Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

A conclusão da validação do mapeamento das lavouras de café no estado da Bahia está sendo realizada pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Eles visitarão aproximadamente 70 propriedades na região do Planalto, que engloba as microrregiões da Chapada Diamantina, de Vitória da Conquista e de Brejões. Estas são regiões produtoras exclusivamente de café arábica.

A validação mede o grau de precisão do mapeamento das lavouras de café, sendo uma etapa obrigatória a ser cumprida para que os dados de área levantados por meio da técnica de mapeamento com o uso de imagens de satélite possam ser oficialmente adotados pela Companhia.

De acordo com o 3° Levantamento de Safra de Café, divulgado pela Conab em setembro, a Bahia está entre os quatro principais estados produtores de café do país, com volume estimado de 2,8 milhões de sacas de café beneficiado.

Para o café conilon, cultivado no litoral baiano, estima-se produção de 1,6 milhão de sacas e vem ocupando posição de destaque na cafeicultura do estado a cada ano. Os outros 1,2 milhão de sacas beneficiadas correspondem à espécie arábica, cujo cultivo está localizado nas regiões do cerrado e do planalto.

Fonte: Conab



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 09 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

O combate aos incêndios florestais no interior do estado continua sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e brigadistas voluntários, com o suporte do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Em Serra das Almas, no município de Rio de Contas, onde a situação é mais crítica, foram empregados 23 combatentes, entre bombeiros especialistas no combate a incêndios florestais e brigadistas voluntários, quatro aviões Air Tractors e um helicóptero. As equipes contam com o apoio das gestões municipais de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

Na cidade de Bonito, que se encontra a 450 quilômetros da capital baiana, as ações de combate foram realizadas nos povoados de Rio das Lajes e Bota Fogo. Os trabalhos estão em fase de monitoramento, com a participação de seis bombeiros militares.

Bahia Sem Fogo

O programa atua na prevenção  e combate às queimadas no estado da Bahia, promovendo também cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês.

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

Segurança é destaque nos quesitos que levaram a cidade de Lençóis, região da Chapada Diamantina, a receber o Prêmio Melhor Destino 2019, a nível nacional, do site www.melhoresdestinos.com.br, à frente de Gramado-RS, 1º lugar no ano passado. A média geral do município baiano foi 9,1 na avaliação de segurança, custo-benefício, atrações, gastronomia e receptividade.

O trabalho integrado entre as forças policiais da região, unido aos investimentos do Governo do Estado no atendimento aos nativos e turistas, garantiu que no quesito segurança, o destino turístico recebesse a nota 9,26.

Segundo o comandante de Policiamento Regional da Chapada (CPRC), coronel PM Valter Araújo, o trabalho integrado com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e o executivo municipal colabora para que a segurança seja um dos principais atrativos de Lençóis.

“Estamos sempre operando em ações de policiamento ordinário e extraordinário, também com operações como a 'Paz nas Trilhas', em que realizamos rondas preventivas, fazendo a segurança e orientação aos turistas”, descreveu o coronel. Lembrou também investimentos em cursos que instruem os policiais para atendimento aos visitantes.

O oficial destacou ainda o aumento do efetivo, o que na opinião dele influencia na melhoria dos serviços prestados à sociedade. “As formaturas que tivemos, decorrentes do último concurso da PM, trouxeram mais profissionais e isso acaba refletindo no reforço da segurança da região”, disse.

A titular da Delegacia Territorial de Lençóis, delegada Mariella Campos Sales Silvério, contou que o atendimento ao cidadão é a maior preocupação para haver celeridade nas demandas. “Acreditamos que se uma pessoa chega a procurar uma delegacia, é porque tem problemas e precisa de soluções. Então as equipes se esforçam para que tudo seja resolvido com eficiência e rapidez. O apoio da PM é essencial, temos um relacionamento maravilhoso, para que as informações e ações em grupo sejam um sucesso”.

O secretário da segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, destacou a importância da segurança pública para o desenvolvimento do turismo e a colaboração de todos dos policiais que contribuíram para trazer para a Bahia o prêmio, destaque pela opinião popular.

“Esta é mais uma prova de que a segurança pode ser um atrativo para o turismo e, consequentemente, influencia no crescimento da economia regional e estadual. Fruto de um trabalho integrado, que é o nosso carro-chefe, o título é muito mais do que merecido”, finalizou.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

A prefeitura de Utinga, município localizado na Chapada Diamantina, realiza a partir desta segunda-feira (4) até o dia 9 de novembro (sábado), a Semana da Saúde Visual. Na oportunidade os moradores da cidade terão acesso gratuito a exames e avaliações oftalmológicas.

Na ação, que será realizada na Casa da Cultura, acontecerão serviços como avaliação da acuidade visual, medição de grau, exame dos movimentos oculares, biomicroscopia, medição da pressão Intraocular e teste do olhinho em bebês (0 a 2 Anos), por exemplo.

Vale lembrar que o atendimento começa às 8h e, para ter acesso, o paciente deve apresentar RG, CPF, Cartão do SUS + Comprovante de Residência e Telefone.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

Para verificar de perto a situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina, nesse sábado (02), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira fez um sobrevoo sobre a Serra das Almas, entre os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora e a região do Pico do Barbado, que fica em Abaíra. Após sobrevoar toda área atingida, o secretário se reuniu com as equipes de bombeiros, brigadistas e militares e das Prefeituras Municipais de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora.

Após monitoramento aéreo e pelo solo, não foram verificados pontos quentes e fumaça na região do Pico do Barbado, onde o incêndio já foi controlado pelas equipes de bombeiros especialistas em incêndios florestais, brigadistas e militares do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

“A ação conjunta das equipes de combate, das prefeituras e do Governo foi imprescindível para o controle dos últimos incêndios florestais na Chapada. A chegada dos bombeiros e brigadistas aos focos de incêndio só foi possível por conta do helicóptero. São áreas íngremes e com muita dificuldade de acesso”, destacou o secretário João Carlos.

Já na Serra das Almas, o combate chega ao 4º dia com o trabalho de 23 bombeiros, 13 brigadistas e militares do Graer. As equipes contam com o suporte técnico, operacional e logístico do Programa Bahia Sem Fogo, que deslocou quatro aeronaves do tipo Air Tractor, com o lançamento direto de água sobre o fogo. O helicóptero do Graer continua atuando no deslocamento das tropas para áreas com topografias de difícil acesso.

O secretário também faz um alerta à população para maior incidência de incêndios em áreas florestais nos próximos meses. “Além das razões naturais, há também as ações humanas que, na Bahia, são as principais fontes de ignição de fogo. Um fogo iniciado descuidadamente, ao encontrar uma condição favorável, se espalha facilmente e torna-se de difícil controle. Vamos acionar a Secretaria de Segurança Pública para que através do serviço de inteligência possa apurar se esses incêndios são criminosos ou não”, ressalta.

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Novembro de 2019
Chapada Diamantina

O Prêmio Melhores Destinos 2019, do site homônimo, ficou na Chapada Diamantina, com a cidade de Lençóis. Segundo o órgão de imprensa, os resultados foram computados com base em votos de mais de 25 mil leitores, considerando viagens realizadas por eles neste ano ou no ano passado. Esse reconhecimento do nacional é um dos frutos colhidos pela atual gestão municipal ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, que se preocupa com a limpeza, a segurança dos visitantes e, além de tudo, com a capacitação dos moradores de Lençóis que trabalham no setor turístico.

De acordo com Marcão, a participação dos segmentos turísticos, representados pelos empresários de hotelaria, transporte, gastronomia e também pelos guias de turismo, foi muito importante para essa conquista. “Isso, unido ao apoio logístico da secretaria de Turismo, que articulou as atividades, resultou nesse sucesso”, afirmou em entrevista ao Jornal da Chapada. O gestor fez questão de agradecer a disponibilidadedos dos espaços de hotéis e restaurantes locais para realização das atividades. “É preciso lembrar que as pessoas apoiaram nosso programa sobre o turismo, tanto nas palestras quanto nos encontros. Sem eles nada disso teria sido realizado. Precisamos agradecer também ao Senac e ao Sebrae, parceiros nessa mudança em Lençóis”, finalizou o prefeito.

Lençóis ficou à frente de cidades que são verdadeiros cartões-postais do Brasil, como Fernando de Noronha, Gramado, Ouro Preto, Jalapão, Bonito e Maceió, por exemplo. Dentre os pontos avaliados estavam custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. Gramado, que ganhou o prêmio no ano passado, ficou com o segundo lugar como o melhor destino nacional de viagem, com o total de 8,74. Já Lençóis ficou com nota 9,10 na média. A terceira posição ficou com o Jalapão, outro paraíso brasileiro, com 8,68 de média.

Para o consultor na área de Turismo, Hamilton Néri, da empresa Agência de Desenvolvimento Humano (ADHBrasil), o resultado tem muito a ver com o trabalho de Marcão. “Ele nos contratou para um programa de Fortalecimento do Turismo de Lençóis, e a ADHBrasil realizou uma pesquisa de percepção turística da cidade, organizou um seminário sobre políticas públicas de Turismo de Lençóis, com a participação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, através do então secretário José Alves”, disse Néri.

Ele contou ao Jornal da Chapada que também foram realizados 15 encontros setoriais da área, envolvendo o trade turístico do município, para debater temas pertinentes. “O esforço de todos deixou Lençóis mais unida, mais preparada para receber os turistas”, avaliou Hamilton.

Lençóis

A cidade é a principal base para quem embarca rumo à Chapada Diamantina e foram as inúmeras atrações naturais da região que a levaram ao título de melhor destino do Brasil no Prêmio MD 2019. A cidade teve a melhor nota nas atrações e receptividade e também teve grande destaque na gastronomia, ficando apenas atrás de São Paulo. Ainda foi muito bem no custo benefício e segurança. Enfim, se mostrou um destino completo.

Lençóis oferece variedade de pousadas e restaurantes, aliás, a culinária é um dos pontos fortes do lugar, que tem cardápios bem elaborados. As casas têm fachadas coloridas e as ruas são de pedra, muitas delas destinadas apenas aos pedestres, às mesinhas dos lindos restaurantes e aos músicos de altíssima qualidade que encantam e entretêm os viajantes.

Fonte: As informações são do site Melhores Destinos



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019
Chapada Diamantina

O próximo verão promete ser de muita procura pelo turismo na Chapada Diamantina, principalmente por conta dos casos de óleo cru derramado no litoral nordestino. Com isso, se espera que a procura cresça abruptamente nos mais de 100 meios de hospedagem localizados em Lençóis e outras centenas espalhadas em 21 cidades da região. Os turistas habituados a procurar pelas praias do extenso litoral baiano é que são esperados por lá.

Essa procura demasiada será uma forma de avaliar de fato a capacidade de atendimento em serviços e infraestrutura que a Chapada Dimantina pode proporcionar. Os mananciais hídricos e os cartões-postais da região, intactos e exuberantes, seguem entre os mais procurados e candidatam-se a bons substitutos para quem desistir do litoral sujo de óleo, cujos danos ainda são incalculáveis.

A assessoria da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis- seção Bahia (ABIH-BA) distribuiu nota oficial, dando conta da manutenção da taxa de ocupação do setor hoteleiro. A estabilidade na atração de turistas é atribuída ao fato de não ter chegado a alta estação e, portanto, o fluxo de turistas não costuma mesmo ser intenso neste período, podendo aumentar a partir de novembro, caso o problema seja revertido.

A entidade afirma ainda que mesmo na hipótese de controle das manchas de óleo nas praias, será muito difícil, a esta altura, recuperar com campanhas publicitárias a imagem deixada pelo desastre ambiental.

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019
Chapada Diamantina

Na manhã desta segunda-feira (21), um grande número de pessoas compareceu ao Plenário da Câmara Municipal de Seabra, na região da Chapada Diamantina, para atualização da Lei Orgânica Municipal (LOM), Lei que rege o município.

Os vereadores da casa em sua maioria, estiveram presentes no encontro, contribuindo com ideias e definições para atualização da LOM.

O Advogado Matheus Souza, Especialista em Atualização e Revisão de Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno de Câmara de Vereadores, apresentou a Lei e ressaltou o que muda com a atualização de inúmeros pontos.

Encerrando a reunião, ficou acordado a distribuição de convites para que a população participe da Audiência Pública a ser realizada quinta-feira (24).

A participação de todos é de suma importância para contribuir com o processo de atualização da principal Lei da cidade. De acordo o advogado, todas as demais leis dos municípios, ou derivam da LOM ou têm que ser compatível com ela.

Fonte: Ascom - Câmara de Seabra



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Chapada Diamantina

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou nesta segunda-feira (21), no município de Mucugê, a 12ª Reunião do Subcomitê de Prevenção e Combate aos incêndios florestais da Chapada Diamantina. O principal objetivo do encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi apresentar os resultados das ações do programa Bahia Sem Fogo na região e debater e avaliar as próximas ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e combate na região.

De acordo o diretor de Biodiversidades e Florestas da Sema, Mauricio Galvão, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 6,9 milhões para o programa, de modo a adquirir os recursos necessários para o combate aos incêndios e capacitar os brigadistas para as operações. Na ocasião, o diretor disse que “o papel dos Subcomitês também precisa ser destacado como uma instância importante para a integração das ações do Bahia Sem fogo, no sentido de potencializar o trabalho junto às prefeituras, as associações e as comunidades na prevenção e combate a incêndios florestais”.

O capitão Murilo Rocha, subcomandante do 11ºGBM/Itaberaba e membro do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, explicou as ações preventivas e de combate realizado pelo Corpo de Bombeiros no contexto dos incêndios florestais. “Estar diante de pessoas que, muitas delas de forma voluntária, vieram participar deste evento e atuam em ações de combate aos incêndios florestais, como é o caso dos brigadistas voluntários, é algo que torna ainda mais gratificante atuar na prevenção e mitigação dos incêndios florestais.

O Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema e formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais, atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês.

Gestão Ambiental Compartilhada

Antecipando a reunião do Subcomitê, foi realizado também, na Câmara de Vereadores, o seminário Município e a Agenda Ambiental, para apresentar o programa Gestão Ambiental Compartilhada e as ações para o fortalecimento dos sistemas Municipais de Meio Ambiente dos municípios consorciados do Chapada Forte. Foram realizadas palestras sobre a importância dos instrumentos de planejamento e controle na gestão ambiental, apresentação sobre apoio à estruturação da gestão municipal por intermédio do convênio com o consórcio público e uma mesa redonda sobre a competência do município na política ambiental.

Estiveram presentes representantes dos municípios consorciados do Território; representantes e técnicos do consórcio público; gestores, técnicos, servidores dos municípios; membros dos conselhos municipais de meio ambiente e de outros colegiados do território de identidade ou de Comitê de Bacia Hidrográfica.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) coordena o Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) que atende à diretriz do Governo do Estado de apoio à descentralização da gestão pública do meio ambiente. Seu principal objetivo é apoiar os municípios baianos, individualmente ou por meio de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, no processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema).

Fonte: Ascom - Sema



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Chapada Diamantina

Realizada anualmente pela Teia de Agroecologia dos Povos, a "6ª Jornada de Agroecologia da Bahia" reuniu durante cinco dias, em Utinga (Chapada Diamantina), indígenas, quilombolas, camponeses, assentados, militantes, representantes de universidades e órgãos federais para troca de saberes, reforço da luta identitária e discussão em torno de questões que estão na ordem do dia, a exemplo de biodiversidade e economia solidária. Foi encerrada no domingo (20), com um chamamento para o lugar das mulheres negras e indígenas.

Uma comitiva formada pelos secretários de Desenvolvimento Rural (SDR) e Justiça (SJDHDS), Josias Gomes e Carlos Martins; deputados estaduais Jacó e Marcelino Galo (PT); ex-deputado Yulo Oiticica; secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex Lima; e diretores da CAR (Wilson Dias), Bahiater (Célia Watanabe) e CDA (Camilla Batista) acompanhou o evento.

"Terra, Território, Águas e Ancestralidade: Tecendo o Bem Viver" foi o tema do encontro, fechado com a "Carta da VI Jornada de Agroecologia da Bahia", documento que resume o espírito das discussões e os rumos que serão tomados, de acordo com Irailton Gonçalves Souza, coordenador da Teia dos Povos. 

"Tem sido a ancestralidade nossa grande conselheira e nos tem ensinado que 'ser forte é saber porque estamos lutando'(...) Está evidente que esta conjuntura nos faz um apelo à unidade, pois nossos mortos são mulheres, negros e indígenas. Há uma grande arquitetura da morte, eles lucram com nossos corpos em projetos do agronegócio, encarceramento de negros e indígenas, militarização e privatização do sistema de segurança pública, militarização e fechamento de escolas, megaprojetos de desenvolvimento que saqueiam nossos territórios e nos impedem de existir", diz o texto.

A "Carta da VI Jornada de Agroecologia da Bahia" também insiste na necessidade "vital" de enfrentamento às violências e toda sorte de subalternização das mulheres. Elas que já ocupam um lugar central, do plantio à organização da família e da comunidade. "É essencial que isto transpareça nas estruturas organizativas e de decisão – na agroecologia a terra é feminina e o papel fundamental é das mulheres".

Os signatários da Carta convocam todos os núcleos de base, elos da Teia, apoiadores e lutadores e lutadoras do povo para uma grande ação em março de 2020 em Salvador. "Ali o comando será das mulheres negras e indígenas e pelas mulheres e seus povos. Essa é nossa próxima tarefa e a cumpriremos"

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp