Foto: HRI
Uma curiosa coincidência marcou as atividades na Obstetrícia do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Irecê. A paciente Maria Angélica de Souza Machado, de 39 anos, se tornou mãe e avó no mesmo dia. Seu filho, João Miguel, nasceu às 11h30 da manhã do último dia 12; enquanto seu primeiro netinho, Bernardo, filho de sua primogênita Janaína, nasceu à noite, às 21h, no mesmo hospital.
Maria Angélica, que também é mãe da adolescente Eduarda, 14 anos, comemora a coincidência do nascimento de mais dois membros da família na mesma data. “Foi uma emoção muito grande, graças à Deus. O meu parto estava programado para 5 de março, mas por conta da gestação de risco tivemos que antecipar, e acabou coincidindo com o parto de Janaína”, conta.
“As duas foram encaminhadas para cesárea no mesmo dia, e tanto as mamães quanto seus bebês seguem evoluindo bem no pós-parto”, explica a médica obstetra, Maristela Dourado.
Fonte: Ascom - HRI
Foto: Paulo Sérgio | Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) o projeto de lei que inclui no Código Penal o crime de manipular, produzir ou divulgar conteúdo de nudez ou ato sexual falso gerado por tecnologia de inteligência artificial e outros meios tecnológicos. O texto será enviado ao Senado.
Segundo o Projeto de Lei 3821/24, o crime pode ser punido com reclusão de dois a seis anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave. A pena será maior se a vítima for mulher, criança, adolescente, pessoa idosa ou com deficiência.
Quando houver disseminação em massa por meio de redes sociais ou plataformas digitais, a pena será aumentada de 1/3 ao dobro.
O projeto também inclui no Código Eleitoral o crime de uso de imagens manipulados em campanhas eleitorais, envolvendo candidatos ou candidatas. Haverá o mesmo aumento de pena quando a ofendida for mulher, pessoa com deficiência ou idosa.
Quando a conduta for praticada por candidato, além das penas previstas, será imposta a cassação do registro de candidatura ou do diploma.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Reprodução / CN
O trágico acidente ocorrido na BR-324, na altura de Jacobina, na tarde desta terça-feira (18), fez mais uma vítima fatal. A sétima morte foi confirmada no Hospital Regional Vicentina Goulart, onde uma pessoa estava internada.
O acidente aconteceu no entroncamento que dá acesso ao município do Caém. Uma van, que transportava 15 passageiros, voltava de Ibipeba, na região de Irecê, para Sobradinho, quando colidiu com um caminhão ao sair de uma rotatória.
As vítimas eram moradores da cidade de Sobradinho, o que causou grande comoção. O prefeito de Sobradinho, Cleivynho Sampaio (PSD), lamentou o ocorrido e afirmou estar acompanhando a situação dos feridos.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução/ redes sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta quarta-feira (19) com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro. Entre os compromissos da agenda estão uma reunião bilateral, a assinatura de documentos e um almoço no Palácio Itamaraty.
A visita ocorre no âmbito da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, conferência destinada a aprofundar os laços entre as nações. Montenegro chegou ao Palácio do Planalto por volta das 9h50, onde os dois líderes se cumprimentaram no topo da rampa do palácio e acompanharam a execução dos hinos nacionais.
Confira os detalhes do encontro:
Na terça-feira (18), Lula recebeu o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Durante o encontro, os dois líderes discutiram temas ligados à democracia, ao cenário político internacional e à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para novembro em Belém. Outro ponto abordado foi a violência contra a comunidade brasileira em Portugal.
A comitiva portuguesa é composta por cerca de 10 ministros, que se reunirão com seus homólogos brasileiros para debater temas como saúde, ciência, justiça, economia, meio ambiente, democracia, desinformação, extremismo e a promoção do português como língua oficial da ONU. Do lado brasileiro, participaram aproximadamente 15 ministros.
Fonte: Bahia.ba
Foto: iStock/FG Trade
A Embasa acaba de ampliar as opções de pagamento para seus clientes com a disponibilização da funcionalidade Pix Copia e Cola em seus canais digitais.
O código pix pode ser obtido no Atendimento Virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou WhatsApp (71 9717-0999), onde a funcionalidade está disponível para aqueles que solicitam a segunda via da conta. Já no Atendimento Virtual, o cliente pode gerar o código ao clicar no botão "Copiar Código Pix", colá-lo no aplicativo do banco de sua preferência, conferir os dados e concluir o pagamento.
“O pagamento via Pix é reconhecido mais rapidamente pelos sistemas da empresa, agilizando a prestação de serviços como religação de água, por exemplo”, informa a diretora financeira e comercial da empresa, Marcela Lima.
O Pix Copia e Cola se une ao QR Code Pix, funcionalidade oferecida aos baianos desde agosto de 2022, quando a Embasa se destacou como a primeira empresa de saneamento do Nordeste a adotar esta modalidade de pagamento. Com o QR Code Pix, a média mensal de contas pagas era de 500 mil. Após a implementação do Pix Copia e Cola, os pagamentos via Pix ultrapassaram a marca de 700 mil no mês de janeiro deste ano, representando um expressivo aumento de 40% em relação à média anterior.
“Nossa expectativa é que o uso dessa funcionalidade continue em expansão nos próximos meses, trazendo ainda mais comodidade para os clientes”, conclui Marcela.
Fonte: Ascom - Embasa
Foto: reprodução
A Polícia Civil da Bahia intensificou as ações de segurança antes do Carnalapão 2025 e prendeu três suspeitos envolvidos em furtos e roubos de celulares durante eventos festivos na região.
A operação ocorreu na segunda-feira (17), em Irecê, com a participação das equipes da Delegacia Territorial do Lapão, do CATTI/Diamantina e do Serviço de Inteligência da 14ª Coordenadoria Regional.
As investigações apontaram que os suspeitos atuavam há meses em festas populares, como a Festa da Cebola, João Dourado, Festa da Pinha, Presidente Dutra, Festa dos Caretas, em Canarana e o Aniversário da Cidade de Lapão. O grupo aproveitava grandes aglomerações para furtar celulares dos foliões.
Diante das provas reunidas, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva dos envolvidos, que foi autorizada pela Justiça da Comarca do Lapão. Os suspeitos foram localizados no bairro Paraíso, em Irecê, e levados à delegacia para os procedimentos legais.
A ação reforça o compromisso das forças de segurança em combater crimes durante eventos festivos, garantindo maior tranquilidade aos participantes.
Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução
Com a promessa de aprimorar parceria com a Polícia Federal e de centralizar os canais de denúncia de vítimas de golpes financeiros, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram nesta terça-feira (18) a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais. A iniciativa pretende atuar tanto na prevenção como na repressão de golpes e crimes cibernéticos.
Resultado de um acordo técnico firmado em agosto do ano passado entre o ministério e a Febraban, a aliança teve a criação discutida desde setembro de 2024 por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Direitos Digitais da pasta. Um comitê gestor formado pelo Ministério da Justiça e a federação definirá diretrizes para a aliança. Fóruns de discussão bimestrais discutirão as ações e acompanharão a evolução das iniciativas propostas.
Por fim, três grupos temáticos traçarão estratégias para as ações escolhidas. Cada grupo corresponde a um tema prioritário definido pelo grupo de trabalho. O primeiro pretende desenvolver boas práticas de prevenção, detecção e respostas, por meio de campanhas de conscientização e investimento na melhoria da identificação de identidade para a abertura de contas por meio eletrônico.
O segundo grupo buscará aperfeiçoar critérios e protocolos para o compartilhamento e o tratamento de dados. O grupo pretende aprimorar a Plataforma Tentáculos, criada pela Febraban e pela Polícia Federal em 2018 e que resultou em 200 operações, 445 mandados de busca e apreensão e 85 prisões.
O terceiro grupo abordará o atendimento de vítimas e a capacitação de agentes. Entre as medidas em elaboração, estão a centralização de canais de denúncia e a criação de protocolos de atendimento a crimes cibernéticos em delegacias.
Segundo o Ministério da Justiça, 36% dos brasileiros foram vítimas de golpes ou tentativas de golpe em fevereiro de 2024, com pessoas acima de 60 anos sendo mais vulneráveis. Os crimes mais recorrentes são a clonagem ou a troca de cartões bancários (44%), golpe da falsa central de cartões (32%) e pedidos de dinheiro por suposto conhecido no WhatsApp (31%).
Iniciativa
Enfatizando a necessidade de colaboração entre os setores público e privado, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a inteligência e a capacitação técnica representam a melhor maneira de combater os crimes digitais.
“A resposta mais eficiente à criminalidade que aviltamos é a que se dá com inteligência, capacidade técnica e implementação de medidas de prevenção, detecção e finalmente repressão. A aliança sintetiza esses objetivos e vai ao encontro de uma demanda da sociedade que é de construirmos um ambiente virtual mais seguro e confiável, no qual a impunidade deixe de reinar”, declarou.
Epidemia
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, comparou o aumento dos crimes pela internet a uma epidemia e ressaltou a necessidade de articulação entre os diversos setores da sociedade. Embora seja coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Febraban, a aliança tem a participação de representantes de entidades de outros setores, como de tecnologia da informação, da indústria de telecomunicações e do varejo.
“Vários segmentos do setor privado estão representados, como o setor bancário, o setor financeiro, a indústria de pagamentos, a indústria de tecnologia, de telefonia, o varejo. O poder público, com suas frentes reguladoras, as forças de segurança pública. Isso mostra uma aliança não só plural, não só diversificada, mas também multifacetada porque é um crime que precisamos enfrentar dessa maneira”, destacou.
Além da plataforma conjunta com a Polícia Federal, o presidente da Febraban destacou iniciativas da entidade para combater o crime digital nos últimos anos, como um laboratório conjunto de segurança cibernética dos bancos. Desde 2020, o laboratório treina agentes bancários, fornece capacitação em inteligência, faz simulações e padroniza a contratação de fornecedores.
Em 2023, destacou Isaac Sidney, a Febraban montou um grupo de repressão com 21 instituições de vários setores da sociedade que resultou em 2,5 mil prisões em ações conjuntas com o poder público. Na prevenção, o presidente da Febraban mencionou a realização de campanhas de conscientização próximas a datas comemorativas, quando as tentativas de golpes aumentam.
Fonte: Agência Brasil
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Pela primeira vez na história de Jussara, o município passa a ter representatividade na Mesa Diretora da União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito Tacinho Mendes foi confirmado como Conselheiro Fiscal Titular da entidade, em chapa homologada nesta terça-feira (18), em Salvador.
"É com muita satisfação que compartilho essa conquista histórica para nossa cidade. Estar na Mesa Diretora da UPB é um passo importante para defender os interesses de Jussara e de todos os municípios baianos", celebrou Tacinho.
A chapa “União de Verdade” é presidida pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e tem como objetivo fortalecer o municipalismo e ampliar as conquistas para as cidades da Bahia. Durante o evento, também foi confirmada a eleição do prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, como presidente da FEC Bahia.
Para Tacinho Mendes, a presença de Jussara na direção da UPB representa mais avanços e voz ativa nas decisões que impactam diretamente a vida da população. "Vamos juntos continuar trabalhando e lutando por mais investimentos e melhorias para nosso povo", concluiu o prefeito."
Fonte: Ascom- Tacinho Mendes
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Irecê Após um longo período de seca, a cidade de Ire...
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
Foto: Repro...