O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata (MDB), de 77 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo informou que ele foi alvo de vários disparos e não resistiu aos ferimentos. O suspeito do crime já foi preso e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, informou a Secretaria de Segurança Pública.
Formado em economia, Gerson Camata se destacou a partir de um programa de televisão, no Espírito Santo, nos anos de 1960. A partir daí, foi para a política. Em 1966, se elegeu vereador em Vitória. Também foi deputado estadual, deputado federal e governador do Espírito Santo. No Senado, Gerson Camata exerceu três mandatos, entre 1987 e 2011.
Na Constituinte, Camata defendeu a limitação do direito de propriedade privada, o mandado de segurança coletivo, a jornada semanal de 40 horas, o aviso prévio proporcional, a unicidade sindical, o voto aos 16 anos, o presidencialismo, a limitação dos juros reais em 12% ao ano, o mandato de cinco anos para presidente e a criação de um fundo de apoio à reforma agrária.
Como parlamentar da Constituinte, ele se absteve das votações relativas ao turno ininterrupto de seis horas e à anistia aos micro e pequenos empresários.
Ao se despedir da vida política, em dezembro de 2010, em seu último pronunciamento no Senado, o então senador relembrou os 44 anos de vida política. Camata disse que deixava a vida pública com a consciência tranquila e ressaltou jamais ter perdido a fé na grandeza do Espírito Santo e do Brasil.
Era casado com Rita Camata, ex-deputada federal por cinco mandatos, que foi relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O ex-governador deixa dois filhos.
Fonte: Agência Brasil
Um evento particular que ocorreu na cidade de Central, região de Irecê, terminou em uma pancadaria generalizada na manhã desta terça-feira (25), por volta das 05h50.
A festa que teve três atrações aconteceu em um clube da cidade. Cerca de 900 pessoas estavam no local. A Polícia Militar permaneceu fazendo a segurança do evento até às 05h30.
O rapaz a de camiseta preta que aparece no vídeo sendo agredido foi socorrido para o Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro. Não há informação sobre sua identificação e nem o estado de saúde dele.
A motivação da confusão está sendo investigada. A PM só foi informada sobre o tumulto depois que o rapaz que sofreu mais agressão foi encaminhado ao hospital.
Vídeo:
Fonte: Central Notícia
Um jovem identificado por Alessandro de Souza Mendes veio a óbito no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, após ser vítima de atropelamento na rodovia Ba-148, em Uibaí.
A vítima era natural de Uibaí, residia na Rua Dois de Julho e sofria de distúrbios mentais. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda socorreu o jovem para uma unidade hospital local e em seguida para o Regional, mas ele não resistiu e falaceu na manhã da última segunda-feira (24).
Fonte: Central Notícia
Preso no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia, o médium João de Deus é considerado, pela Polícia Civil de Goiás, como uma “pessoa perigosa”.
“O homem João de Deus é perigoso. Essa é a conclusão da Polícia Civil do estado de Goiás. [...] Várias vítimas relataram situações de grande gravidade, foram violentadas sexualmente. Nós temos caso aqui que a mãe foi abusada sexualmente, anos depois a filha também foi abusada sexualmente. Então o homem João de Deus, na verdade, é um criminoso”, disse o delegado Valdemir Branco, segundo o G1.
João de Deus é suspeito de abusar mulheres que o procuravam para tratamento espiritual em Abadiânia. Ao todo, nove inquéritos policiais foram instaurados contra o médium.
Fonte: G1
Jovens de 17 anos morreram após colidir moto com cavalo em Xique-Xique. — Foto: Montagem/CN
Dois rapazes morreram depois que a moto que eles estavam colidiu com um cavalo no município de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco. O acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (25), por volta das 02h30, em um trecho na BA-052, perto da rodoviária da cidade.
As vítimas foram identificadas por Cristino Teixeira Ribeiro da Silva e Rafael Ferreira dos Santos, ambos com 17 anos e naturais de Xique-Xique, segundo a Polícia Civil. O condutor da moto, Cristiano ainda foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu. Já Rafael morreu na hora.
Ainda conforme a polícia, os rapazes trabalhavam como borracheiros. Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte dos adolescentes.
Os corpos deles foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.
Fonte: Central Notícia
O livro, ‘Boquira’, segundo do jornalista Carlos Navarro Filho, foi lançado na última quarta-feira (19), na Casa do Comércio, em Salvador. A obra fala sobre a exploração de chumbo no sertão da Chapada Diamantina e destaca as consequências enfrentadas pela população do local após a saída de uma mineradora francesa. Em 1970, Navarro, que era chefe da sucursal do Estadão, decidiu cobrir e estudar a situação que estava instalada em Boquira e realizar uma série de reportagens. O jornalista contou que tudo começou quando um padre visitou a cidade do centro-sul da Bahia e encontrou pedras que tinham um alto teor de chumbo.
Depois, ele decidiu fazer um abaixo-assinado, mentindo que seria para reformar uma capela, mas na verdade ele requereu o usucapião das terras e as vendeu. “Começou aí, o padre tomou as terras, e terminou vendendo a exploração para uma empresa do Paraná, que quando avaliou a área chamou essa multinacional francesa, a Peñarroya. A partir disso aconteceram as coisas cabeludas da história, o governo da Bahia, que na época era chefiada por Antônio Balbino, desapropriou o povoado e deu para a empresa explorá-lo”, contou Navarro.
Para tentar amenizar o impacto da chegada da mineradora francesa, o governo criou um Núcleo de Assistência Rural que iria servir para “garantir o bem estar das pessoas”. Mas segundo Navarro, o Núcleo não conseguiu ajudar praticamente ninguém e “morreu todo mundo”. “Eles construíram um posto de saúde, uma escola, mas controlaram todo o resto. A empresa ficou lá por 20 anos, explorou e depois foi embora. Eles deixaram a cidade lá, toda poluída, a população sem terra e sem água. Até hoje Boquira não tem água potável porque todos os mananciais de lá estão contaminados pela mineração”, contou.
Carlos Navarro lançou o livro na própria cidade de Boquira em julho deste ano, e revelou que a população do município mudou alguns pensamentos a partir da leitura do livro. Para ele “não existe melhor retorno” do que conseguir fazer com que as pessoas “abram os olhos” para a situação que de fato aconteceu na cidade.
Além de afetar Boquira, Navarro destaca também em seu livro os problemas deixados em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, local em que o chumbo era beneficiado. “A mineradora causou uma poluição terrível. Foram milhões de toneladas de rejeitos com resíduos de chumbo. São mais de 1.200 mortes e dezenas de pessoas doentes e contaminadas até hoje. O caso ainda está na justiça”, disse. Para o jornalista, o livro pode ser resumido como uma “grande denúncia”: “o mais importante é fazer com que as pessoas fiquem sabendo da história”.
Fonte: Bahia Notícias
A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), implantou 803 sistemas de abastecimento de água e perfurou 742 poços tubulares em 2018. Os números foram apresentados junto aos colaboradores, no auditório da empresa, na última quarta-feira (19). Na ocasião, o chefe de gabinete da Cerb, Andrevan Santanna, destacou os resultados e as metas para o próximo ano.
Já o presidente da Cerb, Marcus Vinicius Bulhões, ressaltou que as vitórias e as conquistas são resultado do trabalho de todos os colaboradores. Entre os destaques de 2018, a execução de serviços de recuperação da Barragem de Cabaceira do Rio, no município de Utinga; elaboração de projeto de duas barragens nos municípios de Rio do Pires e Tapiramutá; estudo de estabilidade para elevação de capacidade de reservatório da Baragem de Pedras Altas.
Destaque também para a elaboração do termo de referência para realização de Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB) e elaboração de Plano de Ação de Emergência (PAE) para as barragens de Apertado, França, Gasparino e Pedras Altas. Foram realizadas ainda 42 visitas de inspeção em 23 barragens, sendo elaborados 42 relatórios técnicos de segurança e 26 planos de contingência revisados.
Para intensificar o eixo de ação no segmento de abastecimento de água, a Cerb concluiu dez projetos com 4.565 ligações domiciliares; dois projetos fiscalizados para reforço da irrigação de Ponto Novo e controle de processos erosivos em Itacoatiara e Curralinho, no município de Barra. Além disso, foram feitas 31 visitas técnicas e 132 áreas encaminhadas para decretos de desapropriação.
A Cerb elaborou 54 orçamentos, envolvendo recursos da ordem de R$ 481 milhões do Banco Mundial, Ministério da Integração, Funasa, Codevasf, Sudec, Incra e Funcep. Com objetivo de agilizar os processos orçamentários, foi implantado um novo software denominado 'Compor 90', que absorveu as informações do Banco de Dados de Perfuração de Poços, Trabalho Técnico Social e Obras de Engenharia do sistema Solum.
Também foi desenvolvido e implantado pelos engenheiros Nelson Lima e Luiz Philipe o 'Programa Curva ABC' de insumos e serviços. Essa ferramenta possibilitará a gestão de inconsistências nos orçamentos de obras públicas.
A empresa também se destacou na execução de testes de bombeamento em poços tubulares, perfazendo um total de 750. Recuperou ainda 40 poços que estavam desativados e locou mais 814, além de realizar 853 análises físico-quimicas. Com a finalidade de agilizar os serviços, a Divisão de Manutenção, do Departamento de Hidrogeologia, instalou novos equipamentos no valor de R$1,2 milhão.
Reformas
Na área administrativa, diversas ações foram implantadas para melhoria da qualidade dos colaboradores. Os núcleos regionais de Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista foram totalmente reformados. Já os núcleos de Caetité e Irecê passarão por reformas e a ordem de serviço no valor de R$ 320 mil já foi expedida.
A Cerb foi uma das primeiras empresas a implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O programa promove redução de custos e os ganhos ambientais são proporcionados pela redução do consumo de 100% de papel, além de proporcionar mais agilidade e transparência.
Perspectivas
Para 2019, a Cerb pretende implantar 500 sistemas de abastecimento de água e realizar a perfuração de mais 500 poços tubulares, na zona rural da Bahia. Uma das metas é a conclusão da Barragem de Baraúnas, no Rio Cochó, município de Seabra, que vai beneficiar mais de 60 mil pessoas. O empreendimento vai aumentar o horizonte de opções de desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Além disso, a construção da barragem está associada aos benefícios ambientais, pois após a sua implantação, ela deverá regularizar as vazões da jusante do rio, entre outras benfeitorias.
Para elevar a capacidade de armazenamento de água na Barragem de Pedra Altas, a Cerb em 2019 vai implantar o sistema fusegate, que é um passo importante na segurança hídrica, pois aumentará a oferta de abastecimento de água para o consumo humano e áreas irrigadas. Além disso, irá recuperar 15 barragens e elaborar planos de segurança para outras nove.
Fonte: Ascom/Cerb
As unidades de atendimento da Rede SAC terão horário de funcionamento especial durante o feriado prolongado de Natal e Ano Novo (25 e 31 de dezembro).
De acordo com o cronograma, em Irecê e todos os postos estarão fechados neste dia 25 de dezembro, retomando atendimento na quarta (26).
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, as unidades de atendimento da Rede SAC na Bahia voltam a fechar, com expediente apenas no dia 2 de janeiro.
Fonte: Central Notícia
Cinco anos após o início da Operação Lava Jato, menos de um quarto dos condenados em primeira instância está na cadeia. Ou seja, dos 146 réus considerados culpados, 34 estão atrás das grades.
Segundo um levantamento feito pelo jornal O Globo, outros nove réus da operação cumprem pena em regime aberto ou semiaberto. Mas a maioria deles está em casa por ter firmado acordo de delação premiada, por ainda não ter tido sua sentença confirmada em segunda instância ou porque conseguiu alguma decisão judicial favorável à sua liberdade.
Há também os casos em que os réus já cumpriram parte da pena na cadeia. É o caso do dono de postos de combustíveis em Brasília, Carlos Habib Chater, e do ex-deputado André Vargas. O primeiro passou três anos preso e deixou o presídio em 2017. Já o segundo cumpriu um terço de sua pena de 13 anos e agora está em liberdade condicional.
Entre os nomes que continuam presos estão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB).
Fonte: O Globo
A piscicultura familiar e artesanal no Médio São Francisco baiano segue sendo fortalecida por ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Neste mês de dezembro de 2018, nos dias 18, 19 e 20, foram entregues cerca de 270 mil alevinos de tilápia, tambaqui e tambacu para associações comunitárias, piscicultores e prefeituras de 12 municípios da região. A ação visa o oferecimento de alternativa de trabalho e renda às comunidades rurais que convivem com a seca prolongada.
Deverão ser beneficiadas pela ação, aproximadamente 900 famílias de cerca de 70 comunidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Candiba, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Matina, Paratinga, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.
“Passei mais de 15 anos trabalhando com peixes, mas apenas como revendedor. De três anos para cá, com o apoio da Codevasf, passei a criar os peixes que eu vendo. Isso, sem dúvida, dá um estímulo ainda maior para o trabalho, e melhorou a condição também”, diz Edilson Lima, da comunidade Canto do Umbuzeiro, um dos beneficiados pela ação de dezembro.
Do total de alevinos entregues, cerca de 70 mil foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, no Médio São Francisco baiano, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.
Os outros cerca de 200 mil alevinos entregues na ação de inclusão produtiva foram conseguidos graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca. Os alevinos foram produzidos na estação da Bahia Pesca.
“Esse trabalho com os peixamentos tem uma importância muito grande, pois promove uma importante alternativa de alimento e renda para tanta gente, que vive principalmente nas zonas rurais dos seus municípios. É interessante e gratificante acompanhar que muitos já conseguiram se estruturar e mudar a própria condição de vida graças a esse tipo de ação”, diz Isabel Denis, técnica da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.
Um milhão e meio - Com a distribuição realizada no mês de dezembro, a Codevasf, incluindo os alevinos fornecidos pela Bahia Pesca e pelo Centro de Xique-Xique, totalizou a entrega de 454 mil alevinos, no ano de 2018, beneficiando 13 municípios do Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional. Os municípios beneficiados foram: Bom Jesus da Lapa, Candiba, Correntina, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Matina, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.
Desde 2014, já foram entregues cerca de 1.500.000 alevinos atendendo a 396 comunidades e beneficiando aproximadamente 6 mil famílias de 19 municípios do Médio São Francisco baiano: Bom Jesus da Lapa, Caetité, Candiba, Carinhanha, Correntina, Guanambi, Ibotirama, Igaporã, Macaúbas, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Urandi.
Independente da origem dos alevinos, o cadastramento das associações beneficiadas, a avaliação dos locais e a logística, entre outras ações, ficam a cargo da equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial, da 2ª Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.
“Era um sonho antigo de meu pai trabalhar com isso. Nosso vizinho também já cria e o exemplo acabou nos incentivando. Fizemos uns tanques e agora ele está realizando esse sonho. Vamos começar o trabalho e ver como é. Eu não sabia nem para onde ia, mas participei de uma capacitação dada pela Codevasf e representou um belo treinamento. Já sei bastante coisa” diz Cecília Oliveira, da comunidade Recanto do Sol Nascente, de Bom Jesus da Lapa, beneficiada na ação de dezembro de 2018.
Cecília foi uma das participantes da 1ª Capacitação de Aquicultura do Médio São Francisco baiano, realizada em novembro do presente ano, pela Codevasf, e que recebeu representantes de 11 municípios da região, entre produtores que já atuam na área e pessoas interessadas na atividade, como ela. O evento contou com palestras e depoimentos práticos de quem já atua na área.
Fonte: Codevasf
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...