Sábado, 06 de Maio de 2023
Região

Entrada da cidade de João Dourado

Na presente data, por volta das 14h,  equipes do SI da Coordenadoria e SI da sede, juntamente com o CATI/ CHAPADA, deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem por ter cometido estupro de vulnerável na cidade de João Dourado.

Entenda o Caso

No ano de 2021, a Delegacia de Polícia de João Dourado recebeu a informação de que um homem teria estuprado uma criança naquela cidade.

A Autoridade Policial, após investigar o fato e colher diversas oitivas representou pela prisão do envolvido.

No dia de hoje, na cidade de João Dourado, foi possível identificar e realizar a prisão do envolvido em um crime tão bárbaro.

Por fim, houve a comunicação do cumprimento do mandado de prisão à Autoridade Judiciária.   

Fonte: 14ª Coorpin - Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 06 de Maio de 2023
BRASIL

Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.

De acordo com a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de um doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.

“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”

Já a pandemia acontece quando um novo vírus afeta a população global. “A ideia de declarar emergência em saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde, é coordenar ações imediatas antes que a situação se torne ainda mais grave e potencialmente uma pandemia”, explicou a líder técnica.

“No caso da covid-19, temos ambas as situações: uma emergência em saúde pública de importância internacional e também uma pandemia. Embora o diretor-geral tenha falado na capacidade do mundo de se unir para acabar com a emergência em nível global neste ano de 2023, podemos ainda seguir com a pandemia por um bom tempo porque esse vírus está aqui conosco para ficar. O que significa que temos que tomar ações, melhorar todo o nosso sistema para podermos reduzir o impacto da covid-19 daqui para frente.”

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Maio de 2023
Região de Irecê

Iniciativa visa o Desenvolvimento Econômico e a facilidade de acesso à crédito e programas sociais.

O deputado estadual Cafu Barreto solicitou aos superintendentes da Caixa Econômica Federal, Ismael Boaventura Neto e Eduardo Murta, apoio para implantação de agências do banco em Ibititá e no Distrito de Salobro, em Canarana.

A indicação será publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) neste sábado (06), tendo em vista o Desenvolvimento Econômico da Grande Região de Irecê e a facilidade de acesso à diversos serviços de interesse público, como programas sociais e crédito para Produção Agrícola e Habitação.

Na justificativa, Cafu argumenta: “mesmo com tanto potencial no Comércio e na Agricultura, Salobro não tem agência há mais de 15 anos, desde o fechamento do Banco do Brasil. Drama parecido vive a cidade de Ibititá. A situação atual acarreta sérios prejuízos à população, em especial da zona rural, que precisa se descolar 45, 50, 60km para buscar serviços bancários em outros municípios, como Mulungu do Morro, Souto Soares, Iraquara e principalmente em Irecê". De acordo com o deputado, uma vez fora do domicílio, as pessoas precisam gastar com alimentação, produtos e serviços bem longe das suas cidades, enfraquecendo o principal elo da Economia Solidária. “Vem muita coisa boa por aí. Seguimos lutando pelos municípios de toda região e de toda Bahia”, finalizou.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Maio de 2023
Notícias

Criminosos estão usando um número de telefone falso para se passar pelo prefeito de Irecê, Elmo Vaz. O caso foi denunciado na manhã desta sexta-feira (05) pelo advogado Reinilton Souza, secretário executivo da Unipi (Associação dos municípios da microrregião de Irecê).  

“Estão usando um número falso se fazendo passar pelo prefeito Elmo Vaz. Se você receber qualquer ligação ou mensagem solicitando PIX, desconsidere e faça o bloqueio do telefone”, alertou.

Ainda conforme o secretário, outro gestor da região também foi vítima de tentativa de golpe. O número de Whatsapp utilizado pelos criminosos é o (61) 99826-6535. Leia abaixo a publicação!

Golpe Tentado.

Foi a um Prefeito, mas, pode ser tentado com qualquer pessoa.

Prefeito de nossa região, foi contatado, por ligação telefônica, usando o sistema DEEP FAKE, que adúltera a voz, e a deixa idêntica a voz daquela pessoa que estaria ligando.

No caso, se fizeram passar pelo Ministro Márcio  França,  Ministro de Portos e Aeroportos.

Golpe:

Acabo de receber um recado vindo de meu Ch de Gab e de minha secretária, para eu ligar pra um número 61, dizendo que é o Min MFrança.

O recado chega do Gab de uma Deputada e quando eu ligo o Min atende. Ele fala comigo tratando de assuntos do Ministério (informações disponíveis em redes sociais).

O min me pede uma ajuda pra resolver o velório da mãe do caseiro que mora em Seabra. Ele me pede uma conta pra fazer uma transferência no valor de 1.600,00.

Eu insisti e disse que ele não se preocupasse que eu ia enviar o dro. Ele insiste q não, que vai me enviar e me pede pra eu levar em algum lugar que uma pessoa irá levar até Seabra.

Eu parei e pensei: como um Ministro vai se prestar a esse papel se tem tantos assessores pra resolver coisas desse tipo???

Caiu a ficha: Golpe. Liguei pra Ch de gabinete da Deputada que ligaram para o gab do Ministro e confirmou o golpe.

O mais grave de tudo: ele imita a voz do ministro e fala de assuntos que tratamos recentemente.

Como evitar golpes

Para evitar ser vítima da clonagem de Whatsapp, alguns cuidados também podem ser adotados pelo usuário. O principal deles é ativar a verificação em duas etapas. Para acionar a proteção extra no Whatsapp basta abrir o aplicativo, ir até a aba “Configurações”, escolher o item “Conta”, selecionar a “Verificação em duas etapas” e clique em “Ativar”.

Outra dica importante é nunca compartilhar o código de verificação de seis dígitos com terceiros.

Também é importante evitar a instalação de aplicativos desconhecidos, bem como o compartilhamento de informações e dados pessoais através do Whatsapp.

Há cerca de cinco anos, o Whatsapp do Central Notícia foi clonado. Na época (nesse caso em particular), bandidos aproveitaram a brecha para tentar denegrir a imagem do site e de seu proprietário, Luciano Castro. Após esse episódio, foi ativada a verificação em duas etapas e o aplicativo ficou seguro.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Maio de 2023
Publicidade



Sexta-feira, 05 de Maio de 2023
BRASIL

Em meio ao aumento de casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (4) a campanha nacional de combate às três arboviroses. Com a mensagem Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya, a pasta alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti, popularmente conhecido como pernilongo rajado em razão das listras brancas nas pernas.

A reintrodução do vírus da dengue no Brasil aconteceu em 1986. Já o chikungunya foi registrado pela primeira vez em 2014, enquanto o Zika foi identificado no país em 2015.

De acordo com a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Alda Cruz, o Brasil registra epidemias sucessivas de dengue com intervalos cada vez mais curtos entre os surtos, enquanto Zika e chikungunya também se mantêm com taxas endêmicas ao longo dos anos.

Fumacê

Este ano, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra de insumos para o controle vetorial do Aedes aegypti. Popularmente conhecido como fumacê, um dos inseticidas usados no controle do mosquito na forma adulta, será distribuído ao longo das próximas semanas após atraso no fornecimento causado por problemas na aquisição pela gestão passada, segundo o ministério. A expectativa é que a pasta receba cerca de 275 mil litros do produto ainda neste mês, normalizando o envio aos estados e Distrito Federal.

Situação epidemiológica

Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a abril deste ano, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. As ocorrências passaram de 690,8 mil no ano passado para 899,5 mil neste ano, além de 333 óbitos confirmados. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

“Fatores como a variação climática e aumento das chuvas no período em todo o país, o grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, destacou o ministério.

Já em relação ao chikungunya, de janeiro a abril foram notificados 86,9 mil casos da doença, com taxa de incidência de 40,7 casos por 100 mil habitantes. Quando comparado com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 40%. Este ano, até o momento, 19 óbitos foram confirmados. As maiores incidências da doença estão no Tocantins, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Mato Grosso do Sul.

Os dados de Zika indicam que, até o final de abril, foram notificados 6,2 mil casos da doença, com taxa de incidência de três casos por 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, houve um aumento de 289% nos casos se comparados com o mesmo período de 2022, quando o país registrou 1,6 mil ocorrências de Zika. Até o momento, não houve óbitos pela doença. Os estados com maior incidência são Acre, Roraima e Tocantins.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do ministério é que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das três arboviroses.

“A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos”, recomenda o ministério.

Painel

A partir desta quinta-feira, a pasta disponibiliza um painel atualizado regularmente com os principais dados de dengue, Zika e chikungunya e a situação epidemiológica das três doenças do país. Na plataforma, é possível filtrar as informações por estado e por tipo de arbovirose, além de visualizar orientações e recomendações sobre sintomas e prevenção.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 04 de Maio de 2023
Irecê

O agricultor Micael Araújo de Oliveira não escondia a emoção ao registrar, na última semana, o nome do filho Noah Santos Araújo em uma unidade do Cartório de Registro Civil de Irecê. O momento, por si só único na vida dos pais, trazia naquele instante outros ingredientes especiais, já que o registro pôde ser feito no mesmo dia em que Micael foi buscar o filho e a esposa, Jossicleide Santos da Silva, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho - administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce. A comodidade só foi possível graças a instalação, no próprio complexo hospitalar, de uma unidade do cartório.

“Fiquei muito satisfeito em poder sair do hospital com minha esposa, com nosso bebê e já com o registro de nascimento”, disse o pai ao descrever a alegria de levar para casa o pequeno Noah, já registrado e com todos os direitos sociais assegurados.

Segundo Ingrid Rafaelly, líder geral do hospital, a presença desse serviço vem garantindo que a emissão da certidão de nascimento seja realizada antes da alta do recém-nascido e durante a internação da mãe. “É um ganho imensurável o registro civil in loco das crianças internadas no Hospital Regional de Irecê. Essa unidade agregou muito para o complexo de saúde e para as famílias aqui acolhidas. Nosso agradecimento ao promotor Antônio Leal e a todos os profissionais do Cartório de Registro pela dedicação”, ressalta Ingrid.

Destinada ao atendimento exclusivo aos recém-nascidos no hospital, a unidade do cartório funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Para realizar o registro da certidão, basta apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital, além dos documentos originais de identificação com foto dos genitores.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp