícia, Ailane era psicóloga e trabalhava no município de Ibotirama, por meio de concurso público e também prestava serviço em Muquém do são Francisco, na região de Barra do Rio Grande.

Em Irecê, ela veio passar o período junino com familiares. Na manhã desta quinta-feira (27), após preparar a mamadeira para seu bebê de apenas 7 meses, a psicóloga foi até um quarto e tirou sua própria vida, utilizando um cinto.

Ailane estava sofrendo com depressão. Era uma mulher batalhadora e querida por todos, de acordo com pessoas de sua convivência.  Ela morou alguns anos em São Paulo, onde conseguiu concluir com muito esforço o curso de psicologia. Ainda não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.

Neste momento de dor e despedida, enviamos nossas condolências e todo apoio à família enlutada. Equipe do CN.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Após participar do São de Irecê, o cantor Felipe Rodrigues juntamente com sua banda Xote Regueado passou por um momento de turbulência, quando se deslocava para Brasília-DF. A Van que transportava o cantor e sua banda pegou fogo em uma rodovia.

O incidente ocorreu na tarde de terça-feira (25). Dez músicos da banda do artista estavam a bordo, inclusive o Felipe Rodrigues. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

O cantor acredita o que o incêndio ocorreu por causa de defeito técnico no veículo. A banda Xote Regueando tocou em Irecê no domingo (23) e estava no caminho de retorno à capital federal. Antes que se alastrasse, o fogo foi contido com o uso de um extintor.

O forrozeiro Felipe Rodrigues é natural de Irecê, mas mora em Brasília há muitos anos, onde se dedica a música e faz shows no entorno do Distrito Federal.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Os governadores da Bahia e do Piauí, Rui Costa e Wellington Dias, ambos do PT, respectivamente, vão visitar, nesta quinta-feira (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo o site do PT, os governadores fazem visita de solidariedade ao ex-presidente e de protesto contra sua "prisão política", dois dias após novo adiamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do julgamento que pode libertar Lula – a análise da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

Nesta terça-feira (25), a segunda turma do Supremo também negou, por 3 votos a 2, a possibilidade do ex-presidente aguardar em liberdade a análise do habeas corpus, prevista para o mês de agosto, quando se encerra o recesso do tribunal.

Fonte: Informações do site do PT



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Ex-apresentadora da Globo, a jornalista Carla Vilhena reclamou do barulho de um baile funk que ocorria próximo ao seu apartamento. Seu repúdio acabou gerando uma tremenda discussão entre ela e alguns seguidores. Houve até bate-boca.

Ao publicar nas redes sociais um vídeo que mostrava a barulheira da música, Carla gerou a fúria de algumas pessoas. Ela chegou a dizer que o que ouvia não era um funk raiz, mas um "Kamasutra sem sutileza e sem qualidade musical nenhuma".

Um dos internautas opinou dizendo que ela deveria respeitar o que ele chamou de "manifestação, seja ela cultural, política ou religiosa". Em resposta, Carla afirmou que aquilo era um "inferno nos ouvidos". "E quem tem que acordar cedo? Bem, pra que se preocupar com os trabalhadores, o bom mesmo é a tal 'manifestação cultural', que é como essa porcaria é chamada pelos pseudointelectuais", disse a jornalista.

Em outra resposta a um seguidor, que concordou com ela sobre a qualidade condenável da canção, Carla fez um paralelo entre o rap e o funk. "É pior ainda do que isso, o funk de podridão estimula um comportamento tão baixo dos jovens que muitos só conseguem fazer aquilo sob efeito de drogas. Rap conscientiza, funk aliena. Por isso o tráfico baniu o rap", escreveu.

A jornalista foi narrando pelo Twitter tudo o que acontecia próximo a ela. Em um certo momento, ela disse que o funk de cunho sexual dava espaço ao funk que remetia ao uso de drogas.

"É só pornografia do mais baixo calão tocando em meio à comunidade de maioria honesta que tenta dormir e gostaria de salvar os filhos dessa nojeira", publicou.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Notícias

Na manhã desta terça-feira (25), por volta das 07h, a Polícia Militar do município de Bonito, na região da Chapada Diamantina, recuperou um veículo roubado, pertencente ao bispo Dom Tommaso Cascianelli, da Diocese de Irecê.

No dia 17 de maio, o religioso havia sofrido um assalto, juntamente com três seminaristas, quando trafegava em um veículo pela rodovia BA-432, imediações do município de Lapão. Na ocasião, objetos pessoais das vítimas e o carro do bispo foram levados pelos ladrões.

Segundo a PM, o veículo Fiat Palio,cor branca, placa PJE-8387 estava  abandonado em uma matagal nas proximidades da localidade de Cabeceira do Brejo, zona rural da cidade. Dentro do carro foram encontrados vestimenta e objetos católicos.

O veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local.

Matéria relacionada:

Bispo de Irecê é assaltado por homens armados na BA-432

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Notícias

Após aplicar golpes através uma suposta agência de modelos, em dois municípios do centro-norte baiano, Rodrigo da Silva Paula, o “Haydenseann”, teve o mandado de prisão preventiva cumprido durante uma ação conjunta entre policiais das delegacias territoriais de Irecê e Iraquara, no domingo (23). O prejuízo causado pelos golpes é estimado em aproximadamente R$ 50 mil.

Diversas famílias procuraram a delegacia de Iraquara, na Chapada Diamantina, no início deste ano, após serem vítimas do estelionatário naquela cidade. Rodrigo foi preso no município de Irecê, onde estava morando há dois meses e havia montado uma agência de modelos. Ele continuava a aplicar os golpes.

De acordo com as investigações, Rodrigo cobrava um valor para produzir e agenciar crianças e adolescentes para contratos de serviços de modelos na área de publicidade. “Ele dizia que iria conseguir os trabalhos em agências de São Paulo e outros estados, onde esse mercado é mais forte”, explica Thomas Rodrigues, titular da delegacia de Iraquara.

Rodrigo foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde se encontra custodiado à disposição da justiça.

Fonte: Polícia Civil



Compartilhar no Whatsapp