Quarta-feira, 26 de Abril de 2023
Publicidade



Quarta-feira, 26 de Abril de 2023
Notícias

Evento gratuito acontece no dia 28, durante a programação da Exposição

A 22ª edição da Exposição Agropecuária da região de Irecê (Expoagri) deverá movimentar toda a região a partir desta quinta-feira (27), e atrair um público estimado em 25 mil visitantes ao longo do final de semana do evento. Durante a programação, o Sebrae, em parceria com o Senar, vai realizar um Seminário de Tecnologia e Inovação sobre Apicultura, que será ministrado pelo palestrante Robson Raad. A capacitação será no dia (28), das 13h às 17h, e abordará temas importantes como a profissionalização da apicultura e o melhoramento genético neste segmento. As inscrições são gratuitas e o credenciamento pode ser realizado no horário de chegada das caravanas e do público.

Para o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, a capacitação é fundamental para quem busca se profissionalizar e conhecer mais sobre os aspectos da apicultura como geração de emprego e renda. “O Sebrae e o Senar estão realizando esse seminário com o objetivo de trazer mais informações e capacitar os agricultores familiares que já trabalham ou desejam trabalhar com a apicultura. Robson Raad é um dos maiores estudiosos na área, e vai tratar sobre melhoramento genético e profissionalização da atividade. Uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiências”, afirmou o gestor.

Exposição

O objetivo da 22ª Expoagri é somar esforços entre diversas instituições para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Irecê e nos demais municípios da região. A programação do evento é composta por exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, feira da agricultura familiar, exposição e comercialização de animais.

A estrutura da exposição foi montada para abrigar praça de alimentação, estandes para expositores, e currais, onde ficarão concentrados os animais a serem expostos e comercializados. Durante a exposição, acontecerá julgamentos de animais, lançamentos de tecnologias em máquinas e equipamentos, energia renovável, além do momento de aquisição de conhecimento por meio de palestras, oficinas, cursos e seminários.

Aberta ao público, a 22ª Expoagri contempla segmentos da Agricultura Familiar e do Agronegócio, com uma estimativa de geração de R$ 30 milhões de reais em negócios.

Fonte: Ascom - Sebrae Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 26 de Abril de 2023
Notícias

Durante a madrugada desta quarta-feira (26), pela segunda semana seguida, a Polícia Civil de Morro do Chapéu, com o apoio do CATI/CHAPADA, promoveu a prisão de mais um homicida. As informações são da Polícia Civil.

Conforme a Polícia Civil, na oportunidade, foi recapturado um homem, evadido do sistema prisional desde o final de 2022.

Ainda segundo a release da polícia, o investigado cumpria pena no presídio de Salvador pela prática do crime de homicídio, quando usufruiu do benefício da saída temporária no final do ano passado e não retornou.

“Após levantamentos acerca da localização do alvo, a Polícia Civil promoveu a recaptura do foragido nesta madrugada, o qual será posteriormente encaminhado ao sistema prisional para cumprir a pena imposta”, ressalta a nota.

“Por fim, a Polícia Civil de Morro do Chapéu reafirma o compromisso de retirar mais uma homicida de circulação no município, a fim de garantir a paz social e a segurança da população”, concluiu o comunicado.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 26 de Abril de 2023
Política

O atual prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PC do B), em uma entrevista concedida ao blog Jacobina 24 Horas nesta segunda-feira (24/04), declarou que pode abrir mão de disputar a reeleição e ceder espaço para que Mariana Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT), seja a candidata da Federação à Prefeitura de Jacobina.

Segundo Tiago Dias, mesmo estando no exercício do mandato de prefeito e tendo o direito de disputar a reeleição, ele não criará obstáculos caso a Federação formada pelo PT, PC do B e PV decida por outro nome. O nome mais cotado é o da odontóloga Mariana Oliveira, atual presidente do PT em Jacobina.

Vale lembrar que na semana passada, Mariana havia rejeitado a possibilidade de compor uma chapa com Tiago Dias na disputa pela prefeitura de Jacobina.

Na oportunidade, ela ressaltou que, mesmo fazendo parte de partidos que compõem a mesma federação, não aceitaria uma união com o atual prefeito.

Ao Jacobina 24 Horas, Tiago Dias garantiu que, mesmo diante da recusa de Mariana, ele mantém a posição de abrir mão da cabeça de chapa, ficando com a indicação do candidato a vice-prefeito, caso essa seja a decisão da Federação.

Fonte: Jacobina 24 Horas



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Abril de 2023
BRASIL

Em 38 anos, O Brasil queimou 185,7 milhões de hectares, uma área equivalente aos territórios da Colômbia e do Chile juntos, ou 21,8% do território nacional. É o que revelam os dados do MapBiomas Fogo, mapeamento que contabilizou a extensão consumida pelas chamas entre os anos de 1985 e 2022 a partir de imagens de satélite.

“Com essa série histórica de dados de fogo, podemos entender o efeito do clima e da ação humana sobre as queimadas e os incêndios florestais”, afirma Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciência no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Usando imagens geradas por três satélites Landsat, foi rastreada a ação do fogo em todos os tipos de uso e cobertura da terra em território brasileiro. De acordo com os resultados, o Cerrado e a Amazônia foram os biomas mais atingidos, correspondendo a cerca de 86% da área queimada.

O Cerrado queimou em média 7,9 milhões de hectares/ano, ou seja, uma área equivalente ao território da Escócia a cada ano. No caso da Amazônia, a média foi de 6,8 milhões de hectares/ano. Quando se analisam as proporções das áreas atingidas dentro dos biomas, o Pantanal foi mais afetado: teve 51% de seu território consumido pelo fogo naquele período.

Cobertura impactada pelo fogo

Segundo a análise, mais de dois terços (68,9%) das queimadas e dos incêndios ocorreram em vegetação nativa, embora a proporção varie entre os biomas. Campos e savanas, por exemplo, são tipos de vegetação nativa mais afetados, enquanto Amazônia e Mata Atlântica apresentaram maior incidência de fogo em áreas antrópicas, isto é, alteradas pelo ser humano, tais como zonas de pastagem.

Mato Grosso foi o estado que apresentou maior ocorrência de fogo no período analisado, seguido por Pará e Maranhão. Já os municípios que mais queimaram no país foram Corumbá (MS), São Félix do Xingu (PA) e Formosa do Rio Preto (BA). Segundo Ane, o fogo nem sempre é indesejável.

“O fogo só é ruim quando é utilizado de forma inadequada e em biomas que não dependem do fogo para se manter, como a Amazônia. Em biomas como o Cerrado, o Pantanal, o Pampa, o fogo tem um papel ecológico e deve ser manejado de forma correta para não virar um agente de destruição”, explica a especialista.

Frequência e intensidade

Embora seja natural em alguns ecossistemas, os dados mostram que a frequência e a intensidade do fogo têm aumentado nos últimos anos, devido ao desmatamento e às mudanças climáticas, que afetam as temperaturas e intensificam os períodos de seca.

“Para isso, as práticas relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo (MIF) são importantes, pois elas podem, através das queimas prescritas e controladas, reduzir a quantidade de material combustível e evitar grandes incêndios”, afirma Ane.

Os dados completos do mapeamento podem ser acessados gratuitamente na plataforma do MapBiomas, organização que une universidades, ONGs e empresas de tecnologia.

O estudo disponibiliza ainda recortes por frequência, bioma, estado, município, bacia hidrográfica, unidade de conservação, terra indígena, assentamentos e áreas com Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este cadastro é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e reúne informações para o planejamento ambiental e econômico e para o combate ao desmatamento.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Terça-feira, 25 de Abril de 2023
PRESIDENTE DUTRA

Durante as atividades festivas do aniversário da cidade de Presidente Dutra, que completou 61 anos de emancipação política e administrativa, com empolgante e participativa festa popular, ocorreu também a 1ª Feira de Agricultura Familiar, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura do município.

Com participação de 12 associações comunitárias, que representaram cerca de 300 famílias produtoras, o evento teve como objetivo dar visibilidade e promover a comercialização de empreendimentos rurais, fomentando práticas tradicionais das famílias agricultoras e guardiãs dos modos de produção saudáveis de alimentos que garantem a segurança alimentar e nutricional.

O secretário de agricultura do município, Jheasper Pires destacou que “sob a perspectiva do desenvolvimento socioeconomico,o evento oportunizou a exposição e comercialização de alimentos cheios de identidade da agricultura familiar e associações, servindo como uma grande vitrine e porta de comercialização para os produtos advindo da Economia Solidária do Município”.

A Feira da Agricultura Familiar de Presidente Dutra ocorreu nos dias 21 e 22, período em que os visitantes tiveram acesso e levaram para seus lares, produtos in natura e processados.

Os participantes tiveram, durante a feira, a oportunidade de fazer trocas de experiências e participar de várias capacitações, dentre elas, cursos de curta duração em agropecuária e agroecologia, artesanato e gastronomia, além de informações sobre o apoio à causa animal e acesso aos serviços da agência do Banco do Brasil, com as suas mais variadas linhas de crédito para o meio rural.

Para o prefeito Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão), “a feira se revela um espaço estratégico e diferenciado para promover a visibilidade, a sociobiodiversidade e pujança do associativismo e cooperativismo, no âmbito da produção familiar e comunitária, ainda nos modos tradicionais, onde se nota maior compromisso com o meio ambiente, qualidade dos alimentos produzidos, sem perder de vista o seu papel social e econômico”, concluiu o gestor.

Fonte: Ascom - PMPD



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 25 de Abril de 2023
Publicidade