Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
Notícias

Premiação no Festival Curta 5 reafirma o talento de jovens cineastas do IFBA Irecê - Foto: IFBA/Irecê

O curta-metragem “E você, tá indo pra onde?”, dirigido por Maria Eduarda Moutinho e Thiago Cunha, formandos do curso de Eletromecânica do IFBA – campus Irecê, foi premiado com menção honrosa de melhor filme e roteiro no Festival Curta 5.

O evento, realizado em Vitória da Conquista, reuniu mais de 100 produções de até cinco minutos, e esta foi a primeira vez que a cidade de Irecê esteve representada no festival, que já está em sua 14ª edição.

O curta-metragem destacou-se pela originalidade e qualidade técnica, superando produções de diversas escolas públicas e privadas da Bahia e até do Rio de Janeiro.

De acordo com o professor Saulo Dourado, coordenador do projeto, a iniciativa foi fruto do empenho dos próprios alunos. “Eles cuidaram de todo o processo, desde o roteiro até a edição, mostrando como é possível integrar conhecimentos técnicos e humanísticos”, afirmou.

O Festival Curta 5, promovido pelo IFBA de Vitória da Conquista, é uma mostra nacional de cinema voltada para jovens autores, com foco em incentivar a produção audiovisual de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Fonte: Líder Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
Notícias

Comunidade Morro Redendo - Foto: Incra/BA

Três territórios quilombolas da Bahia tiveram decretos de interesse social publicados pela Presidência da República, nesta sexta-feira (20). A medida beneficia 229 famílias quilombolas, em uma área total de 10,9 mil hectares, incluindo sete imóveis rurais, além de terras públicas.

Os decretos abrangem as comunidades quilombolas Morro Redondo e Capão das Gamelas, ambas no município de Seabra, na Chapada Diamantina, além de Curral da Pedra, situada em Abaré, na região do Nordeste baiano.

Eles fazem parte dos 11 decretos de interesse social assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia realizada no município de Alcântara (MA), na quinta-feira (19). No ato, também foram entregues 21 Títulos de Domínio para territórios quilombolas de outros estados.

Etapa

A partir dessas publicações, o Incra iniciará a fase de desintrusão. Segundo o chefe do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas da regional baiana, Flávio Assiz, nesse estágio, serão ajuizados processos de desapropriação dos imóveis rurais incluídos no território.

A etapa engloba processos administrativos, além de vistorias e avaliações dos imóveis rurais para posterior indenização dos proprietários. "A partir do ajuizamento das ações, o tempo de duração dos processos desapropriatórios dependerá da Justiça", ressalta.

Assiz explica ainda que as terras devolutas, localizadas nos territórios quilombolas de Morro Redondo e Capão das Gamelas, deverão ser tituladas pelo Estado da Bahia. “O governo já realizou as ações discriminatórios e, com os decretos, poderão titular essas áreas em favor das comunidades”, frisa.

Sertanejos

Em setembro de 2023, o território quilombola Curral da Pedra foi titulado parcialmente. Isso só foi possível após o Incra desapropriar um dos dois imóveis rurais integrantes do território, que seria destinado à reforma agrária.

Posteriormente, foi identificada a sobreposição desse imóvel com o território quilombola, o que resultou na sua transferência para as 102 famílias sertanejas da comunidade.

Com o decreto, o segundo imóvel de 2 mil hectares será desapropriado, completando a titulação total da área em favor da população quilombola. Conforme o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado pelo Incra em 2021, os ancestrais das famílias começaram a ocupar a região antes do século XVIII.

Diamantes

A região da Chapada Diamantina, que engloba os territórios quilombolas Morro Redondo e Capão das Gamelas, foi foco da exploração mineral de ouro e de pedras preciosas.

De acordo com os relatórios antropológicos de ambos, pessoas escravizadas vindas da África das etnias banto e jêje foram levadas para o local a fim de trabalharem no garimpo de diamantes, entre os séculos XVIII e XIX.

Além dos relatos dos antepassados oriundos do garimpo, as memórias dos quilombolas de Capão das Gamelas também se focam nas primeiras décadas do século XX, que foram marcadas por uma intensa seca e pela passagem de revoltosos por Seabra – alguns acreditavam que se tratava da Coluna Prestes.

O Capão das Gamelas teve o seu RTID publicado em 2011, indicando 60 famílias, pertencentes a seis gerações nascidas no local. Com 1,3 mil hectares, é composto por uma propriedade privada, posseiros e terras públicas.

Já o território quilombola Morro Redondo, com 67 famílias cadastradas à época da publicação do RTID, em 2015, possui 5 mil hectares e é composto por cinco propriedades rurais, além das terras devolutas. O nome no território faz referência a uma serra existente no local.

Fonte: Ascom - Incra/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024
Publicidade



Domingo, 22 de Setembro de 2024
Emprego

VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 23/09/2024

SUPERVISOR DE DISTRIBUIÇÃO

Ensino Superior Completo

Experiência com atividades de supervisão logística (Distribuição)

Possuir CNH B

Disponibilidade para viagens eventuais

01 VAGA

MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS

Ensino Fundamental Incompleto

Experiência na Área

01 VAGA

MECÂNICO DE MOTOS

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses na área

01 VAGA

ENCARREGADO DE CONTROLE FINANCEIRO

Ensino Superior Completo

Experiência na área

01 VAGA

AUXILIAR DE LIMPEZA

Fundamental Incompleto

Experiência na área

02 VAGAS

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 21 de Setembro de 2024
Notícias

Equipes da Embasa e Coelba trabalham para concluir o conserto; Embasa recomenda uso econômico da água

Devido à complexidade do reparo da adutora do São Francisco, após vazamento que atingiu cabos de energia em alta tensão, o abastecimento de água continua interrompido neste sábado (21) em Irecê e região — Foto: Pedro Rocha / Acervo Embasa

Equipes da Embasa e da Coelba estão trabalhando no local para permitir o reparo da tubulação em segurança. A previsão é que o serviço seja concluído na noite de hoje, quando o abastecimento será retomado de forma gradativa na área afetada.

O retorno da água sempre ocorre aos poucos, pois é preciso encher e pressurizar novamente as tubulações. Por isso, a Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos imóveis.

Locais afetados: Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara, Irecê, João Dourado, América Dourada, Lapão, Canarana, Barro Alto, Cafarnaum, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes e povoados.

Fonte: Ascom - Embasa/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 21 de Setembro de 2024
Região

O candidato a prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, esteve nesta sexta-feira, 20, em visita à Rua São José, onde foi recebido com entusiasmo pela população.

Durante o encontro, Tacinho conversou diretamente com os moradores, ouviu suas demandas e compartilhou suas propostas para o futuro da cidade.

Com a eleição se aproximando, o candidato reforçou a importância de estar próximo da comunidade e garantir que suas prioridades estejam alinhadas com as necessidades de Jussara.

A caminhada pelas ruas foi marcada por momentos de interação calorosa. Tacinho foi elogiado pela gestão, o que explica o apoio espontâneo recebido ao longo da visita. “É sempre importante ter esse contato direto com o povo. Só assim podemos entender de perto os seus desafios e garantir soluções eficazes”, afirmou Tacinho durante o evento.

Além do apoio popular, Tacinho também tem contado com a adesão de diversas lideranças locais que reforçam a importância de sua candidatura para o desenvolvimento de Jussara.

Empresários, líderes comunitários, apoiados e figuras políticas têm se juntado à campanha, mostrando confiança em sua experiência e capacidade administrativa.

Com uma campanha pautada pelo diálogo e transparência, Tacinho Mendes segue firme na busca pela reeleição. Sua proposta de governo visa melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura, além de um foco especial no desenvolvimento econômico da cidade. A campanha está em crescimento e, com cada nova visita, o candidato reforça o seu compromisso de manter Jussara no caminho do progresso.

Fonte: Ascom - Tacinho Mendes



Compartilhar no Whatsapp






Sábado, 21 de Setembro de 2024
BAHIA

Foto: TRE/BA

Na próxima segunda-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início ao procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais 2024. A previsão é de que 39.765 urnas eletrônicas estejam preparadas para serem enviadas às seções de votação, com a finalização desta etapa no dia 3 de outubro.

Em Salvador, a preparação dos equipamentos acontecerá no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, no Porto Seco Pirajá. Cerca de 5.440 equipamentos serão preparados pelas 19 zonas eleitorais da capital. Já no interior do Estado, o procedimento obedece cronograma definido por 180 zonas eleitorais, que cobrem 416 municípios da Bahia.

A carga da urna eletrônica consiste em inserir no equipamento as mídias preparadas utilizadas na geração de mídias contendo softwares, número, nome e foto dos candidatos às eleições, bem como a relação de eleitores e eleitoras por seção eleitoral. Na ocasião, as mídias de resultado, utilizadas para o armazenamento dos votos depositados nas urnas, também são introduzidas no equipamento. Após receber os dados, as urnas são conferidas, seu pleno funcionamento é atestado e, então, o equipamento recebe lacres de segurança assinados pelo juiz ou juíza eleitoral.

Conforme a Lei das Eleições, o candidato cujo registro esteja aguardando julgamento de recurso terá seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição. Mas a validade dos votos a ele atribuídos fica condicionada ao deferimento do registro no Tribunal Superior Eleitoral, considerando que os julgamentos no âmbito do TRE-BA foram encerrados no dia 16 deste mês.

Foram convidados para a cerimônia de carga e lacração, por meio de edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-BA por cada zona eleitoral, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil, além dos partidos políticos, federações e coligações.

Durante a cerimônia, as entidades fiscalizadoras presentes poderão verificar a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
Notícias

Ação tem objetivo de orientar, direcionar e facilitar o dia a dia do Orientador de Negócio

Com o objetivo de apresentar a Sistemática de Atendimento da Unidade de Atendimento Individual (UAIN), o Sebrae Bahia vem realizando uma série de encontros para orientar, direcionar e facilitar o dia a dia do Orientador de Negócio nas Unidades Regionais.

Elaborado e entregue pelo grupo que trabalha o eixo presencial na UAIN – composto por Paloma Silva Cunegundes, Laércia Patrícia Barbosa Santana e Rafael Galindo Ferraro – o documento reúne as principais dúvidas, informações, consultas e perpassando, ponta a ponta, o processo de atendimento ao cliente.

Essa sistemática está sendo apresentada em todas as Unidades Regionais do Sebrae Bahia e no dia 11 de setembro foi a vez da Unidade Regional Jacobina, que recebeu a equipe do atendimento da Regional de Irecê.

De acordo com a analista do Sebrae e gestora de projetos da UAIN, Mariana Guimarães, a apresentação da Sistemática oferece um guia essencial para quem está no atendimento.

“Isso permite que as dúvidas sejam rapidamente sanadas e os processos fluam com mais eficiência. Além disso, foi enriquecedor compartilhar as ações digitais que estamos implementando e como elas podem complementar o presencial e tornar as entregas ainda mais assertivas e eficazes para os clientes. A integração promovida nesse dia, não só fortalece o trabalho em equipe, mas também aproxima os times e promove uma troca de experiências muito enriquecedora”, pontuou.

Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, essa é uma oportunidade para compreender as opções e fluxos das ações digitais, para todos os públicos do Sebrae. “Sem dúvidas, uma modalidade criativa, inovadora, com entregas de conteúdos de qualidade”, acentuou.

Além de demonstrar a Sistemática de Atendimento, Mariana apresentou as ações realizadas pela equipe da UAIN de atendimento ao cliente no digital em toda a Bahia e como as regionais podem utilizar desses recursos para aprimorar e agregar os atendimentos dos clientes também no presencial.

Por fim, Mariana, destacou que o momento de integração foi extremamente valioso especialmente para ela que já atuou como gerente adjunta na regional Jacobina e conhece de perto a realidade da UR5.

Fonte: ML Comunicação - Tamara Leal



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Henrique Raynal/Ascom Casa Civil

O governo federal prometeu a liberação de mais recursos para o combate às queimadas e a compra de equipamentos para que os estados enfrentem uma das piores estiagens em décadas no país. A garantia foi do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, após reunião com governadores das Regiões Centro-Oeste e Norte, na tarde desta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto.

O encontro foi uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que essa semana também se reuniu com os chefes de Poderes, para definir a ampliação de medidas contra o fogo. Segundo o ministro, além dos R$ 514 milhões de crédito extraordinário liberados, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá uma linha de crédito para compra de viaturas e equipamentos de uso pelos bombeiros, e os estados vão receber novos recursos com base na apresentação das demandas específicas.

“Vamos recepcionar, nos próximos dias, todos os pedidos de ajuda, dois estados já enviaram, e estamos avaliando e autorizando de forma sumária. Como vocês já viram, foi publicado já o primeiro crédito, de outros que serão publicados, no valor de R$ 514 milhões, a assim como falou também, o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], já até semana que vem, está autorizado e liberando um pouco mais de R$ 400 milhões para apoio aos corpos de bombeiros desses estados da Amazônia Legal, para compra de materiais, equipamentos, viaturas, o que já soma os dois juntos perto de R$ 1 bilhão. E outros créditos serão publicados na medida que os governadores apresentem e materializem suas demandas”, disse o ministro.

Participaram do encontro os governadores Hélder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Ronaldo Caiado (Goiás), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Antonio Denarium (Roraima). Também compareceram os vice-governadores Sérgio Gonçalves da Silva (Rondônia) e Antônio Pinheiro Teles Júnior (Amapá).

Pelo governo, além de Rui Costa, estavam na reunião os ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Simone Tebet (Planejamento), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional). O presidente Lula cumpriu agenda no Maranhão, onde assinou termo de conciliação com as comunidades quilombolas do município de Alcântara.

Críticas

Ao comentar a ação federal, Caiado criticou o que classificou como demora na resposta da União. “O governo federal não estava preparado para o que aconteceu. De repente, foi procrastinando e agora vai chegando o final [da seca]. Quer dizer, meio de outubro, acredito eu que em novembro já estará chovendo. Algumas chuvas já caíram”, afirmou o governador, que de oposição ao governo Lula.

“O que nós esperamos é que o governo federal não nos chame na última hora para fazer um comunicar de 500 e poucos milhões de reais. Foi autorizado para Goiás agora R$ 13 milhões”, prosseguiu, dizendo que os prejuízos econômicos com as queimadas no estado foram estimados em cerca de R$ 1,5 bilhão.

O governador de Mato Grosso agradeceu pela liberação de novos recursos, mas pontuou que os efeitos devem ser sentidos na próxima seca, já que a estação chuvosa deve se firmar em cerca de um mês. “Seus efeitos concretos e mais objetivos vão acontecer para o ano de 2025. Todo mundo na administração pública sabe que se liberar hoje um recurso na ponta de qualquer estado, dificilmente você consegue comprar veículo, equipamento, aeronave, para que, em 15 dias, isso esteja funcionando, mesmo com regime de urgência e emergência, que acelera os processo de contratação, eles precisam ser feitos com algum nível de critério e transparência, seguindo o mínimo da burocracia pública”, disse Mauro Mendes.

Em resposta, Rui Costa disse os recursos mais recentes dão sequência a ações anteriores, e que o planejamento da parte do governo federal começou bem antes. “Nós estamos há três meses, três meses fazendo reunião com os estados. Alguns governadores não vieram nas reuniões anteriores, talvez por isso estejam estranhando, achando que é essa a primeira. Não. Nós já estamos há três meses com o comitê funcionando e reunindo”, rebateu.

Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima enumerou as contratações de brigadistas, por parte da pasta, para o combate a incêndios nos diferentes biomas afetados. “São mais de 3 mil pessoas que estão na linha de fogo em todo o território nacional, concentrados no Pantanal, na Amazônia e agora no Cerrado. Quando se soma o Corpo de Bombeiros, no caso da Amazônia, estão mais de 4 mil pessoas fazendo esses enfrentamentos e com a medida que foi tomada agora pelo Supremo, é possível contratar mais brigadistas porque não tem mais nenhuma interdito de contratação”, afirmou Marina Silva, fazendo menção à uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, afirmou que o aporte de R$ 514 milhões do governo federal será importante para fazer frente a despesas imediatas com combustível e diárias de equipes que estão atuando em campo, mas que uma estruturação maior demandará novos recursos. “Evitamos seguramente mais de um milhão e meio de hectares queimados no Pantanal”, afirmou o governador, sobre a ação integrada entre o estado e a União.

Reestruturação

Durante a reunião com governadores, Rui Costa falou que, no médio prazo, o governo federal, em parceria com os governos estaduais, deve promover uma reestruturação das equipes da Defesa Civil Nacional, Defesas Civis dos estados e municípios, além dos bombeiros estaduais.

“Nós queremos fazer um novo arranjo, envolvendo estruturas regionais de resgate, de apoio de incêndio, não só de enchente, mas de incêndio, e de apoio regional com maior capilaridade e mais rapidez da ação”, afirmou o ministro, sem entrar em detalhes.

Outro ponto tratado na reunião foi a necessidade de punições mais severas contra quem prática incêndio criminoso no país, o que tem sido apontado como uma das causas da explosão de queimadas no país este ano.

Fonte: Do site Bahia.ba



Compartilhar no Whatsapp